Freeware Para Uso Comercial

Clive Sinclair

Power Member
Pois é, vamos ter que "arrumar" de vez o escritório, por isso queria confirmar convosco se os seguintes programas são de uso gratuito mesmo para empresas/fins comerciais:

-TUGZIP (compressão)
-OPENOFFICE (estou convencido que sim, mas já houvi dizer que não)
-CUTE PDF (imprimir em .pdf)

Obrigado.

clive
 
Quanto ao CutePDF Writer, aqui tens:
"
CutePDF Writer
Create PDF documents on the fly — for Free!


Portable Document Format (PDF) is the de facto standard for the secure and reliable distribution and exchange of electronic documents and forms around the world. CutePDF Writer (formerly CutePDF Printer) is the free version of commercial PDF creation software. CutePDF Writer installs itself as a "printer subsystem". This enables virtually any Windows applications (must be able to print) to create professional quality PDF documents - with just a push of a button!

FREE for personal and commercial use! "

O OO podes usar sem problemas.

Quanto à compressão, podes ver o 7-Zip, é estilo winrar, ainda que com "ar" menos atractivo.
"Can I use 7-Zip in a commercial organization?

Yes, 7-Zip is free software. You can use it on any computer. You don't need to register or pay for 7-Zip."

http://www.7-zip.org/

Este tópico interessa-me bastante e daí, que tal fazer uma listinha de aplicações gratuitas que se possam usar nas empresas?

Estas 3 que referi (duas delas já referidas por ti), estão ok :D
 
Clive Sinclair disse:
então ao OO aplica-se a 1ª liberdade formalizada pelo Stallman: "A liberdade de executar o software, para qualquer uso"?

clive

Sim e o mesmo se aplica a qualquer software que tenha licença GPL :)

Com freewares em que o codigo e fechado e que pode variar e teres que pagar uma licença comercial, mas nada como perguntar a quem fez o software..
 
Bom, o termos freeware foi aplicado seguindo esse sentido Falco, e daí não tenha sido o mais correcto.
Será melhor dizer mesmo Free Software, pelo menos no contexto deste tópico. ;)
 
Muito bem. Acho que já não há duvidas acerca disto.

P.s.: Porque será que o gajo que nos vendeu duas licenças do Office, teimava em dizer que OO não era "de borla"? :004: :004:
 
Tecnicamente não é ,) Se fazes o download custa-te alguma coisa (MB), se for em CD ou coisa do género pagas o media, se te for dado por um amigo pagas o café :D

E no outro dia fiquei a pensar numa coisa que vi numa daquelas cenas que dizem Office e vendem molhos de coisas para escritórios. Um pacotezinho com Firefox/Thunderbird e OO. A um custo jeitoso, que ultrapassava e bem o custo dos CDs+lucro razoável. A liçensa de todos ele não proibe tal coisa, mas imaginem o ppl que compre aquilo e descubra depois o custo real dos mesmos :D

Btw Clive, se tens muita coisa em Word/Excel, checka primeiro se a conversão de M$O para OO ficou mesmo bem e a 100%. Apesar do OO abrir .doc/.xls, não assumas que vai funcionar sem espinhas. Normalmente a culpa nem é do OO, mas é o coitado que paga sempre as favas. Em alguns casos mesmo chatos, acredita que mais vale refazer do 0 que tar a "tapar buracos".
 
ShadeX disse:
Tecnicamente não é ,) Se fazes o download custa-te alguma coisa (MB), se for em CD ou coisa do género pagas o media, se te for dado por um amigo pagas o café :D

E no outro dia fiquei a pensar numa coisa que vi numa daquelas cenas que dizem Office e vendem molhos de coisas para escritórios. Um pacotezinho com Firefox/Thunderbird e OO. A um custo jeitoso, que ultrapassava e bem o custo dos CDs+lucro razoável. A liçensa de todos ele não proibe tal coisa, mas imaginem o ppl que compre aquilo e descubra depois o custo real dos mesmos :D

Btw Clive, se tens muita coisa em Word/Excel, checka primeiro se a conversão de M$O para OO ficou mesmo bem e a 100%. Apesar do OO abrir .doc/.xls, não assumas que vai funcionar sem espinhas. Normalmente a culpa nem é do OO, mas é o coitado que paga sempre as favas. Em alguns casos mesmo chatos, acredita que mais vale refazer do 0 que tar a "tapar buracos".

é mm por isso que "deixei" que o gajo nos vendesse 2 licenças M$O... :rolleyes:
 
P.s.: Porque será que o gajo que nos vendeu duas licenças do Office, teimava em dizer que OO não era "de borla"?

O OpenOffice.org é tão de borla quanto a pagar. Não há nada na licença que obrigue as pessoas a distribui-lo de borla, por isso não podes dizer que é de borla.


Um pacotezinho com Firefox/Thunderbird e OO. A um custo jeitoso, que ultrapassava e bem o custo dos CDs+lucro razoável. A liçensa de todos ele não proibe tal coisa, mas imaginem o ppl que compre aquilo e descubra depois o custo real dos mesmos

Permite pois! Podes cobrar vinte mil milhões se quiseres pelo acto de distribuição, não podes é cobrar o que quer que seja pela licença.
 
bseixas disse:
Boas

E já agora, uma firewall e um antivirus que seja free para uso comercial, alguém tem sugestões?! ;)

Abraço

Arranja um P2 com Linux, é toda a firewall que podes vir a precisar... Quanto a AV, tens o GLP'ed Clamav. Se tivers uma box Linux com Samba a fazer de fileserver, tens um VFS para o Samba que mete o Clamav a fazer realtime nos ficheiros.

A unica coisa mesmo boa que não podes ter á borlix pra empresas é mesmo o SafeSquid, mas ao preço que é, olha, engole-se ,) Claro que tens outras soluções pra meter o Squid a bulir com o Clamav e a fazer filtragem, mas, IMHO, nem são tão fáceis de configurar, nem funcionam tão bem...
 
Falco, devias ter ido pelo menos ver o que era o Safesquid... É só uma app auxiliar. Um pré-proxy pra poder implementar url filtering, file scanning, etc etc etc...

Quando o Squid tiver isso nativo o SafeSquid deixa de ter utilidade ,) Tens umas cenas que fazem isso (técnicamente) e são GPL, mas em testes nem eram fáceis de conseguir que funcionassem nem fáceis de configurar, nem implementavam tudo o que o SS implementa.

Btw, tens razão quanto ao Squid. Se á coisa que não me posso queixar e nunca me deixou mal, foi uma delas.
 
Falco, devias ter ido pelo menos ver o que era o Safesquid... É só uma app auxiliar. Um pré-proxy pra poder implementar url filtering, file scanning, etc etc etc...

Eu sei o que é. Existem outros incluindo livres. Por exemplo o squidguard.
 
ShadeX disse:
Arranja um P2 com Linux, é toda a firewall que podes vir a precisar... Quanto a AV, tens o GLP'ed Clamav. Se tivers uma box Linux com Samba a fazer de fileserver, tens um VFS para o Samba que mete o Clamav a fazer realtime nos ficheiros.

A unica coisa mesmo boa que não podes ter á borlix pra empresas é mesmo o SafeSquid, mas ao preço que é, olha, engole-se ,) Claro que tens outras soluções pra meter o Squid a bulir com o Clamav e a fazer filtragem, mas, IMHO, nem são tão fáceis de configurar, nem funcionam tão bem...

Quando fiz a pergunta, n estava a pensar em mudar de OS visto que no trabalho ainda n será possivel, devido ao programa +utilizado...

Sei das vantagens de linux, mas n foi isso q perguntei...AV ou firewall free para uso comercial em Windows...sugestões anyone?! :)
 
bseixas, ao contrário do falco que quer toda a gente em *nix ( no ofense falco ,) ) eu não sugiro isso :D A ideia é ter mais uma box antes da nossa para fazer o trabalho que a nossa não possa fazer (ou fazer bem). Ou num sitio com várias máquinas, uam que faça os trabalhos necessários para limitar as hipoteses de bronca.
 
Claro que ofende porque não é verdade!

Eu pessoalmente gosto da solução técnica que são os *nix, mas o que eu quero para os outros é que sejam livres não que usem uma solução técnica que eu goste. E livres porquê? Porque quando somos todos livres há um equilibrio e coisas como obrigarem-me a usar software proprietário ou soluções técnicas más, não acontecem.
 
Back
Topo