Freelancer e impostos

Boa tarde.

Estou a precisar de ajuda, acerca como irá funcionar um contrato que irei ter com uma consultora inglesa.. Vão-me fazer um contrato de 18 meses, mas trabalharei em Portugal para outra consultora num projecto cá.. a rate não será grande coisa.. 200eur/dia, mas trabalharei na minha cidade.

Como serão os impostos? Recibos verdes? Ou será taxação na inglaterra? Deixo isso com eles? Qual será a melhor forma de ter um maior rendimento líquido?

Criar uma empresa nas Seicheles?

Obrigado.

João.
 
A consultora inglesa contrata-me e coloca-me durante 18 meses num projecto de uma consultora portuguesa..

O que eles me propuseram foi:

"Probably best for you to open a Portuguese limited company or failing that I can referral you to an excellent umbrella company to minimise your tax payments."

Eu sei que os recibos verdes no primeiro ano de actividade, não pagam segurança social.. e eu tb pensei na possibilidade de criar a minha empresa numa offshore.
 
Estando tu a trabalhar em portugal, para uma empresa portuguesa, diria que tens de pagar impostos ao estado português.

Nesse caso, tens variadas formas, sendo a ideal no primeiro ano de trabalho os infames recibos verdes.

Pedes isenção de segurança social (tens direito por 1 ano) e apenas pagas IVA (apesar deste ser suportado pelo cliente final) após os 10.000€. Este valor serve de baliza também ara retenção de IRS.

É muito? Claro.
Eu neste momento pago 120€ de segurança Social (valor mínimo permitido, apesar de algumas excepções), 28% de IVA e mais ou menos 28% de IRS. Ora somando, fico com metade do que ganho... Justo? Claro que não. Mas não tens grandes formas de contornar. Uma Unipessoal obriga-te a teres contabilidade organizada (com custos mensais). Sociedade ainda pior.

No teu caso, pedes isenção por um ano de SS. Não pagas IVA nem retens IRS até atingires 10.000€ (obviamente no final do ano, na entrega da declaração, tens de pagar ao estado o IRS, mas isso todos temos).

No primeiro ano, nem custa muito... Depois é que é complicado.

PS. Vais ganhar 200€ por dia e dizes ser pouco? Ou terei percebido mal...
 
Iva?? O que tem o iva a ver com isto?

É um contrato de 18 meses com uma empresa inglesa, que tem um cliente português.. e vai-me colocar nesse cliente..

Não considero a rate de 200eur/dia nada de especial para um contrato tão curto.

Mas continuo sem perceber.. para ser mais simples, dos 200eur/dia, com quanto fico depois dos impostos?
 
Viva,

ele deu-te a pista toda, na inglaterra como freelancer juntas-te a uma empresa umbrella e consegues "enganar" o processo e pagar muito menos impostos, MAS, alguma coisa pagas à empresa.
200€/dia por acaso nao considero grande espiga para um freelancer, mas depende (claro) da area :)

e como disse o Hulahula e muito bem a partir de 10.000€ tens de pagar IVA, 200€/dia * 22 dias tas a fazer +/- 4000€/mes logo vais ultrapassar este patamar e vais ter de pagar IVA.

Nao sei se podias fazer retençao na fonte , ou pedir À empresa para te pagar tudo de uma só vez e por um acto unico (talvez nao seja muito facil esta parte).

Portanto, livraste da SS este ano (que sao 22% acho eu) mas vais pagar IVA que sao 23% do valor total que facturaste!

Aconselho-te no entanto a falares com um TOC ou alguem das finanças, porque se te inscreveres na inglaterra e receberes pela inglaterra és capaz de ter vantagens até porque a £ esta muito forte.

Abraço
J
 
Janos.

São 200eur/dia pq a empresa-cliente é portuguesa e o projecto no Porto.. e a empresa-cliente não paga mais do que isso.. mas como sou do Porto, até compensa.. consultor/programador ABAP.

23% de IVA, 25% IRS e 22% Segurança social.. isso é 70% para o estado! 140eur é para impostos e 60eur é para mim?

E sabes como funciona essa umbrella company?

E se eu criar uma empresa offshore?

João.
 
Umbrella company e' um conceito que nao creio existir em Portugal, e mesmo no UK e' mais utilizada apenas se nao quiseres ter a chatice de abrir uma limited company ou a rate for demasiado baixa que acabe por nao compensar abrir Limited (possivelmente com 200€ ate e' esse o caso).

O meu primeiro conselho e' certificares-te que recibos verdes sao possiveis de usar nesta situacao.

Se quiseres saber mais sobre limited/umbrella diz que terei todo o gosto em explicar, mas obviamente isso implica sempre ter morada oficial no uk assim como numero de seguranca social o que nao me parece que estejas interessado.

So para terminar e para te dar o meu exemplo porque tenho uma Limited em media ando pelos 23-25% impostos sobre o valor facturado. Isto em portugal e' completamente impossivel pelo que tens que avaliar bem o que te compensa.

Ja agora, quantos anos de experiencia tens em ABAP?
 
O que eles me propuseram foi:

"Probably best for you to open a Portuguese limited company or failing that I can referral you to an excellent umbrella company to minimise your tax payments."



Uma Portuguese limited company esta fora de hipotese.. continuaria a pagar 70% em imposto.. vou optar por uma umbrella company (será mais vantajosa uma limited em uk??) .. mas poderei tendo residência em Portugal?

Parece mais um beco sem saída.

João.
 
Boas,

pelo q percebo o teu contrato é com a consultora Inglesa, portanto recibos verdes esquece, mto menos com IVA.

para as opções inglesas, Umbrella ou Limited, tens de ter morada local e Nino https://www.gov.uk/apply-national-insurance-number

ou seja também não vai dar

opções portuguesas que por acaso também ando a ver porque estou numa situação parecida há tua

empresário em nome individual sem contabilidade organizada, há cabeça 30% é considerado despesas o resto é considerado para impostos, ou seja Seg. Social e IRS

As outras opçoes eu não entendi mto bem, ja pensei em abrir empresa com contabilidade organizada e depois declarar me como empregado a ganhar o minimo e meter tds as minhas despesas com factura pela empresa e se precisar de tirar de la dinheiro pagar me a mim proprio com Km, ja sei q tenho de pagar contabilista €150/200 mês, mas até agora nao achei opção + barata

eu vou acompanhar atentamente isto pq tb me interessa bastante.

Podes smp fugir aos impostos, os gajos nao tem a complexidade que nos temos a nivel fiscal

Ab,
 
Estás como eu.

Nos recibos verdes não se paga SS no 1o ano.. suponho como empresário isso já não sucede.. e não IRC?

Essa solução vai dar ao mesmo.. o escalão do IRS deve ser alto. . 40%.. mais os 22% de SS.. o estranho é eles sugerirem uma umbrella no uk, sabendo que resido em Portugal.

João
 
Epa,

se calhar eles sabem qq coisa que nos nao sabemos, nos nao tamos por dentro do sistema fiscal dele, eu nem do nosso qnt + lol
Empresas é 25%, mas repara so pagas sobre o lucro, recibos verdes pagas sobre tudo, tas a ver a diferença?
 
Deixa me ver se csg explicar melhor a minha ideia
tens €1000 a recibos verdes, tens smp de pagar Seg. Social e Irs (30% Ss e +-12% irs) = 42%

tens €1000 empresa pgas seg social sobre o minimo +-€30 irs n pagas, ou seja metade da guita ja ca canta pro resto, epa pagas te em Km , fazes tds os meses 1 folha de Km Lx-Porto e sacas o resto, epa tens o custo com contabilista é claro, mas €200 é 1 dia trabalho e é certamente menos do iras pagar em impostos de outra maneira
 
Nova informação da empresa no uk:
(SuppaDuppa.. será possivel falarmos ao telemóvel? Partilhamos o contacto numa mensagem privada).

"You will not have to pay 70% taxes you will pay around 30% and have 70% retention meaning you keep approx 70% of your money.
If you open a Portuguese ltd company the tax will be less I believe.
Don't worry. "

João.
 
E continuo a não entender, onde entram os recibos verdes, se tenho um contrato de 18 meses com uma empresa na inglaterra.

Muito confuso.

João.


Tu não podes ter contracto com a empresa, senão és considerado funcionário deles. Tu (como empresário individual) ou uma empresa gerida por ti poderá ter um contracto com a empresa Inglesa, o que é bastante diferente. Eles estão simplesmente a pagar-te por um serviço, para o qual tu, como prestador, tens de passar uma factura.

O que dificulta aqui é que eles não têm a minima noção de como funcionam estas questões em Portugal. É bastante simples aqui no UK abrir uma empresa (ltd) e começar a trabalhar como freelancer (contractor é o termos mais correcto e utilizado por aqui) ou incorporar uma umbrella já existente. Em 30 minutos online e está tudo tratado, e em termos fiscais é muito atractivo e duvido muito que essa empresa tenha noção que em Portugal é tudo bastante mais complicado (nem têm que saber).
 
Num outro forum, obtive a seguinte resposta sobre as offshores:

As long as you live in Portugal, there is probably no affordable solution to legally reduce your tax. This is because even if you form a company in the Cayman Islands or other tax haven, the company will in all likelihood still be classified as tax resident in Portugal. Grossly simplified, Portuguese tax authorities will decide that the Cayman Islands company is a Portuguese company for taxation purposes.
 
Boas,

aqui tambem abres 1 empresa online o problema é stickada de impostos q pagas, quando tu és um ENI és 1 empresa podes ter ou nao contabilidade organizada, mas és para todos os efeitos uma empresa, apesar do teu NIF se manter o mesmo em vez de ser criada uma outra entidade.

Tens outras alternativas, passas lhe um belo dum Word ou Excel em que descriminas os teus valores todos e os teus dados pessoais e nesse word tem de ter a palavra Invoice eles vao aceitar sem stress, depois a partir dai das duas uma ou abres actividade com recibos verdes e vais passando os recibos com o NIF deles e guardas para ti e no fim do ano pagas normalmente o teu IRS, vai ser 1 sticakada ou entao fazes um acto único no final do ano, envias para eles uma copia e tu pagas cá o teu IRS normalmente.

:-)

eu sinceramente tb n tou a ver como vou fazer...
 
Boas,

aqui tambem abres 1 empresa online o problema é stickada de impostos q pagas, quando tu és um ENI és 1 empresa podes ter ou nao contabilidade organizada, mas és para todos os efeitos uma empresa, apesar do teu NIF se manter o mesmo em vez de ser criada uma outra entidade.

Tens outras alternativas, passas lhe um belo dum Word ou Excel em que descriminas os teus valores todos e os teus dados pessoais e nesse word tem de ter a palavra Invoice eles vao aceitar sem stress, depois a partir dai das duas uma ou abres actividade com recibos verdes e vais passando os recibos com o NIF deles e guardas para ti e no fim do ano pagas normalmente o teu IRS, vai ser 1 sticakada ou entao fazes um acto único no final do ano, envias para eles uma copia e tu pagas cá o teu IRS normalmente.

:-)

eu sinceramente tb n tou a ver como vou fazer...

Tu disseste que não se pagava irs: "tens €1000 empresa pgas seg social sobre o minimo +-€30 irs n pagas.."

Se pago, qual a taxa? Existe forma de evitar?
Para não haver dúvidas, diz pf quais os impostos e percentagens no caso de uma empresa.. limitada ou em nome individual?

Obrigado.

João.
 
Back
Topo