FPS do fraps e desempenho visível

PsychoactivE

Power Member
Peço desculpa por estar a repetir esta dúvida, pois já criei uma thread igual a esta na secção Suporte e Dúvidas de Hardware, mas como lá ninguém respondeu, pensei que o pessoal daqui talvez pudesse me ajudar.

Desde que experimentei jogos no meu sistema novo achei que deviam correr um pouco melhor do que correm, e descobri algo muito estranho. Ainda não testei isto exaustivamente, mas nalguns jogos (principalmente Trackmania, também NFS Underground e talvez GTA Vice City), quando corro o fraps mostra por exemplo um FPS de 110 no Trackmania. Contudo, apesar deste FPS mostrado, quando jogo nota-se bem quebras de frames!

Não sei se estará relacionado, mas também desde que tive o meu PC novo quando jogo Enemy Territory com os gráficos no máximo (correndo entre 90-25 FPS) em cerca de 10 em 10 minutos (sem falhar) o jogo pára (tipo pausa) durante uns 3 segundos (com o som em loop).

De que poderá ser este comportamento? Aquilo do Enemy Territory ainda aceito, mas aparecer um FPS quando na realidade é outro... O meu sistema está na sig...
 
Não terás o disco a precisar de ser desfragmentado?

Apesar de teres 1Gb de ram, os jogos volta e meia podem precisar de aceder ao disco por exemplo para um quicksave. Se o disco estiver fragmentado uma operação simples, que não se costume notar, pode tornar-se mais demorada e provocar o efeito que descreves.
 
Isso é muito estranho. Experimenta ligar o v-sync. Não te vai resolver o problema do Enemy Territory, mas talvez te ajude nos outros.
 
Das vossas sugestões a únicas que ainda não experimentei é a v-sync, mas duvido que seja, normalmente os jogos têm isso ligado por default não é?
 
bem amigo, ao certo certo, só vendo o teu sistema é ke te podia dar uma opinião/solução mais correcta, mas como o teu sistema é realmente mt bom problema deverá estar nalguma coisa que está mal instalada. Aqui vão algumas dicas sobre como deves ter tudo preparado para correr os jogos e para melhor performance:

1-desfragmenta o disco cada 1 mês +-
2- o problema que falas de os jogos pararem 2/3 segundos é devido a um processo do windows que se chama "Sistema Inteligente de Transferência de Fundo". para desactivar fazes-->INICIAR-->EXECUTAR-->services.msc
Vais encontrar uma tabela cheia de serviços do windows, procurar por este e desactivas.
como p.s para esta dica, existem uma série de sites para configurar estes serviços já que muitos estão activos a consumir recursos e que nunca usamos.

3-vais a "meu computador", sobre o disco fazes "propriedades" e logo no quadro onde aparece o desenho de ocupação do disco, cá no fundo desactiva a opção "permitir ao serviço indexar o disco para procuras rápidas"
esta opção é uma comilona de recursos e não faz nada de jeito (supostamente quando procura-ses por 1 ficheiro era mais rápido)

4-desactiva o "restauro do sistema", para desactivar fazes propriedades sobre o icone "meu computador" depois vais a restauro do sistema e desactivas. Outro comilão de recursos e disco e para variar não cumpre a sua função quando o invocamos, para restauro, instala o norton ghost.

5- usa sempre os drivers mais recentes da plka graf., no teu caso, os CATALYST 4.7
e saka daki do forum o patch para activar o temporal AA. e mt importante ! nas opções da placa para direct3D e openGL pões sempre a opção-->preferênica do aplicativo (assim sabes que vais ter os melhores gráficos com a máxima estabilidade)

6- actualiza tudo o resto, BIOS, windows update, som,etc.

7-reza para que com isto já os jogos corram bem, senão...tens mm o windows todo F**IDO. reinstala tudo outra vez porque com essa mákina era para jogares tudo com os graphs ao máximo.


espero ter ajudado...


CUMPS PARA TODOS !!!
 
Fullshot disse:

Hey obrigado pelas sugestões :) :) Assim que tiver mais tempo vou experimentá-las, mas por ex disco fragmentado não é, pois instalei o Windows há cerca de 2 semanas e tal. Driver da placa gráfica saquei a mais recente, bios também, e tenho o Windows update actualizado. A sugestão mais convincente que me deste é a de actualizar o driver de som, pois eu instalei a que vinha com a motherboard, se calhar preciso arranjar uma mais recente...

Já agora vou dizer a performance do único jogo que tenho a certeza que corre com os FPS correctos, o Far Cry. Se eu correr com tudo em Very high, só as texturas em High, sem Anti-aliasing, 1024x768, o jogo corre a cerca de 80FPS em cenas sem acção, e desce até 15 FPS em cenas com muita acção. É normal isto ou devia correr melhor? Ao menos neste jogo só noto falha de frames quando o FPS está a 25 ou menos.
 
FullShot:
2- o problema que falas de os jogos pararem 2/3 segundos é devido a um processo do windows que se chama "Sistema Inteligente de Transferência de Fundo". para desactivar fazes-->INICIAR-->EXECUTAR-->services.msc

olha como e' k isto no Win XP Pro Ingles ? :| se poders ajudar =)

Cumps[[]]
 
Voltando ao meu problema, o que acham de 5946 3D Marks no 3DMark2003 para o meu sistema? É o que seria de esperar ou devia ser mais? Descobri que um possível problema é que a minha placa gráfica pode não estar a usar AGP4x/8x porque nos detalhes do meu sistema no 3DMark2003, na secção "Motherboard", sub-secção "AGP" está tudo a zero, apesar de eu ter instalado os drivers da motherboard, incluindo o driver GART :confused:
 
Back
Topo