Discussão Four-Thirds [Rumores & Notícias]

Mesmo assim...1500€ é um capricho!

Sim é bastante caro, mas se formos por ai, todos os hobbys na vida são caprichos, sendo o valor relativo. Há pessoal a comprar FF para uso amador, também se pode considerar capricho, uma 40D para uso amador pode ser considerado capricho. Sim são 1500€, mas pelo menos é uma máquina muito mais competente que qualquer outra no mercado em termos de vídeo e havia por ai pessoal que dizia que o vídeo da D90 e afins era a maior inovação desde o pão fatiado.

Posto isto, volto a dizer que é caro e que não tenho duvidas que estão a tentar espremer a vaca enquanto ela dá leite.
 
Epa eu ainda assim acho que 1500€ não é assim nada do outro mundo.. Ok, é um preço alto (e um preço de lançamento), mas para o que a máquina faz e com a lente que traz no kit...

Não estou por dentro do mercado de video, mas quanto custa uma câmara que iguale a qualidade da GH1? É preciso também ver, como o Pentrite referiu, que o kit vem com a Lumix 14-140mm (c/ auto focus constante para o video) que, penso eu, é a maior fatia dos 1500€. Para quem já tiver lentes da Olympus (video com Zuikos), ou melhor, lentes de quase qualquer marca (dada a compatibilidade conhecida deste formato devido à curta flange focal distance), pode apenas comprar o corpo e um adaptador et voilá, e no final ficará por metade dos 1500€ talvez?

Se esta máquina tiver no mínimo a mesma qualidade da G1 (análise dpreview), então acho que este será a primeira máquina "anfíbia" (foto+video) que consegue o melhor dos dois mundos, imo. E sim, quando os preços começarem a baixar (pelo tempo presente no mercado e pela concorrência), então isto vai ser mel para quem quiser uma solução destas :D

Resta esperar pela oferta da Olympus, que eu sinceramente penso que deverá oferecer apenas fotografia, mas depois se verá. Anyway, é brutal imaginar poder andar pela rua a tirar fotos - e guardar a máquina no bolso - com uma máquina tipo o mock up laranja que eles já mostraram, e tudo isto, espero eu, com qualidade decente :D

Btw, mais um vídeo muito porreiro da GH1:)
 
Última edição:
Estão "confirmadas" (rumores) duas cores, preto e beije, parece que a produção final já teve inicio na Ásia, portanto modelos de teste já devem estar a chegar ás mãos dos do costume. O lançamento oficial será daqui a um mês.
 
Se esta máquina tiver no mínimo a mesma qualidade da G1 (análise dpreview), então acho que este será a primeira máquina "anfíbia" (foto+video) que consegue o melhor dos dois mundos, imo. E sim, quando os preços começarem a baixar (pelo tempo presente no mercado e pela concorrência), então isto vai ser mel para quem quiser uma solução destas :D

Acham a máquina assim tão boa? Como funciona esse sistema de "compatibilidades" de lentes?
 
Para a melhor performance a nível óptico devem ser usadas as lentes nativas para Micro Four Thirds (m43) (as Panasonic Lumix - neste tópico estão todas as conhecidas até agora - e as que serão anunciadas pela Olympus) ou, através de um adaptador (e sem qualquer perda de qualidade) as lentes existentes para Four Thirds (43) (Olympus, Panasonic, Sigma.. lista aqui).

Nos corpos m43 o autofocus é conseguido apenas com o sistema por contraste (em vez do phase-detect autofocus existente na maioria das SLR), pelo que apenas algumas lentes, para além das nativas m43, conseguem autofocus para fotografia (ver aqui lista de compatibilidade). Já para o modo de vídeo, a única lente que permite autofocus continuo e silencioso é a Panasonic Lumix HD 14-140*** (e se não me engano neste momento é a única no mercado [fotográfico] a conseguir isso).

Agora, se o AF não é um requisito absoluto (isto é, se não for exigido que todas as lentes o tenham), então o céu é o limite :D. Á medida que os adaptadores vão ficando disponíveis, mais mounts/lentes são possíveis de espetar numa m43.. É sem dúvida o sistema mais compatível para lentes de outros sistema, sejam elas legacy ou não :)

Resumindo, e respondendo á tua pergunta "Acham a máquina assim tão boa?": se me perguntares a mim (e procurares também opinião nos fóruns lá fora), sim, com todas as premissas que temos até agora (o indicador de qualidade fotográfica da G1 e os vídeos que já vemos aí pela net), eu diria que a máquina será mesmo boa (ainda que inicialmente com um preço muito alto), mas vamos esperar pelas reviews para ter a certeza :). Agora, se perguntares à grande maioria do pessoal que para aqui anda, já sabes as respostas que vais ter :p

Deixo aqui uma compilação de vídeos, alguns já postados anteriormente [ver tudo em HD!]:

- Video 1
Olympus ZD ED 50-200mm F2.8-3.5 SWD
Olympus ZD ED 50mm F2.0
Leica D SUMMILUX 25mm/F1.4

- Video 2
Olympus ZD ED 8mm F3.5 Fisheye
Olympus ZD ED 50-200mm F2.8-3.5 SWD
Olympus ZD ED 7-14mm F4.0,
Panasonic Lumix G Vario HD 14-140mm/F4.0-F5.8

- Video 3
Olympus ZD 35mm F3.5 Macro
Olympus ZD ED 50mm F2.0 Macro
Panasonic Lumix G Vario 14-45mm/F3.5-F5.6

- Video 4
Canon FD Tilt-Shift 35mm F2.8

E agora os melhores:

- Video 5 (in low light)
Carl Zeiss Planar ZF 50mm F1.4

- Video 6,7,8
- Panasonic Lumix G Vario HD 14-140mm/F4.0-F5.8

Só por curiosidade, ainda na mesma página há um post sobre um protótipo de um adaptador de "Mount PL -> Mount m43", e onde eles experimentaram lentes Carl Zeiss Ultra Primes (lentes de cinema) na GH1, lindo :D. O vídeo fica disponível dia 21.


*** As outras lentes da Panasonic para m43 também podem ser usadas em autofocus para o modo de vídeo, mas são mais lentas e o barulho do motor pode afectar o áudio do próprio vídeo
 
Última edição:
Btw, dois novos teasers

teaserv.jpg


teaser2.jpg
 
Apontam o preço da máquina da Olympus para os 1000$/900€. Bastante caro, mas ainda não se sabe qual a lente e características. Dia 15 Junho vamos ver se estão à altura das expectativas.
 
Já o fourthirds era a mesma coisa. Prometia modelos mais baratos que a concorrencia e pelos vistos...

E de certa forma cumpriu... Os kits Olympus são normalmente dos mais baratos. Onde não cumpriu foi no tamanho. Mas pelos vistos agora vai trocar. Vai passar a cumprir no tamanho, mas não nos preços.
 
A nikon com a D40 e a sony com a alpha 200 conseguiram preços inferiores á E-420!

Vê os kits com duas lentes. Só vi na pix, mas o kit da E-420 custa cerca de 100€ menos que o kit duplo mais barato da A200. Além de que, se não me engano, a E-420 é mais recente e a D40 só é barata porque já leva uns bons anos em cima. A E-410, por exemplo, que mesmo assim acho que é mais recente que a D40, já a vi por menos de 200€.
 
Back
Topo