Por isso perguntei, pois por vezes acontece onde menos esperamos.
À cerca de 6 meses numa rent-car pediram-me o cartão para depósito da caução, depois de passar a autorização o funcionário deu-me a entender que o sistema deles criava base de dados dos cartões, faziam a todos os clientes. Passei-me...obriguei o gajo a apagar no sistema e cancelar a operação e fiz a caução com dinheiro. Para apagar os dados no tal programa pus-me ao lado dele, e estava lá toda a informação. Agora pensa, funcionários que apenas ficam 15 dias o acesso que eles têm. Isto é apenas um exemplo, muitos mais existem. Claro que cancelei esse cartão no banco, pois fiquei logo desconfiado.
Pagamentos só com Pin, nunca ficar sem o cartão na nossa mão. Pois qualquer deslize e lá se foram os 3 números preciosos.
Trabalhei numa rent-a-car até 2007 e se os procedimentos se mantém iguais, o número do cartão é introduzido no início do aluguer para garantir o que for necessário, combustível, danos, franquias, etc, o que estiver planeado para ser feito.
Ao imprimir o contrato para o cliente, o número do cartão já se encontra "escondido", ou seja, se alguém entra no tal contrato, a única coisa que vai ver do cartão é "XXXX XXXX XXXX YYYY", sendo que os YYYY serão os únicos números visíveis. (Também se vê se o cartão é Visa, Mastercard, etc) Nesta fase, é pedida uma autorização ao plafond do cartão, ou seja, se têm um plafond de 2000€ e a autorização é de 500€, apesar de não ter sido feito nenhum débito, só terão disponíveis 1500€.
Quando o cliente devolve o carro e o contrato é encerrado, são feitos os débitos que sejam necessários nesse plafond, ou no caso de o valor final ser zero, é libertada a quantia bloqueada. Todos os dados do cartão (neste momento visíveis, só os últimos 4 dígitos) são eliminados do sistema após uns dias, dias esses que permitem ainda à rent-a-car aceder ao contrato e debitar multas por ex. Mas sempre sem ver os dados do cartão, ou seja, se a multa for superior ao valor disponível/restante na tal autorização inicial, chapéu, não há nada para ninguém e têm de vos mandar uma carta para casa para ver se pagam a multa.
Não há nenhuma base de dados com os números dos cartões. Se houvesse, tinha-me poupado muito trabalho, desde gajos que faziam porcaria com os carros, a empresa queria ir buscar o valor e só tínhamos os últimos 4 dígitos do cartão, ou seja, nada. Com a suposta base de dados, era uma maravilha, era só lá ir ver e debitar o que me apetecesse.
Resumindo, eu posso querer sacar os números dum cartão de crédito. Se não o fizer no início do aluguer, (e não através do sistema pq isso não me adianta nada) só escrevendo o número, tirando uma fotocopia ao cartão, uma foto, etc, senão nunca mais consigo saber o número do cartão.
Não é o sistema mais seguro do mundo obviamente, mas pelo menos na altura já eram feitas coisas para evitar que mentes iluminadas tentassem sacar esse tipo de dados.
Cancelaste o cartão, tudo bem, estás no teu direito claro, mas foste perder tempo com isso. E "obrigar" o gajo a apagar o número do sistema só serviu de alguma coisa se isso foi feito antes de imprimir o contrato, senão já tinha acontecido o que te expliquei em cima.