FreeSync - Concorrente do G-sync da Nvidia apresentado na CES pela AMD

Compensa muito mais gastar numa gráfica melhor e ter melhores fps do que tanto dinheiro no gsync para disfarçar um pouquito ter fps fracos. Só faz sentido a versão grátis mesmo.

Não faz sentido financeiro gastar dinheiro significativo em disfarçadores de FPS, quando esse dinheiro daria melhores resultados no reforço da gráfica.

Essa teoria só é válida para quem vai comprar tudo novo e reflecte-se apenas no imediato. Tendo em conta que um monitor é um investimento a longo prazo (5, 6, 7 ou mais anos), na minha opinião faz todo o sentido o G-Sync, para quem tiver Nvidia.

Não se troca de GPU todos os anos, muito menos se trocam sempre por outras gráficas de topo, e é aí que entra a importância do G-Sync/FreeSync, quando a gráfica começa a não ter caparro para entregar os frames ideais.

Falando do meu caso, tenho uma 980Ti há 3 anos, ainda é uma boa gráfica hoje em dia, mas logicamente já não consegue os 144fps a 1440p em todos os jogos. Se o meu monitor não tivesse G-Sync, andaria desde há muito tempo para cá com uma pior experiência a nível de fluidez e claro, com tearing.

O meu monitor é de 2015, dos primeiros IPS 1440p 144Hz a aparecer no mercado e posso dizer que foi das melhores compras que fiz nos últimos anos! Se me perguntassem, claro que preferia que o G-Sync fosse livre como o FreeSync, lógico. Mas, não concordo com a ideia de "ou se tem o FreeSync ou mais vale não ter nada".
 
Última edição:
O problema do fundamental do G-sync, que os céticos têm vindo a dizer desde o início. Não faz sentido financeiro gastar dinheiro significativo em disfarçadores de FPS, quando esse dinheiro daria melhores resultados no reforço da gráfica.

Discordo. Essa frase só faz sentido para quem troca regularmente de hardware. Quem compra logo algo bom para durar o G-sync (ou freesync) faz todo o sentido, especialmente se forem como eu, que não jogo nada competitivo e só jogo single player com eye-candy. Um Witcher 3 com g-sync fica impecavel entre 50-70fps, por exemplo. Nada de tearing e fluidez a tempo inteiro.

Obviamente que o ideal era o g-sync não custar nada (ou ser barato), mas dai a dizer que não faz sentido é uma falácia.
 
Não faço ideia, a notícia em si confirma o que se disse de início: a Nvidia iria acabar por suportar o A-Sync.

Já agora não sei se será melhor um tópico novo para o A-Sync, e a Intel já se sabia que iria suportar.
Espero é que se entendam e definam standards e critérios, se for como no HDR em que cada vez parece haver mais intervalos, acho que agora acrescentaram mais 2 aos que havia.
 

Imagina teres pago 500-600€ num monitor para ter g-sync quando podias ter gasto 100€ e teres o mesmo g-sync. A nvidia já podia ter feito isto há imenso tempo. Mas mais vale tarde do que nunca... A não ser que haja intenções por trás, como por exemplo:

Nvidia: "Vejam este monitor freesync correr g-sync numa gpu nvidia. Vejam como é cheio de problemas, flickers, etc. Agora vejam este monitor g-sync a correr sem problemas nenhuns. Como podem ver g-sync é muito superior a freesync, por isso é que demoramos tanto a suporta-lo".

Aquela história de só 12 monitores de 400 testados é que servem para g-sync parece-me que já é uma forma de dizer: "vejam, apenas só 12 de 400 é que passaram nos nossos testes, agora pensem na qualidade dos monitores FreeSync."

Mas bem, posso ser só eu a fazer filmes na minha cabeça.
 
Eu não sinto-me pelo menos, não posso falar por outros, mas na altura não havia outra alternativa, tive durante uns anos este monitor.
Simplesmente não posso dizer que o premium pago para ter esta tecnologia durante tanto ano, quando tivesse como alternativa esperar mais uns anos para ter de graça, faça com se seja mau ter pago mais. Claro que gostaria de não ter pago tanto, mas tb comprei um gráfica por uns 800€ e hoje em dia consegue-se a mesma performance por metade do preço...
 
Não sei o porque quem comprou gsync estar lixados quando os painéis nestes tem mais qualidade "Escolhido a dedo" , agora com compatibilidade ainda melhor para todos nós.

Cumps
 
Não sei o porque quem comprou gsync estar lixados quando os painéis nestes tem mais qualidade "Escolhido a dedo" , agora com compatibilidade ainda melhor para todos nós.

Cumps

Em termos de preços, comparando dois monitores de 600€, um com GSync e outro sem, por norma o que não tem vai ter uma qualidade geral superior.

O que eu quero dizer é que até agora para teres o GSync, supostamente a nvidia dizia que o monitor tinha que ter um chip para aquilo funcionar corretamente. O que é que mudou? De repente já não é preciso o tal chip, sendo que era esse mesmo chip que fazia o preço do monitor aumentar?
 
@bruxo00 porque basicamente a nvidia chama-lhe "Gsync", mas não é. É adaptive sync normal! Vai continuar a ser uma tecnologia diferente de Gsync. Quem tem monitores Gsync vai continuar a usufruir de uma técnica de VRR superior! Maior range, melhor overdrive, menos overshoot, melhor consistência em oscilações abruptas de frames, etc

Se isso vale 200€ a mais? Para mim não, até porque como já expliquei aqui o Gsync para mim nunca deu. Mas cada um tem as suas opiniões e a verdade é que quem pagou por Gsync já usufruiu este tempo todo da tecnologia. isto seria mais chato para quem acabou de comprar monitor Gsync a meu ver :)
 
@bruxo00 porque basicamente a nvidia chama-lhe "Gsync", mas não é. É adaptive sync normal! Vai continuar a ser uma tecnologia diferente de Gsync. Quem tem monitores Gsync vai continuar a usufruir de uma técnica de VRR superior! Maior range, melhor overdrive, menos overshoot, melhor consistência em oscilações abruptas de frames, etc

Se isso vale 200€ a mais? Para mim não, até porque como já expliquei aqui o Gsync para mim nunca deu. Mas cada um tem as suas opiniões e a verdade é que quem pagou por Gsync já usufruiu este tempo todo da tecnologia. isto seria mais chato para quem acabou de comprar monitor Gsync a meu ver :)

Eu não estou dentro dessas coisas, nem sei qual é a melhor tecnologia. Indo pelo lado lógico, deve ser o GSync. Mas eu duvido muito que uma pessoa comum consiga distinguir diferenças entre os dois. Pelos vistos tu percebes bastante do assunto, dá para notar diferenças de fluidez entre GSync e FreeSync em cenários parecidos?

E era dessas pessoas que eu estava a falar, quem comprou um monitor há pouco tempo não deve ter achado muita piada.
 
- Não esta dentro das coisas mas diz que gastar entre 500-600€ por um monitor com módulo (que não serve para nada, naturalmente, é um bocado de plástico placebo - ou não, e aumenta as capacidades e potencialidades do a-sync para ser mais consistente na experiência) é o mesmo que meter 100€ e agora ter abertura via software. Nem se põe a duvida ou questiona, é logo "ter o mesmo g-sync".

- Não estando dentro da coisa, ainda se junta que "comparando dois monitores de 600€, um com GSync e outro sem, por norma o que não tem vai ter uma qualidade geral superior". Há realmente uma norma dentro disto que me passou ao lado, @Daniel_1110, ou é mais um sinal de fumo daqueles em que um exemplar ou outro foi assim e passou a norma aqui, ou não é de todo o caso?

- "Agora aquele pessoal que gastou balúrdios num monitor GSync vai ficar muito contente!" não é falar dessas pessoas que compraram recentemente, é parecer entrar com a mania para tentar gozar com quem comprou os ditos e dizer "eh, eu agora com 100 pauzitos faço a festa", só que não. Se era a intenção, isto ainda não é Gondomar, se não era então foi um erro no português pouco oportuno e infeliz mas acontece.

A malta ter respeito pelos outros e discussões sérias fortalece o fórum e a personalidade. Flames para o boneco costuma acabar mal. Verdade seja dita, os últimos dois posts já são num tom mais normal, longe dos dois primeiros com um ar mais jocoso.

E obviamente, ninguém investe 500-1000€+ para G-Sync, digo eu que o resto das specs pesam mais do que isso quando se procura monitor - especialmente quem faça +8 horas neles. Claro que podendo, quem queria aproveitou para se meter nele mas não deve ter sido o principal motivador. Continuam a ter bons monitores, e os 75-100€ extras em que estava avaliado o incremento do módulo renderam bem os anos extra com a tecnologia.

Quem só tinha 200€ para gastar também não era o cliente alvo dos outros, como esses não são whales que derretem 2k€ nos mais recentes sem piscar os olhos. Cada um investe no que gosta, precisa e pode. Como há malta que "precisa" de uma Ti e outros com gamas modestas já se safam, não falta variedade e toda a gente anda contente, ou devia fazer por isso.
 
Aqui deixo um vídeo que explica relativamente bem como funciona e vai funcionar este processo! Neste exemplo temos então:

1- Gsync Ultimate - monitores com módulo Gsync dedicado

2- Gsync Compatible - monitor FreeSync/Async que tem boa range, bom overdrive, oferece boa experiência com o "gsync" por drivers

3- Non-Validated 1 - monitor FreeSync/Async com uma range muito curta, overdrive de pior qualidade, oferece uma experiência muito inferior e portanto, apesar de se poder continuar a usar a tecnologia, os resultados não serão os melhores.

4- Non-Validated 2 - tal como o anterior, mas com ainda mais problemas. Neste caso blinking (muito mau mesmo!)

Ou seja, isto vai poder-se activar em qualquer monitor, os resultados finais é que vão variar. Sendo que a nvidia apenas considera "compatíveis", os que apresentam qualidade boa para o consumidor. Os outros podem ter resultados imprevisíveis :)

 
Se os monitores que não passaram nos testes da NVIDIA reproduzem os mesmos problemas com uma gráfica AMD, como dito no vídeo, se calhar o problema está na implementação por parte dos fabricantes.
Assim sendo, espero que o controlo de qualidade por parte destes passe a ser mais rigoroso, o que é melhor para nós, consumidores, desde que os preço se mantenham, claro...
 
Isto vai obrigar os fabricantes a apostar em painéis de melhor qualidade. Só não sei como vai ser em relação aos preços, mas imaginem... "unificando tudo" só realmente os tais Compatible é que valerão a pena. Monitores abaixo disso ou ficarão muito mais económicos ou simplesmente estão condenados a desaparecer porque ninguém vai comprar.... como Gaming. Já agora, esses painéis irão equipar então monitores, vá, para "trabalhar" (melhor se fosse IPS mas enfim...)?

Espero que no futuro (e com certeza vai acontecer) exista uma lista de monitores GSync Compatible.

PS: eu continuo a namorar os Alienware, agora com a versão FreeSync como alternativa.
 
Back
Topo