France Telecom lança ADSL2 em Paris com velocidade de 18 Mbps

Não percebo a razão de pessoal com ligações de 1024Kbps estar a agoirar...epá até parece que é de hoje que lá fora à melhor

Não me digam que não conseguem fazer o que querem com as vossas ligações.....
 
WarLock disse:
quais as taxas de contenção destes acessos !?

Isso não sei responder, aliás isso nem é mencionado pelos ISP franceses, e por uma simples razão:

- No início quando o ADSL foi lançado em França, os débitos contratados era realmente aqueles que se obtinham na prática, não existindo aquilo que acontece por vezes (tenho que adminitir que com o meu acesso telepac asdl.pt tenho sempre 106KB/s em qualquer hora do dia) em Portugal, diminuição do débito nas horas de ponta . Tanto que là, quando se tem um acesso 512/128 os débitos que se tem na prática andam muito próximos dos 64KB/s e 16KB/s (e não os 54KB/s e 12KB/s que eu obtinha quando eu tinha 512/128 pela telepac).
O mesmo acontece com velocidades de 1024/256.
Portanto nesta fase, os ISP proponham de facto bons serviços onde não se verificava qualquer contenção em qualquer momento.

- Quando começaram a comercializar acessos verdadeiramente em banda larga, ou seja até o máximo que o ADSL permite portanto 8192/640, outros factores mais importantes que a taxa de contenção começaram a surgir: a qualidade da linha e sobretudo a distância até a central. Assim sendo, todos podem aderir ao 8192/640. Quem reunir as condições terá de facto um débito a rondar os 1024KB/s em down e 80KB/s em up, outros terão bem menos.
Tenho colegas que têm contratado 8192/640 e uns fazem downloads/uploads à 980KBps/76KBps enquanto outros fazem downloads à apenas 300/54KBps, isso claro dependente da distância à central.
Acho que neste tipo de acesso, a média ando por volta dos 400KB/s em down, o que mostra claramente que só uma pequena parte da população francesa pode de facto ter débitos da ordem dos 8Mbit/s. Agora aquilo que eu sei e que constatei com os meus próprios olhos é que aqueles que conseguem 980KB/s em download têm sempre esta velocidade desde que os servidores aos quais acedem a suportam, qualquer que seja a localização dos servidores.
Reparem também que é difícil notar oscilhações de débito à esta velocidade, pois o conforto é tal que se acontecer nem nos damos de conta. Tipo qual a diferença entre fazer um download à 980KB/s ou 940KB/s ?


- Agora surgiu ADSL2 à 20MBit/s. Atenção, isto são débitos anunciados em ATM (basicamente, se não estou enganado, à semelhança de aquilo que se faz em Portugal). Ora na conversão para IP perdem-se cerca de 20% da banda => portanto os 20MBits anunciados são na prática 16MBit/s. Apenas tenho un único amigo que tem uma ligação desta (passei 1 semana e meia na casa dele este fim de ano que passou) e acreditam é mesmo uma coisa parva. Os downloads dele rondavam os 1900KB/s e os uploads atingiam 120KB/s (ele faz uploads mais rapidamente que eu faço downloads). Mais uma vez aqui, os débitos parecem constantes qualquer que seja a hora do dia.

- Já agora, aproveito também para informar que là, o serviço técnico dos ISP é uma autêntica maravilha. Eles têm de ganhar dinheiro em algum lado, e pelos vistos economizam ao máximo nos serviços de suporte ao cliente e suporte técnico. Tanto que os meus colegas, que agora estão super contentes com a sua ligação recordam que no ínicio nem tudo foi rosas: tipo já era descontado dinheiro da conta deles e tinham problemas (tipo a ligaçlão ia abaixo, desagragação ainda não tinha sido feita como previsto, etc) insuportáveis e frequentes tudo por causa de um prob num dos DSLAM do ISP e demoravam imenso tempo para resolver a situação, etc. Problemas desse género aínda acontecem com novos clientes. Tenho um colega, que neste momento tem acesso à 8Mbit mas está a espera há já 6 meses que o ISP lhe envia o novo modem para que ele possa usufruir da Televisão e telefonia via ADSL... Enfim isto tudo para dizer, que là, o ADSL quando funcionam é mesmo 100% espectacular, mas que também ocorrem problemas que demoram a ser resolvidos.

- Finalmente, devo referir que no que toca ao alto débito, teve apenas experiências com o ISP Free. Por isso não sei como se portam os outros, mas penso que deverão ser semelhantes em praticamente todos os aspectos (excepto no preço se calhar).

- Bem acabei de notar que não respondi bem a pergunta mais penso que isto texto será interessante para quem quer saber como estão as coisas in France.
 
Back
Topo