FreeSync - Concorrente do G-sync da Nvidia apresentado na CES pela AMD

@nelsonfnsilva Ou seja, a mesma coisa que o Freesync2 que é os monitores premium com HDR :D

Afinal são 3 tiers:
gsync-ecosystem-jan-2019.png
 
São sempre boas notícias.
O facto da maior empresa de GPUs aderir a uma norma aberta é naturalmente positivo.

Mas a Nvidia não o está a fazer para trazer o melhor para o consumidor, isso é só uma consequência. Básicamente estão tão dominantes no mercado que o que estão a fazer é a eliminar uma das poucas vantagens da AMD. Adaptive sync a baixo custo. Agora isso não existe como vantagem para a AMD.

Mais, vão iniciar o processo de certificação dos monitores o que vai trazer outro factor para a mesa. Diga-se que hoje, muito monitor que tem como feature ser compatível com freesync na verdade é marginal a vantagem. Ter gamas mínimas onde a tecnologia pode actuar tem impacto perto de zero na experiência. A partir de agora, tudo o que tiver o selo de "validated" será símbolo de paínel de qualidade, com boa gama de frequência onde actua o adaptive sync. Claro que a médio prazo vão vender a certificação.
 
O meu main monitor actual é este: lg 24gm79g. Estou com uma rx 480 a usar o freesync e tem sido uma experiência muito boa, sem problemas e a placa tem se portado bem mesmo em jogos recentes.
Acham que é um monitor que se vai dar bem com uma nvidia? Tem um range de 48 a 144 penso eu.
 
Se o Freesync2 for certificado assim como o G-sync Ultimate, ( e.g Nvidia suportar um G-Sync Ultimate Compatible ) acho que facilmente opto por um freesync na altura de comprar um monitor com HDR.

O grande problema e ao mesmo tempo vantagem do Freesync era o facto de não haver certificação explicita e isso fez com que o mercado fica-se inundado de monitores de fraca qualidade, claro que a um preço menor. Ainda bem que hoje em dia temos monitores freesync de boa qualidade assim como temos gsync.

Relativamente ao HDR:
- Sinceramente ter um monitor com uma placa que tem uma FPGA com 3GB RAM e uma ventoinha para aquilo não arder já foge muito do meu gosto pessoal. Além do mais essa placa de acordo com alguns artigos deve custar algo como 500$, o que foge consideravelmente do alvo da geração anterior 200$. E 8K como vai ser? Parece-me a mim que existe um problema de escalonamento em termos de FPGA e RAM o que torna esta solução inviável no longo prazo em termos de preço. Podem reduzir o custo para ASICs, mas se calhar eles precisam de usar FPGAs para programa-las especificamente para cada painel. Mesmo excluindo o problema da FPGA temos a RAM. A RAM não está barata e se já pagamos para a ter na gráfica, paga-la para ter no monitor torna tudo muito incomportável.

Parece que o freesync2 também será certificado e nesse sentido acho que vamos começar a ver alguma qualidade nos modelos que irão entrar no mercado. Por mim também avançavam com uma certificação do freesync normal.

O mau disto tudo será o custo adicional que a certificação trás acrescido. O bom é que haverá menos "porcaria" no mercado.

Sinceramente acho que certificarem tudo a Nvidia vai acabar por deixar os modelos com HW dedicado.


Se há uns anos eu via vantagens no gsync como early adopter, atualmente vejo a solução de HW a ficar demasiado cara em 4k HDR e em 8k inviável.
 
Não tinha pensado na escala com resolução... Como dizes, eventualmente com ASIC ia-se lá, mas se depende de GIGAS de RAM, então não é milagres.
 
Estou curioso se o meu Alienware aw2518hf (FreeSync) vai ser compativel ou não, já que existe uma versão igual mas com G-Sync.. lol
 
Nada contra essa parte, fico muito contente até. :x2:

Faz-me lembrar quando pararam de tentar vender gráficas dedicadas para física.
 
Acredita que foi isso que me fez procurar negócios em segunda mão de gráficas nvidia e graças a isso passei de uma rx 580 4gb para gtx 1080 ti fe que encontrei aqui na suíça por 411chf :)
 
:dormir2: Demorou alguns anos, mas finalmente a AMD segmentou o FreeSync enquadrando os vários requesitos/exigências:

>( tava difícil.

Não tiveram outro remédio, estavam a "perder" o mercado para o G-Sync, depois que a Nvidia o abriu. Muitas marcas começaram a trocar para G-Sync compatible nos anúncios dos seus produtos.

Se não tomassem medidas e continuasse a mesma bandalheira, o nome FreeSync aos poucos ia ficar ligado apenas aos monitores refugo.
 
Back
Topo