Fraude com cartão visa

sendas

Power Member
Viva

Fui alvo de fraude com o meu cartão visa (alguém fez comprar na Apple Store no valor de 5400€)
Já fui à polícia e avisei a banco.

Mas alguém sabe quais os procedimentos por parte da Apple ? Que tipo de informações eles fornecem para a investigação ? Gostava muito de saber e de apanhar esta personagem ![emoji35]

Thanks
 
Certamente não irás apanhar ninguém, pois deve ter sido alguém algures numa parte incerta do globo.

Digo isto dado pois os dados que referes tambem são poucos.
 
E achas que o meliante, se for PRO e não for burro, utiliza um IP que o possa identificar? Com endereços físicos o cenário é o mesmo.
Se for amador e estiver em Portugal, talvez o apanhem mas se for na Conchinchina...
 
A questão é, a compra é física ou em bens virtuais?

-Se física, então é rastrear o(s) bem(ns) mas envolvendo território estrangeiro só se tiver acordos para pelo menos reter os mesmos...

-Se virtual, será a Apple e as empresas que se tente anular as compras.
 
E achas que o meliante, se for PRO e não for burro, utiliza um IP que o possa identificar? Com endereços físicos o cenário é o mesmo.
Se for amador e estiver em Portugal, talvez o apanhem mas se for na Conchinchina...

Eu quando apresentei queixa na psp disseram-me que o processo ia andar lá anos...

Se o gajo usou uma vpn ou dados moveis (em q o ip está sempre a mudar ...) então n sei como o apanham .

E lembrei-me de outra coisa: tanto a dhl como a ups entregam a qualquer pessoa !! É extraordinário .... a minha vizinha já me ficou com um Mac q comprei há 3 anos, e eu não dei informações nesse sentido!

Ou seja, se a pessoa tiver mandado entregar numa morada com um nome fictício (imagina, colocar a morada só com o número da porta) e ele ficar à espera da carrinha da transportadora eles entregam se disser q é o fulano tal. NUNCA me pediram identificação ! E já fiz muitas compras pela dhl e ups..

A questão é, a compra é física ou em bens virtuais?

-Se física, então é rastrear o(s) bem(ns) mas envolvendo território estrangeiro só se tiver acordos para pelo menos reter os mesmos...

-Se virtual, será a Apple e as empresas que se tente anular as compras.

Pelo que me disseram no banco foi virtual

E achas que o meliante, se for PRO e não for burro, utiliza um IP que o possa identificar? Com endereços físicos o cenário é o mesmo.
Se for amador e estiver em Portugal, talvez o apanhem mas se for na Conchinchina...

Além disso duvido que a Apple forneça IPs sem uma ordem judicial... e não há nenhum departamento na polícia que trate destes casos, foi o que me disseram ...

enfim ...
 
Última edição pelo moderador:
Pelo que me disseram no banco foi virtual

Então só a Apple suponho é que pode colaborar na anulação da compra, neste caso, sendo intermediária com as empresas de forma a anularem os bens vendidos, suponho jogos que x upgrade dá ao jogador aquele bónus para subir de nível. Boa sorte.
 
Então só a Apple suponho é que pode colaborar na anulação da compra, neste caso, sendo intermediária com as empresas de forma a anularem os bens vendidos, suponho jogos que x upgrade dá ao jogador aquele bónus para subir de nível. Boa sorte.

Quem devolve o €€ é o banco, não a loja online. Foi o q me disseram qd falei com o banco ...
 
Quem devolve o €€ é o banco, não a loja online. Foi o q me disseram qd falei com o banco ...

Não entendeste o que quis dizer...
Obviamente que é o banco caso, e só se, tiver garantia que tenha retorno do lado de lá, neste caso Apple Store.

O que digo é que caberia à Apple Store apelar às empresas visadas para que retirem os tais items virtuais e possam devolver o dinheiro à Apple e a Apple a ti...

Agora, o banco sem ter acordos digamos assim com a Apple para fraudes, não vai dar-te 5000€... E sim, duvido que qualquer banco nacional tenha este tipo de acordos. O ideal é bloquear transacções tão elevadas, a partir de 500€ comigo não fazem nada.
 
Não entendeste o que quis dizer...
Obviamente que é o banco caso, e só se, tiver garantia que tenha retorno do lado de lá, neste caso Apple Store.

O que digo é que caberia à Apple Store apelar às empresas visadas para que retirem os tais items virtuais e possam devolver o dinheiro à Apple e a Apple a ti...

Agora, o banco sem ter acordos digamos assim com a Apple para fraudes, não vai dar-te 5000€... E sim, duvido que qualquer banco nacional tenha este tipo de acordos. O ideal é bloquear transacções tão elevadas, a partir de 500€ comigo não fazem nada.

Estás enganado, os bancos (a rede visa international) não faz acordos com as empresas. Há seguros para este tipo de situações.
 
@sendas, a fraude foi detectada antes do gatuno receber o que encomendou?

Já agora, a PJ tem a UNC3T - Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica. Se tem meios ou funciona, é outra história...
 
@sendas, a fraude foi detectada antes do gatuno receber o que encomendou?

Já agora, a PJ tem a UNC3T - Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica. Se tem meios ou funciona, é outra história...

Foi detectada no dia a seguir à encomenda porque por acaso eu fui ao site do banco. Eu sei dessa unidade, mas não está a funcionar ainda (tal como me informaram na PSP)

http://www.dn.pt/portugal/interior/...aqui-a-um-ano-estara-operacional-5485060.html
 
Com tantas alternativas que existem hoje:

Desde MBnet,paypal etc...Não percebo porque ainda usam os cartões reais na internet.E ainda por cima com acesso a valores de 5000€...

Eu cá no que toca a €€€€€ e porque este me custou muitíssimo a ganhar nem uso a internet para ter acesso à minha conta do banco.
 
Realmente usar mbnet pode ser chato de ter que fazer sempre o mesmo procedimento... Mas pelos vistos é o método mais seguro para não haver este tipo de fraude...
 
Back
Topo