1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Frequência de CPU sempre no máximo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por The Dealer, 16 de Dezembro de 2008. (Respostas: 25; Visualizações: 5072)

1. The Dealer

The Dealer Power Member

Tenho um AMD Turion 64 1.6 ghz (800+800), e utilizo ubuntu 8.10.

Acontece-me o seguinte. O meu cpu arranca sempre apenas a "metade" da sua frequência de relógio. Ligado à ficha, ou não, acontece sempre. Quando instalei o conky, constatei que sem aplicações "relevantes" a correr, estava sempre nos 800 e de vez em quando lá ia aos 1600. Então quando adiconei na barra de tarefas o monitor de escala de frequencia de CPU, (onde existem as opções Conservative, On Demand, Performance, Power Saver, reparei que independentemente se o SO inicia com o pc ligado à ficha ou não, ele arranca sempre na opção On Demand, pelo que acontece a situação que referi.

Por isso a pergunta que faço é, como fazer com que ele arranque sempre em Performance (nota-se de facto melhorias na performance quando escolho este perfil)? É que como aquele applet (penso que é assim que se chama) "Monitor de Escala de Frequência do CPU 2.24.1", não têm efeito de memória, nem muito menos reage ao facto de estar só a bateria (ou não), torna-se bastante chato.

Última edição: 15 de Março de 2009
  2. omni0ne

omni0ne Power Member

O perfil on-demand só sobe a frequência quando é necessário, para poupar energia.
    Por isso ao pores o cpu na máxima frequência não vais notar diferenças de performance.

edit:
    Li melhor o post e vi que o '?' estava fora do parêntesis e estavas portanto a afirmar que notas diferenças de performance.
    Pois...isso não deveria acontecer.
    Tenho ideia que o perfil por defeito é definido na configuração do kernel por isso a maneira mais fácil seria por um script a correr no arranque que fizesse algo do género:

Código:
    echo performance >> /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_governor

Última edição: 16 de Dezembro de 2008
  3. The Dealer

The Dealer Power Member

De facto também não acho que tenha lógica, mas que noto diferença noto. Até na simples navegação do explorador de ficheiros.

Executei o script que aí tens com sudo e obtenho permissão negada..

EDIT: fiz um cat ao ficheiro e só lá está "performance". Se alterar no applet para powersave, mostra powersave.

4. omni0ne

omni0ne Power Member

Estranho, deve ser do ubuntu, o que te dá:

Código:
    cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_available_governors
    ?

Há também outra maneira segundo isto.
    Tens de instalar o gconf-editor e em apps/gnome-power-manager/cpufreqd mudas o valor de policy_ac e policy_battery de ondemand para performance.

5. The Dealer

The Dealer Power Member

cat /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_available_governors
    ondemand conservative userspace powersave performance

Não tenho o cpufreqd. Simplesmente não está lá. Fiz uma pesquisa e o melhor que encontrei foi cpufreq em /schemas/apps/cpufreq-applet/prefs mas para além de não ter nada de jeito (show mode etc), nem sequer dá para alterar por causa de ser um esquema...

6. omni0ne

omni0ne Power Member

A falta de premissões deve ser alguma coisa específica do ubuntu.

Edita o /etc/rc.local :

Código:
    sudo gedit /etc/rc.local
    e adiciona a linha que mencionei acima:

Código:
    echo performance >> /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_governor
    Ao reiniciares deves ter isso na máx freq.

7. The Dealer

The Dealer Power Member

Impecável :D Muito obrigado.

Perfeito perfeito, era ele alterar para powersaver (ou On Demand) quando está apenas a bateria. Mas isso suponho que seja preciso alterar no cpufreqd que eu não tenho, certo?

8. omni0ne

omni0ne Power Member

Se queres algo mais dinâmico o melhor é instalares o cpufreqd que podes configurar tudo e mais alguma coisa.
    Um simples 'man cpufreqd' deve-te ajudar depois na configuração.

Se seguires esse caminho então convém remover o 'echo performance ...' do rc.local.

edit: o powernowd afinal não é muito útil.

Última edição: 17 de Dezembro de 2008
  9. The Dealer

The Dealer Power Member

Já instalei e estive agora uns minutos a ler a "documentação". Pois, de facto, pode-se controlar aquilo a gosto, mas acho que vou ver se encontro uns exemplos em vez de começar a mexer no não sei.

EDIT: acabei de reparar que não consigo alterar o perfil de energia. Consigo alterar, no entanto a velocidade não desce para 800 mhz, e se escolher 800 directamente, passa para 1600 sem pedir nada a ninguem... !

10. omni0ne

omni0ne Power Member

Não percebi bem o que disseste.

Se estás a falar da configuração do cpufreqd, podes simplesmente por 0% e 100% no min e max freq e mudar só a linha do policy.

Usando como base esta configuração, o que pretendes será algo deste género:

Código:
    [Profile]
    name=ondemand
    minfreq=0%
    maxfreq=100%
    policy=ondemand
    [/Profile]

[Profile]
    name=conservative
    minfreq=0%
    maxfreq=100%
    policy=conservative
    [/Profile]

[Profile]
    name=powersave
    minfreq=0%
    maxfreq=100%
    policy=powersave
    [/Profile]

[Profile]
    name=performance
    minfreq=0%
    maxfreq=100%
    policy=performance
    [/Profile]

[Rule]
    name=battery
    ac=off
    profile=ondemand
    [/Rule]

[Rule]
    name=battery_low
    ac=off
    battery_interval=0-10
    profile=powersave
    [/Rule]

[Rule]
    name=ac
    ac=on
    profile=performance
    [/Rule]
    É só adicionares isso por baixo da tag [/General] (e apagar o que antes lá estava).

Basicamente nessa config tens perfis para os governors mais importantes:
    • onemand - muda conforme a necessidade
    • conservative - como o ondemand, mas com mais tendência para frequências menores
    • powersave - frequência mínima
    • performance - frequência máxima

E regras para usar ondemand quando em bateria, powersave quando a bateria estiver abaixo de 10% e performance quando ligado à corrente.

11. The Dealer

The Dealer Power Member

Algo correu muito mal... Fiz um restart e tive logo a informação "Escala de Frequência de CPU não é suportada. Não será capaz de alterar a sua frequência (...)" Por isso agora, não posso escolher rigorosamente nada, e aparece-me 1,59 no applet...

Tinha feito um backup do ficheiro original, mas não sei o que aconteceu não deve ter gravado... Portanto, alguém me pode dar o conteudo do ficheiro /etc/cpufreqd.conf do ubuntu 8.10 sff? :(

12. omni0ne

omni0ne Power Member

Por defeito é isto.

Mas varia conforme a distro por isso recomendo que removas o cpufreqd, apagues o cpufreqd.conf se ainda estiver lá e voltes a instalar.

13. The Dealer

The Dealer Power Member

Pois foi isso que eu acabei de fazer :D

Eu reparei à minutos atrás que o applet estava a contar o CPU0 como se tivesse os 1.6 ghz, quando na verdade é o CPU0 e CPU1 (no applet) (800 + 800).

Bem, como poderei corrigir o ficheiro?

14. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

corrigir o que está correcto? Na verdade um turion X2 1.6ghz, são 2 núcleos cada 1.6ghz ...

15. The Dealer

The Dealer Power Member

Esta é a informação que tenho na página oficial:

tipo : Tecnologia móvel AMD Turion™ 64 X2, Dual Core TL-52
    velocidade de relógio : 1.6 GHz
    Front Side Bus : 1600 MHz
    cache de nível 2 : 1 MB

16. InforMed

InforMed Power Member

Instala o gfreqlet!

17. The Dealer

The Dealer Power Member

Qual é o nome do pacote?

18. omni0ne

omni0ne Power Member

Se não está nos repos, podes sacar do site oficial.
    Procura pelo ficheiro *.deb .

Quanto à frequência, como disse o AndreAPL, tens dois cores ambos a correr a 800Mhz ou 1.6Ghz.

19. The Dealer

The Dealer Power Member

A sério? E eu a pensar que só tinha 1.6 ghz, quando afinal tenho 3.2... que ignorância meu deus :007:

Partilhar esta Página