Freepbx Vodafone.

bassopt

Power Member
Boas.

alguém por acaso podo partilhar as confirmações SIP trunk da Vodafone para o freepbx ?

consego receber chamadas mas fazer não... recebo um erro 503 e uma msg a dizer que t-das as linhas estão ocupadas.
Obrigado
 
Depois de correr meia internet e de mil tentativas finalmente consegui por o freepbx a funcionar com o VOIP da vodafone.

A quem interessar aqui ficam as configurações
OUTBOUND
type=peer
disallow=all
nat=yes
host=ims.vodafone.pt
fromdomain=ims.vodafone.pt
;outboundproxy=proxythomson.ims.vodafone.pt (atenção que a ; é mesmo de propósito e foi este pormenor que fez toda a diferença)
insecure=port,invite
qualify=250
username=+351XXXXXXXXX
fromuser=+351XXXXXXXXX
auth=+351XXXXXXXXX
secret="acesss id" (ir a acesso.vodafone.pt. Não esquecer de tirar as "")
canreinvite=yes
allow=ulaw,alaw
directmedia=yes
context=from-trunk

INBOUND

Register String : +351XXXXXXXXX:"access id"@ims.vodafone.pt/+351XXXXXXXX

Divirtam-se
 
Boas,
Depois de correr meia internet e de mil tentativas finalmente consegui por o freepbx a funcionar com o VOIP da vodafone.

A quem interessar aqui ficam as configurações
OUTBOUND
type=peer
disallow=all
nat=yes
host=ims.vodafone.pt
fromdomain=ims.vodafone.pt
;outboundproxy=proxythomson.ims.vodafone.pt (atenção que a ; é mesmo de propósito e foi este pormenor que fez toda a diferença)
insecure=port,invite
qualify=250
username=+351XXXXXXXXX
fromuser=+351XXXXXXXXX
auth=+351XXXXXXXXX
secret="acesss id" (ir a acesso.vodafone.pt. Não esquecer de tirar as "")
canreinvite=yes
allow=ulaw,alaw
directmedia=yes
context=from-trunk

INBOUND

Register String : +351XXXXXXXXX:"access id"@ims.vodafone.pt/+351XXXXXXXX

Divirtam-se

Boas,
Para configurar o freepbx, tiveste que coloca-lo com uma perna na vlan de voip?
 
Boas,


Boas,
Para configurar o freepbx, tiveste que coloca-lo com uma perna na vlan de voip?


Não. No freepbx nao toquei em nada que tenha a ver com vlans até porque o tenho a correr numa máquina virtual no proxmox. As vlans ( não só a do Voip como as de iptv e Internet) estão todas configuradas no router ( no meu caso pfsense) e é só deixar o router fazer o seu trabalho... de router.
 
Não. No freepbx nao toquei em nada que tenha a ver com vlans até porque o tenho a correr numa máquina virtual no proxmox. As vlans ( não só a do Voip como as de iptv e Internet) estão todas configuradas no router ( no meu caso pfsense) e é só deixar o router fazer o seu trabalho... de router.
Já vi que tens um setup muito identico ao meu ;)
A minha pergunta, vem no sentido de que, na vlan de internet não consigo fazer o register do trunk sip em ims.vodafone.pt. A minha dúvida é se o registry do sip teria que ser feito na vlan de voip, ou se tens routing para o o ims.vodafone.pt sair pela vlan de voip.

Thanks
 
Já vi que tens um setup muito identico ao meu ;)
A minha pergunta, vem no sentido de que, na vlan de internet não consigo fazer o register do trunk sip em ims.vodafone.pt. A minha dúvida é se o registry do sip teria que ser feito na vlan de voip, ou se tens routing para o o ims.vodafone.pt sair pela vlan de voip.

Thanks
É normal pela internet não conseguires registo em ims.Vodafone.pt visto endereço não ser público. Naturalmente que o registo tem de ser feito pela vlan do VOIP . No entanto Se tiveres a vlan 101 configurada como deve de ser ( com ip e respectivos endereços de DNS atribuídos) se tentares fazer Ping ao endereço tanto da box pfsense como de qualquer ponto da tua rede interna devias obter resposta. Vê lá se não tens para regras de firewall estranhas a não permitir acesso as vlans
 
É normal pela internet não conseguires registo em ims.Vodafone.pt visto endereço não ser público. Naturalmente que o registo tem de ser feito pela vlan do VOIP . No entanto Se tiveres a vlan 101 configurada como deve de ser ( com ip e respectivos endereços de DNS atribuídos) se tentares fazer Ping ao endereço tanto da box pfsense como de qualquer ponto da tua rede interna devias obter resposta. Vê lá se não tens para regras de firewall estranhas a não permitir acesso as vlans
Parece-me que do ponto de vista das vlans está tudo bem configurado...
Neste momento, para fazer uns testes, criei uma bridge entre a a wan da vlan de voip e a lan de voip (local). Consigo ter DHCP vindo da vodafone e tudo mais, no entanto, não consigo pingar nada... Em termos de FW e para debug tenho um allow any any em IPv4.
Consegues-me confirmar que o GW da vlan de voip é o 10.192.128.1 ?
 
Viva. No meu o gateway é 10.7.0.1 mas é possível que haja mais dependendo da zona do país. Eu não fiz bridge nenhuma. Limitei-me a configurar preepbx na lan local até porque o pbx precisa de acesso à internet para actualizações instalar módulos etc....coisa que a rede voip e iptv da Vodafone naomtêm.

edit.
Tenho as vlans configuradas assim :

FA11504-B-28-EC-4-DE7-AF82-5-C6-A0-DB20006.jpg
 
Boas, consegui criar um FreePBX numa VM cá em casa e tenho configurado o trunk da VDF como saída. O problema é que eu consigo fazer chamas, mas por vezes quando recebo chamadas, quem "ganha" ainda é o Smart Router 2.0.

Alguém sabe se o SR2.0 tenta registar-se de X em X tempo roubando o direito a receber chamadas do FreePBX? Ou é preciso uma setting no SR2.0 para ir de X em X tempo re-registar-se. Será que o SAC da Vodafone permite o pedido de manter a linha provisionada mas não empurrar a configuração VoIP para o Smart Router 2.0?

Obrigado meus caros
 
Boas, consegui criar um FreePBX numa VM cá em casa e tenho configurado o trunk da VDF como saída. O problema é que eu consigo fazer chamas, mas por vezes quando recebo chamadas, quem "ganha" ainda é o Smart Router 2.0.

Alguém sabe se o SR2.0 tenta registar-se de X em X tempo roubando o direito a receber chamadas do FreePBX? Ou é preciso uma setting no SR2.0 para ir de X em X tempo re-registar-se. Será que o SAC da Vodafone permite o pedido de manter a linha provisionada mas não empurrar a configuração VoIP para o Smart Router 2.0?

Obrigado meus caros
Com o smart router activo vai sempre ser assim ! a cada 3600 secundos ele volta enviar um registo do telefone. Quase de certeza que também deixas de receber no freepbx só que não das por isso... a não ser que envie o registo de entrada o que duvido… Há sempre a possibilidade de diminuir os tempos de registo no freepbx mas provavelmente a VDF acaba por bloquear temporariamente o número Por excesso de tentativas de provisionamento. Isso aconteceu-me quando andei testar o freepbx e 3cx quase em simultâneo em máquinas virtuais

já agora … tens a register string bem configurada no freepbx? Estás a usar chan_sip ou pjsip? Eu ultimamente usava pjsip e era muito mais estável!
 
Com o smart router activo vai sempre ser assim ! a cada 3600 secundos ele volta enviar um registo do telefone. Quase de certeza que também deixas de receber no freepbx só que não das por isso... a não ser que envie o registo de entrada o que duvido… Há sempre a possibilidade de diminuir os tempos de registo no freepbx mas provavelmente a VDF acaba por bloquear temporariamente o número Por excesso de tentativas de provisionamento. Isso aconteceu-me quando andei testar o freepbx e 3cx quase em simultâneo em máquinas virtuais

já agora … tens a register string bem configurada no freepbx? Estás a usar chan_sip ou pjsip? Eu ultimamente usava pjsip e era muito mais estável!
oi, estou a usar o pjsip. Eu nao queria diminuir o tempo, o que queria era tentar sincronizar com o SR 2.0 ou seja enviar o registo do FreePBX tipo 1 min depois do SR e jogar o jogo do gato e do rato. Visto que parece ser a única opção, ia reiniciar o SR. esperar pelo registo e depois fazer enable do trunk no FreePBX e andar assim, verdade seja dita, não uso assim tanto a linha fixa. É mais para brincar e aprender. Mas devia dar para fazer o pedido à VDF para que o meu SR 2.0 não tivesse o perfil de se ligar ao SIP.
 
oi, estou a usar o pjsip. Eu nao queria diminuir o tempo, o que queria era tentar sincronizar com o SR 2.0 ou seja enviar o registo do FreePBX tipo 1 min depois do SR e jogar o jogo do gato e do rato. Visto que parece ser a única opção, ia reiniciar o SR. esperar pelo registo e depois fazer enable do trunk no FreePBX e andar assim, verdade seja dita, não uso assim tanto a linha fixa. É mais para brincar e aprender. Mas devia dar para fazer o pedido à VDF para que o meu SR 2.0 não tivesse o perfil de se ligar ao SIP.
Isso de sincronizar vai ser quase impossível…basta Por exemplo haver um interrupção do serviço e já foi. Quanto a desligar eles fazem isso em contratos empresariais, até inclusiva têm ( ou tinham ) um servico de centrais telefónicas remotas semelhantes ao freepbx. Em contratos particulares estaras sempre limitado. Aliás já teres acesso aos parâmetros é uma sorte porque houve malta que de se deu ao trabalho de capaturar e analisar trafego e descobrir os mesmos...

Isto em Portugal é tudo uma patetice e o regulador um bando de initeis. Vais a espanha por exemplo ou a Alemanha e todos os all in one e routers das operadoras têm tudo ali a vista. Desde a password da fibra as definições de voip está lá tudo a vista. Usae equipamentos próprios é normal em todo o lado … menos em Portugal… enfim !
 
A Vodafone não deixa ter um ONT puro?

Eu tenho o meu pfSense a bombar forte, WLAN pelos meus TPLink Deco, o FreePBX a gerir o VoIP, a box mandava-a à fava rapido e punha uma das minhas com a app da VDF nem precisava de passar as VLANs do IPTV. Era tão mais simples, mas eles trancam tudo para poupar no SAC e obrigar os aparelhos a estarem sempre direitinhos e não terem que aturar os entusiastas que andam a olhar "onde não devem". Eu até dou de borla que só dessem apoio ao cliente até ao ONT e o resto era connosco. E pronto, se eles tiverem a rede bem configurada, não dá para fugir ao que eles deixarem no server side. Enfim
 
A Vodafone não deixa ter um ONT puro?

Eu tenho o meu pfSense a bombar forte, WLAN pelos meus TPLink Deco, o FreePBX a gerir o VoIP, a box mandava-a à fava rapido e punha uma das minhas com a app da VDF nem precisava de passar as VLANs do IPTV. Era tão mais simples, mas eles trancam tudo para poupar no SAC e obrigar os aparelhos a estarem sempre direitinhos e não terem que aturar os entusiastas que andam a olhar "onde não devem". Eu até dou de borla que só dessem apoio ao cliente até ao ONT e o resto era connosco. E pronto, se eles tiverem a rede bem configurada, não dá para fugir ao que eles deixarem no server side. Enfim
A Vodafone Deixa nas instalações antigas e de forma não oficial. Eu tive um ont meu a funcionar durante quase 2 anos , também com pfsense e dois access points da UNIFI, mas porque consegui arranjar a credencial por portas e travessas. Ainda assim das 3 operadoras é a mais facil…
 
A Vodafone Deixa nas instalações antigas e de forma não oficial. Eu tive um ont meu a funcionar durante quase 2 anos , também com pfsense e dois access points da UNIFI, mas porque consegui arranjar a credencial por portas e travessas. Ainda assim das 3 operadoras é a mais facil…

Pois pah, o entusiasta tá sempre capado em PT :/
Nada contra quem quer a rede mais simples do mercado e tudo tratado pela operadora, mas o entusiasta gosta de mexer e brincar e partir e arranjar. Já a NOS matou o NOS Telefone qualquer dia os entusiastas têm que se juntar e fazer o próprio ISP :P
 
Não haverá um provider que faça uma linha voip dedicada baratinha?
Assim punha a VDF com um numero qualquer e portava o meu numero 21 para o novo provider...
 
Não haverá um provider que faça uma linha voip dedicada baratinha?
Assim punha a VDF com um numero qualquer e portava o meu numero 21 para o novo provider...
Que eu saiba não há nenhum serviço de VOIP que suporte números regionais, então a preços baratos ainda menos. A dificuldade / segredo no acesso aos dados de configuração deve-se precisamente por isso… por serem numeros regionais! Senão qualquer um pregava num numero 21 que pertence a Lisboa e abria um escritório em Braga, por exemplo. Esta noção de números regionais em 2022 é um idiotice uma vez que já há quase 30 anos deixou de existir tarifas diferenciadas entre indicativos/regiões. Enfim.... culpem o regulador que mantém estas regras patéticas!
 
Que eu saiba não há nenhum serviço de VOIP que suporte números regionais, então a preços baratos ainda menos. A dificuldade / segredo no acesso aos dados de configuração deve-se precisamente por isso… por serem numeros regionais! Senão qualquer um pregava num numero 21 que pertence a Lisboa e abria um escritório em Braga, por exemplo. Esta noção de números regionais em 2022 é um idiotice uma vez que já há quase 30 anos deixou de existir tarifas diferenciadas entre indicativos/regiões. Enfim.... culpem o regulador que mantém estas regras patéticas!

Mas é possível usar um número 22 pertence ao Porto em Albufeira, fiz isso muitas vezes, e não só Albufeira, também em Vila Nova de Paiva, Espinho e outras cidades.
Bastava ter internet no telemóvel.

E quem diz 22, diz outros números começados por 2 fixos de nossas casas.
Para tal, usei um software no computador Windows, que me mostrava a password do número de casa fixo 22 no Router Technicolor associado ao serviço fixo de casa por voip da Meo Fibra.
Depois bastava colocar os dados número fixo + password numa APP no smartphone que permita fazer chamadas voip e configurar os servidores sapo e as portas e começar a fazer e receber chamadas no telemóvel com o número fixo de casa 22 em qualquer parte de Portugal 😋
Isso está na internet a explicar.

🙂😎
 
Mas é possível usar um número 22 pertence ao Porto em Albufeira, fiz isso muitas vezes, e não só Albufeira, também em Vila Nova de Paiva, Espinho e outras cidades.
Bastava ter internet no telemóvel.

E quem diz 22, diz outros números começados por 2 fixos de nossas casas.
Para tal, usei um software no computador Windows, que me mostrava a password do número de casa fixo 22 no Router Technicolor associado ao serviço fixo de casa por voip da Meo Fibra.
Depois bastava colocar os dados número fixo + password numa APP no smartphone que permita fazer chamadas voip e configurar os servidores sapo e as portas e começar a fazer e receber chamadas no telemóvel com o número fixo de casa 22 em qualquer parte de Portugal 😋
Isso está na internet a explicar.

🙂😎
Possível é.. de forma oficial não. Aliás se eles detectarem isso podem rescindir unilateralmente o contrato por incumprimento de regras contratuais etc, ficando sujeito a multas e afins.
 
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