França tenta legalizar P2P

Existe outra coisa.

Quem usa p2 tem consciencia que é ilegal, mas também considero um crime os preços praticados em todo o tipo de coisas. Por exemplo um jogo para uma consola ou para pc não custa menos de 50, 60 euros. Com a crise economica que existe por esse mundo fora neste momento, o que é que este pessoal espera?

Que vamos assaltar uma bomba de gasolina para termos um simples jogo que queremos, mas não podemos compar pk o preçoç é exorbitante?

e o porquê dos impostos tão altos nos cd's?

Os cd's de música em portugal pagam 21% de Iva (um livro só paga 5%), não sendo considerado cultura, logo não é considerado um bem de primeira necessidade.

O que originou a que o povo aderisse ao p2p foi um conjunto de gananciosos que quiseram ganhar muito dinheiro em muito pouco tempo, mas felizmente existe P2P
 
Não proudly_tuga. Quem gosta só de uma música, vai a um dos muitos serviços online de venda de música em mp3 e compra por cerca de um dollar uma música. Podes também sempre comprar um single. Eu por acaso cheguei a conhecer muitas bandas por redes de P2P, utilizei a rede P2P para conhecer as bandas e acabei por comprar CD's de muitas delas. The Exies, Finger Eleven, Chevelle, etc... são alguns exemplos.

E nem toda a gente que saca coisas da net compra os originais... se fosse assim não existiria qualquer polémica à volta do P2P, isso é uma coisa que quem defende o P2P gosta de dizer. Existem casos sim, mas em Portugal quase de certeza que é uma raridade.

Eu não sou nenhum santo. Claro que já usei P2P, claro que já corri (e corro) cópias... backups *coff* *coff* de alguns jogos. Mas agora sempre que posso compro originais. Tenho mais de uma centena de albums de música originais. Compro muitos DVD's originais, aproveito bastante as promoções com preços baixos. DivX e afins raramente passam pelo meu computador nos dias que correm. Cada vez saem mais rápido os filmes em formato DVD para o nosso mercado, uma medida também tomada para combater a pirataria.

O que me assusta é as "novas gerações" e não só, acharem perfeitamente natural, banal e normal "sacar" da internet e distribuir, emprestar, vender por toda a vizinhança sem sequer terem algum peso na consciência. Vejo todos os dias pessoas mais velhas até todas orgulhosas porque sacaram o filme X, Y, Z sem pagarem nada. Pessoas mais velhas que descobrem que a internet dá para "sacar sem pagar" e agora não querem mais nada. Compram o leitor de dvd/divx na Worten por 30 euros e toca de aprender a meter o eMule a funcionar e gravar filmes para DVD. Depois não querem mais nada. Juntando a isto temos os Zé Lelos no mercado a vender DVD's a 5 oiros o Kilo. Irrita-me plenamente ver que quem saca de redes P2P o diz à boca cheia em frente a toda a gente sem pudor nenhum.

Isto é tudo muito grave, principalmente as mentalidades das pessoas. Não têm noção que "sacar" é ilegal. Começa-se a tornar já comum na nossa sociedade. Consequência do nosso fraco poder económico dirão alguns, acredito que sim. Mas eu se não tiver dinheiro para um carro não o vou roubar. E mesmo que o roube sei que estou a fazer mal. O que muitos ainda não entendem é que copiar, tirar um filme da net é tão grave como roubar comida no Hipermercado da esquina.

Tem que se mudar mentalidades, para o bem de todos. Se não, vamos de facto ver as leis em Portugal a apertar. As perseguições na internet...

Como disse, não sou nenhum santo, e já utilizei redes P2P. Mas se alguma vez for multado por isso, sei que o estou a ser justamente. Outros por certo invocarão injustiça e persiguição aos pobres...
 
Última edição:
Isto tudo não me espanta nada, quando vejo policias na feira a comprar DVD's e a mandar desbloquear telemóveis em lojas do género...

Quando o pessoal começar a ir dentro, também os policias vão...
 
proudly_tuga disse:
Existe outra coisa.

Quem usa p2 tem consciencia que é ilegal, mas também considero um crime os preços praticados em todo o tipo de coisas. Por exemplo um jogo para uma consola ou para pc não custa menos de 50, 60 euros. Com a crise economica que existe por esse mundo fora neste momento, o que é que este pessoal espera?

Que vamos assaltar uma bomba de gasolina para termos um simples jogo que queremos, mas não podemos compar pk o preçoç é exorbitante?

e o porquê dos impostos tão altos nos cd's?

Os cd's de música em portugal pagam 21% de Iva (um livro só paga 5%), não sendo considerado cultura, logo não é considerado um bem de primeira necessidade.

O que originou a que o povo aderisse ao p2p foi um conjunto de gananciosos que quiseram ganhar muito dinheiro em muito pouco tempo, mas felizmente existe P2P

Se os preços sao altos e nós nao podemos comprar entao quem perde também sao as editoras.Provavelmente se nao houvesse tanta pirataria a procura por originais era maior e os preços desciam ( Lei da oferta e procura). E esse argumento do assalto...Eu gostava de ter um porsche e nao tenho e como é óbvio n vou assaltar ninguém. Se queres muito ter o jogo mas n o podes comprar, entao n compres.Nao tens dinheiro, n compras. É triste, mas há muita gente que vive assim, sem ter dinheiro para aquilo que quer. Relativamente aos gananciosos, nao sei se é bem assim. Os custo de produção nao envolvem só o fazer o produto, mas também o custo de o conceber, a propriedade intelectual, não nos esquecendo que as superfícies que vendem os produtos também têm de retirar alguma margem, senão nao os vendiam, como é óbvio. Obviamente que ninguém é santo, que toda a gente já fez os seus backups dos jogos, mas nao nos podemos esquecer que o trabalho de muita gente tem de ser remunerado.Se há alguma solução mais rápida seria através da via do Estado, ou seja, como já referiram, baixar o IVA a certos produtos.
 
Satdrei disse:
Se os preços sao altos e nós nao podemos comprar entao quem perde também sao as editoras.Provavelmente se nao houvesse tanta pirataria a procura por originais era maior e os preços desciam ( Lei da oferta e procura). E esse argumento do assalto...Eu gostava de ter um porsche e nao tenho e como é óbvio n vou assaltar ninguém. Se queres muito ter o jogo mas n o podes comprar, entao n compres.Nao tens dinheiro, n compras. É triste, mas há muita gente que vive assim, sem ter dinheiro para aquilo que quer. Relativamente aos gananciosos, nao sei se é bem assim. Os custo de produção nao envolvem só o fazer o produto, mas também o custo de o conceber, a propriedade intelectual, não nos esquecendo que as superfícies que vendem os produtos também têm de retirar alguma margem, senão nao os vendiam, como é óbvio. Obviamente que ninguém é santo, que toda a gente já fez os seus backups dos jogos, mas nao nos podemos esquecer que o trabalho de muita gente tem de ser remunerado.Se há alguma solução mais rápida seria através da via do Estado, ou seja, como já referiram, baixar o IVA a certos produtos.

Exacto, eu axo que o pessoal esquece-se é que um jogo, musica ou filme não é um bem de 1ª necessidade.....

"Ai os preços sáo caros, o ppl rouba, o que é k estavam,a espera..." Dah... Se querem um jogo comprem-no... se não têm dinheiro não têm vicios...Simples....

Cumps
 
azeiteiro disse:
se calhar a industria fazia mais $ a vender 3 jogos por €20 cada 1, q so 1 jogo por €50....

(fiz as contas e ta certo)

:D

A questão é que provavelmente, com as vendas tao em baixo, a indústria nao pode vender a esse preço, devido a questões técnicas ligadas à gestão e não só, que nao valem a pena estarem aqui a ser discutidas, pois iriam levar muito tempo.
 
Legalizar o p2p muito dificilmente vai acontecer, pelo menos o p2p tal como conhecemos (onde se partilha de tudo). Como e possivel fixar uma mensalidade num sistema onde tanto se pode sacar um filme que custa 20€ como um programa que custa 5000€ nas lojas? E para onde ia o dinheiro, entre tantas empresas envolvidas? :rolleyes:

E sistemas tipo iTunes e de video-on-demand, assim como para downloads de jogos ja vao aparecendo pouco a pouco. E faz muito mais sentido um serviço desses com servidores dedicados do que com a banda dos clientes...

E concordo em absoluto com o post do greven :cool:
 
Opah por muito k façam leis, façam investigações e por aí a fora, vai sempre haver pirataria... Porque mesmo que não seja por P2P (Que também acredito que irá existir até deixar de ser necessário) há sempre um amigo k nos empresta um cd há sempre alguém que nos arranja um joguito... Muitas vezes nem sequer pensamos que aquilo é ilegal, porque só nos queremos entreter um pouco... Eu gosto muito de ter os originais, e o que gosto tenho por hábito comprar, mas recuso-me a dar 50/60€ por um jogo k me dure umas horas como maior parte... Cd's de música ainda se arranjam a um preço k eu considero perto do aceitável, mas os jogos ou algum software para o pc axo k tem um preço no minimo ridiculo... Gosto muito do meu cdzito de linux e maior parte das apps k uso são GPL, mas os jogos, nah ninguém me convence a dar 60€ por um jogo nem que fosse ultra-rico...
 
Roubo?? Roubo é pagarmos 35 euros por uma misera ligação de 2 mb se pagassemos menos de ligaçao a internet de certeza comprariamos mais jogos originais! Agora se pago sinto me no direito de usar e abusar daquilo k pago!:mad:
 
NGAGEMANIAC disse:
Roubo?? Roubo é pagarmos 35 euros por uma misera ligação de 2 mb se pagassemos menos de ligaçao a internet de certeza comprariamos mais jogos originais! Agora se pago sinto me no direito de usar e abusar daquilo k pago!:mad:


Só podes estar a gozar... é que só podes mesmo.

Viste por acaso no contrato que assinaste com o teu ISP alguma clausula onde falasse de uso de redes P2P?

Fazer uso do que pagas? Desde quando uma ligação rápida de internet tem de ser obrigatoriamente para usar redes P2P?? Já ouviste falar de videostreaming? Um de entre muitos usos possiveis para uma ligação de banda larga.

Não caias no ridiculo. Isso é o mesmo que dizer que ao comprar um automóvel desportivo posso andar a 250 em qualquer estrada... afinal, já que comprei o carro porque não hei-de dar uso à velocidade do mesmo?
 
É que essas medidas de andar à cata do zé povinho e meter-lhes umas multas por sakar coisas ilegais é treta, o que acaba por acontecer é os maiores piratas venderem muito mais material (feiras etc) por ser mais "seguro" pro zé.

Ou seja quem enriquece são esses gajos, ke era o que se passava em tempos. Quando não havia tanta expansão da internet quem quizesse, arranja-se tudo na mesma, mas tinha que pagar alguma coisa a esses piratas, e eles a enxer os bolsos.

Metam é preços baixos e metam os programas na net, em que o ppl paga um X (bem mais baixo que o actual) e vê o filme ou ouve a musica ou joga o jogo. Acho interessante o novo sistema de jogos do sapo, embora esteja mal aproveitado, pouca eskolha.
 
Satdrei disse:
A questão é que provavelmente, com as vendas tao em baixo, a indústria nao pode vender a esse preço, devido a questões técnicas ligadas à gestão e não só, que nao valem a pena estarem aqui a ser discutidas, pois iriam levar muito tempo.

As vendas tão em baixo porque as editoras tentam chular ao maximo ... e o problema do p2p é mesmo esse ... falta de vontade das editoras em disponibilizar conteudos a preços "decentes". ;)

NGAGEMANIAC disse:
Roubo?? Roubo é pagarmos 35 euros por uma misera ligação de 2 mb se pagassemos menos de ligaçao a internet de certeza comprariamos mais jogos originais! Agora se pago sinto me no direito de usar e abusar daquilo k pago!:mad:

? ... MEGA LOL ... ?
 
Dragoneye disse:

nem mais!

Sotavento disse:
As vendas tão em baixo porque as editoras tentam chular ao maximo ... e o problema do p2p é mesmo esse ... falta de vontade das editoras em disponibilizar conteudos a preços "decentes".

É exactamente esse o problema, mas vai ser dificil mudar a filosofia de exploração do consumidor das grandes editoras, por isso o melhor a fazer é continuar a piratear pq pode funcionar como uma certa forma de boicote e chamada de atenção as editoras (assim deste modo elas sabem que provavelmente os seus artistas têm um certo feedback mas que há algo que impede as pessoas de comprar). Fazem nos sentir culpados (através de todos e mais alguns meios) por piratear quando realmente eles são os maiores ladrões. De qualquer maneira as mesmas pessoas que se submetem as opiniões destes senhores endinheirados provavelmente são aqueles também que ha pouco tempo diziam que não poderiamos ter ligações com mais largura de banda porque os coitadinhos donos dos isp's não tinham meios para nos fornecer isso (pois foi o que se viu, apareceu uma empresa a fazer concorrencia surgiram logo todos os meios e mais alguns), enfim abram os olhos. Enquanto houver esta especulação sobre os preços destes produtos ou seja não for acessivel para TODOS, vai haver pirataria. É mesmo assim prefiro roubar ao porco rico do que deixar ser roubado por ele. Por ultimo só queria dizer que não se deviam deixar dominar pela ética que estes senhores endinheirados nos tentam impor, questionem sempre em vez de se submeter porque provavelmente este tipo de conformismo e não só é a causa da maior parte dos problemas do nosso tempo.
 
NGAGEMANIAC disse:
Roubo?? Roubo é pagarmos 35 euros por uma misera ligação de 2 mb se pagassemos menos de ligaçao a internet de certeza comprariamos mais jogos originais! Agora se pago sinto me no direito de usar e abusar daquilo k pago!:mad:

Fiquei KO.
 
Concordo com todo o que já aqui foi dito.

Eu sinceramente de há 1 ou 2 anos para cá tenho deixado praticamente de jogar jogos propriamente ditos. Tenho andado mais pelos MMORPG's e browser based games e n me tenho arrependido.

Tenho comprado alguns originais que valham a pena (ainda agora inchei 60€ pelo Star Wars Battlefront II para poder ter key pa jogar online, pk tirando a experiência online aquilo n vale a pena.)

Pocas
 
Corrigem-me se estiver errado, mas acho que pagamos uma Taxa para Direitos de Autor sobre medias como os DVDs e CDs virgens (acho que a lei é esta: Lei 50/2004.

Se eu uso esses medias para gravar material free ou opensource, não estou a ser roubado pelo Estado (o Estado a roubar??? nããã....eles n fazem isso :p )?

Para onde vai esse dinheiro? Se o autor da informação que é gravada ou copiada nesses medias for eu, estou a pagar direitos de autor a mim próprio? :lol:

Se estou a pagar por algo que não faço (pirataria) isso não me dá o direito do fazer? Já paguei os direitos de autor quando comprei o DVD ou CD virgem, isso não torna o acto legal? (eu sei que é ilegal, só para mostrar que a lei muitas vezes não faz sentido) :biglaugh:
 
Back
Topo