1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

FreeBSD

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por simaor, 2 de Junho de 2005. (Respostas: 7; Visualizações: 1290)

1. simaor

simaor Power Member

Saquei os cd's do freeBSD e estou tentado a instalar, mas não encontro muito sobre o sistema de instalação dele. Sabem se aquilo é facil de mexer nas partições e isso? (não quero perder os meus ricos ficheiros das outras partições.

2. hellaxe

hellaxe Power Member

Para experimentares podes fazer isso no VMWare e não perdes nada.
    Googla por vmware e vais ao site deles e sacas a versão 5 que é demo de 30 dias.
    Mas dá para experimentares.
    Metes lá isso e funciona como se fosse um pc autónomo. Mas não mexer nas partições fisicas do teu pc.

3. jaac

jaac Power Member

O freebsd é interessante.... a gestão de memória swap é muito boa... é pena o linux nesse aspecto nao ser tao bom, tens um microkernel o que conceptualmente e na prática é o melhor ( o hurd nunca mais está funcional...), o sistema de instalação é por pacotes (o emerge do gentoo é bsd based), se nao sabes trabalhar com linux entao instalar o *bsd vai ser penoso... começa pelo linux...

4. sapropel

sapropel Power Member

não soubeste da ultima? vão incluir uma versão beta do hurd com o duke nukem forever.

agora a sério, aquilo está a ser feito desde quando? 1990? ou antes até.. os gajos da GNU as vezes até fazem impressão.. fizeram o SO, usem o linux como kernel.. só pk é monolitica? quando as coisas não são como eles querem, parece que amuam. foi a mm coisa já com o portable.net.. já tinham começado o mono, para que outra implementação? é só mm para dizer que é deles.

hurd vai finalmente (por acaso acho que já não falta muito) sair e entretanto linux já amadureceu de tal maneira, que ngn quer o hurd pra nada.

quanto ao freebsd, realmente é um OS muito bom, mas experimenta primeiro com vmware.

Última edição: 2 de Junho de 2005
  5. jaac

jaac Power Member

O hurd ta condenado... a menos que eles arranjem alguma forma marada que conseguir converter os modulos do kernel de linux para o hurd... O linus podia ter ter feito a coisa um pouco melhor de origem...

6. simaor

simaor Power Member

Consegui instalar :) O que não consegui foi correr o X, dava-me um erro (fbdev nao estava instalado e ~mais umas coisas). Como tenho aqui o freesbie (um livecd que tb da para instalar, vou instalar, depois logo tento de novo).

Mas de tirando isso a instalação até nem é dificil (nao escolhi a custom, claro)

EDIT:
    Enfim, o X nem com o freeSBIE corre :\ só mesmo no live cd. Acho que é o mesmo erro. Não há nada tipo apt-get para o BSD?

Última edição: 3 de Junho de 2005
  7. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Boas.Tou a pensar sacar o FreeBSD 6.0, para instalar n1 Pentium com 72mb ram... com 1 wm como o icewm, ou o blaves.. valerá apena? tive a ver o pc-bsd e o desktopbsd mas so trazem kde, e isso está fora de questao...

8. falco

falco Power Member

Os objectivos técnicos a que o projecto GNU se propôs não são os mesmos que o Linus se propôs. O Linux é um kernel clone dos kerneis tipicos do Unix, enquanto que o HURD é um kernel de um sistema que GNU is NOT UNIX.

O objectivo do projecto .gnu não e criar uma implementação de .net, basearam-se no .net para criar uma framework que tem o objectivo de seguir outros objectivos que sirvam melhor o projecto GNU.

Os objectivos técnicos a que o HURD se propõe são diferentes do Linux, por isso quem quisér aquilo que o HURD oferece e o Linux não usará HURD certamente.
    A dificuldade do HURD é implementar um conjunto de serviços básicos, depois disso o seu desenvolvimento irá acelerar muito devido à sua arquitectura.

O HURD usa o device drivers do kernel Linux.

Partilhar esta Página