FPS?????

Veda

Power Member
Boas pessoal,

Estou sempre a ver em foruns que o ppl joga com 40,50,60, etc FPS, mas afinal como é que consigo no PES2008 saber quantos frames a makina debita?


Abraço, Veda
 
pois é, usei muito o fraps para quando jogava Counter Strike e queria deixar algumas jogadas gravadas para pode ver depois, até cheguei a fazer um filme ou outro. O mesmo se aplica a q se quiseres gravar replays no PES... :D
 
Ao jogar tenho 91 fps, quando mais, melhor?
Claro, isso significa que tens 91 frames por segundo, não sei explicar bem, mas tipo se tiveres 10 frames por segundo a imagem fica toda brecada porque são poucas frames logo é impossível que só 10 frames façam a imagem o jogo fluído, alguém que me complemente.
sim, mas a partir de 60 FPS não notas diferença, ou seja, se tiveres a jogar um jogo (seja ele qual for) a 60 FPS ou mais, quer dizer que estás a tirar o máximo de proveito do mesmo....

Mesmo assim existem jogos como o Crysis que mesmo com 30 FPS fica 100 % jogável.
Já agora, porque é que hà jogos em que 40 fps é o breacanço total, e em outros (crysis) 20 fps é bastante fluído??
 
Última edição:
Claro, isso significa que tens 91 frames por segundo, não sei explicar bem, mas tipo se tiveres 10 frames por segundo a imagem fica toda brecada porque são poucas frames logo é impossível que só 10 frames façam a imagem o jogo fluído, alguém que me complemente.

Já agora, porque é que hà jogos em que 40 fps é o breacanço total, e em outros (crysis) 20 fps é bastante fluído??

As pessoas fazem grandes confusões com os FPS principalmente por culpa das publicidades feitas pelas placas gráficas.

Primeiro que tudo o olho humano não vê FPS (frames per second), vê sempre uma imagem fluida, quando nos jogos dizes que fica com breaks, óbviamente que são as imagens que estão a parar e não o olho que deixa de ver ou que vê mais imagens por segundo.

Para exemplificar na vida real nada mais facil que pores a tua mão à frente dos olhos e andares com ela para baixo e para cima.
Vais notar que quanto mais rapido andares com a mão, mais arrastada a vais ver (isso porque o olho grava imagens e vai sobrepondo-as, essa parte nao sei explicar muito bem, mas penso que seja aquilo a que se chama blur, o efeito de "arrastamento").

Agora pergunto-te...
O olho vê poucos fps visto que nao consegues ver todas as mudanças de posição da mão ao longo do tempo, vendo apenas uma mão "arrastada"?
E eu respondo-te...
Não, os meus olhos são muita bons e eu vejo com muitos fps porque vejo uma imagem continua e sem breaks (apesar de arrastada, não noto qualquer break).

Acho que com este exemplo fica fácil perceber que o olho não vê fps mas sim continuamente, quanto mais rapido mais arrastada a imagem mas nunca com breaks.

O que se passa em jogos é que as imagens que vemos são produzidas pela placa gráfica e depois mostradas pelo monitor (sim, um jogo pode ter 200fps mas o monitor só vai mostrar por exemplo 75fps se for um monitor com 75Hz de refresh rate, essa é outra grande confusão que se faz).
Adiante... essas imagens sao criadas X vezes por segundo dái o "ah e tal o jogo tem 60fps", não é como na vida real que é tudo fluido. Óbviamente que quantas mais imagens por segundo forem processadas, melhor a ilusao de fluidez é criada. O que se passa em jogos como o crysis (daqui para a frente não tenho toda a certeza que estou a dizer o que é correcto mas penso que é algo parecido) é que aquele efeito de arrastamento que o nosso olho vê (blur) é simulado no jogo daí não precisar de tantas imagens por segundo, pois o que está a ser mostrado no ecrã não fica com tantos breaks (pelo menos aparentemente) porque a imagem é arrastada tal como na realidade (no exemplo da mão).

Não sei se fui muito claro mas por outras palavras:
Se um jogo não tiver motion blur precisará de produzir mais fps para parecer fluido.
Se um jogo tiver motion blur não precisará de tantos fps pois apesar de serem processados menos fps a imagem apresenta-se fluida devido ao blur simulado.

Bem espero ter esclarecido mais um bocado estas duvidas dos FPS, algém mais sábio que eu nesta matéria que me corrija ou acrescente qualquer coisa.
 
=songoku;2227979
Não sei se fui muito claro mas por outras palavras:
Se um jogo não tiver motion blur precisará de produzir mais fps para parecer fluido.
Se um jogo tiver motion blur não precisará de tantos fps pois apesar de serem processados menos fps a imagem apresenta-se fluida devido ao blur simulado.

Bem espero ter esclarecido mais um bocado estas duvidas dos FPS, algém mais sábio que eu nesta matéria que me corrija ou acrescente qualquer coisa.

grande explicação e para confirmar isso basta ver que o crysis está cheio de blur o que o torna jogável a 30 fps
 
nao é futil, quanto mais fps's melhor vais sempre jogar, como e obvio (melhor jogar = "mais jogabilidade"), no Counter Strike, é sempre diferente jogares a 30 do q a 100 fps. Cumps
 
O truque não é jogar nem a 60 nem a 100 nem 200 mas sim jogar com fps constantes.
O que se nota mais são as quebras de fps. Se estiveres por exemplo a jogar dentro duma sala fechada a 100 fps e de repente sais para uma zona aberta e aquilo desce para 60fps vais notar a diferença.
Eu por exemplo no CS tenho aquilo limitado aos 80fps quer teja dentro duma sala ou em espaço aberto tenho aquilo sempre constante não notando qualquer quebra de fps.

Experimentem...
 
Mais do que 60fps é fútil, dado que o monitor não mostra mais do que 60Hz...

Leste o que escrevi no post acima?
Não é futil pela simples razão que se jogares a 60 fps com 10 gajos, quando fores jogar com 20 gajos vais ter menos fps. E se jogares com 60fps em cenas interiores, quando fores para exteriores vais notar um frame drop.

Na minha opinião se tiveres uma gráfica muito boa, joga com os fps desbloqueados que mesmo que haja um frame drop, nunca vai ser abaixo da frequência a que o monitor funciona, nem os vais notar.
Se não puderes jogar com grandes fps, faz como eu que bloqueio a um certo numero, que para mim é um numero superior à frequencia do meu monitor e é +- a média de fps que consigo ter (em espaços abertos e fechados).

Nunca vão ser mostrados mais fps que os que o monitor tem como definição, mas convém sempre que a gráfica produza mais que esses fps, para que em situações mais intensas não se notem frame drops.
 
Última edição:
Não tem nada a ver... o facto de atingirem 200fps numa parte dum jogo não quer dizer que quando tiver um drop de framerate, que este será superior a que se tivessem limitado a framerate a 60fps..

Ou seja, se estamos a jogar um jogo a 200fps numa parte interior e quando vamos para uma parte exterior ele cai para 100fps por exemplo, não quer dizer que se limitarmos a 60fps depois na parte exterior ele caia para 30fps... simplesmente manter-se-á sempre a 60fps..


Também ninguem referiu que é inutil jogar com a framerate superior à refresh do monitor.. aliás, só é prejudicial pois pode acontecer de não verem todos os frames que a gráfica está a produzir. isto é, se estiverem a jogar a 70, 80, 100 ou mais fps num monitor que só faça 60hz, é possivel que não vejam certas animações no jogo..


Muita gente, estupidamente, diz que por os jogos a um framerate maluco poe o mesmo mais fluido em geral pois compensa nas quebras... isso é a maior estupidiz... só ha ponto em fazer isso nos benchmarks em que o resultado é baseado nos máximos e minimos.. como não se joga benchmarks, tudo acima dos 60fps é uma estupidez quadrada...

Depois ha a questão de que certos jogos estão programados para 30fps... Por exemplo o PGR2 da Xbox1 corre sempre a 30fps, é assim que está programado e garanto-vos que se forem jogar, não notam qualquer tipo de pouca fluidez, isto porque o jogo está semrpe a constantes 30fps e foi programado para essa framerate... O Grand Prix Legends para PC por exemplo, está programado para correr ao maximo de 28fps e não é por isso que deixa de ser um dos melhores simuladores de condução para PC...

O que aconhselho a pessoas que jogam o CS por exemplo e tenho quebras que levem o jogo para baixo dos 30fps, é limitar o motor(cl_maxfps 30) a 30fps.. é tudo uma questão de habito... não digo que nesse jogo não se note a diferença dos 60 para os 30fps... mas se jogarmos sempre a 30, ao fim de algum tempo, o jogo parecerá normal para não falar na vantagem que ha em as quebras não sejam tão acentuadas dando uma sensação geral de maior fluidez...
 
Quer bloqueis os fps quer não bloqueis os fps, os fps mostrados são equivalentes à frequencia a que o monitor funciona.
Se bloqueares os fps a 60, a gráfica nao vai produzir mais que 60 fps.
Supondo que temos o monitor a 60hz (60fps) e o jogo limitado a 60fps
Se houver um frame drop, a gráfica vai produzir menos fps que aqueles que vão ser mostrados -> vão ver breaks
Mais claro que isto não posso ser.

Ou seja, se estamos a jogar um jogo a 200fps numa parte interior e quando vamos para uma parte exterior ele cai para 100fps por exemplo, não quer dizer que se limitarmos a 60fps depois na parte exterior ele caia para 30fps... simplesmente manter-se-á sempre a 60fps..

Nunca disse isso, disse que se houver um frame drop com os fps limitados a um numero superior à frequencia do monitor, menor vai ser a probabilidade de verem breaks.

Tu preferes ter os fps colados na frequencia do monitor e quando houver frame drop vais perder frames.
Eu prefiro ter alguns fps a mais e te garanto que nao me é prejudicial (até porque é impossivel percepcionares todos os frames) e quando houver um frame drop, não vou perder frames.
 
isso é uma concepção errada... se a grafica consegue bem mais que 60fps e mesmo que com drops esta não baixe dos 60.. entao podemos jogoar colados a 60fps que ela nunca ira ter drops...


eu consigo percepcionar falhas caso os fps estejam muito mais altos que a frequencia do monitor... para dar um exemplo, no PES 4 e 5(nos outros nunca experimentei) com a minha antiga 9800xt, havia sempre uma linha horizontal de actualização que andava sempre para cima e para baixo e as vezes faltava animações aos jogadores... quando mudei o monitor para 85hz deixou de fazer isso... depois comecei a utilziar um programa que limitava os frames a 60hz..
 
isso é uma concepção errada... se a grafica consegue bem mais que 60fps e mesmo que com drops esta não baixe dos 60.. entao podemos jogoar colados a 60fps que ela nunca ira ter drops...


eu consigo percepcionar falhas caso os fps estejam muito mais altos que a frequencia do monitor... para dar um exemplo, no PES 4 e 5(nos outros nunca experimentei) com a minha antiga 9800xt, havia sempre uma linha horizontal de actualização que andava sempre para cima e para baixo e as vezes faltava animações aos jogadores... quando mudei o monitor para 85hz deixou de fazer isso... depois comecei a utilziar um programa que limitava os frames a 60hz..

Estamos a dizer a mesma coisa, só que tu parece-me estares a confundir alguma coisa.
Se está limitado a 60fps e não baixa dos 60fps não há drops. Mesmo que apesar de que se não estivesse limitada houvesse, por exemplo de 100 para 80 (aí sim haveria um drop).

O ideal sem duvida é ter o máximo constante e à volta da frequencia do monitor.
 
Tu é que não percebeste. Seja qual for o jogo, ter mais que 60fps, seja com quantos jogadores for é fútil... É claro que se um jogo com 20 jogadores correr por exemplo a 70fps, em single correra prai nos seus 100?... É óbvio que é bom que em single tenha mais fps, pois quando puxar-mos mais pelo jogo, os fps vão diminuir, mas onde quero chegar, é que mais de 60fps é inútil, a menos que tenham monitores a 100Hz, e mesmo assim, é preciso ter olho...
 
Tu é que não percebeste. Seja qual for o jogo, ter mais que 60fps, seja com quantos jogadores for é fútil... É claro que se um jogo com 20 jogadores correr por exemplo a 70fps, em single correra prai nos seus 100?... É óbvio que é bom que em single tenha mais fps, pois quando puxar-mos mais pelo jogo, os fps vão diminuir, mas onde quero chegar, é que mais de 60fps é inútil, a menos que tenham monitores a 100Hz, e mesmo assim, é preciso ter olho...


exacto. tu percebeste o meu ponto. ter o jogo a correr a 100fps e ter um drop para 80 é completamente imperceptivel aos olhos humanos.. se assim é, porque não limitar o jogo a 60?
 
Back
Topo