1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Free Software Foundation em campanha contra o Vista

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por guxo, 20 de Dezembro de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 1312)

1. guxo

guxo Power Member

fonte: tek.sapo.pt
    blog: http://badvista.fsf.org/blog/launch-press-release
    o que me dizem?
    o vista é só alteração visual? pk?
    o vista vai se propagar mais rapidamente que todos os outros? pk?
    a bases da FSF têm fundamento? pk?

a minha opiniao:

Até ao momento, o Windows tem sido um trabalho desenvolvido com foco na qualidade do trabalho, na segurança e pouco no aspecto visual. Actualmente o aspecto visual do windows é também importante para o utilizador e como tal, a Microsoft decidiu apostar mais na UE (user experience) para este windows, não esquecendo das melhorias a fazer. Acessibilidade, Segurança e Design foram as 3 armas para a criação deste windows. Adaptação do windows ao utilizador também é uma possibilidade desta versão.
    Vai-se propagar mais rapidamente? Sim. Porque? A aposta no novo design, nas melhorias de acessibilidade e de segurança são a meu ver a principal razão da escolha por este sistema operativo.
    Seria seguro um mundo com sistemas 100% OpenSource? Não o considero. Nem seguro nem rentável.

o que me dizem?

2. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Não tendo experimentado nenhuma release do vista até hoje, não tenho dados suficientes para dizer se é só alteração visual ou não, no entanto acredito que este é capaz de se propagar mais rapidamente devido não só ao poder do marketing como a campanhas tipo esta

Se as afirmações da FSF têm fundamento? Sim e não :P

Sim, porque é sabido que o windows cria rotinas nos utilizadores e os habitua a clicar em "Sim", "Next" e "Ok" em todas as mensagens e em cada versão nova há cada vez menos escolha. No Vista, é só meter a serial e seleccionar a partição, no Xp lembro-me que ainda dava para escolher algumas configurações e no 98 escolhia-se os programas todos ou quase... E para além disto temos a conhecida controvérsia do DRM e como cada vez há menos liberdade quando estamos frente ao nosso pc e queremos usá-lo para ficheiros multimédia (algo presente em 99.9% dos desktops)

Não, porque não concordo com a abordagem escolhida pela FSF de "difamar o adversário". É algo que tipicamente as pessoas não levam a sério a menos que já tenham conhecimento nestas coisas e já tenham experimentado os dois mundos. E nesse grupo já temos muitos utilizadores de sistemas livres ;)

Mostrar a alguém um cd do Ubuntu é 200% mais eficaz do que mostrar um artigo da FSF a dizer como o windows é mau....

3. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Relativamente à primeira questão, não posso afirmar porque ainda não tive oportunidade de testar. Talvez faça um trial de 30 dias aproveitando o RTM para testar.

Quanto a opiniões formadas, a tendência está para confirmar a evolução e o prognóstico de sucesso do Vista. Primeiro porque estatisticamente grande maioria do público geral não conhece alternativas propriamente ditas. Segundo porque é Microsoft, e muita gente desse público, associa Microsoft a bom (tão semelhantemente como aqui há uns tempos Impressoras era = HP) - não querendo dizer que até não o seja. Terceiro, porque como já foi dito, houve um investimento no user interface e determinados alvos tornam-se mais fáceis de conquistar. Quarto e último, Pirataria. Senão deixo-vos a questão: Caso contrário, estaria o MS Windows como está neste momento (divulgação/ utilização/ rentabilizado)??

Sou um adepto (não incondicional) de OpenSource (software livre) no sentido que percebo as suas vantagens e politica estrutural, no entanto, não acredito que fosse. Mas agora que acho despropositado desembolsar valores absurdos para pagar um software isso acho. A meu ver, um sistema operativo deveria ser cobrado, mas a um valor mais baixo, e depois cobrar na assistência (tipo contratos anuais/ mensais), a quem o necessitasse.

Nem mais. Detesto esta forma de propaganda/ manifestação. Ninguém no seu perfeito juízo o faz. Faz-me lembrar aquela velha situação de criticar sem saber corrigir.

End of point: Só para não ficar uma ideia, que não uso windows. Claro que uso, e acho o OS bem desenvolvido. Mas dada a sua expensão e utilização a nivel mundial faz-me pensar que poderia estar muito melhor. Porque mais uma vez, o Software livre tem pontos melhores.
    Uso os dois mundos ;)

Cumprimentos
    |ferrari|

4. luikki

luikki Power Member

a campanha para "endeusar" o vista está muito bem montada....
    houve uma campanha semelhante com o win me, que foi a bela porcaria que se viu.....
    a ms pode ter muito mérito mas ainda hoje anda a corrigir bugs do "velinho" xp....será que não vai acontecer o mesmo com o vista?
    o facto de ser visualmente mais atractivo não quer dizer nada! a malta que "mete" botox fica mais bonita mas continua a ser a mesma coisa....
    e acrescento mais uma coisa: o enorme atraso com que o produto vai ser lançado não abona da capacidade nem da qualidade da microsoft....

5. guxo

guxo Power Member

achas mesmo que o pessoal fica mais bunito?? pode ser que sim.. mas nao sao todos LOLOL

neste ponto depende da forma de pensar.. se calhar de forma a garantir a qualidade do produto adiou-se o lançamento. é melhor adiar do que falhar.

6. TuxBoss

TuxBoss Power Member

7. xupetas

xupetas Banido

Desculpa discordar mas o windows nunca foi um produto apostado na qualidade, mas antes regido por timetables de lancamentos esteja pronto ou não.
    Em termos de segurança... não há mto a dizer... é windows em Trusted Computing que é uma coisa MESMO má.

Em relação a tua questão da propagação rápida... vamos a ver... trabalho em IT á 15 anos (comecei a trabalhar em 91) e ja trabalhei com tudo, deste Tru64 a Windows a HPUX e posso dizer que as modas passam, especialmente as modas que fazem gastar muito €€€.

Um exemplo rápido: Tenho máquinas de produção oracle que tem 4 GB de ram (HPUX 11i com 1 instancia de 9i) e voam.... sei que o IO é diferente... mas.... 4GB dão e sobram.... estás a ver onde quero ir com isto não estas?

E para finalizar... o mundo 100% opensource é rentável (as empresas ganham mais em suporte do que em venda directa de produtos), a única coisa que faz as pessoas não mudarem... é o medo de entrarem em algo que não conhecem (o dito factor balmer-avestruz).

Por isso experimenta, nem que seja durante 2 semanas e vais ver que se gostares de computação (aka tiveres o bichinho informático de experimentar coisas novas e preserverança de as pores a funcionar não vais querer outra coisa).

Para finalizar: acho que a FSF exagerou nesta resposta, mas francamente acho que o windows é um mau produto em termos informáticos. No entanto é o que é o mainstream e como tal temos que viver com ele. Mas existem outras e melhores alternativas. Isso é garantido!

Última edição: 21 de Dezembro de 2006
  8. zoidberg

zoidberg Folding Member

Não consigo concordar mais com o post do xupetas.
    mas tb, penso que quem trabalha em IT tenha mais noção do que os OS são em termos de produtividade / estabilidade.

Concordo a 100%, basta veres o filme pirates of silicon valley e conheceres outros SO para poder comparar.

faço das tuas , minhas palavras

9. Morto

Morto Power Member

é apenas mais 1 SO... com bonecos...

a FSF é apenas mais um organização....

e eu sou mais uma pessoa a perder tempo com esta treta.... bla bla bla

esqueci de perguntar.. o homem recebe por andar a fazer estas campanhas ? ou é mesmo open sorce tambem ?

10. crossroads

crossroads Power Member

Desculpem o offtpic

Fiquei com curiosidadde em saber mais desse factor mas não encontrei nada no google. Isso tem outro nome? (até tentei em inglês "ostrich" mas nada....)

11. xupetas

xupetas Banido

O Balmer andou a dizer que o Linux era mau, que era o demo, apenas pq não era seu.
    Logo muita gente faz o mesmo, como investiu em cursos windows apenas escolhe dizer que o linux ou wtv é mau, não por conhecimento mas apenas por escolha (ou seja enterram a tola na areia para se esconderem a ver se a coisa passa - a dita avestruz).

Partilhar esta Página