MMO FPS!

Boas pessoal,

Tenho uma dúvida relativa às oscilações de FPS que tenho enquanto jogo WoW. Regra geral o jogo corre sempre á volta dos 45-60 fps exceptuando as alturas em que entro em zonas com elevado número de população ou quando estou a raidar, aí já desce abruptamente para os 15-30. A minha pergunta é se esta é também a velocidade com que vocês costumam jogar, ou se normalmente jogam com valores bem mais altos. Gostava de ver mais fluidez , mas fico sempre sem saber se estes serão valores de fps normais ou se realmente o meu jogo está muito lento. Jogo com as especificações gráficas todas no máximo excepto o draw distance e o object detail que estão com a barra de detalhe a metade, e a resolução é de 1280x1024. A verdade é que o processador do meu pc é do mais antigo que existe, devia estar exposto num museu mas faço intenções de fazer um upgrade brevemente até porque quero dar depois uma vista de olhos no Warhammer quando este sair, e tou a ver que o meu pc não vai correr aquilo com gráficos decentes.

As especificações do meu PC:

Placa Gráfica - ATI Radeon HD 3870
Processador - Intel Pentium 4 2.93Ghz (devo mudar para Intel Core 2 Quad 2.40Ghz )
Motherboard - ATI Radeon Xpress 200 Series ( também terei que fazer upgrade )
Memória - KINGSTON KIT 2GB DDR2 533MHZ

Desde já obrigado!
 
Oi.

Sim, em relação ao teu cpu tens aí, de certa forma, um bottleneck. Digo de certa forma pq o WoW usa mt mais a grafica pra processar do q o cpu. Mas penso q até com um C2D ias notar alguma diferença.

No entanto, posso sugerir experimentares aí duas cenas q podem aumentar-te um pouco as fps (mm q nao aumente experimenta por descargue de consciencia ;) )

É normal as fps descerem nos raids ou qd existem mtos objectos no ecra para a placa renderizar. No entanto, verifica se nas configuracoes do jogo tens a opção "Vertical Synch" ligada. Se tiveres, experimenta primeiro desligar e ver o impacto disso (se algum) nos fps. Como alternativa, experimenta deixar estar ligado mas liga também a opção q está por baixo q se chama "Triple Buffering" e vê novamente se notas alguma diferença.

Quando se usa "VSync" e se tem frequentemente fps abaixo da refresh rate do teu ecra (tou a supor 60hz) convem ter o "Triple Buffering" ligado pq senão, nesses casos, os fps podem descer para metade da refresh rate (neste caso, 30fps).

Bem, são só dicas pra testares e ver se melhora alguma coisa :)

Mas ya qd puderes investir compra um cpu melhor. Aconselho-te o C2Q Q6600 q já encontras a um preço mt acessivel e é um cpu mt fixe (basta googlares reviews e ver por ti proprio).

Hasta e boa sorte!
 
Oi.

Sim, em relação ao teu cpu tens aí, de certa forma, um bottleneck. Digo de certa forma pq o WoW usa mt mais a grafica pra processar do q o cpu. Mas penso q até com um C2D ias notar alguma diferença.

No entanto, posso sugerir experimentares aí duas cenas q podem aumentar-te um pouco as fps (mm q nao aumente experimenta por descargue de consciencia ;) )

É normal as fps descerem nos raids ou qd existem mtos objectos no ecra para a placa renderizar. No entanto, verifica se nas configuracoes do jogo tens a opção "Vertical Synch" ligada. Se tiveres, experimenta primeiro desligar e ver o impacto disso (se algum) nos fps. Como alternativa, experimenta deixar estar ligado mas liga também a opção q está por baixo q se chama "Triple Buffering" e vê novamente se notas alguma diferença.

Quando se usa "VSync" e se tem frequentemente fps abaixo da refresh rate do teu ecra (tou a supor 60hz) convem ter o "Triple Buffering" ligado pq senão, nesses casos, os fps podem descer para metade da refresh rate (neste caso, 30fps).

Bem, são só dicas pra testares e ver se melhora alguma coisa :)

Mas ya qd puderes investir compra um cpu melhor. Aconselho-te o C2Q Q6600 q já encontras a um preço mt acessivel e é um cpu mt fixe (basta googlares reviews e ver por ti proprio).

Hasta e boa sorte!


Pois... se ele diz e porque deve ser isso :x2:
 
Estranho, num 2800+ com 2,5GB e uma 6800 Ultra tinha 60fps sem nenhum tipo de variação...

Por acaso não terás tudo ligado no máximo? Mais vale cortar no detalho do que nos fps:

- Full-Screen Glow Efect/Spetacular Lighting, dá um abanão e pêras na performance, no meu antigo portátil era a diferença entre 50/60fps e 25/30fps, para não falar que em certas áreas chega a ser bastante incomodativo, mas também é uma questão de gostos, concordo que, em outras certas áreas note-se uma melhoria na imersão, eu cá tenho o primeiro desligado e o segundo ligado, o FSGE atrofia-me um pouco, já o SL é mais suave e não tão "invasivo".

- Terrain Distance, eu cá tenho sempre a metade, além de ser algo mais natural, a verdade é que as próprias mobs e afins só são geradas a metade da distancia máxima, por isso é mais uma questão de gosto do que propriamente afectar a jogabilidade;

Bem, o resto das opções já convém estar no máximo em termos de qualidade da imagem, embora mudar para a resolução logo abaixo da máxima, em alguns casos chega a resultar num aumento, em media, de 5fps.



Isso da população esquece, é uma "falha" do motor gráfico, mesmo que actives o Level of Detail vais levar com uma quebra abrupta na performance, é mesmo o raio do jogo a tentar lidar com 200 tipos num quilometro quadrado, já nas raids há uma maneira muito simples de melhorares a performance, infelizmente perdendo alguma "piada", o Spell Detail, dás um cheirinho nisso e ganhas logo uns quantos fps, até estás com sorte de serem só 25 tipos, na altura dos 40 era ver PCs mais antigos a simplesmente irem à vida.

Já agora, não tens o Multisampling no máximo? Estamos a falar de Anti-Aliasing, isso dá um estalo notável na performance, claro que ter aquilo nos 4x é algo completamente diferente mas... bem, presumo que já viste isso, ? Caso contrario reduz que irás notar uma melhoria significativa.
 
Última edição:
....draw distance e o object detail que estão com a barra de detalhe a metade, e a resolução é de 1280x1024...

Boas, pelo que dizes, acho que precisas de algum upgrade ao computador.
Tenho o comp da sig e isso não invalida que nos raids fique com 40-60fps dos 80 normais.
O pessoal já deu muitas ideas também do que podes fazer, como o spell detail e baixar a qualidade do AA. Certamente que essas duas dão-te um boost enorme na performance mas perdes detalhe.
No meu caso prefiro performance, pois ter o comp a baixas frames em raid não é muito saudável :)
 
Por acaso "olha" que penso que ele se enganou nos "sacrifícios", o problema dele encontra-se nas raids e nas cidades, ora bem, nas cidades não há muito a fazer, a não ser que temporariamente corte no draw distance e, mesmo assim, não há grandes ganhos. Mas, também, ninguém "joga" nas cidades logo a perca não é grande, e 30fps é mais do que suficiente.

Já nas instancias e raids... primeiro são as zonas em si que dão um estalo no PC (só de estar em Hellfire Ramparts com outros 4 mancos o meu portátil manda logo 15fps ao ar, não sei o que é que aquela zona tem de tão "intensivo" mas que a simples presença dessa dá-me cabo da performance, dá.

Ai é o Spell Detail que é mesmo mais relevante, já experimentei cortar nele e, com apenas 5 jogadores já notou bem a diferença, presumo que o Full-Screen Glow Efect/Spetacular Lighting também devem influenciar bem isso.
 
Obrigado pelas ajudas pessoal. A verdade é que por mais estranho que pareça nada do que eu faça tem resolvido o problema. Já experimentei mudar a resolução para 800x600 e jogar com todas as especificações no minímo e mesmo assim mantêm-se as mesmas leituras de fps! O único parâmetro gráfico que ao mudar dá para reparar perfeitamente que se notam algumas melhorias é no draw distance..aí se puser no minímo ganho alguns fps, mas mesmo assim nada do outro mundo, nunca consigo passar dos 62 fps no máximo. Claro que pronto noto que há areas no jogo onde se joga muito mais fluido que as outras, como por exemplo em The Barrens, que é onde obtenho os valores de fps mais altos, mas acaba por ser um caso raro no jogo. Ainda pensei que o problema fosse devido aos addons que tenho activados, mas os únicos que tenho são os "do costume", que eu acho serem essenciais para jogar e mesmo assim aqueles que puxam mais pelo cpu são o cartographer e o questhelper, os outros (bongosbar,x-perl unit frames,crt,titan bar) quase que nem pesam...E como tenho o disco do pc praticamente vazio (apenas o WoW está instalado) e quando jogo nem sequer tenho qualquer tipo de programa aberto em background, tudo isto é estranho a meu ver. Talvez a solução passe mesmo pelo processador novo...
 
Já me disseram que uma das possíveis causas é a minha placa gráfica, que apesar de ser até bastante boa (ATI Radeon HD 3870), não é uma placa NVIDIA, e que o WoW está optimizado para correr em placas dessas. Terá algum relacionamento? O facto de também só ter 2 GB de memória de RAM não ajuda...
 
Não é por ai, o meu portátil, o que está no My System, é uma miséria e tenho uma media de 25/30fps em 25man raids, obviamente não como tudo no máximo, mas certamente não com tudo no mínimo.

O WoW corre bem até com 1GB de RAM, não é por ai, é muito estranho só teres 35fps... e não é por ser Nvidia que o meu outro portátil tem uma ATI X700 e não tenho queixas dele (outro também com 1GB de RAM.

Muito estranho, mesmo...
 
com esse comp não deve variar muito de 1280x1024 para 800x600. Se desligas-te tudo de gráficos e continua assim...exprimenta reduzir a qualidade do som.
De resto é de ficar as aranhas... enquanto não encontras a fonte do problema, exprimenta um overclock à maquina ;)
 
Epah se com uma HD3870 tens esses FPS's algo se passa... Eu desligando o Vsync com a 8800GT tenho creca de 100fps nos raids... Com muito aoe lá vai para os 70/80 e jogo a 1680x1050 com tudo no máximo...

Isso tem mesmo de ser um bottleneck manhoso aí do CPU, se tens as mesmas frames a 800x600 que a 1280 é GARANTIDAMENTE do processador...
 
O estranho é que concordo que seja um bottleneck e que não seja...

No meu caso, com uma 6600, noto perfeitamente que o limite está no CPU (que deve estar nas portas da morte que nem sequer corre direito o Half-Life 2: Deathmatch com tudo no minimo, e nem vamos falar no Team Fortress 2, esse já desisti de sequer tentar jogar), a questão é que, com a minha antiga 6800 Ultra, eu corria tudo no máximo sem nenhum de problemas e presumo que a placa grafica dele seja melhor do que uma 6800u.
 
O estranho é que concordo que seja um bottleneck e que não seja...

No meu caso, com uma 6600, noto perfeitamente que o limite está no CPU (que deve estar nas portas da morte que nem sequer corre direito o Half-Life 2: Deathmatch com tudo no minimo, e nem vamos falar no Team Fortress 2, esse já desisti de sequer tentar jogar), a questão é que, com a minha antiga 6800 Ultra, eu corria tudo no máximo sem nenhum de problemas e presumo que a placa grafica dele seja melhor do que uma 6800u.

Ora como acabaste de dizer, a gráfica é melhor e ele joga pior, precisamente por causa do CPU...
 
Do cpu tb não sei se é já que eu tenho um problema idêntico :

Antes de mais o meu PC:
- Processador : AMD X2 4800+
- Placa Gráfica : 8600GT 256 ddr3
- Memoria : 1 GB DDR2 667
- Disco : IDE 80 GB 7.2K RPM

Ou seja tb não passo lá muito das 40 FPS , vejo amigos com mais qualidade nos portáteis do que
eu no meu PC, e tb já mexi nas opções todas já vi tudo e não dá nada.
Desisti jogo assim 25/40 FPS não e mau mas acho que tenho PC pa ter mais . Porque noutros jogos jogo com tudo ao máximo sem probelmas ex(PES2008).


PS. Em SHAT então é o fim da picada .
 
Back
Topo