Frameworks de PHP

Eu para programar em PHP e não ter grande trabalho..., saquei o wampp e instalei-o.

Porque uso o Wampp? Para não ter trabalho e não ter de me preocupar :P

De realçar que sou autodidacta em PHP, e é raro fazer trabalhos em PHP, é mais para divertimento ;)
 
Eu para programar em PHP e não ter grande trabalho..., saquei o wampp e instalei-o.

Porque uso o Wampp? Para não ter trabalho e não ter de me preocupar :P

De realçar que sou autodidacta em PHP, e é raro fazer trabalhos em PHP, é mais para divertimento ;)

Penso que ele se estava a referir a web application frameworks, mas também sou apologista do WAMP ^^.

No que diz respeito às frameworks, quando andei a pesquisar pela Web, vi diversas comparações entre o CodeIgniter e o CakePHP que eram as frameworks mais utilizadas na altura. No geral, achei o CakePHP melhor em termos de arquitectura. Tinha também bastante mais documentação e exemplos (Bakery).
 
Sim, eu sei que ele se estava a referir às frameworks em si :P No entanto ao dizer que uso o wampp acho que estou a dizer que framework uso, não sei ao certo qual é a framework que vem com o wampp..., e o motivo é o mesmo :P Interessa-me mais ter pouco trabalho para um hobbie do que preocupar-me com detalhes que para mim vão acabar por ser insignificantes pois sou newbie no assunto ;)
 
Viva,

Eu uso a Zend Framework.

Pode não ser a mais fácil de trabalhar, mas acho que é a que me dá mais liberdade...

Mantém as coisas simples, mas não demasiado.. (Não sei quem é o autor..)

E outra das razões, se bem que não a mais forte, é que é subsidiada pela Zend, IBM, e outras mais empresas...



Saudações
 
O wamp não é uma framework...
Sobre o Cakephp e a Zend, dá pra vê umas linhas de código que exemplifiquem bem isso?
Li algures que a Zend é desenvolvida pela mesma equipa que desenvolve o php. Mas é paga.
 
Acho que lancei a confusão sem querer :wvsore:
O wamp não é uma framework...

No entanto ao dizer que uso o wampp acho que estou a dizer que framework uso, não sei ao certo qual é a framework que vem com o wampp...

Eu bem sei que o wampp não é nenhuma framework, só o referi para mostrar uma perspectiva, a perspectiva de quem está agora a começar, ou seja, quem não se interessa/não precisa de saber qual a framework que usa, apenas precisa de ter o seu site a funcionar.
 
Apesar de não ter feito nada de especial utilizando Frameworks em PHP estudei e testei a CakePHP e a CodeIgniter.
Na minha opinião, a CakePHP está num estado de maturidade superior e implementa o MVC de uma forma mais rigorosa. Tem uma maior comunidade, o que se traduz numa mais vasta oferta de componentes. As convenções são uma grande arma permitindo com o mínimo esforço e código, automatizar muitas tarefas. A documentação é um pouco pobre e esse tema tem sido muito discutido.

Relativamente à CodeIgniter considerei-a mais flexível e mais fácil de aprender, sendo senhora de uma boa documentação com exemplos práticos, funcionais e completos. Implementa o MVC de uma forma mais flexível e vem acompanhada de um conjunto de Classes e Helper's bastante úteis, sendo praticamente dispensável a utilização libraries externas.
Peca por não ter ACL's incluidos, mas é possível utilizar soluções complementares bastante eficientes.

Na CakePHP, a comunidade não tem um fórum oficial para esclarecer dúvidas directamente com os developers, no entanto é possível através do Google Goups fazê-lo (não sei se os coders andam por lá).
O CondeIgniter tem um fórum oficial onde se tem acesso à equipa de desenvolvimento do projecto.

Por fim, julgo (corrijam-me) que estas são as únicas compatíveis com PHP4 e PHP5, o que poderá ser uma vantagem.
 
Última edição:
Bem aproveitando a thread,

Tou numa de começar a aprender e mexer a sério em PHP, CSS e AJAX, mas antes disso gostava de saber ao certo o que é uma framework, para que serve, e no que é que facilita. Já procurei info na net, google, wikipedia, etc, mas só encontro noções e definições vagas, não percebo na prática o que é que faz.. a ideia que tenho é que é algo mais que um editor lol, mas nada mais :p

Alguém pode dizer assim resumidamente é que é este tipo de software ?


ps - provavelmente é uma pergunta bastante noob para alguém que quer trabalhar mais a sério nestas linguagens, mas anyway
 
Eu também não percebo muito disto, mas uma Framework (no contexto em que estamos) é uma aplicação ou conjunto de aplicações que te ajudam a desenvolver/programar.
Em vez de simplesmente estares a programar no bloco de notas, puro e cru, através da framework tens acesso a ferramentas de debbugging, classes, etc. que te ajudam a programar, realçando promenores, implementando tarefas automatizadas, esquematização, etc.

Corrijam me se estiver enganado.
 
Uma framework é basicamente um conjunto de classes/funções que ajudam ao desenvolvimento rápido de aplicações (RAD).

As frameworks mais populares implementam o padrão MVC (Model-View-Controller) oferecendo também funcionalidades comuns como validação de formulários, envio de e-mail, leitura e escrita de XML, SOAP, controlo de utilizadores, etc. Ou seja, visam oferecer de raiz, as funcionalidades mais comuns de forma simples, para que o programador se centre no objectivo a atingir e não perca tempo a pensar como vai estruturar a aplicação e desenvolver tudo do zero. Exemplos: Cake Php, CodeIgniter, Symphony e Zend Framework.

O que o vega referiu trata-se de IDE (Integrated Development Environment). Exemplos: Zend Studio e Zend Studio for Eclipse, Eclipse PDT, PHP Designer, etc...
 
Eu uso Zend Framework...

Não muito prático para quem não está habituado a POO mas apanha-se o jeito em pouco tempo. O grande problema desta framework é a documentação que podia ser bem melhor mas com o melhor amigo do programador é possível encontrar soluções que nos ajudam muito pois já existe muita gente a utilizar.
 
Thanks pelas respostas!

Hmm estou a ver, então framework não algo que queira neste momento, visto querer aprender como é que as coisas se fazem (parece-me ser algo útil para quem já domina isto e não quer estar a perder tempo com coisas básicas).

Sendo assim, acho que me fico por um editor simples, emacs will do it! :D
 
Back
Topo