Freelancing vs. Contrato

Isto "supostamente" é ilegal, e terás que mudar a tua morada fiscal para o estrangeiro, e ter lá um escritório...

Tenho já alguns amigos que trabalham para empresas estrangeiras, recebem os salários em contas de outros paises e têm como morada fiscal moradas desses mesmos países, isto para pagarem menos impostos.

Mas de qualquer forma é algo muito duvidoso, visto na pratica viverem cá...

Mas sim, trabalhar a recibos verdes em Portugal, apartir de 2013 vai ser insustentável... Ou se ganha mesmo muito dinheiro e está-se disposto a deixar 60% disso em impostos, ou então é trabalhar para não ter dinheiro nenhum ao fim do mês e no ano seguinte ainda ter que pagar impostos sobre os rendimentos que teve...
 
Isto "supostamente" é ilegal, e terás que mudar a tua morada fiscal para o estrangeiro, e ter lá um escritório...

Tenho já alguns amigos que trabalham para empresas estrangeiras, recebem os salários em contas de outros paises e têm como morada fiscal moradas desses mesmos países, isto para pagarem menos impostos.

Mas de qualquer forma é algo muito duvidoso, visto na pratica viverem cá...

Mas sim, trabalhar a recibos verdes em Portugal, apartir de 2013 vai ser insustentável... Ou se ganha mesmo muito dinheiro e está-se disposto a deixar 60% disso em impostos, ou então é trabalhar para não ter dinheiro nenhum ao fim do mês e no ano seguinte ainda ter que pagar impostos sobre os rendimentos que teve...

Isso da sede fiscal é das coisas mais fáceis de resolver...existem opções a nível de escritórios virtuais que o permitem sem grande dificuldade e sem grandes custos mensais. O problema é o que referiste. Para quem tem a infelicidade de estar realmente neste momento a recibos verdes, este aumento de impostos pode colocar em causa a viabilidade do seu pequeno negócio. Não se trata aqui de enriquecer ilicitamente, um freelancer dificilmente ficará rico no processo (mesmo que mude a morada fiscal para um paraíso fiscal). Trata-se simplesmente de sobreviver em grande parte dos casos.
 
Ilegal? Mas não foi o que o pingodoce fez?

Provavelmente será preciso pagar taxas altissimas para fazer isso.

Desculpem o desabafo, mas um dia devia escrever-se um livro ou um blog de todos estes podres das Camaras, Jotas, SS, etc porque cada vez acho mais que o pessoal não tem noção de quão mau isto é.

Já há. Não sei de nenhum de cabeça mas há. Acho que há a noção de como isto está, as pessoas estão a senti-lo na pele com o numero de desempregados a aumentar brutalmente por dia. Não podemos é fazer nada. Diz-se por ai que o estado é o maior empregador de falsos recibos verdes. Por ia se vê.

E isto nunca vai melhorar, cada vez a classe politica é pior, pior formada, menos sérios, interessados em fazer apenas política e menos fazer o correto, é cada vez mais um circulo fechado de amigos e com um desprezo enorme pelas pessoas normais
O parlamento é uma central de negócios, não uma central de governação do pais. O tribunal de contas fáz alertas mas não fáz nada, é uma festa.

A TSU só foi abaixo porque os empresários barafustaram. Não foi porque as pessoas barafustaram. Porque senão hoje tinhas a tsu a somar a tudo o que está no orçamento de estado.

O pcp tem falado nos recibos verdes mas nunca tem resposta.

O Gaspar pode ser muito bom a fazer contas, mas se fosse uma pessoa séria e com consciência já se tinha ido embora

É impressionante como a população vê-se mais representada pelos comentadores de televisão do que por qualquer partido.
 
Ilegal? Mas não foi o que o pingodoce fez?

Provavelmente será preciso pagar taxas altissimas para fazer isso.

Eles podem porque são grandes, o pequeno é que não pode não :D Sim, devem existir umas taxas jeitosas associadas a isto. Para o pingo doce pode compensar devido ao volume de negócios, para o freelancer, não faço ideia. É pena não existir por aqui ninguém ligado à área de gestão/contabilidade que nos possa esclarecer relativamente a isto.
 
Parece que é complicado tendo em conta que é preciso ter residência no pais em questão.

Tive a falar com uma pessoa que faz uns trabalho 3d para fora e parece que basta passar um recibo ou factura com a indicação do pais. Ao que parece para fora não se paga iva.
 
Não pagas IVA mas pagas a retenção à mesma, tens é que ser tu a pagar pois naturalmente o cliente está no estrangeiro.

Sobre o IVA, não o pagas (nem o cliente paga) mas tens que emitir uma declaração adicional quando fizeres o teu IVA.
Esta declaração contem todas a operações desta natureza processadas durante o período sobre o qual estas a fazer o IVA.

E é assim em Portugal, dificultar a vida a quem está a ir buscar dinheiro lá fora. Já pedires o RSI, deve ser bem mais simples :)
 
Uma dumb question...

Vocês no inicio, não tiveram receio ao começar? Tipo, eu dou-me perfeitamente no que toca aos projectos do meu curso... mas tou com receio se estou a me preparar para o que se encontra lá fora.

Eu sei que mais cedo ou mais tarde, vou dar esse passo... apenas queria saber se sou o único a passar por isso
 
Vocês no inicio, não tiveram receio ao começar? Tipo, eu dou-me perfeitamente no que toca aos projectos do meu curso... mas tou com receio se estou a me preparar para o que se encontra lá fora.

Eu sei que mais cedo ou mais tarde, vou dar esse passo... apenas queria saber se sou o único a passar por isso

No início? Ainda hoje sofro de receio sempre que lido com projectos novos :) Esse sentimento de insegurança é comum nas áreas criativas. É um stress sempre! São áreas que evoluem rapidamente, é cansativo e desgastante. Esquece o curso e assume que vais começar do 0 quando entrares no mercado de trabalho. É o melhor que fazes e assim ao menos já contas com o que te espera. Cá fora? Uma selva autêntica. Agora mais que nunca. É o salve-se quem puder, vale tudo. Mesmo para quem já tem alguns anos de experiência, tem de engolir muitos sapos e estar em constante evolução...é complicado, garantidamente :) Mas não tenhas receio, alguma coisa vai ser. Sabes aquele stress que tens quando vais fazer um exame importante? Quando tens como freelancer ou como colaborador numa agência um projecto que é "super mega importante" e com um prazo que simplesmente não pode ser falhado porque vai ser usado para qualquer coisa importante num dia especifico que não pode ser alterado, podes multiplicar isso por 100. Já cheguei a fazer 3 directas seguidas e a dormir duas horas nas noites seguintes durante mais de uma semana para entregar um trabalho dentro do prazo acordado. Portanto já dá para ter uma ideia. Fica-se velho depressa nesta área :D
 
Olá a todos! :cool:

Não poderia deixar de comentar este tópico que fornece indicações bastante úteis. Agradeço desde já ao michael c pelas dicas acerca dos gastos mensais para quem esta a pensar constituir empresa. Confesso que andava há uns tempos a pensar nisso e faltava-me essa informação actualizada para a minha análise de risco.

Em resposta à questão colocada inicialmente,

Pessoalmente sempre preferi o freelancing. Os prós e contras são fáceis de perceber:

Freelancer
vantagens: autonomia e escolher trabalhos/clientes;
desvantagens: pagam-se bastantes impostos, trabalho incerto, muitas horas de trabalho que podem ser mal remuneradas se não existir algum cuidado, trabalha-se um pouco isolado (agora com o co-working acaba por ser mais fácil para quem tem possibilidades e está num local onde exista esta opção).

Contrato
vantagens: mais estabilidade, menos impostos porque a entidade patronal paga uma das partes, trabalhas em equipa o que pode acabar por ser porreiro;
desvantagens: pouca autonomia, não se pode escolher os projectos em que se quer trabalhar, por vezes nesta área existem muitas horas extra que acabam por não ser pagas.

Enfim, depende um pouco da personalidade. Quanto a valores, os contratos nesta área são de baixo valor. Raro é aquele que com até 5 anos de experiência consegue ganhar mais de 1000€ numa função ligada ao design e comunicaçao. Como freelancer podes ganhar mais ou menos que isso. Mas como o fel frisou e bem, o nível de impostos é tão alto neste momento em Portugal para os trabalhadores independentes que tem de se analisar bem pois se se quiser ter alguma vida própria/perspectivas tem de se garantir uma facturação mensal minima, na minha opinião, à volta dos 1300€...menos que isso não se vai conseguir ser independente...

..concordo com as indicações dadas acerca das vantagens e desvantagens do trabalho freelancer/ contrato. Por uma questão de gestão prefiro o trabalho freelancer, pois considero-me uma pessoa bastante metódica e exigente comigo mesma. Se estipulo um horário cumpro-o à risca, gerindo bem a minha agenda.

Mas para vos enquadrar melhor acerca da minha situação: Tenho um trabalho normalíssimo a full-time e trabalho como a maior parte das pessoas, através de uma agência de trabalho temporário com contratos mensais. Estou na empresa há alguns anos mas vínculo directo com a empresa, não há. A qualquer momento podem enviar-me uma carta de rescisão com um pré-aviso de 15 dias e o meu pão sobre a mesa vai às urtigas. Precariedade à parte.. Sou também freelancer, nas horas vagas. Faço rádio e produção de conteúdos para os mais diversos fins e participo também noutras produções artísticas, anúncios publicitários e afins.. Portfólio tenho, LinkedIn e Twitter também e tenho uma atitude bastante pró-activa. Tenho anúncios publicados em plataformas de anúncios online. Faço prospecção de mercado e muitas vezes apresento os meus serviços com exemplos válidos do meu trabalho. Também já fiz trabalhos através das plataformas freelancer. Já consegui um ou outro trabalho por essa via, no entanto há poucos trabalhos para a àrea de voz e por vezes os que aparecem são mal pagos. Freelancer.com, alguém utiliza? Sinceramente a minha opinião não é das melhores acerca dessa plataforma. Vejo um monte de anúncios com resmas de candidatos numa espécie de competitividade para ver quem faz melhor um trabalho a um custo mais reduzido. E depois, os anúncios expiram e na maior parte das vezes ninguém dá feedback sobre a proposta e amostras enviadas. Sem contar que para a área de produção de conteúdos e traduções, o que oferecem é tão pouco que quase tem que se pagar para trabalhar.. Ofertas de trabalho em regime de voluntariado, essas sim aparecem muito e já faço alguns trabalhos desse tipo, mas uma artista também tem que comer e tem contas para pagar.

Conclusão: Mantenho o trabalho a full-time, porque o que ganho como freelancer não dá para sobreviver.

E vocês, qual a vossa forma de auto promoção? Usam as redes sociais, portfólio? LinkedIn, alguém usa? E já tiveram propostas de trabalho por essas vias?
 
Olá a todos! :cool:

Não poderia deixar de comentar este tópico que fornece indicações bastante úteis. Agradeço desde já ao michael c pelas dicas acerca dos gastos mensais para quem esta a pensar constituir empresa. Confesso que andava há uns tempos a pensar nisso e faltava-me essa informação actualizada para a minha análise de risco.

Em resposta à questão colocada inicialmente,



..concordo com as indicações dadas acerca das vantagens e desvantagens do trabalho freelancer/ contrato. Por uma questão de gestão prefiro o trabalho freelancer, pois considero-me uma pessoa bastante metódica e exigente comigo mesma. Se estipulo um horário cumpro-o à risca, gerindo bem a minha agenda.

Mas para vos enquadrar melhor acerca da minha situação: Tenho um trabalho normalíssimo a full-time e trabalho como a maior parte das pessoas, através de uma agência de trabalho temporário com contratos mensais. Estou na empresa há alguns anos mas vínculo directo com a empresa, não há. A qualquer momento podem enviar-me uma carta de rescisão com um pré-aviso de 15 dias e o meu pão sobre a mesa vai às urtigas. Precariedade à parte.. Sou também freelancer, nas horas vagas. Faço rádio e produção de conteúdos para os mais diversos fins e participo também noutras produções artísticas, anúncios publicitários e afins.. Portfólio tenho, LinkedIn e Twitter também e tenho uma atitude bastante pró-activa. Tenho anúncios publicados em plataformas de anúncios online. Faço prospecção de mercado e muitas vezes apresento os meus serviços com exemplos válidos do meu trabalho. Também já fiz trabalhos através das plataformas freelancer. Já consegui um ou outro trabalho por essa via, no entanto há poucos trabalhos para a àrea de voz e por vezes os que aparecem são mal pagos. Freelancer.com, alguém utiliza? Sinceramente a minha opinião não é das melhores acerca dessa plataforma. Vejo um monte de anúncios com resmas de candidatos numa espécie de competitividade para ver quem faz melhor um trabalho a um custo mais reduzido. E depois, os anúncios expiram e na maior parte das vezes ninguém dá feedback sobre a proposta e amostras enviadas. Sem contar que para a área de produção de conteúdos e traduções, o que oferecem é tão pouco que quase tem que se pagar para trabalhar.. Ofertas de trabalho em regime de voluntariado, essas sim aparecem muito e já faço alguns trabalhos desse tipo, mas uma artista também tem que comer e tem contas para pagar.

Conclusão: Mantenho o trabalho a full-time, porque o que ganho como freelancer não dá para sobreviver.

E vocês, qual a vossa forma de auto promoção? Usam as redes sociais, portfólio? LinkedIn, alguém usa? E já tiveram propostas de trabalho por essas vias?

Olá Philomenaah,

Não respondendo à tua questão, algo que farei quando tiver com mais disponibilidade, mas tentando perceber melhor o que fazes. Pelo que entendi fazes voz-off em português e inglês, será isso? Se sim, se for possível, envia-me alguns trabalhos teus por PM e também os teus contactos pois por vezes tenho alguns projectos em que tenho de recorrer a voz-off e embora já tenha alguns contactos a esse nível, é sempre bom alargar a "carteira" de vozes por forma a ter alternativas. Obrigado.
 
Olá Philomenaah,

Não respondendo à tua questão, algo que farei quando tiver com mais disponibilidade, mas tentando perceber melhor o que fazes. Pelo que entendi fazes voz-off em português e inglês, será isso? Se sim, se for possível, envia-me alguns trabalhos teus por PM e também os teus contactos pois por vezes tenho alguns projectos em que tenho de recorrer a voz-off e embora já tenha alguns contactos a esse nível, é sempre bom alargar a "carteira" de vozes por forma a ter alternativas. Obrigado.

Olá,

Grata pela amabilidade e simpatia.
Já enviei.

Obrigada.
 
Back
Topo