FreeSync - Concorrente do G-sync da Nvidia apresentado na CES pela AMD

Como sempre disse desde início: a Nvidia faz parte do Board of Directors da VESA, que é quem tem a norma Displayport, portanto não é como se não soubessem que o VRR fazia ou ir passar a fazer parte da norma DP1.2a.

O "problema" é que nem a NVidia tinha os "scalers" (i.e. os chips) para produzir os monitores G-Sync razão pela qual o que lá tem é isto:

- NVIDIA G-Sync Review
by Anand Lal Shimpi on December 12, 2013


https://www.anandtech.com/show/7582/nvidia-gsync-review
DSC_4620_575px.jpg


- ASUS ROG Swift PG27UQ 27" 4K 144Hz G-SYNC Monitor: True HDR Arrives on the Desktop
Author: Ken Addison
Date: June 22, 2018


https://www.pcper.com/reviews/Graph...z-G-SYNC-Monitor-True-HDR-Arrives-Desktop/Tea

De resto o problema foi mesmo a VESA e o comité do DP que deveriam desde logo ter categorizado o A-Sync consoante os critérios que cumprissem, o resto acaba por ser problema dos fabricantes de monitores.
 
Última edição:
3- Non-Validated 1 - monitor FreeSync/Async com uma range muito curta, overdrive de pior qualidade, oferece uma experiência muito inferior e portanto, apesar de se poder continuar a usar a tecnologia, os resultados não serão os melhores.
Quando referes a boa range referes aos Hz? O meu monitor é o Asus MG28UQ, o Adaptive Sync vai de 40 a 60 Hz, para um 4k. Poderá estar dentro dos Gsync Compatible?
 
Para ter LFC ou equivalente precisas que o valor superior do range seja no mínimo o dobro do valor inferior, logo como 60<(40*2), a resposta é não.
 
Se os monitores que não passaram nos testes da NVIDIA reproduzem os mesmos problemas com uma gráfica AMD, como dito no vídeo, se calhar o problema está na implementação por parte dos fabricantes.
Assim sendo, espero que o controlo de qualidade por parte destes passe a ser mais rigoroso, o que é melhor para nós, consumidores, desde que os preço se mantenham, claro...

A questão é mesmo essa, a falta de qualidade de vários monitores. Mas, infelizmente, muitas pessoas estão a ver essa comparação, como uma forma da Nvidia sair por cima e denegrir o FreeSync. Não é nada disso...

Há muito monitor FreeSync fraquinho, por isso são baratos. E logicamente que esses monitores não vão ser validados pela Nvidia, já que os critérios definidos pela Nvidia para o G-Sync são muito superiores ao que esses monitores são capazes de entregar!

Um bom monitor FreeSync também não custa tuta e meia, como por vezes se faz crer! Como é uma implementação gratuita, há de tudo, desde material mais rasca a excelentes monitores FreeSync. O mesmo já não acontece com os monitores G-Sync, visto que têm de obedecer a certos critérios mais exigentes.

Quanto muito, o que a Nvidia vai originar com estas comparações, é subir a fasquia para os fabricantes ou pelos menos assim se espera que aconteça! Com esta novidade, provavelmente iremos ter melhores monitores no futuro, porque as marcas vão querer que os seus produtos sejam "G-Sync compatible".
 
G-Sync, pode ser a melhor coisa do mundo. Mas eu nunca na vida me vou limitar a uma marca de gráficas por causa do monitor, era só o que faltava.
Como sempre disse desde início: a Nvidia faz parte do Board of Directors da VESA, que é quem tem a norma Displayport, portanto não é como se não soubessem que o VRR fazia ou ir passar a fazer parte da norma DP1.2a.

WTF, então mas o G-Sync modernos ainda são em FGPA? A NVIDIA já correu 3 ou 4 gerações de chips e processos, mas continuam a usar um chip 200€? Desculpem, mas juntando a isto só posso concluir que a NVIDIA entretanto percebeu que com o HDMI 2.X não se ia safar e por isso não investiu nuns ASIC., o que quer dizer que os monitores com chip G-Sync nunca vão ficar mais baratos.
 
Quando referes a boa range referes aos Hz? O meu monitor é o Asus MG28UQ, o Adaptive Sync vai de 40 a 60 Hz, para um 4k. Poderá estar dentro dos Gsync Compatible?

Para ter LFC ou equivalente precisas que o valor superior do range seja no mínimo o dobro do valor inferior, logo como 60<(40*2), a resposta é não.

Pode ser que consiga aumentar o range com o CRU(costum resolution utility), a maioria dos monitores 60hz vão até 75hz sem problemas. O problema aqui é ser 4k, a electrónica do monitor pode não aguentar a largura de banda necessária, se for esse o caso pode sempre experimentar 1440p 75hz ou algo do género.
 
Última edição:
Se comprasses um monitor FreeSync, também te estavas a limitar a uma marca de gráficas. Vai dar ao mesmo!
Standard VESA é o mesmo que uma extensão proprietária? Com esta notícia, tanto a NVIDIA como a Intel suporta/suportará FreeSync, portanto não, não vai dar ao mesmo de todo.

Aliás, monitores FreeSync já existentes ganharam compatibilidade portanto até retro-ativamente é positivo.

EDIT: Estive e rever melhor o porquê da NVIDIA usar uma FPGA, se calhar não é tão linear como pensava, pelos vistos há muita coisa que tem de ser afinada ao painel e uma FPGA é O monstro de flexibilidade.
 
Última edição:
Standard VESA é o mesmo que uma extensão proprietária? Com esta notícia, tanto a NVIDIA como a Intel suporta/suportará FreeSync, portanto não, não vai dar ao mesmo de todo.

Aliás, monitores FreeSync já existentes ganharam compatibilidade portanto até retro-ativamente é positivo.

EDIT: Estive e rever melhor o porquê da NVIDIA usar uma FPGA, se calhar não é tão linear como pensava, pelos vistos há muita coisa que tem de ser afinada ao painel e uma FPGA é O monstro de flexibilidade.

Até agora, se comprasses um monitor FreeSync, só usufruías dessas característica com uma gráfica AMD. Se comprasses G-Sync, só com uma Nvidia.

Ser tecnologia fechada ou aberta ia dar ao mesmo, AMD-FreeSync, Nvidia-G-Sync. Eram as únicas escolhas e portanto, independentemente de qual fosse, estarias sempre preso a um deles.

Logicamente a partir de agora vai ser diferente, mas desde sempre que o G-Sync e FreeSync prendeu os consumidores a um fabricante de GPUs.
 
Acho muito bom o Freesync ou adaptive refresh rate começar a ser adotado pelas outras marcas.
A AMD perder um enorme trunfo para eles, mas nós como consumidores ganhamos a possibilidade de comprar-mos o que queremos, da marca que queremos.
Foi uma excelente decisão da nvidia e espero que começem simplesmente a ignorar o FPGA deles, e começarem a certificar monitores com GSYNC, se possível criar 2 certificados, um para Premium e outro para básico :)
 
Acho muito bom o Freesync ou adaptive refresh rate começar a ser adotado pelas outras marcas.
A AMD perder um enorme trunfo para eles, mas nós como consumidores ganhamos a possibilidade de comprar-mos o que queremos, da marca que queremos.
Foi uma excelente decisão da nvidia e espero que começem simplesmente a ignorar o FPGA deles, e começarem a certificar monitores com GSYNC, se possível criar 2 certificados, um para Premium e outro para básico :)

Estas a descrever basicamente o que eles estão a fazer, os monitores Freesync só vão ficar G-Sync Compatible, depois vais ter G-Sync Ultimate, que engloba HDR e assim, se é que entendi aquilo bem.
 
Kodurync™ by intel.

Honestamente, estou preocupado com esta jogada, porque quase de certeza que a Nvidia vai ser paga por isto. E isso pode ser bem mau para nós, como consumidores. Sim, passamos a poder comprar o GPU que queremos (mas com os preços actuais, não sei se quero...).
Mas quando é que acham que este sêlo vai custar? O que me chateia, é que nas novas versões Freesync, o preço vá aumentar porque as marcas todas vão querer o sêlozinho da Nvidia, e vão passar esse custo ao consumidor. Mesmo que não custe 200€ mais no monitor, se calhar sobe o preço geral em 100€...
 
Back
Topo