FreeSync - Concorrente do G-sync da Nvidia apresentado na CES pela AMD

Talvez porque os asics são caros e vende caro pelo barato.
Colocar um asic a fazer esse refresh custa massa, massa essa que a asus não esta disposta a vender.

Prefere vender um asic de baixo custo a preço de ouro no ecrã.
 
Mas é preciso ver que não faria sentido nenhum uma empresa apoiar a tecnologia da empresa com qual compete, e como a AMD bem sabe disso manda para fora uma tecnologia com o nome Free, sabendo perfeitamente que não vai ser assim tão free. Mas ei, está escrito free certo? Logo a Nvidia é que é a má da fita pq não deixa usar essa tecnologia free, obrigando a comprar a tecnologia deles!

É necessário ter um bocado noção do que se fala, para que o que se escreve não seja 'achismos'.

A AMD não fez grande coisa, nem criou tecnologia nenhuma.
A tecnologia já existia e estava implementada em portáteis, para poupar a energia gasta com o monitor, e o que a AMD fez foi mostrar que bastava adaptar drivers para conseguir adaptar a tecnologia para ter funcionalidade idêntica ao G-SYNC, sem acessórios necessários.

Tanto assim é que a primeira demonstração do G-SYNC foi num portátil com um APU que já estava no mercado.
Se quiseres realmente estar informado para teres noções do assunto, esta é um leitura que pode servir de introdução.

Tanto assim é que funciona sem drivers e pode ser feita tecnologia existente, que a própria Nvidia tem a tecnologia Free Sync [chamada de G-SYNC só porque sim, é Nvidia para parecer bem] a trabalhar em portáteis.
Só não há FreeSync com as GTX9xx porque a Nvidia não colocou um displayport que já é standard à muito [que as R9 2xx um bocado mais antigas que as Nvidia 9xx têm] de forma propositada, para encaixar dinheiro.


Não percebeste nada daquilo que disse. Eu sei que o freesync não usa módulo, mas aí reside O facto de o freesync ser de qualidade inferior. O range pode ser limitado pelos fabricantes, mas pq é que iriam querer vender uma solução mais rentável mal se essa solução fosse melhor? O que ganha a asus em vender esse produto mal?

O FreeSync é tão mau, que o freesync em portátil com Nvidia [ou 'G-SYNC' sem módulo]:
Ok, so it’s a popup, could it be a bug? We checked NVIDIA control panel and the options were consistent with that of a G-Sync connected system. We fired up the pendulum demo and watched the screen carefully, passing the machine around the office to be inspected by all. We then fired up some graphics benchmarks that were well suited to show off the technology (Unigine Heaven, Metro: Last Light, etc), and everything looked great – smooth steady pans with no juddering or tearing to be seen. Ken Addison, our Video Editor and jack of all trades, researched the panel type and found that it was likely capable of 100 Hz refresh. We quickly dug created a custom profile, hit apply, and our 75 Hz G-Sync laptop was instantly transformed into a 100 Hz G-Sync laptop!

Ryan's Note: I think it is important here to point out that we didn't just look at demos and benchmarks for this evaluation but actually looked at real-world gameplay situations. Playing through Metro: Last Light showed very smooth pans and rotation, Assassin's Creed played smoothly as well and flying through Unigine Heaven manually was a great experience. Crysis 3, Battlefield 4, etc. This was NOT just a couple of demos that we ran through - the variable refresh portion of this mobile G-Sync enabled panel was working and working very well.
retirado do ultimo link que coloquei acima.

Mas pronto, se chamar-se G-sync e vindo da Nvidia, para alguns já será muito bom.
É só questão da Nvidia libertar os tais drivers, mas parece que está difícil fazer isso, a mama do G.SYNC com módulo pode ficar ameaçada. E só para portáteis, porque capou deliberadamente os gpu's de desktop para não haver mods a drivers que possam trazer esta funcionalidade de forma gratuita para funcionar com monitores FreeSync.
 
Última edição:
Não percebeste nada daquilo que disse. Eu sei que o freesync não usa módulo, mas aí reside O facto de o freesync ser de qualidade inferior. O range pode ser limitado pelos fabricantes, mas pq é que iriam querer vender uma solução mais rentável mal se essa solução fosse melhor? O que ganha a asus em vender esse produto mal?

O Free-sync não é de qualidade inferior. Tu disseste que se o Freesync fosse mesmo bom insinuando que não é. E o teu comentário veio no seguimento da discussão que estava a ter com outros utilizadores sobre os intervalos de frequência em que é usado em alguns monitores.

Como demonstrei, o intervalo de frequências não é um problema inerente ao standard mas sim á forma como os fabricantes de monitores o estão a implementar - cortando ao máximo nos custos para ter apenas o autocolante a dizer que é Freesync mas depois sendo uma bela porcaria.
Porque é que os fabricantes fazem isso? Porque tens muito consumidor que entra numa loja, olha para os autocolantes e compra o produto sem perceber se é o melhor ou não. Para esses basta ter o autocolante e as marcas ganham dinheiro com isso. Além de que tendo o autocolante de que tem Freesync pode cobrar um premium por isso e juntando á poupança no custo com material inferior ganham mais dinheiro.
Exatamente por existirem pessoas que pensam que mais caro=melhor (ou que G-sync mais caro=melhor que Freesync ou Apple melhor que PCs por ser mais caro, etc, etc) é que as marcas se aproveitam.

E não é por não ter módulo que as soluções existentes são inferiores (a Nvidia vai usar o A-Sync em portáteis e dar-lhe o branding de G-Sync, vamos ver quanto tempo leva até fazer o mesmo para desktops).
Tem um problema específico que pode ser ultrapassado e monitores onde está implementado de qualidade inferior.

Edit: só vi o teu comentário das 10:26 agora. Não tinha lido quando fiz o meu das 10:36 por isso não me estava a dirigir a ti na altura embora tenha lá informação que devias ler.
 
Eu acho muito bonita a ideia do freesync tb, mas só tenho pena que ela não esteja a funcionar em pleno. Primeiro por "culpa" da Nvidia, só se pode aproveitar este tipo de tecnologia com placas AMD. culpa está entre aspas pq foi mais uma jogada da AMD para mostrar de certa forma uma imagem altruísta, onde muita gente tira a conclusão que a Nvidia só quer os trunfos para ela. Mas é preciso ver que não faria sentido nenhum uma empresa apoiar a tecnologia da empresa com qual compete, e como a AMD bem sabe disso manda para fora uma tecnologia com o nome Free, sabendo perfeitamente que não vai ser assim tão free. Mas ei, está escrito free certo? Logo a Nvidia é que é a má da fita pq não deixa usar essa tecnologia free, obrigando a comprar a tecnologia deles!

O problema com esta tua linha de raciocínio é que ignoras que o Freesync não é uma tecnologia da AMD mas sim algo implementado pela VESA. Um consórcio que define standards e composto por mais de 200 empresas. Por isso toda essa tua linha de raciocínio que é só a AMD a tentar fazer a Nvidia parecer mal vai por água abaixo.

Se tu preferes Nvidia e as suas soluções proprietárias a soluções abertas estás no teu direito, agora escusas de estar a imaginar teorias da conspiração para justificar isso. As soluções da Nvidia funcionam, têm qualidade. Agora são é soluções fechadas para prender os seus clientes a soluções da Nvidia. São estratégias válidas e a Apple faz o mesmo com o sucesso que se conhece.

E a Nvidia pode aproveitar o standard a-sync da VESA. É só fazer update de drivers aos GPUs não-castrados. Se a Nvidia não usa o Freesync é por culpa própria mesmo.
 
O que é melhor ou pior é irrelevante.
Uma é um standard da industria. A outra é tecnologia proprietária paga a peso de ouro. Não é preciso ser a Maya para saber qual é que está no corredor da morte.
E que morra bem rápido, para não atrasar a evolução e massificação do standard livre e aberto.
 
clap.gif
 
Quem não tem GPU para jogar jogos a mais de 40fps não é o público alvo para este tipo de tecnologias.
Certo. Mas tens que considerar vários cenários, supõe por exemplo que daqui a um ano lançam um "Crysis 4" que chupa recursos com alegria (já tens casos recentes como o Ryse e Unity que espremiam as 970 e as deixam entre 20-30, até nas consolas) e tens dois amigos com a mesma gráfica mas:
1) amigo A tem um monitor g-sync e, apesar de andar entre os 30-40fps, consegue ter uma experiência praticamente sem chatices;
2) amigo B tem um monitor freesync e, por causa do range menor, sente stutters quando há mais acção no ecrã;

Se a experiência se repetir um par de vezes, o utilizador B vai hipotéticamente começar a pensar que se calhar não fez o melhor investimento possível entre o que tinha disponível (e em comprar outra GPU lol). Com isto não digo que fosse algo comum ou que até aconteça de todo dessa forma, mas a possibilidade já é o suficiente para deixar a pessoa reticente quanto ao investimento. Mas tens razão em que normalmente quem vai para estes caminhos não é para jogar a 40fps nem a contar trocos para comprar GPU's.
Se dizes o contrário é só para contra-argumentar porque no mundo real sabes muito bem que ninguém prefere jogar com stutters (e se jogas com settings que te mantêm abaixo dos 40fps é muito fácil teres alturas em que os fps vão até abaixo dos 30). Quem joga tenta sempre atingir uma framerate em que não há stutters e o range dos 40Hz-144Hz é o range para isso.
Completamente, não ponho em causa o range, que me parece perfeitamente capaz. O que digo é que em uma ou outra situação a margem inferior pode ser um factor importante e afectar a decisão de quem compra, mas no geral ninguém procura frames tão baixas.

Eu próprio procuro estar no minimo pelos 60fps, mas se encontrar algum caso em que possa maximizar settings e estar pelos 50fps é algo que agora até posso ponderar, e antes não gostava de jogar abaixo disso mas com o sync é perfeitamente viável, mesmo forçando a resolução para baixar frames para 40's e testando não se nota praticamente nada na fluidez. Mas o ideal é estar sempre bem acima disso, até para aproveitar o potencial das refresh rates mais altas.
O Freesync funciona para as duas porque a Nvidia pode implementar isso fácilmente nos seus produtos. Como escrevi no post logo em cima do teu, o Freesync é um standard da VESA. Não é uma solução proprietária como o G-Sync, logo só resta á Nvidia adoptar o standard ditado pela organização que define tudo o que é standards de interfaces em vez de se armar em Apple.
Essa parte já todos sabemos. Mas não vejo qual é a obrigação no meio disto tudo da Nvidia ter que adoptar o standard se acha que encontrou uma forma de melhorar a experiência desse standard e fazer caixa com isso. Claro que preferiamos todos que fosse apenas um geral e funcional, mas também percebo que a empresa queira facturar com a sua própria versão. Se se confirmar em pouco tempo a redundância, o próprio mercado trata de "matar" o G-Sync e abraçar o Freesync. Até lá, é normal que toda a gente tente ganhar o seu.
O range não é problema do standard é problema da Asus que lançou um mau monitor.
Se tens a certeza não te vou contradizer, não ando muito dentro dos monitores no que toca a paineis e o que conseguem fazer. Se é como dizes, então quem fica mal na foto é a Asus por não cuidar os pormenores do que lança, ao contrário do que fez noutros modelos. Foi uma árvore mal plantada.
Tens alternativas boas como aquele Acer apesar de pelos vistos gostares de jogar jogos a menos de 40fps.
Picada desnecessária. Já expliquei acima que não gosto nem me estava a referir ao meu caso ou experiência pessoal quando falava dos 40fps. Estou muito satisfeito com o monitor, gpu e rendimento do sistema, e felizmente posso alterar o que quero pelo que me apetecer a qualquer momento. Um gajo fala num cenário e já passa por idiota e por jogar a 40fps num monitor de 144Hz...
 
Ao contrario de analogias como por exemplo o Phyx o G-sync trabalha sozinho sem ser necessário a colaboração ou até mesmo a subscrição do serviço por parte de software developers.

Neste momento é a melhor solução, e como trabalha com tudo o que lhe atirares para cima, tenho serias duvidas que vá morrer assim de repente.

Basta ver o phyx que tem um suporte limitadissimo e continua por ai.
 
Certo. Mas tens que considerar vários cenários, supõe por exemplo que daqui a um ano lançam um "Crysis 4" que chupa recursos com alegria (já tens casos recentes como o Ryse e Unity que espremiam as 970 e as deixam entre 20-30, até nas consolas) e tens dois amigos com a mesma gráfica mas:
1) amigo A tem um monitor g-sync e, apesar de andar entre os 30-40fps, consegue ter uma experiência praticamente sem chatices;
2) amigo B tem um monitor freesync e, por causa do range menor, sente stutters quando há mais acção no ecrã;

Se a experiência se repetir um par de vezes, o utilizador B vai hipotéticamente começar a pensar que se calhar não fez o melhor investimento possível entre o que tinha disponível (e em comprar outra GPU lol). Com isto não digo que fosse algo comum ou que até aconteça de todo dessa forma, mas a possibilidade já é o suficiente para deixar a pessoa reticente quanto ao investimento. Mas tens razão em que normalmente quem vai para estes caminhos não é para jogar a 40fps nem a contar trocos para comprar GPU's.

Completamente, não ponho em causa o range, que me parece perfeitamente capaz. O que digo é que em uma ou outra situação a margem inferior pode ser um factor importante e afectar a decisão de quem compra, mas no geral ninguém procura frames tão baixas.

Eu próprio procuro estar no minimo pelos 60fps, mas se encontrar algum caso em que possa maximizar settings e estar pelos 50fps é algo que agora até posso ponderar, e antes não gostava de jogar abaixo disso mas com o sync é perfeitamente viável, mesmo forçando a resolução para baixar frames para 40's e testando não se nota praticamente nada na fluidez. Mas o ideal é estar sempre bem acima disso, até para aproveitar o potencial das refresh rates mais altas.

O Freesync tem como intervalos de range máximo 21Hz-144Hz, 17Hz-120Hz. Como pus num post anterior.
Tudo o que for inferior a isso são fabricantes a cortar no custo e são problemas de monitor. O teu amigo B teria que ter analisado melhor o monitor na altura da compra e visto que comprou um monitor de qualidade inferior na adopção de Freesync. E atirar as culpas para o fabricante do monitor e não para o standard Freesync. É aí que quero chegar.

Neste ponto acho que a AMD ou VESA deviam estabelecer um standar mínimo para ser considerado "Freesync" como tendo uma frequência mínima em que está activo até uma máxima bem grandinha.

Essa parte já todos sabemos. Mas não vejo qual é a obrigação no meio disto tudo da Nvidia ter que adoptar o standard se acha que encontrou uma forma de melhorar a experiência desse standard e fazer caixa com isso. Claro que preferiamos todos que fosse apenas um geral e funcional, mas também percebo que a empresa queira facturar com a sua própria versão. Se se confirmar em pouco tempo a redundância, o próprio mercado trata de "matar" o G-Sync e abraçar o Freesync. Até lá, é normal que toda a gente tente ganhar o seu.

A Nvidia vai adoptar o adaptive-sync para portáteis como já foi aqui colocado e dar-lhe o branding de G-Sync (pelos vistos é bom o suficiente para isso) tal como a AMD deu o branding Freesync.

Picada desnecessária. Já expliquei acima que não gosto nem me estava a referir ao meu caso ou experiência pessoal quando falava dos 40fps. Estou muito satisfeito com o monitor, gpu e rendimento do sistema, e felizmente posso alterar o que quero pelo que me apetecer a qualquer momento. Um gajo fala num cenário e já passa por idiota e por jogar a 40fps num monitor de 144Hz...

Um bocadinho sim, peço desculpa.
 
para ter apenas o autocolante a dizer que é Freesync mas depois sendo uma bela porcaria.
pois, isso é verdade, mas não acontece isso com o autocolante G-sync. O que faz com que esta "tecnologia" Freesync não seja assim tão eficiente, ou controlada. Só serve para transmitir que realmente não devemos acreditar no autocolante FreeSync.

O Free-sync não é de qualidade inferior.
Pelos vistos não é verdade, e não sou o único a dizê-lo. Como já disse, bem gostaria que fosse de qualidade superior, assim comprava um FreeSync, em vez de G-sync...

O problema com esta tua linha de raciocínio é que ignoras que o Freesync não é uma tecnologia da AMD mas sim algo implementado pela VESA.

Então foi a VESA que decidiu criar o FreeSync e dar o nome?
"AMD FreeSync™ technology puts an end to choppy gameplay and broken frames with fluid, artifact-free performance at virtually any framerate." Fonte Site AMD.

Se a Nvidia não usa o Freesync é por culpa própria mesmo.

E foi isso que AMD conseguiu com sucesso implementou no pensamento de muita gente.
 
"O Free-sync não é de qualidade inferior."

viste o video do post 71?

A melhor solução neste momento é a da Nvidia.

Estou ciente que tem algumas limitações que o G-sync não tem mas que foi mencionado que a olho nú são práticamente irrelevantes e que potencialmente podem ser ultrapassáveis com software. Tenho que ler mais e melhor sobre o assunto.
 
pois, isso é verdade, mas não acontece isso com o autocolante G-sync. O que faz com que esta "tecnologia" Freesync não seja assim tão eficiente, ou controlada. Só serve para transmitir que realmente não devemos acreditar no autocolante FreeSync.


Pelos vistos não é verdade, e não sou o único a dizê-lo. Como já disse, bem gostaria que fosse de qualidade superior, assim comprava um FreeSync, em vez de G-sync...



Então foi a VESA que decidiu criar o FreeSync e dar o nome?
"AMD FreeSync™ technology puts an end to choppy gameplay and broken frames with fluid, artifact-free performance at virtually any framerate." Fonte Site AMD.



E foi isso que AMD conseguiu com sucesso implementou no pensamento de muita gente.

Mas tu ao menos deste ao trabalho de ler o link que eu te indiquei da Anandtech?

Moving on, coinciding with today’s announcement from the VESA AMD sent along their own release on the subject. In it, AMD notes that they’re immediately preparing for Adaptive-Sync, though they will be continuing to promote it under the FreeSync brand. AMD is telling us that as of this point most of their GCN 1.1 products will support Adaptive-Sync, including the desktop Radeon 290 and 260 series, along with most of AMD’s current APUs: Beema/Mullins, Kaveri (AMD had mistakenly omitted this from their list), and even the GCN 1.0 Kabini/Temesh. Meanwhile AMD has not yet commented on whether their GCN 1.0 video cards will support Adaptive-Sync, so the outcome of that remains to be seen. But for all of the supported products the underlying hardware is already Adaptive-Sync capable, so it’s just a matter of AMD rolling out support for it in their drivers.

Já conseguiste ler? Ou precisas de letras maiores?
FreeSync=Adaptive-Sync com branding AMD. A Nvidia só tem que fazer uma coisa para adoptar o Adaptive-Sync. Chamar-lhe G-Sync e deixar cair o módulo.
 
tem calma... eu no SITE DA AMD, li lá AMD FreeSync™ technology, no site deles, e não me dei ao trabalho de ler o link para dizer a verdade, leio mais tarde. Mas não foi o único ponto que eu contestei...
 
Se calhar alguns de nós não estamos assim tão errados:

Overdrive has been working on our NX-VUE24 monitors with Freesync Beta Drivers since day one when we received the very first Freesync drivers last year to start validating our monitors - we just had to fine tune it because it was too strong.

Over Drive was not a major issue during our Adaptive Sync monitor development, so I was a bit confused when reviews came out with it being an issue and I want to make sure all information were made public before I contributed to this thread.

On the monitor development side, AMD did left it up to us as on how we want to implement our choice of monitor hardware and features - including Over Drive. They provide us with recommendations on development - for example emphasizing that we provide legacy support and to include speakers since Freesync supports audio (I wanted to make a DisplayPort only Adaptive Sync Monitor with no speakers).

AMD Freesync Certification is not as lax or easy as it is perceived - we still have to overcome one major Freesync Validation requirement before it can be certified.

At the same time we do our own monitor validation process (unrelated to Adaptive Sync/Freesync) which can take a long time going through several hardware and firmware revisions to make sure we deliver a quality product.
http://www.overclock.net/t/1546934/various-amd-freesync-reviews/1640#post_23859659
...

But validation and decision to ship a final product (for any monitor that is Adaptive Sync or regular monitors) is up to us since AMD is not a monitor manufacturer - so core monitor validation was our responsibility as a monitor manufacturer.
http://www.overclock.net/t/1546934/various-amd-freesync-reviews/1650#post_23860384
...

Also if you are still talking about the ghosting with over drive settings - from my own product development process (as with all previous monitor projects) it was my responsibility to ensure everything in that On Screen Display Menu is working - including the color temperature settings adjustments, brightness adjustments, contrast adjustments, over drive adjustments, etc.
http://www.overclock.net/t/1546934/various-amd-freesync-reviews/1660#post_23860758
...

During our own validation process when we turned ON Over Drive with Freesync ON - it was too strong and had significant pixel overshoot, but at the time we had other more important bugs (unrelated to Adaptive Sync/Freesync) to resolve at the time to get our monitor to be consumer ready.

When it came time to address the Over Drive performance with Freesync, we consulted with AMD and our scalar partner to fine tune it to the best that the display can handle to minimize both ghosting and pixel overshoot. It was a significant improvement and is no longer an issue. From my own eyes, with Over Drive enabled performance was about on par with other VRR monitors I have to play with.
http://www.overclock.net/t/1546934/various-amd-freesync-reviews/1660#post_23863846
 
Gosto de ver que o estão a conseguir melhorar as questões de overshoot nestes monitores Freesync. Quem tem G-Sync / Freesync com range acima dos 100Hz, conseguem testar e dizer se sentem que esta tecnologia tem impacto visível acima dos 100Hz/100fps?
 
@miguelbazil Eu acho que o G-Sync não tem assim um tão grande impacto quando estás constantemente acima dos 90-100fps, como me acontece no BF3 por exemplo. Nessa altura prevalece a high refresh rate, e prefiro de longe usar ULMB + V-Sync ao invés do G-Sync.

Por outro lado, em jogos mais recentes em que a frame rate oscila bastante, em que tanto pode ir aos 100 fps quando olhas para o céu como de repente cai para os 60 fps e abaixo, todas essas transições são mais suaves e quase que passam despercebidas.
 
Pois, era para me confirmares isso (que já esperava), a frequências mais elevadas e com bons frames, já se justifica pouco. Entendo o que queres dizer com os drops no entanto, é mesmo a única maneira de justificar os sync's em builds de preço elevado (porque quem compra estes monitores, não tem builds medianas certamente).
 
Justificava pouco se essas situações fossem uma raridade actualmente, em vez de serem cada vez mais comuns... Quantas vezes se anda com 100/200 fps e, por um ou outro motivo (dependendo do jogo), há uma quebra para metade que o sync cobre sem impacto visual durante o gameplay. Então nesta altura em que saem jogos optimizados às três pancadas consecutivamente, são sempre uma ferramente útil mesmo em bons sistemas.
 
Back
Topo