França tenta legalizar P2P

Dragoneye disse:
Corrigem-me se estiver errado, mas acho que pagamos uma Taxa para Direitos de Autor sobre medias como os DVDs e CDs virgens (acho que a lei é esta: Lei 50/2004.

Se eu uso esses medias para gravar material free ou opensource, não estou a ser roubado pelo Estado (o Estado a roubar??? nããã....eles n fazem isso :p )?

Para onde vai esse dinheiro? Se o autor da informação que é gravada ou copiada nesses medias for eu, estou a pagar direitos de autor a mim próprio? :lol:

Se estou a pagar por algo que não faço (pirataria) isso não me dá o direito do fazer? Já paguei os direitos de autor quando comprei o DVD ou CD virgem, isso não torna o acto legal? (eu sei que é ilegal, só para mostrar que a lei muitas vezes não faz sentido) :biglaugh:

se seu tivesse disponibilidade e conhecimento, juro que ia a tribunal contra o estado por causa desta lei.

e´absurdo, vejam o que se paga por unidade ao estado:

Suportes Remuneração
(Em euros)
Analógicos:
Cassetes áudio 0,14
Cassetes vídeo (VHS) 0,26

Digitais:
CD:
CD R áudio 0,13
CD R data 0,05
CD 8 cm 0,27
Minidisc 0,19
CD RW Áudio 0,19
CD RW Data 0,14

DVD:

DVD R 0,14
DVD RW 0,30
DVD RAM 1,00


Em Espanha ouve um tipo que já ganhou isto em tribunal e tiveram que lhe pagar as taxas que lhe cobraram ilegalmente.

Btw, pela mesma lógica também se deveria cobrar taxas sobre leitores de mp3, discos rigidos, ou já agora, folhas de papel (onde qualquer pessoa pode escrever ou tirar fotocopias de um livro).



nexp
 
Última edição:
Leiam bem a lei, incluindo eventuais entrelinhas ;)

Artigo 4.º
Isenções

1 — Não são devidas as remunerações referidas nos artigos anteriores quando os equipamentos ou suportes sejam adquiridos por organismos de comunicação audiovisual ou produtores de fonogramas e de videogramas exclusivamente para as suas próprias produções ou por organismos que os utilizem para fins exclusivos visual ou auditiva, bem como, nos termos de despacho conjunto dos Ministros das Finanças e da Cultura, por entidades de carácter cultural sem fins lucrativos para uso em projectos de relevante interesse público.

2 — Para os efeitos da aplicação das isenções previstas no número anterior, os organismos por este abrangidos, devem apresentar no acto da compra dos aparelhos e suportes uma declaração emitida pela pessoa colectiva responsável pela cobrança e gestão das quantias previstas na presente lei, de onde conste que a utilização dos mesmos se integra numa das situações de isenção consagradas.
 
banid0 disse:
Não estás a perceber...falaram de uma taxa,o governo pô-la logo em prática,que interessa se e legal ou não...

??? graçasa essa "taxa" ... e sendo produtor de conteudos ... não me sinto "obrigado" a comprar um CD/DVD "na loja" uma vez que esses sim são os piratas ... tv+radio saem muito mais baratos no final do mês do que ir pra chulisse da compra de cd's d emusica e/ou dvd's com 2h de entretem .. .já jogos ... saca-se o "demo" e a maioria dos jogos nem vale a jogabilidade de 20horas que anuncia ... e ao fim das 20h há sempre alguem que possa emprestar (tal como nós podemos emprestar os "poucos" que comprarmos). ;)

a 20€ o jogo venderiam milhares (bastante mais do dobro/triplo do que vendem) ... a 50/60€ o jogo ... vão vende-los a 9€ ao fim de 1 ou 2 anos para limpar stocks ... excelente politica comercial das grandes editoras na europa. (como já disseram acima nos USA os jogos são a 1/2 do preço de cá)

:004: :004: :004: :004: :004: :004: :004: :004: :004:
 
É a eterna discussão mais uma vez...

Eu desisti destas discussões porque há sempre uns que defendem o seu ponto de vista com a Lei - "A lei é a lei e a lei é que está certa". Quando a lei proibir limpar o rabo com papel higiénico, quero ver como é. A lei é feita pelos legisladores e pelas empresas que lhes enchem os bolsos, mas ao menos os valores morais ainda são determinados pelo povo (e essas empresas tentam influenciar essas opiniões, basta ver morangos com açucar, é tudo gente decente, não fazem pirataria)

Eu apoiava essa ideia dos $8 mensais para sacar o que se quisesse para uso privado, acho que a única maneira mesmo das empresas "acabarem" com a pirataria é criar serviços de assinatura. Com vendas à unidade não vão lá

Já agora, alguém me explica a diferença legal entre sacar uma música ou filme da net e gravar uma música da rádio ou filme da tv? Curiosidade apenas :P
 
penso que não ha diferença legal... acho que não existe nenhuma lei a distinguir uma k7 audio dum cd audio. E por exemplo séries que dão na tv, se sacares é ilegal, portanto penso que se gravares da tua tv tb é ilegal :P

Ilegal devia era ser a dezenas de radios que se encontra quando se vai no carro e só dão m*rda!
 
El_UnO disse:
Leiam bem a lei, incluindo eventuais entrelinhas ;)

"2-Para os efeitos da aplicação das isenções previstas no número anterior, os organismos por este abrangidos..."

Isto para as pessoas que usam este forum tem imenso interesse visto que todos nós somos organismos (vivos) :007:
 
o que se passa na frança nao interessa, o que interessa é o que se passa no nosso país.

concordo em absoluto que se baixassem os preços (exagerados) dos cd's e dvd's haveria muito menos pirataria.
 
A Austrália parece estar a seguir o exemplo da França:

Techdirt
Australia Planning To Recognize Fair Use?:
Following the attempt in France to free up personal sharing of digital content, it looks like Australia may be following suit -- even if just a bit. Slashdot points out that the Australian government plans to expand fair use to include personal copies. It's not nearly as far as the French effort -- but basically just brings Australian law closer to current American law where there is some legal fair use provisions for taping a TV show or ripping a CD. Both practices are technically illegal in Australia, apparently, so this is more about acknowledging that fair use really exists, rather than really expanding the concept. Still, given that the entertainment industry likes to deny fair use exists, and their recent attempts to get the US government to punish countries that aren't toeing the line over intellectual property laws, it wouldn't be surprising if they protest these moves in Australia as well.
 
greven disse:
Não proudly_tuga. Quem gosta só de uma música, vai a um dos muitos serviços online de venda de música em mp3 e compra por cerca de um dollar uma música. Podes também sempre comprar um single. Eu por acaso cheguei a conhecer muitas bandas por redes de P2P, utilizei a rede P2P para conhecer as bandas e acabei por comprar CD's de muitas delas. The Exies, Finger Eleven, Chevelle, etc... são alguns exemplos.

E nem toda a gente que saca coisas da net compra os originais... se fosse assim não existiria qualquer polémica à volta do P2P, isso é uma coisa que quem defende o P2P gosta de dizer. Existem casos sim, mas em Portugal quase de certeza que é uma raridade.

Eu não sou nenhum santo. Claro que já usei P2P, claro que já corri (e corro) cópias... backups *coff* *coff* de alguns jogos. Mas agora sempre que posso compro originais. Tenho mais de uma centena de albums de música originais. Compro muitos DVD's originais, aproveito bastante as promoções com preços baixos. DivX e afins raramente passam pelo meu computador nos dias que correm. Cada vez saem mais rápido os filmes em formato DVD para o nosso mercado, uma medida também tomada para combater a pirataria.

O que me assusta é as "novas gerações" e não só, acharem perfeitamente natural, banal e normal "sacar" da internet e distribuir, emprestar, vender por toda a vizinhança sem sequer terem algum peso na consciência. Vejo todos os dias pessoas mais velhas até todas orgulhosas porque sacaram o filme X, Y, Z sem pagarem nada. Pessoas mais velhas que descobrem que a internet dá para "sacar sem pagar" e agora não querem mais nada. Compram o leitor de dvd/divx na Worten por 30 euros e toca de aprender a meter o eMule a funcionar e gravar filmes para DVD. Depois não querem mais nada. Juntando a isto temos os Zé Lelos no mercado a vender DVD's a 5 oiros o Kilo. Irrita-me plenamente ver que quem saca de redes P2P o diz à boca cheia em frente a toda a gente sem pudor nenhum.

Isto é tudo muito grave, principalmente as mentalidades das pessoas. Não têm noção que "sacar" é ilegal. Começa-se a tornar já comum na nossa sociedade. Consequência do nosso fraco poder económico dirão alguns, acredito que sim. Mas eu se não tiver dinheiro para um carro não o vou roubar. E mesmo que o roube sei que estou a fazer mal. O que muitos ainda não entendem é que copiar, tirar um filme da net é tão grave como roubar comida no Hipermercado da esquina.

Tem que se mudar mentalidades, para o bem de todos. Se não, vamos de facto ver as leis em Portugal a apertar. As perseguições na internet...

Como disse, não sou nenhum santo, e já utilizei redes P2P. Mas se alguma vez for multado por isso, sei que o estou a ser justamente. Outros por certo invocarão injustiça e persiguição aos pobres...


Ora queres que eu pegue por onde, vamos la ver.... não tens dinheiro po carro tb não vais roubar não é? entao posso pegar no teu pc... comecemos pelo windows? é original? passemos pelo office.. será que é original? passemos à firewall, sem esquecer o anti virus, ha e tb todos os programas que andam pelo windows, ou ja te esqueceste que são todos pagos? poix é é que gastas 200 contos num pc e gastas 500 ou 700 pa licenciares programas, axas que o ppl ta a gozar? epá eu não axo.

Agora pensa sou estudante de informatica, sabes que só a spropinas ja são caras, agora imagina um estudante como eu ter que licenciar, macromedia flash, adobe photoshop, 3d max studio... e isto é so um exemplo, pq te podia ficar aqui a noite toda a descrever programas.

Poix é antes de dizeres isto e aquilo pensa uma beca, e lembra-te que não ha so jogos nem musica, eu se nao jogar passo bem, ouvir musica na radio? ou so ouvir os que compro, epá tudo bem, agora pensa no pessoal que realmente precisa de usar os p2p pq dar 500€ por um programa nao é po boloso de toda agente.
 
MaLok0 disse:
mais cedo ou mais tarde vais acabar por descobrir isto

Sim isso resolve-me o problema...

Ora vamos a contas.

Adobe Photoshop --- 700€
Macromedia Flash -- 600 e tal €
3d Max Studio -- 100 e tal €
Macromedia Dreamweaver -- 600 e tal €

isto são 4 programas essenciais para eu puder trabalhar, keres fazer as contas? da quase 2000€

E não te esqueças das actualizações de software todos os anos, que são todas pagas, alguma ainda são uns euricos mais baratas, mas tens encargos de muitos € anuais, só em programas, agora venham-me ca dizer que é crime usar p2p, é como roubar ali a padaria da esquina, claro claro.

Crime é um gajo ter que deixar de estudar aquilo que quer pq não tem 600€ pa dar por um simples programa, por causa dos preços absurdos que são praticados, axam um jogo caro??? então nao falem pq um simples programa de 50mb pode custar mais de 500€.

E quanto ao windows gratuito, isso é pa quem estuda, nem toda agente frequenta cursos superiores, e 99% dos utilizadores usam o ofice e pai 5 ou 6% pagou os 300 ou 400€ que ele custa.

Sim eu sei e os open sources freewares, ha bues ya pois há mas na area de design grafico nao ha nenhum que sirva.
 
Mightyfox, o sitio onde estudas nao tem pcs com isso tudo instalado/licensiado ondes podes trabalhar?

E que se fores trabalhar mesmo nessa area vais ter que adquirir as licenças, todos esses programas que referes GERAM dinheiro a quem saiba trabalhar com eles :P

E ha alternativas, eu uso openoffice ja ha uns bom tempos. E de facto o office da Microsoft e caro ;)

Equivalente ao Photoshop tens o GIMP que e bastante poderoso (apesar de nao ter os filtros do photoshop e o interface nao ser tao intuitivo).

Dreamweaver....e mesmo essencial? Pergunto-te sinceramente (eu nao estou nessa area), se precisas mesmo de um programa como o dreamweaver em casa para aprender html e CSS. Ha varios editores de borla (e intuitivos, nao estou a falar do Notepad :D )

Flash acho um pouco mais "acessorio" numa pagina web, e possivel criar paginas bastante boas e dinamicas recorrendo a Html/CSS e talvez com mais umas funcoes em php...

3d Max Studio....fazer animacoes/imagens a 3d right? Ja "brinquei" com alguns programas desses freeware, nao te sei dizer e o nome...

Isto relacionando web design/design grafico, que e area em k percebi k te inseres ;)
 
Epah.. isso de comparar Photoshop a GIMP é de alguem que acabou de consumir drogas.. mas ok.. ainda se fosse Paint a GIMP.. agr PHOTOSHOP?!! :lol:


E por exemplo séries que dão na tv, se sacares é ilegal, portanto penso que se gravares da tua tv tb é ilegal.

24, dá quartas á noite na 2: .. quarta n tive em casa, n pude ver.. saquei.. gravei num dvd, fui á sala.. pus na PS2 ví.. e hj o mesmo dvd serviu para atear a lareira..

Conclusão.. não tive direito ás legendas e ainda por cima é ilegal.. em que é que ficamos?
 
Moralmente o que fizeste não é proibido, viste.. deitaste fora... siga!
Mas se fores apanhado, és sancionado.
Nem toda gente tem assim pensa. Grava, estaciona na prateleira. Depois há o nível supremo, tira partido disso, vende umas cópias, etc.
 
El_UnO disse:
Mightyfox, o sitio onde estudas nao tem pcs com isso tudo instalado/licensiado ondes podes trabalhar?

E que se fores trabalhar mesmo nessa area vais ter que adquirir as licenças, todos esses programas que referes GERAM dinheiro a quem saiba trabalhar com eles :P

E ha alternativas, eu uso openoffice ja ha uns bom tempos. E de facto o office da Microsoft e caro ;)

Equivalente ao Photoshop tens o GIMP que e bastante poderoso (apesar de nao ter os filtros do photoshop e o interface nao ser tao intuitivo).

Dreamweaver....e mesmo essencial? Pergunto-te sinceramente (eu nao estou nessa area), se precisas mesmo de um programa como o dreamweaver em casa para aprender html e CSS. Ha varios editores de borla (e intuitivos, nao estou a falar do Notepad :D )

Flash acho um pouco mais "acessorio" numa pagina web, e possivel criar paginas bastante boas e dinamicas recorrendo a Html/CSS e talvez com mais umas funcoes em php...

3d Max Studio....fazer animacoes/imagens a 3d right? Ja "brinquei" com alguns programas desses freeware, nao te sei dizer e o nome...

Isto relacionando web design/design grafico, que e area em k percebi k te inseres ;)


Quem estuda, não ganha dinheiro com nada.... se é que me tas a perceber, onde estudo é onde é onde estudo não é em casa, tens projectos que os tens que fazer em casa, e quem é que paga as licensas? eu? e dinheiro pa isso? eu não tenho nem vou ganhar dinheiro a fazer projectos pelo menos nos proximos 5 anos, ou mais.

o gimp? lol so pdoes tar a gozar. é obvio que há alternativas ao dreamweaver, mas o objectivo é facilitar o trabalho e não complica-lo.

O flash não serve so para enfeitares paginas, serve pa muito mais, alias o flash não é apenas usado para a internet, podes fazer muito boas aplicações que nada se relacionem com a net.

E depois tens a agravante de que no meu curso são utilizados todos esses programas, não é lá muito aconsavelhavel andas a trabahar em casa com uns e na escola com outros, so serve para te complicar as ideias e o trabalho.
 
MaLok0 disse:
Moralmente o que fizeste não é proibido, viste.. deitaste fora... siga!
Mas se fores apanhado, és sancionado.
Nem toda gente tem assim pensa. Grava, estaciona na prateleira. Depois há o nível supremo, tira partido disso, vende umas cópias, etc.

Onde é que diz que gravar o que dá na TV é proíbido? Nunca vi nenhum aviso daqueles que costumam vir nos filmes em DVD e VHS...
 
não precisas, senão passavas mais tempo na tv a ver textos do tipo "está abrangido pelos direitos de autor blablablabla". Basta saber que o que passa na tv está sob a alçada dos Direitos de Imagem, de Autor, etc. Senão era uma república das bananas, e a tvi estava neste momento a passar filmes como War of Worlds, Crash, e outros tantos. :D
 
Back
Topo