Discussão Four-Thirds [Rumores & Notícias]

MaxDamage

Power Member
Olympus and Panasonic have announced a new, mirrorless format / lens mount based on (and compatible with) Four Thirds. The Micro Four Thirds system uses the same sensor size (18 x 13.5 mm) but allows slimmer cameras by removing the mirror box and optical viewfinder. The new format has three key technical differences: (1) roughly half the flange back distance (distance from mount to the sensor), (2) a smaller diameter lens mount (6 mm smaller) and (3) two additional contact points for lens-to-body communication (now 11 points). Removing the mirror mechanism allows this shorter flange back distance, meaning lenses for the new mount can be considerably smaller than current Four Thirds designs. The format will require framing to be carried out using Live View on either the LCD monitor or an EVF. Existing Four Thirds lenses can be used on Micro Four Thirds cameras using an adapter. Neither company is as yet making product announcements (we expect some more news in this respect closer to Photokina).

Phil: This is without doubt the most exciting digital photography announcement this year. It's fair to say that this "extension / addition" to the Four Thirds standard is finally able to deliver on the original promise of that format; considerably smaller and lighter lenses and bodies. Olympus are however keen to stress that this in no way replaces Four Thirds which will continue with new Four Thirds bodies and lenses in the future.

MicroFourThirdsDiag-001.jpg
While continuing to develop Four Thirds System interchangeable lens type digital camera system products, Olympus Imaging will also develop a range of Micro Four Thirds System lenses and accessories, and Micro Four Thirds System camera bodies that are even smaller and slimmer than the light, compact, and widely acclaimed Olympus E-410 and E420.
The adapter essentially restores the Four Thirds 40 mm flange back distance and provides electrical 'pass through' of the lens-body contacts. [portanto no crop factor]
dpreview

Isto vai ser brutal (principalmente) para as massas/mainstream, imagino sairem daqui umas p&s super hi-tech com sensor "gigante" :D
 
Última edição:
A passo e passo vão construindo compactas que dão para trocar de lente... lol Mas ainda bem que não vão acabar com o 4/3, assim não obrigam os clientes que procuram uma SLR a sério a trocar de sistema.
 
É normal que não gere. É uma boa inovação, mas sinceramente, para grande parte do pessoal que aqui anda, isto não tem o mínimo interesse. O interesse disto é praticamente todo para as massas e utilizadores que normalmente procuram bridges (muitos deles sem sequer saber porquê).
 
nc fui fã de 4/3
n será isto que me vai fazer mudar de opinião
possivelmente uma boa opção para usar as 25mm e outras primes, mas de resto parece-me demasiado inestético
 
Segundo li as SLR representam 7% do mercado das máquinas fotográficas, com esta jogada a Olympus vai atrás daquele pessoal que tem uma compacta e quer algo mais, mas olha para as SLR como um bicho de 7 cabeças. É capaz de ser um conceito interessante para quem aprecia a fotografia de rua e procura uma máquina discreta, pequena e que não faz o barulho do espelho a subir. Vamos ver qual será a resposta da Canikon, aposto que vão esperar pela reacção do mercado e depois também entram em força neste conceito. O verdadeiro dinheiro está no fotógrafo de fim de semana e das férias, não nos pros.

Lá está, é uma máquina para massas. Não passa de uma bridge com permuta de lentes e um sensor maiorzinho. No entanto estou a ver as massas a aceitar muito bem a ideia de várias lentes/pouco zoom.
 
Uma máquina destas nunca poderá ser comparada a uma compacta por causa das objectivas, por isso claro que não estava a dizer "maiorzinho" em relação aos sensores das compactas, mas sim em relação aos sensores de 2/3" que eram habituais nas bridges.
 
Inestético?! Máquinas lentas, sem OVF e com sensores pequenos? Diria que a estética é o mínimo dos problemas.

Lol, mas que máquinas? Não foram anunciados quaisquer modelos ou specs, apenas o formato e as principais features que este tem... não sabemos por isso se serão lentas ou não, diria que é melhor esperar antes de atirar as pedras. Sem OVF? Certo, but who cares?! De qualquer forma nunca consegues um grande OVF em compactas (comparando com SLR's obviamente - e considerando máquinas como por ex a Canon G9 e Ricoh GR), portanto ter ou não ter não me parece muito relevante.. até porque o essencial, para a maioria do mercado e segmento em que se insere, estará presente: o "ver pelo LCD", por isso é um non-issue (já para quem faz mesmo questão de um OVF a sério, vira-se para as SLR's - e se quiser algo mesmo compacto, a E-4x0 é o mais aproximado que se pode arranjar de momento :D)

Em relação aos sensores, o Pentrite já fez o reparo, mas eu reforço a ideia que de facto parece-me descabido afirmar que este é um sensor pequeno.. apenas faz sentido se tiveres a comparar entre dSLR's (APS-C, FF), que não é o caso, pois esta máquina insere-se num segmento de compactas high-end. Aliás, à excepção da Sigma DP1 com o Foveon (uma máquina que deixa muito a desejar btw), este formato terá o maior sensor do segmento :rolleyes:

Quanto à estética, bem isso é completamente subjectivo.. há quem goste de andar de E-410 com canhões tipo 12-60 ou 50-200, e quem prefira ter apenas primes montadas, resume-se portanto a uma questão de gostos.


Diria que este formato vai eventualmente interessar a:

- Grandes massas, o pessoal que quer máquinas tipo p&s, pequenas e práticas, mas quer tirar fotos com grande qualidade de imagem (olhando para o sistema irmão Four-Thirds, nada aponta o contrário - em termos de IQ)
- Pessoal que já tem uma SLR mais à frente (isto é, uma não entry-level) à procura de uma compacta/backup de qualidade (serão principalmente possuidores de dSLR da Olympus, dado a total compatibilidade de lentes, no entanto acredito que é capaz de também convencer pessoal de outras marcas [que já acontece actualmente com a E-4x0])
- Para eventualmente pessoal que goste de fotografia de rua

Para a maioria dos casos (que se enquadram nos dois primeiros exemplos), diria que este formato será uma lufada de ar fresco, pois actualmente não há muito por onde escolher neste segmento, aliás, diria mesmo que não há nada de jeito para além da Canon G9 lol (a Ricoh GR e Sigma DP-1 não me parecem boas escolhas)



Não sei se as primeiras câmaras que vão aparecer serão grande espingarda ou não (espero que sim), vamos esperar por elas, pelas specs, preços e análises, mas de qualquer forma este parece-me ser um formato promissor e consistente :) (e poderá eventualmente, em última análise, injectar mais dinheiro para o R&D do sistema FT :D)
 
Última edição:
Lol, mas que máquinas? Não foram anunciados quaisquer modelos ou specs, apenas o formato e as principais features que este tem... não sabemos por isso se serão lentas ou não, diria que é melhor esperar antes de atirar as pedras.

Lentas. São máquinas que terão obrigatoriamente que funcionar com liveview e até à data ainda não há uma máquina que o faça e seja rápida.

Estas máquinas dificilmente serão comparáveis a compactas, quanto mais serem "compactas high-end". Há que ter em conta que a máquina leva uma objectiva e com ela montada já é bem maior que uma compacta. Aliás, será provavelmente maior que muitas superzoom do mercado.
Por isso é uma máquina que só vai interessar a nichos de mercado. Os fotógrafos de rua (com eventuais lentes tipo panqueca), ou pessoal que procura uma bridge melhor e com possibilidade de permuta de lentes.

E também há que considerar uma possível resposta por parte das outras marcas, especialmente da Sony que já teve uma bridge APS-C de grande sucesso.
 
Lentas. São máquinas que terão obrigatoriamente que funcionar com liveview e até à data ainda não há uma máquina que o faça e seja rápida.
Exacto, até à data. Visto que estas vão viver muito mais à base no Live View, acredito que a velocidade seja bem melhor que na actual implementação das dSLR, mas posso estar enganado, logo se vê..

Estas máquinas dificilmente serão comparáveis a compactas, quanto mais serem "compactas high-end". Há que ter em conta que a máquina leva uma objectiva e com ela montada já é bem maior que uma compacta. Aliás, será provavelmente maior que muitas superzoom do mercado.
Não vejo o problema da comparação com compactas ou compactas high-end, mencionei-as pelo factor da qualidade de imagem (exemplo da Canon G9, esta máquina consegue tirar fotos espectaculares), mas se referes a questão da objectiva ok podia ter mencionado as bridges (estas provavelmente já com um corpo mais semelhante às mFT). Este formato está a criar um segmento que na verdade não existe (pelo menos actualmente), por isso não há máquinas com que se possa fazer uma comparação directa, logo compara-se com aquilo que (a meu ver) faz sentido. Além disso, em qualquer um dos casos (compactas high-end ou bridges) as melhores máquinas tem preços* elevados (Canon G9 419€, Panasonic FZ18 340€, Panasonic FZ50 450€, Canon S5IS 315€ [já está a ser descontinuada], Sigma DP1 791€, etc etc), e visto que a E-420 está a 474€ já com a lente de kit 14-42, este novo formato será certamente mais barato (não sei se com grande diferença, logo se verá), o que acaba por colocá-lo entre os preços das compactas/bridges que referi acima :rolleyes:

E também há que considerar uma possível resposta por parte das outras marcas, especialmente da Sony que já teve uma bridge APS-C de grande sucesso.
Sim, aliás isso é altamente provavel que vá acontecer, tal como já ocorreu em situações anteriores de outros fabricantes pegarem nas inovações da olympus (não estou a criticar, apenas a constatar), como o SSWF na E-1 ou o LiveView na E-330 (a primeira marca a implementar em massa e em toda a gama estas funcionalidades).


*preços todos da mesma loja para efeitos de comparação (provavelmente lá fora arranja-se tudo mais barato), mas de qualquer forma não é uma comparação muito precisa, dado que a E-420 está há menos tempo no mercado que todas as outras que eu referi (e daí ter um preço ainda inflaccionado, portanto com boa margem para baixar)
 
Última edição:
Sim, acredito que o liveview venha a evoluir, mas não é por causa destas máquinas. O liveview já era importante por causa das compactas e passou a ser ainda mais importante por causa das SLRs. Estas máquinas (por enquanto) só interessam à Olympus, por isso o desenvolvimento não terá grande aumento.

A questão da comparação não era por questões de preço. Era por questões de tamanho/finalidade. A partir do momento em que tens objectivas, não pode competir com as compactas, quer pela practicalidade, quer pelo tamanho.
Se já muita gente se queixa de uma A720IS ou A650IS não são compactas, imagina uma máquina dessas... lol
Compacta só se arranjarem mais lentes tipo panqueca. Há as primes, mas aí fica uma máquina para nichos tal como a Sigma. E há que contar que estas máquinas acrescentam outro inconveniente que muita gente dispensa: O comprar lentes.
 
Sim, acredito que o liveview venha a evoluir, mas não é por causa destas máquinas.
Não concordo, como disse anteriormente o liveview será uma das principais features deste novo formato (ao contrário das dSLR, onde é algo secundário), por isso para bem da olympus é bom que eles o melhorem, daí ter dito que acho expectável que nestas máquinas venha a ter uma melhor implementação, mas prt.. opiniões (e previsões lol).


A questão da comparação não era por questões de preço. Era por questões de tamanho/finalidade. A partir do momento em que tens objectivas, não pode competir com as compactas, quer pela practicalidade, quer pelo tamanho.
Se já muita gente se queixa de uma A720IS ou A650IS não são compactas, imagina uma máquina dessas... lol
Sim, mas parece-me claro que quem pondera máquinas como essas Powershot não vai considerar máquinas deste formato mFT, são outro "campeonato" (talvez devesse ter referido anteriormente apenas as "compactas high-end", em vez de referir também as "compactas", erro meu).

Btw, acho que essas powershot são um bom exemplo de máquinas que convencem pessoal pela sua qualidade de imagem um pouco em detrimento da ergonomia (exemplo: aquelas pessoas com procuram uma p&s para meter no bolso, para as férias, passeios e tal, e acabam por escolher uma dessas canon, que não são práticas como isso - relativamente a outras compactas/ultra-compactas que existem no mercado), acho bem possível que aconteça o mesmo com as mFT (em relação ao pessoal que procura máquinas mais pequenas)


E há que contar que estas máquinas acrescentam outro inconveniente que muita gente dispensa: O comprar lentes.
Isso é verdade, no entanto este parece-me ser um caso em que sim vai fazer sentido dizer "compra se não pensares em adquirir mais lentes" (como costumo ver por aí quando se fala das Four-Thirds - e que eu discordo neste caso). Imagino que vão ser colocadas à venda kits de 1 lente (ou até mesmo 2), e se estas lentes forem boas e versáteis como nas FT, parece-me que o pessoal até se vai esquecer que pode trocar de lente lol :D (isto é, tipo ter e usar uma mFT como se tivesse uma p&s ou bridge)


Btw, uma imagem do concept destas câmaras:

mft15lrx8.jpg
 
Última edição:
Não concordo, como disse anteriormente o liveview será uma das principais features deste novo formato (ao contrário das dSLR, onde é algo secundário), por isso para bem da olympus é bom que eles o melhorem, daí ter dito que acho expectável que nestas máquinas venha a ter uma melhor implementação, mas prt.. opiniões (e previsões lol).

Eu digo isso porque o liveview já é uma das principais features de tudo o que não e SLR, por isso não é por haver mais um tipo de máquina com essa capacidade que as coisas vão acelerar muito mais. Pelo menos eu não acredito.
 
Yeap, rumores dizem que nesta Photokina será (pelo menos) a Panasonic a apresentar corpos mFT :D

(enquanto a Olympus por sua vez lançará um novo corpo FT, uma E-XX, segmento entre a E-3 e E-520/E-420)
 
Para além da Panasonic G1 referida em outra thread, deixo aqui as lentes tb apresentadas :D

LUMIX G VARIO 14-45mm/F3.5-5.6 ASPH./MEGA O.I.S.
panasonic_14-45_IS2-001.jpg


LUMIX G VARIO 45-200mm/F4.0-5.6/MEGA O.I.S.
panasonic_45-200_IS_001.jpg


Os 195g da 14-45, o peso da Zuiko Digital 14-42 mas com IS, parecem bem porreiros :).

Comparação com a Zuiko 14-42 e Nikon AF-S DX 18-55 VR
lenscompareua3.jpg



Roadmap da Panasonic para mFT:

roadmap.png


Promete: 7-14mm F4 e 20mm F1.7 :drooling: :drooling:. Vamos lá ver os preços quando elas sairem :D


Lentes Four-Thirds de momento compatíveis com autofocus (por permitirem contrast-detect autofocus):

- Olympus Zuiko 25 F2.8 'Pancake'
- Olympus Zuiko Digital ED 14-42mm F3.5-5.6
- Olympus Zuiko Digital ED 40-150mm F4-5.6
- Panasonic Leica D Summilux 25mm F1.4 ASPH
- Panasonic Leica D Vario-Elmar 14-50mm F3.8-5.6 ASPH. Mega OIS
- Panasonic Leica D Vario-Elmar 14-150mm F3.5-5.6 ASPH. Mega OIS


(fotos & info @ dpreview)
 
Última edição:
Montra com os próximos passos da Panasonic no sistema MicroFT

g1073lih7.jpg


Em cima está aquele que será provavelmente o próximo corpo mFT, uma evolução da G1 com video HD (sigla vermelha que se vê na máquina), e em baixo as lentes 7-14mm (aparentemente bem mais compacta que a 7-14mm da Olympus :wow:), a 14-140mm (também com sigla HD, não sei que vantagens terá a nível de video) e a pancake luminosa 20mm na G1 - combinação engraçada :D
 
Última edição:
Boas,

Apesar de não ser um utilizador muito activo, costumo seguir os diversos tópicos.
Possuo uma FZ-30 e fiquei bastante entusiasmado com este sistema e, o modelo com modo vídeo, poderá ser a futura substituta da minha FZ-30.

Só para acrescentar que a lente 14-140mm HD possibilita focagem em "tempo real" no modo vídeo, ou seja, consegue focar enquanto se está a filmar.
 
Back
Topo