Discussão Four-Thirds [Rumores & Notícias]

Olá viva,

Ah, sim, percebi. Substituir um determinado segmento de mercado (amador), com um produto de qualidade muito superior e muito mais versátil. Acho que sim, que as bridge estavam muito limitadas pelos pequenos sensores (tendo em conta o preço).

Cumprimentos.
 
Olá viva,

Ah, sim, percebi. Substituir um determinado segmento de mercado (amador), com um produto de qualidade muito superior e muito mais versátil. Acho que sim, que as bridge estavam muito limitadas pelos pequenos sensores (tendo em conta o preço).

Cumprimentos.


Ainda não se sabe ao certo no que vai dar isto... Mas a ideia que dá é que as máquinas com "Micro" formatos estão ai para se encaixarem entre as compactas e as SLR.. Como é obvio nestas coisas não há segmentos estanques... E como tal é natural que exista bastante sobreposição entre os segmentos das SLR mais basicas, como a Nikon D40, ou a Canon 1000D e as novas "Micro" qualquer coisa, que começaram a aparecer..
 
Tirado daqui. Felizmente ainda há pessoas com visão para além daquilo que se tem feito há mais de 50 anos.

O gajo defende a dama dele... Outros "especialistas" de outras marcas defenderão outras soluções...

Quanto ao futuro... Bem... Basta pensar o que nos anos 90 diriam que iria ser o mundo hoje, ou ver os filmes futuristas dos anos 80 ou 70.. E depois olhar em redor e ver como não tem nada a ver com essas projecções.. Por isso, projecções sobre o que vai ser a melhor tecnologia daqui a 5 ou 10 anos, valem o que valem..

Aliás, quanto à qualidade das projecções futuras, basta pensar nas projecções da Olympus desse mesmo senhor sobre o que seria a fotografia digital quando desenvolveram o sistema 4/3.. Que diga-se.. Falhou imenso nos seus propósitos.. Primeiro porque nunca conseguiu criar câmaras realmente mais pequenas como sempre prometeram, para isso precisaram de retirar a mirror box e criar o Micro 4/3, que pela prontidão no lançamento de máquinas até parece ser um projecto mais liderado pela Panasonic do que pela Olympus.. Depois, o 4/3 esteve sempre atrás dos sensores crop n oque toca à qualidade por ter bastante menos area, e quando parecia que começava a encurtar a distancia, a grande moda que começa a ser cada vez mais acessivel são os sensores full frame. Deixando a Olympus completamente de fora do jogo nas máquinas high-end...
 
A questão não é tanto essa. Compreendo o ponto de vista. Claro que, com os actuais preços do full frame, a Oly não se importava nada de ficar sozinha com um formato que não é full frame.

Mas e se for antes o full frame a vir para todos? ( por todos leia-se consumidores, não as marcas como em cima) Se, ao passo que vês crops e 4/3 ao mesmo tempo, daqui por uns anos passares a ver full frame ao mesmo preço que 4/3? Só restariam as vantagens do full frame face ao 4/3. Era um bocado difícil convencer alguém a comprar 4/3 só porque a única vantagem era o tamanho dos corpos e a partir daí eram só desvantagens.
 
FF "para todos", se vier a acontecer, só a médio prazo. É uma teoria como qualquer outra, lá está, mas recuso-me a acreditar que o FF fique acessível ao comum consumidor nos próximos tempos (anos).

Além do mais, alguns lançamentos de algumas marcas (principalmente de lentes da Nikon) indicam claramente que as marcas ainda vão tendo noção que o mundo não é só feito de fotógrafos profissionais, e que nem toda a gente tem o sonho de andar com uma máquina gigantesca e pesada para burro para tirar fotos aos miúdos nas férias e nos aniversários.

Mas é uma teoria como qualquer outra, atenção :-)
 
O 35mm já foi standard e conseguiam-se máquinas relativamente pequenas. Voltariamos ao tempo em que 5x de zoom era uma festa, isso já é outra história.
E até se pode vir a ver o FF a ser deixado para as SLRs e as compactas começarem a beneficiar do APS-C, tal como acontece com a Sigma DP1.

O que é certo é que a mania das inovações já não era a primeira vez que contribuia para o enterranço da Olympus. Já em tempos fizeram a E-330, que supostamente trazia o milagre de ter LV sem "apagar" o OVF, com autofocus e tal, mas que na prática foi uma bela tristeza de máquina.

Marcas com mercados sérios não podem andar dependentes de futurologia. Se a Olympus é cliente da Maia, boa sorte com isso.
 
Última edição:
Sinto aqui alguma armagura neste tópico.

Para mim o FF não tem interesse, devido aos factores peso/tamanho/preço que não se justificam de todo para a utilização que faço da fotografia. As últimas reviews de máquinas formato 4/3 e m4/3 apontam para prestações muito aceitáveis em ISO altos, quando comparadas com máquinas com sensores maiores. A meu ver o futuro do utilizador mediano não passa de todo pelo FF.
 
Não é uma questão de amargura...

Estão é a querer provar à força toda que o caminho da Panasonic/Olympus é o futuro, e que os outros só estão a olhar para trás..

Eu acho que estão é a confundir tudo.. Máquinas como a M4/3, fazem todo o sentido.. Aliás, quando esse formato se começar a estabelecer com mais modelos e os preços "amadurecerem" passará a ser uma estupidez comprar por exemplo uma Fuji S1000FS quando por +/- o mesmo preço se poderá comprar uma Panasonic G1..

Agora, duvido que quem actualmente compra uma Canon 40D, ou uma Nikon D90, ou uma Pentax K20D, tenha o que quer que seja a ganhar em mudar-se para máquinas M4/3..

No entanto, se as marcas continuarem a desenvolver as suas tecnologias full frame ao ritmo que o têm feito, que permitiu passar de mastodontes como é a Nikon D3x, para máquinas como a Nikon D700, A Canon 5d MK II, ou a Sony A900, que já têm um tamanho bastante razoavel e custam na casa dos 2000 euros e não os 6 a 8 mil euros que antes custavam as full frame, e se daqui a 4 ou 5 anos, conseguirem lançar máquinas full frame na casa dos 900 ~ 1000 euros, essas pessoas terão tudo a ganhar em fazer um upgrade..


Mas isto é como tudo... Futurulogia vale o que vale.. Mas eu pessoalmente prefiro a ideia de daqui a 5 anos usar uma full frame com um daqueles viewfinders à moda antiga que mais parecem uma janela panoramica, do que estar a espreitar por um buraco com um LCD lá dentro..


Resumindo, cada macaco no seu galho...
 
Última edição:
Mais uma noticia na mesma onda:

Cosina has today announced a Voigtländer branded adapter to connect M-mount lenses with Micro Four Thirds camera bodies. The VM Micro Four Thirds adapter only provides a mechanical connection (no electronic data transfer) for lenses from Leica, Carl Zeiss and Voigtländer. It can also be used in conjunction with the company's M/L adapter to allow the use of Voigtländer L lenses. Click through for further infomation on the Cosina website (in Japanese) and a list of compatible lenses.
dpreview
 
Pois, mas levam factor de crop 2x. Por isso as grandes angulares deixam de o ser. Isso não será um pouco "tirar a alma" das lentes Leica?
 
Concorrencia é sempre bom, em Junho vai sair a oferta da olympus.

É preciso não esquecer que nesse preço está incluida uma lente 14-140 preparada para video.
 
Back
Topo