Discussão Four-Thirds [Rumores & Notícias]

Nenhuma grande novidade, nevertheless:

Pre-Photokina 2008: Panasonic has shown a prototype of an HD video micro Four Thirds camera. The camera, which will be part of what Panasonic is calling its Micro G sytem, was show alongside prototypes of the lenses set out in its Micro Four Thirds lens roadmap. It features a stereo microphone and dedicated movie record button but is of similar dimensions to the already announced G1.

panasonicgnew.jpg
dpreview
 
Aquela lente 14-140 deve apelar aos zoomers... dispenso o video, mas demonstra que a Panasonic está empenhada neste formato.

Tem todo o interesse nisso. Tendo a Leica por trás, caminha para reavivar as antigas rangefinders. Estas máquinas quase que têm o mesmo propósito que uma M8, mas com um LCD em vez do telémetro.
 
Olympus, como sempre, numa abordagem diferente :D:D:D

Pre-Photokina 2008: Olympus has announced the development of its first Micro Four Thirds digital camera that will be compatible with the Four Thirds standard, and which will 'bring dramatic reductions in size and weight to the E-system'. A mock-up of the new camera will be shown at Photokina in Cologne, Germany today.

Olympus Imaging Corporation (President: Masaharu Okubo) today announced that it has begun development of an interchangeable lens type digital camera based on the "Micro Four Thirds System."

Development of the camera will bring dramatic reductions in size and weight to the Olympus E-System, and will comply with the new Micro Four Thirds System standard jointly announced with Matsushita Industrial Co., Ltd.(Panasonic) on August 5.

From September 23 through 28, a concept mock-up of the camera will be exhibited at "Photokina 2008", the world's biggest trade fair for the photographic and imaging industries held at Köln Messe, Cologne, Germany.

mft1-001.jpg


mft3xn2.jpg


mft2wp6.jpg


mft5ht6.jpg


mft7ak7.jpg


mft7qo7.jpg

Esta câmara com pancakes.. Lindo lindo lindo :drooling::drooling::drooling:


Faz lembrar o good old OM system :D

OM1nLizard_A.jpg
 
Última edição:
Esta sim, está bem fixe. Agora já se começa realmente a ver alguma coisa de jeito, no que diz respeito a redução de tamanho.

Só há algumas coisas que gostava de ver acrescentadas:
- Aquela dial saída para fora, com coisas escritas.
- Acrescentar uma dial para o ISO, igual à G9, e outra para a velocidade.
- Anel para controlar a abertura nas lentes.

Depois só faltava um visor óptico no cantinho esquerdo e pronto. Podia ser que viesse uma dessas substituir a minha compacta. :)
 
Se eles não incluirem um EVF será um grande passo atrás em relação á Panny G1, talvez a Panasonic não lhes tenha disponibilizado essa tecnologia, ou eles não o queiram incluir para reduzir o tamanho e/ou o preço. Pelo aspecto da coisa ainda é um mock-up com bastante trabalhinho pela frente.
 
Eu não estava a pedir um EVF, mas sim um OVF. O EVF tem todos os problemas do LCD, que eu pretendo evitar usando um OVF. Claro que não estou a pedir um OVF como numa SLR, porque isto não é uma SLR, mas sim um OVF estilo RF. Nem que guardem isso para um "topo de gama".
 
Segundo os tipos do DPR o EVF da G1 é perfeitamente funcional e não fica a dever nada a um OVF, não sei até que ponto seria funcional um OVF numa máquina sem espelhos e que dá para usar todo o tipo de lentes, macros, primes, zooms.
 
Bem essa máquina dá olympus está mesmo fixe ... Pode ser que quando tiver a minha SLR depois compre uma dessas com uma lente pancake para andar comigo para todo o lado :)
 
Segundo os tipos do DPR o EVF da G1 é perfeitamente funcional e não fica a dever nada a um OVF, não sei até que ponto seria funcional um OVF numa máquina sem espelhos e que dá para usar todo o tipo de lentes, macros, primes, zooms.

Um OVF é e será sempre um OVF. Não é de forma alguma limitado pela resolução e é incomparavelmente mais barato. Um bom OVF consegue mostrar de forma mais clara a focagem, especialmente com primes de aberturas grandes.

Esquece. lol OVFs dos bons não dá para meter... Mesmo assim, existem sempre os telémetros.
 
Última edição:
Quando dizes telémetro, referes-te aos rangefinder? Um telémetro funciona com qualquer lente que se coloque na máquina? Qual é o principio de funcionamento dessas coisas?
Uma hipotese que está a ser adiantada é a de usar um EVF externo no hot shoe do flash. Vamos aguardar por mais novidades da Photokina, mas esta pode vir a ser a Leica dos pobres.
 
Quando dizes telémetro, referes-te aos rangefinder? Um telémetro funciona com qualquer lente que se coloque na máquina? Qual é o principio de funcionamento dessas coisas?

Sim, um telémetro é um rangefinder. E sim, funcionam com qualquer lente. A diferença é que aquilo usa um viewfinder dedicado para medir a distância ao objecto (focagem), metering e isso, sendo por isso muito mais preciso. É mais luminoso, não há perdas de luz, nem interessa a lente que lá está. Podes ter a lente a F8 (uma manual está sempre fechada), que continua a focar bem, mesmo em condições de pouca luz.
Tens umas marcas que te indicam o enquadramento para as várias distâncias focais (também só há meia dúzia de lentes). Mesmo quando disparas, continuas a ver não só a imagem, como toda a área envolvente.
A focagem manual também é muito mais fácil, porque vês duas imagens sobrepostas (sobrepostas mesmo, não é split-screen), e é como se estivesses a alinhar duas fotos semi-transparentes no Photoshop.
Como não há espelho, também respondem mais rápido e são mais discretas (silenciosas, pequenas e não precisas de a ter à frente da cara).

Uma hipotese que está a ser adiantada é a de usar um EVF externo no hot shoe do flash. Vamos aguardar por mais novidades da Photokina, mas esta pode vir a ser a Leica dos pobres.
Leica é Leica... lol Mal por mal, uma Panasonic. :D Mas yah, é bem provável que sim.
 
Pelo que tenho lido aparentemente a Olympus não deve adiantar muito mais sobre os novos modelos nesta Photokina, até mesmo porque estão ainda em fase concept (principalmente este corpo mFT), pelo que apenas lá para o final do ano ou inicio de 2009 se verá o produto final (algo caracteristico da olympus, timmings marados, annoucements fora de grandes feiras, quando menos se espera xD)

Btw, mais uma foto (e não esquecer que este pessoal asiático é pequeno e tal.. portanto não dá para ter ainda noção da verdadeira [pequena] dimensão eheheh :D)

page3blogentry7summary1rm8.jpg
 
Panasonic premieres DMC GH1 with HD video recording

pana_gh1_001.jpg


back_001.jpg


handson_001.jpg


Five months after the launch of the Lumix DMC G1 Micro Four Thirds camera, Panasonic has unveiled an HD version of the same in the shape of the Lumix DMC GH1. The 12.1 megapixel camera’s Live MOS sensor can record up to 1080/24p or 720/60p high definition videos, with continuous AF and a built-in Dolby Digital Stereo Creator for quality sound recording. This is further supported by Panasonic’s designed-for-video Lumix G Vario HD 14-140mm lens, which is also announced today. The camera includes a new Face Recognition feature that remembers individual faces, and offers four different aspect ratios with the same angle of view using a system similar to that in the company's DMC-LX3 compact.
dpreview
Brief Hands-On


Lumix G Vario HD 14-140mm lens
14-140_001.jpg


Panasonic has today announced a new image-stabilized Micro Four Thirds superzoom lens to accompany the DMC GH1 body. Designed specifically for video as well as photo use, the Lumix G Vario HD 14-140mm F4.0-5.8 ASPH Mega OIS incorporates a new silent focusing system which allows continuous AF during movie recording and a stepless aperture control.
dpreview


Lumix G Vario 7-14mm lens
pana_gh1lens_001.jpg


Panasonic has today broadened the perspective of the Micro Four Thirds system with the announcement of the Lumix G Vario 7-14mm F4 ASPH ultra wide-angle zoom. This new lens takes full advantage of the short back focus distance of Micro Four Thirds to reduce the size and weight dramatically compared to similar lenses, to just 70mm x 83mm and a mere 300g. Two Aspherical elements and four Extraordinary Dispersion glass elements are used to reduce distortion and chromatic aberration, and a built-in petal-shaped lens hood protests against flare from stray light.
dpreview

300g!! Isto é como uma mini mini mini Zuiko Digital 7-14mm :wow: :wow: se tiver boa qualidade e um preço não muito abusado.. acho que já estou vendido às m4/3 :D
 
Última edição:
qe lentes brutais começam já com 7mm :O

Na 4/3 "normal" quem quiser 7mm tem de ir ao segmento Pro de lentes...

Isto está a ficar interessante. hehe
 
Precisamente. É um problema "geral" no sistema. As lentes adaptam-se muito mais a um público alvo completamente diferente do público alvo dos corpos.
Não descartando os restantes tipos de interessados, mas quem mais olha a estas máquinas é quem anda ali entre a compacta e a SLR. E são precisamente essas pessoas as que mais dificilmente vão dar 1000€ por uma lente.

Depois há os nichos, mas aí o que sobrevive são fabricantes que se podem dar ao luxo de cobrarem o que quiserem, porque já têm uma imagem inabalável, como é o caso da Leica ou Voigtlaender.
 
O sensor da GH1 tem 14MP (versus os 12MP da G1) mas também é maior do que o sensor da G1. Se repararem o sensor da GH1 não é um sensor de tamanho 4/3 clássico. Eles fizeram isso para poder fazer 3 modos fotográficos diferentes (com rácios diferentes) sempre com 12MP reais, sem fazer cropping, ou seja, usando diferentes partes do sensor para fazer 16/9, 4/3 ou 2/3, o que é de louvar. Se fizerem as contas, este sensor tem a mesma densidade de pixeis que a G1, ou seja, seja qual for o modo usado ela deve ter, no mínimo, a mesma capacidade de lidar com o ISO alto que a G1.

Com isto só queria dizer que a guerra dos MP não voltou, pelo menos não neste exemplo.
 
Back
Topo