Boas...
Só para dar um pequeno parecer que vale o que vale.
Sem saber da construção, se foi novo ou remodelado, quem fez a primeira asneira foi o dormente do letcista ou projectista, o que uma caixa desse tamanho pede, é uma CATI ao lado para acomodar os equipamentos activos, para se poupar uns trocos fica o cliente mal servido.
Segundo, o técnico secalhar até pode ter tido a boa vontade de colocar o serviço minimamente, mas sendo a caixa tão pequena devia ter tido a opinião de colocar o router noutro ponto da casa e ter ajudado o cliente a procurar alternativa, outra situação é se será ITED 2 ou 3, pois no ITED 3 não haverá patch de fibra entre o ATI e a ZAP (não é obrigatório pelo ITED v3), e assim falta a ponte entre o ATI e o ZAP...
O serviço BEM feito é tudo o que é interligação entre operador e cliente ficar na CEMU (caso de moradias) ou no ATI, idealmente no ATE (em apartamentos com ITED feito nos últimos 15 anos), pois o operador apenas é "obrigado" a entregar ao cliente o "serviço", não é obrigado criar uma mini rede estruturada em casa particular.
Neste caso eu faria o seguinte:
- visto que tens a fibra no ATI, e caso tenhas a fibra até ao ZAP, utilizava esse acoplador SC/SC e ligava as duas fibras, podendo mudar o router para a sala (é onde costuma ficar a ZAP), depois apenas necessitas de um switch no ATI para poder ligar por cabo as restantes tomadas de rede da casa, desse modo podes colocar AP's pela casa ligados directamente por cabo ao router principal.
- caso não tenhas a fibra instalada, eu adquiria um patch cord com o tamanho necessário e passava-o até ao ZAP. mantendo a a abordaem acima.
Eu sou contra router espalhados pela casa e defendo que fiquem enfiados no ATI, mas neste caso, não há espaço para tal, tal como em mais de 90% das instalações mal feitas neste Portugal.
O ATI bem feito tem o RG-FO (Repartidor Geral de Fibra Óptica) que caso não haja a infraestrutura que indiquei em cima (ATE ou CEMU) deve ser o local onde a fibra deverá ser terminada, isto tem um nome pomposo masn não é mais qu eum caixa par aefectuar a fusão da fibra. deste RG-FO sai um pequeno patch cord para ligar ao router, quando o ATI tem o devido espaço fica no mesmo espaço, quando não tem e o instalador/Electricista percebe da poda devera ter a CATI para depois colocar o router e switch e assim construir uma mini rede estruturada privada, onde facilmente se tem o sinal de voz, internet por cabo (liga no RG-PC - Repartidor Geral de Pares de Cobre) e sinal de TV (RG-CC - Repartidor Geral de Cabo Coaxial) tudo num só espaço (esta tralha toda pode ser substituida por um bastidor caso haja necessidade ou vontade do cliente com os apetrechos devidos)
Voltando à questão.
Não sabendo grandes informações desse "extender" da vodafone não posso dizer nada em concreto, no entanto, para mim qualquer tipo de equipamento destinado a emitir um sinal sem fios para o serviço de internet tem que estar ligado por cabo à raiz do serviço.
Eu tenho 4 instalações que acentam neste método,
- um com um conjunto tp-link wifi 6 X60 com 3 equipamentos, onde o wifi da vodafone foi desligado ficando apenas como router wired e o sistema tp-link como AP ligado por cabo
- mais um com série Omada da TP-link o mesmo modo mas com 2 ap's
- e ainda duas instalações com AP's da Ubiquiti, onde o wifi do operador também foi desligado, num deles até o router do operador foi para a gaveta.
Assim, se apenas quiseres ligar um "extender" procura um que tenha a funcionalidae AP e que seja possível ligar por cabo.
Eu faria o seguinte: (embora repetindo)
- verificava se há ou não o patch de fibra entre o ATI e ZAP.
--- se Sim -> interligava a fibra do operador com o teu patch e mudava o router para a sala, daí ligava novamente um cabo de rede para o ATI e colocava um switch com as portas necessárias para ligar as restantes portas, e assim permitir ter o sinal em qualquer porta dísponivel na habitação.
limpavas o ATI e melhoravas o sinal WIFI no piso do router, se mesmo assim o sinal não ficar melhor de todo, perceber quanto estaria disposto a gastar e adquiri um conjunto de equipamentos, pode ser do tipo dos tp-link mesh, ligava por cabo e colocava de modo espalhar o sinal do melhor modo possível.
--- se Não -> verificar se há um tubo vazio entre o ATI e a ZAP, o qual deveria estar para poder passar um patch de fibra até lá, se houver bastaria adquirir um patch cord com o metros necessários e fazer o que disse em cima.
caso não tenhas o tubo, pode-se inventar um solução com um pequeno "desenrascanso" à TUga.
Routers WIFI dentro de certos ATI's (principalmente Quitérios), não são boa opção por serem todos metálicos.
Dá uma olhadela por aqui também
https://forum.zwame.pt/threads/duvida-quadro-ited-ati.1043661/
e por aqui ->
https://forum.zwame.pt/threads/que-sistemas-mesh-wifi-estao-a-usar.1047193/page-156
Espero ter ajudado com alguma coisa e não ter baralhado demais...