Freezes aleatorios - alguma ideia?

Kyuss9

Power Member
Oi pessoal,

Agradecia a vossa ajuda no seguinte:

Há umas 3 semanas atrás, fiz um upgrade de memoria, que me obrigou a: 1- desligar alguns cabos 2 - Fazer alguma força para encaixar uma das memorias.

Desde essa altura, e de forma completamente aleatoria, o meu PC "freeza" e só lá vai com um reset.
Tanto acontece com actividade (transferir files, tocar musica, aceder à net) como em idle.

A frequencia com que freeza varia um pouco, mas parece acontecer mais ao fim de umas horas a funcionar (nessas alturas é capaz de bloquear umas 2, 3 vezes por hora).
Paralelamente, parece-me ter havido um aumento da temperatura média do processador - dantes sem estar a correr jogos, a temp. andava à volta dos 39º agora anda nos 46º...

"Tantas vezes o cantaro vai à fonte" que no inicio desta semana, a instalação de XP Pro que tinha, foi ao ar, já que num destes restarts "à suicida" o file system foi completamente ao ar.

Com os testes que fiz, sei que o problema não é das memorias, nem problema de software (3 re-instalações do XP e 1 de Windows Server 2003 nos ultimos 2 dias).

Uma vez que vou ter que meter as mãos "na massa" outra vez (desligar cabos, retirar drives, etc, etc), gostaria de ter algumas sugestões sobre o que é mais provavel que esteja a causar os "freezes" uma vez que é decididamente problema de hardware...

Eu já fiz uma verificação "superficial" e os cabos parecem-me estar bem assentes...será possivel que tenha partido algum contacto na board (ao colocar a memoria) e que ela continue a funcionar (com os referidos "freezes")? Há alguma forma de testar a board sem ter que desligar tudo (arrrrgggghhhh - tudo menos isso :005: )?


ThanXz in advance!

Kyuss9
 
Depois de um desses restarts, o que é que tens no event viewer?
Overclocking?
Tenta diminuir os settings da memoria na bios.
Que testes já fizeste?
 
Desde a reinstalação do XP que fiz ontem, ainda não vi, mas antes da instalação antiga "pifar", no event viewer apareciam erros relacionados com um processo gerado por um file da ATI que tinha ficado no sistema, quando mudei de placa grafica.
No entanto, nem sempre aparecia esse erro, nem a mudança de placa grafica foi coincidente com o inicio destes "freezes" (já troquei de placa em Dezembro do ano passado.
De qualquer forma, nos dois ultimos dias tive 2 instalações "limpas" de XP e 1 de Win Server 2003, e tambem bloqueou, por isso não me parece que seja problema de software.

Não faço nenhum tipo de overclocking, tá tudo nos defaults.

A reisntalação do OS, apesar de forçada, acabou por servir de teste para eliminar a possibilidade de ser problema de software, e fiz testes com as duas memorias (usar 1 de cada vez) e o PC acabou por bloquear com qualquer uma das duas (tanto a que já lá estava, como com a nova).
Também fiz read/write stress tests às memorias e correu tudo bem.
Além disso, verifiquei se os cabos estavam bem ligados/assentes...
 
Não tenho a certeza de isto ser relevante, não conheço a marca, mas tens a bios mais recente da board?
Parece-me que se o problema surgiu quando colocaste mais memória e tudo o resto se mantém igual, e se com qualquer dos módulos (não sei se em qualquer das slots, presumo que sim, mas pode estar uma slot avariada) em qualquer das slots funciona, existe a possibilidade de a board não estar a suportar convenientemente essa quantidade de memória (ou tipo), pode até ser um bug da versão que tens da Bios.
Talvez o manual da board diga algo acerca disso. Ou então a FAQ do modelo de motherboard...
 
Última edição:
Oi Ozy,

Sim, a versão da Bios é a mais recente e já a tinha instalado antes de surgir este problema.

Asituação acontece com qualquer uma das memorias, mas por acaso ainda não testei usar só a slot 2 (esta Board só tem dois slots para memoria) porque tinha a ideia que a slot 1 tinha que estar sempre ocupada...? Ou posso usar só a slot 2?

Em relação às memorias, os testes que fiz (além dos stress tests) foram os que indico em baixo e em todos eles o problema repete-se:

1 - As duas memorias ao mesmo tempo - 512MB na slot 1 e 256MB na slot 2 e vice versa.

2 - Só uma memoria (sempre na slot 1) alternando entre a memoria de 512 e a de 256MB.

Por acaso ainda não me tinha lembrado de dar uma olhadela no manual da mobo, obrigado pela "lembrança":)
 
Solução

Em 1º lugar obrigado ao Ozymandias e ao Nemesis11 por terem tentado ajudar.

Aqui vai a solução para o problema, caso alguem venha a necessitar:

- Esta situação aconteceu porque apesar de o Windows ter sempre assumido as alterações de hardware que fui fazendo ao longo do tempo, por alguma razão, a BIOS da mobo foi mantendo registo de componentes que já nem estavam no sistema (uma placa de rede que retirei, placa grafica antiga, etc.)
Outro ponto que pode ter contribuido é a opção ACPI na Bios. (não percebi exactamente porquê)...Pelo que li, esta opção deve ser desactivada antes de instalar o XP.

Assim sendo, tudo se resolve da seguinte forma:

- Reset à BIOS (mudar jumper e retirar bateria cerca de 30 min.)
- Entrar na BIOS, configurar e desactivar função ACPI
- Reinstalar XP

Problema resolvido :001:
 
Back
Topo