FreeSync - Concorrente do G-sync da Nvidia apresentado na CES pela AMD

LG 38UC99 review @TFTCentral

v6sp4z.png



Mais modelos anunciados:

Samsung C24FG70 and C27FG70 curved 144Hz VA monitors with FreeSync

The Samsung C24FG70 (C24FG70FQ alternative designation) and C27FG70 (C27FG70FQ alternative designation) are new 23.5” and 27″ members of the CFG70 series, boasting curved 144Hz VA panels. The curve is relatively steep at 1800R
...
with a 1920 x 1080 (Full HD) resolution, 144Hz refresh rate and support for Adaptive-Sync (and hence AMD FreeSync on compatible GPUs). The variable refresh rate range is currently unknown but we expect it to be 48 – 144Hz. A 3000:1 static contrast is supported, 178°/178° viewing angles are specified and a light matte screen surface is employed. 8-bit colour is supported, likely without dithering.
https://pcmonitors.info/samsung/samsung-c24fg70-144hz-curved-va-monitor-with-freesync/
 
Esse 38UC99 é engraçado, mas nada mesmo virado a gaming, realmente é estranho ver freesync num monitor que não é desenhado com gaming em mente. Suponho que seja barato de se incluir de qualquer forma. Mas o input lag não engana. Pena o overshoot, ao menos não parece notar-se muito. Still, para quem não for demasiado exigente, funciona.

Agora, realmente a Samsung está a apostar tudo nos VA's. 144Hz em VA? Not bad. Agora a reivindicação de 1ms é que me parece um exagero, cheira-me a marketing.
 
Ressuscitar isto, acho que coloquei isto algures, não me recordo.

HDMI Specification 2.1 feature highlights include:
....

  • Enhanced refresh rate features ensure an added level of smooth and seamless motion and transitions for gaming, movies and video. They include:
    • Variable Refresh Rate (VRR) reduces or eliminates lag, stutter and frame tearing for more fluid and better detailed gameplay.
    • Quick Media Switching (QMS) for movies and video eliminates the delay that can result in blank screens before content is displayed.
    • Quick Frame Transport (QFT) reduces latency for smoother no-lag gaming, and real-time interactive virtual reality.
  • Auto Low Latency Mode (ALLM) allows the ideal latency setting to automatically be set allowing for smooth, lag-free and uninterrupted viewing and interactivity.
https://www.hdmi.org/manufacturer/hdmi_2_1/


AMD's FreeSync Coming to Xbox Console Family
FreeSync 2 + HDR support was touted for the Xbox One X from its introduction, but has been absent post launch. Now, users on the Xbox Insider fast ring should receive an update in the next few days that delivers the technology to their Xbox One X and Xbox One S games consoles. Users of the original Xbox One will also receive FreeSync support, albeit on its gen 1 iteration - which is still the more relevant today. All in all, this likely means that console games will move away from their locked 30 or 60 FPS frame rates in favor of variable refresh rates - which, when paired with a FreeSync-capable monitor (or TV set) will bring much improved graphics smoothness.
https://www.techpowerup.com/242271/amds-freesync-coming-to-xbox-console-family

Agora só ficam a faltar as TV com VRR.
 
Grande passo para as consolas domésticas! Passa a ser possível terem framerate desbloqueada e continuarem com bastante suavidade na imagem. Ao mesmo tempo faz com que as companhias de televisores incorporem suporte à tecnologia nos seus modelos. Uns pontos a mais para FreeSync em detrimento do "luxuoso" Gsync!
 
@Luka_ por acaso não acho. Na CES deste ano apresentaram, em conjunto com 2 ou 3 marcas, o Big Format Game Display - monitores de grandes dimensões (65'') com resolução 4k, 120Hz e com G-Sync.
 
Isso é um produto para um nicho (valioso) de mercado, não marca uma tendência.
Para os verdes, o freesync é um trunfo muito importante. Imagina que na próxima geração a AMD lança uma bomba na gama média para tentar ganhar mercado. A NVIDIA pode sempre contra-atacar com baixa de preço/novo sku e suporte freesync. Aí teriam a possibilidade de conquistar os users que já tivessem monitor freesync, caso se vejam ameaçados pela AMD.
 
Pois é o meu caso eu á duas gerações que tenho AMD por causa do freesync e na próxima vou ficar red team porque não vou de todo abdicar do freesync.
 
Lá está, e se a NVIDIA lançar suporte a freesync na próxima geração, vais continuar na AMD sem pestanejar ou vais ver qual a gráfica que melhor satisfaz os teus requisitos...?
 
Lá está, e se a NVIDIA lançar suporte a freesync na próxima geração, vais continuar na AMD sem pestanejar ou vais ver qual a gráfica que melhor satisfaz os teus requisitos...?

Abomino o tearing nos jogos e tive de aderir à tecnologia adaptive sync e claro o Freesync era a melhor opção do ponto de vista financeiro. Como tinha uma AMD, era win-win e comprei um monitor Freesync. Agora quero fazer upgrade à grafica e as minhas unicas opções são as RX VEGA e sinceramente o preço não justifica a performance das mesmas, ou seja, estou "agarrado" a um monitor freesync e não posso ir para NVIDIA.

Se a NVIDIA deixa-se de ser gananciosa e adopta-se a tecnologia standard, não olhava duas vezes e comprava uma NVIDIA. Agora se há muitos com o mesmo problema que eu, não sei... mas na minha humilde opinião a NVIDIA tinha muito mais a ganhar se adoptasse o free standard do que manter o G-sync. No minimo ter os dois standards disponiveis, fazendo marketing que o freesync é mais budget friendly e o G-Sync mais premium, mas dando opção a todos os clientes.

Neste momento as unicas vantagens da AMD nos GPUs é o Freesync e o mining, ou seja para gammers só o freesync interessa, a Nvidia ao eliminar essa vantagem da AMD deixava de ter que invertar GPPs marados que só prejudicam a imagem da empresa.
 
Se a NVIDIA deixa-se de ser gananciosa e adopta-se a tecnologia standard
Se precisasse, é mais isso. Como tem controlo do mercado, como acabaste de experimentar, e se dá para lucrar com isso, pq não o fazer?

zendo marketing que o freesync é mais budget friendly e o G-Sync mais premium, mas dando opção a todos os clientes.
Mas isso não faz sentido. No que toca a performance, são equivalentes, onde está a razão de querer pagar-se mais para ter G-sync, para além do facto de te dá mais jeito pq os monitores que tu queres é que não pagariam o premium?

Boa política...
 
Ainda anda perto desses valores, mas acredito que em breve a NVIDIA adopte o freesync uma vez que também as TVs começarão a adoptar esta tecnologia, tal como as consolas. Nem que seja pela pressão da Nintendo para que a Switch também suporte Freesync ou VRR (Variable Refresh Rate) face às concorrente.
 
Continua a ser péssimo valor/dinheiro então, tendo em conta que um monito decente custa à volta disso, assim como uma gráfica. Atenção que o FreeSync é porreiro mas não tem a mesma performance que o G-sync.
 
O Free-sync e o G-Sync têm efeitos diferentes a cadências diferentes, o G-Sync porta-se bem até altos refresh rates, ao contrário do Free-sync, que introduz lag significativo. O Free-sync é um spec menos definido e por isso muitos fabricantes apenas implementam o mínimo, nomeadamente, até quão baixa frequência ele funciona.

Por outro lado, o Free-sync está apenas aproveitar normas e hardware já existente, em vez de te enfiarem uma FPGA de 200€ num monitor.
 
Olá! O Gsync como tecnologia VRR é superior ao FreeSync. É mais fluido, introduz menos input lag (quando a tecnologia VRR está activada! Sem VRR o input lag é maior :) ) e menor tempo de resposta de pixels!

No entanto isso é obtido a custo de um scanout uniforme do painel, que causa dores de cabeça ou cansaço ocular em alguns utilizadores (é o meu caso!). Gosto mais de monitores FreeSync por terem o scanout tradicional (independente em 3 linhas), mas a tecnologia Gsync é de facto superior para os amantes de VRR :)

Com a chegada de HDMI 2.1 ao mercado mainstream (televisores 2019) e consequente adopção por parte das consolas, é de esperar novidades neste campo. O Gsync ainda é mais caro do que devia na minha opinião.

Aqui ficam os resultados de input lag comuns para um monitor sem módulo Gsync (neste exemplo em particular é o ViewsonicVP2785-4k):

viewsonic-vp2785-4k-monitor-latenz-456x300.jpg


A linha superior apresenta menos latência (2,3ms), a central um pouco mais e a linha inferior com o valor maior. A linha superior do ecrã não espera pelos frames da central e inferior. Isto dá sensação de menos lag quando envias ordens com um rato ou comando.

O que acontece com módulos Gsync?

Todos os monitores com módulo Gsync têm uma particularidade. O atraso de sinal entre as 3 linhas é muito idêntico, isto é, o monitor só responde à recepção de informação quando todas as linhas estão prontas para o receber.

De seguida temos um diagrama que nos mostra o input lag de um monitor Gsync (neste exemplo em particular é o Asus PG258Q 240hz):

asus-pg258q-monitor-Latenz_asus_rog-456x300.jpg
 
Última edição:
Back
Topo