1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Freenas - possivel aceder pela internet ?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Dkid, 1 de Setembro de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 3172)

1. Dkid

Dkid Power Member

Boas,

Acabei de dar uso ao meu computador, com o freenas, tenho acesso localmente, tá tudo bem.

Mas agora gostava de partilhar o servidor para que se estivesse fora de casa o conseguir aceder na mesma, como o faço, se é que é possivel ?

Cumps

2. esquiso

esquiso Power Member

3. tangram

tangram Power Member

Dá uma olhada na wiki oficial, nomeadamente na parte de serviços.

Podes aceder remotamente por ssh e disponibilizar um ftp. Nota que no caso de teres IP dinâmico, convém teres um serviço como DynDNS configurado.

4. Dkid

Dkid Power Member

Boas, obrigado pela resposta, ainda tive aqui a bater com a cabeça na parede, mas tá lindo :D

Obrigado

5. Dkid

Dkid Power Member

Fogo...

Arranjei + 1 disco, instalei, fiz tudo certinho...
    Mas agora se quero aceder ao Freenas fora da LAN... por ftp, nao consigo.... so com ip local

Que dores de cabeça... Alguém me pode ajudar ?

Ps: eu li o tutorial, mas não é de grande ajuda, uma vez que nao consigo conectar-me ao servidor ftp fora da rede local

6. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Se consegues local e nao consegues remoto, suponho que tenhas feito port-forward no router e que o serviço tipo dyndns esteja bem configurado?
    (e testando claro, fora de rede)

7. Dkid

Dkid Power Member

Boas,

Não me esqueci desse promenor, eu tenho ip estático....

Já apaguei o servidor e voltei a por tudo como estava (penso eu) e continua a nao dar pelo ip...

8. APLinhares

Staff Member

Parece estar bem.
    Consegues outros serviços além do ftp fora da rede ?

9. Dkid

Dkid Power Member

Consigo, e se fizer ftp://192.168.1.250 (endereço local) aparece-me o login e seguidamente os dados que meti!
    O estranho é que ontem estava tudo bem, mas depois aconteceu alguma coisa que deixou de dar resposta...

supostamente eu faço ftp://ip-estático e daria, o que não acontece, vou postar aqui o webgui para se ver se fiz alguma coisa (ou senao fiz ) que esteja a prejudicar

cumps

10. Dkid

Dkid Power Member

...
    "Surpreendentemente" decidi testar no browser do google e para minha surpresa deu....

No firefox estava a tentar fazer login e ele dá-me erro "500 unknow command"

Mas se no outro browser dá.. é pk ta tudo ok... certo ?

Cumps e obrigado pelo tempo que dispuses-te

11. APLinhares

Staff Member

Se dá esse erro, ja tens acesso ao ftp :)
    Se o erro continuar, ve se não é isto.

Última edição: 2 de Setembro de 2008
  12. Dkid

Dkid Power Member

Pelo que me parece, esse utilizador teve os mesmos erros que eu, pelo que sei o freenas, se tiver uma firewall, está configurada de origem, logo axo que não deve ser esse o meu problema.

A mim parece-me mais um problema com o firefox e os dados armazenados, aka username e password.

Penso que o que tratava no post era isto (axo):

Partilhar esta Página