Fraude da AIRIS

wcrvieira

Power Member
Ora bem, odeio criar destes tópicos alarmistas e queixosos mas pode vir a ajudar muita gente.

Isto é assim, comprei faz 4 anos o meu primeiro portátil Airis na loja Sevenforma em Braga (agora já não vende PCs, só faz consultadoria a empresas).
Mandei-o 4 vezes em RMA. Primeiro porque a drive de DVD não vinha bem apertada, depois porque um dos parafusos que apertava a motherboard soltou-se (nunca bati com ele nem andava aos "saltos"), e duas vezes porque aquecia de mais...
Aos 2 anos e 2 meses o portátil frita. Vai em RMA e dizem-me ser da motherboard que avariou e queimou GPU também.
Deram-me 250€ pelo antigo na compra de um novo, e eu burro lá compro outro. Airis Praxis N1005.
Foi de RMA mais uma vez, para não fugir à regra, pois o encaixe do monitor estava muito desapertado.
Em Dezembro de 2008 no dia anterior a começar as férias de Natal avaria de vez. Motherboard frita outra vez. Nunca sobreaqueceu, não tinha pó nenhum nas ventoinhas...mais uma vez, do nada!

Foi para a loja, demoraram 15 dias para o enviar para Espanha.
Esta sexta recebo um mail a dizer que a motherboard não está na garantia (apenas tinha 1 ano de garantia) e para a consertar seriam 400€. Claramente digo que não. Dizem-me que tenho 7 dias para me decidir, e se o quiser de volta sem arranjo tenho de pagar 60€ pelo transporte.

Claro está que estou de momento ultrajado com esta vigarice. Procurei pela internet e afinal não sou caso único.
É coincidência a mais ser o mesmo problema das duas vezes e no segundo fazerem de tudo para não mo arranjarem.
Para piorar as coisas perdi muitos trabalhos no PC e agora estou sem carro para ir à loja, tenho de andar quase 1h a pé ou pagar 8€ de táxi.

Alguma ideia de como resolver este imbróglio pelo bem? Eu a reparação não pago, quero o PC arranjado, e não quero pagar os portes claro está!

Por isso, cuidado com a Airis meus amigos...
 
Última edição:
Se foi comprado em Portugal tens 2 anos de garantia em todo o material electrónico. Salvo erro a única excepção é a bateria que devido a ser um bem que se degrada com o tempo só precisam de dar 6 meses (embora ajam empresas a dar 1 ano).

Refere-os aos artigos das leis do consumidor, podes encontrá-los Lei Consumo e Garantias (84/2008) e a que rege o mesmo mas em contratos à distância (82/2008).

Qualquer problema extra podes pedir conselhos à Deco e pode-te ajudar em mais alguma coisa, pressão e tal. Em último caso acho que é a ASAE que trata legalemente estes casos.

Não te deixes ficar, força-os ao máximo a cumprir as Leis. Lembra-te que se eles demorarem mais de 30 dias na reparação, é teu direito pedir o reembolso do produto.

Edit: Já vi (e respondi) repetidas vezes a perguntas semelhantes. Talvez fosse boa ideia por um sticky com ligações para estas mesmas leis. Até porque mesmo no google não é imediato encontrá-las (especialmente a dos contratos à distância).
 
Última edição:
Outra possibilidade é dirigires-te a um centro de arbitragem (há um no porto, mas pode ser que encontres em Braga) e apresentares a tua situação. Não tens qualquer custo e tens um advogado à tua disposição que tenta resolver o problema. Quanto à DECO, podes sempre utilizar mas eles não têm qualquer poder, enquanto que o centro de arbitragem sempre tem algum (não muito porque o comerciante pode não querer submeter-se ao processo de arbitragem , mas sempre te podem aconselhar sobre o que podes fazer a seguir). Como diz o merlin3000, a não ser que tenhas comprado o computador em nome de uma empresa (os dois anos apenas se aplicam a consumidores finais e não a empresas...), tens dois anos de garantia para todos os componentes.
 
Última edição:
Antes de mais, lamento que tenhas tido tanto azar com o computador e espero que soluciones o problema rapidamente.

Posto isto, dizer que tenho um portátil Airis há quase 9 anos e, durante todo este tempo, problemas nem vê-los. É o meu computador de casa, chega a ficar ligado semanas a fio sem repouso e aguenta-se muito bem para as curvas.
 
Muito obrigado pelas respostas. Ajudaram bastante acreditem.

Tenho nas minhas mãos toda a correspondência entre o revendedor e a Airis onde estes últimos mencionam a Ley de Garantías en La Venta de Bienes de Consumo como nós temos cá. Eles dizem que a Garantia em España é assim (citando):

Garantia de dois anos conforme a Lei de Garantías onde indica que durante os 6 primeiros meses (AIRIS oferece um ano) é presuposto que qualquer avaria é derivada de defeito de fabricação. Salvo provas contrárias, entende-se a inexistência de faltas de conformidade. Durante o segundo ano somente são atendidas ao abrigo da garantia faltas de conformidade, por exemplo, que o produto pago tem características inferiores às que foram facturadas (facturado um disco de 80GB e entregue um disco de 60GB).

Dizem ainda que como o equipamento não está na garantia tenho de pagar os portes de envio, 60€.
De notar que o portátil foi enviado para o revendedor no dia 17/12/2008 e a AIRIS demorou em média 9 dias a responder aos e-mails do revendedor. O equipamento foi enviado entre o dia 31 de Dezembro e 3 de Janeiro.
Dia 8 mandaram-me um orçamento de 400€ para o arranjo que é a troca da motherboard, se o processador, memórias e disco não forem compatíveis terei de as trocar também, tudo com cargos claro, para mim. Dizem ainda que tenho um prazo de 7 dias para decidir, prazo esse acabado mandam o portátil para eu pagar os portes.

É claro que estou profundamente indignado. Acordei com o revendedor que agora quem trata disto sou eu e estou de momento a escrever-lhes uma carta em Espanhol e em Português para não virem alegar falta de tradutores (poupo-lhes o trabalho visto eu ser um) a avisar que quero o PC arranjado e a explicar na Lei deles, na nossa e na da UE que tenho 2 anos de garantia. Se não for arranjado no prazo limite farei queixa na DECO, ASAE e entrarei pela via legal.
Não vou ficar a perder 1000€ num portátil que é bastante bom para a idade que tem e que estava imaculado, nem 1 risco tinha, 100% desktop-replacer.
 
Se o portátil foi comprado em POrtugal por um revendedor deles, a legislação pela a garantia do mesmo se rege é a Portuguesa, argumentem eles o que argumentarem. Pode haver a possibilidade (mas julgo não ser o caso pelo que foi relatado) que o vendedor tenha ido a espanha comprar o computador e revendido em Portugal. Nesse caso julgo que se aplicaria a legislação espanhola. Se não foi este o caso, tens os 2 anos de garantia se não o tiveres comprado em nome de uma empresa (confirmável via NIF). Se entrares em contacto com o centro de arbitragem de consumo eles podem informar-te melhor. Se tiveres a certeza que de facto tens razão, podes aproveitar a carta para os informar que, caso o problema não se resolva de acordo com a legislação portuguesa (como parece ser o caso) vais expor o caso ao centro de arbitragem e dessa forma fazeres valer os teus direitos. Desta forma eles já sabem com o que podem contar. Se continuarem na mesma, coloca a queixa no tal centro de arbitragem que eles ajudam-te a resolver o assunto. Julgo que não tens quais quer custos com este processo.
 
Se o portátil foi comprado em POrtugal por um revendedor deles, a legislação pela a garantia do mesmo se rege é a Portuguesa, argumentem eles o que argumentarem. Pode haver a possibilidade (mas julgo não ser o caso pelo que foi relatado) que o vendedor tenha ido a espanha comprar o computador e revendido em Portugal. Nesse caso julgo que se aplicaria a legislação espanhola. Se não foi este o caso, tens os 2 anos de garantia se não o tiveres comprado em nome de uma empresa (confirmável via NIF). Se entrares em contacto com o centro de arbitragem de consumo eles podem informar-te melhor. Se tiveres a certeza que de facto tens razão, podes aproveitar a carta para os informar que, caso o problema não se resolva de acordo com a legislação portuguesa (como parece ser o caso) vais expor o caso ao centro de arbitragem e dessa forma fazeres valer os teus direitos. Desta forma eles já sabem com o que podem contar. Se continuarem na mesma, coloca a queixa no tal centro de arbitragem que eles ajudam-te a resolver o assunto. Julgo que não tens quais quer custos com este processo.

O revendedor a ti tem que dar os 2 anos de garantia que a lei exige, se ele não tem essa garantia da parte da empresa mae, já e problema dele.
 
Se o portátil foi comprado em POrtugal por um revendedor deles, a legislação pela a garantia do mesmo se rege é a Portuguesa, argumentem eles o que argumentarem. Pode haver a possibilidade (mas julgo não ser o caso pelo que foi relatado) que o vendedor tenha ido a espanha comprar o computador e revendido em Portugal. Nesse caso julgo que se aplicaria a legislação espanhola. Se não foi este o caso, tens os 2 anos de garantia se não o tiveres comprado em nome de uma empresa (confirmável via NIF). Se entrares em contacto com o centro de arbitragem de consumo eles podem informar-te melhor. Se tiveres a certeza que de facto tens razão, podes aproveitar a carta para os informar que, caso o problema não se resolva de acordo com a legislação portuguesa (como parece ser o caso) vais expor o caso ao centro de arbitragem e dessa forma fazeres valer os teus direitos. Desta forma eles já sabem com o que podem contar. Se continuarem na mesma, coloca a queixa no tal centro de arbitragem que eles ajudam-te a resolver o assunto. Julgo que não tens quais quer custos com este processo.

O revendedor a ti tem que dar os 2 anos de garantia que a lei exige, se ele não tem essa garantia da parte da empresa mae, já e problema dele.

Obrigado pelas respostas. Sim, já os avisei do centro de arbitragem.
O portátil foi comprado à AIRIS pelo revendedor que eu até tenho a factura disso. Mas, eu fui ver a legislação espanhola e é IGUAL à Portuguesa. Os 2 anos de garantia. Nesta carta já mencionei isso tudo... estou à espera de resposta.
 
Depois de confrontar a sra. encarregue do meu caso obtive resposta, até bastante mais rápido que pelo revendedor.
O meu portátil não está na garantia, porque imagine-se só, a garantia cessou a 30/06/2005! E o portátil foi comprado a 25/01/2007!
Dizem que o único componente que ainda tinha garantia na altura da compra era o barebone! >(

Eu tinha um portátil AIRIS que avariou 2 meses depois de acabar a garantia. Disseram-me que me davam 250€ por ele para peças e abatiam esse preço num portátil NOVO. Eu escolhi por catálogo esse mesmo portátil NOVO. Basicamente pelo que eles dizem, trocaram a peça avariada do antigo, deram-lhe 1 ano de garantia e eu paguei 1000€ por um portátil usado cujas peças já eram minhas! :005:
Fui vítima de uma fraude como nunca vi...! >(

Infelizmente não tenho nem tempo nem cabeça para resolver isto como deve ser, que é meter o advogado ao barulho, por isso vou-me limitar pela queixa na DECO, ASAE ou seja lá o que for.

Por isso meus amigos, muito cuidado com a AIRIS!
 
Back
Topo