1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[HDTV] Frequência de imagem

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por VitorMeireles, 7 de Janeiro de 2013. (Respostas: 15; Visualizações: 2833)

  1. Bom dia

    Estou interessado em adquirir um televisor Led, nos próximos tempos, e tenho pesquisado algumas informações principalmente aqui no fórum.
    Tenho lido vários posts mas continuo com uma dúvida. Até que ponto é importante, num televisor, a frequencia de imagem?
     
  2. light_in_tunel

    light_in_tunel Power Member

    O melhor será esperares por outras respostas porque não domino por aí além.
    No entanto, pelo que me disseram a frequência é fundamental pois é dela que depende a rapidez de processamento. Numa loja explicaram-me isso e imediatamente pude ver como em alguns planos (por exemplo em pannings com muita informação no ecrã) a imagem parece que tem uns saltinhos, quase como se tratasse de uma diminuição dos frames por segundo. O mais curioso é que isto é visível por exemplo até nos créditos dos filmes com as letras a subir, nota-se uma menor fluidez no ecrã. Espreita aqui http://www.youtube.com/watch?v=u-yWbcXanrs (está em grego, mas é perceptível).

    Claro que depois tens os 100 até aos 600Hz e vais pagar muuuuito por este aumento. Eventualmente nesta altura não vale a pena comprar algo com menos de 200hz - mas isto já depende do objetivo e daquilo que queres/podes pagar por uma TV.

    Cheers
     
  3. dropko

    dropko Power Member

    sim, minimo 200Hz.

    a nao ser para ver as noticias ou o "programa do gordo", aí 100Hz esta bem!
     
  4. Pheux

    Pheux Suspenso

    Para isso até 50hz chega, uma vez que o sinal é mandado para a TV a 50hz.
     
  5. Wildstar

    Wildstar Power Member

    O sinal de TV é 50 Hz. Tudo acima disso é a interpolação de movimento do televisor. Há quem goste, há quem mantenha desligado. Mas o olho humano não consegue distinguir nada acima de 100 Hz, por isso a qualidade do algoritmo de interpolação interessa muito mais do que os "Hz". Os "Hz" são mais uma coisa que os vendedores usam para vos impingir lixo, não vão na conversa.

    Para televisões 3D (e usadas em modo 3D, obviamente) convém ser 200 Hz porque cada olho só vai receber metade da frequência.
     
    Última edição: 7 de Janeiro de 2013
  6. Obrigado pelos esclarecimentos.
    Contudo com a resposta do user Wildstar fiquei com nova duvida. O que é o algoritmo de interpolação? Desculpem a ignorância no caso de ser algo óbvio.
     
  7. liquid_shadow

    liquid_shadow Banido

    Como foi dito, se o sinal é enviado a 50Hz (e todas as fontes enviam nessa frequência, ou a 60Hz no máximo, salvo erro), a única maneira de teres mais "frequência" (os tais 100/200/400/600...Hz) é se forem criadas frames interpoladas, ou seja, frames "virtuais" que são calculadas/criadas entre frames reais fornecidas pelo sinal original. Se o processo de interpolação não for competente, isso poderá gerar artefactos, que aparecem como elementos estranhos na imagem e podem prejudicar a experiência de visualização.
    Na prática, para jogar simplesmente costuma-se desligar isso, para se reduzir o input lag, e para cinema até o recomendado são 24Hz! Basta ver que os blu-ray são sempre nessa frequência. De resto dá jeito para os jogos da bola e pouco mais.
     
  8. strikereg

    strikereg Power Member

    Só umas correções:
    -apesar da imagem televisiva ser a 50 hz, esta pode ser apresentada a 100hz sem interpolação (repetindo imagens) ou com interpolação (criando imagens intermédias com base nas restantes);
    -ninguém recomenda 24hz para cinema, recomenda-se um televisor que suporte o input a 24hz e o trate corretamente, normalmente mostrando a imagem a 48hz (x2) ou 96hz (x4).
     
  9. Creio ter feito questoes que as respostas ultrapassam em muito o meu conhecimento. Mais uma vez desculpem a ignorancia.
    Pretendo comprar uma TV LED com 42" no máximo. Pretendo ver os canais Meo ou Zon e nao dou muita importancia ao 3d.
    Anteriormente tinha pesquisado Tv´s com 400Hz mas assim sendo posso baixar para 200Hz?
    Já agora que Tv aconselham? Limite de preço 750€.
     
  10. Pheux

    Pheux Suspenso

    Podes, claramente.
    Eu com os meus ricos olhos não noto diferença nenhuma de 200hz para 800hz, quanto mais para 400.
    Para mim é tudo marketing e nada mais.

    Até esse preço andam aí umas LG jeitosas... dá uma olhadela nos tópicos habituais.
     
  11. dropko

    dropko Power Member

    mas a frequência da interpolação não é sujeita a esse indicador? 100Hz ou 400Hz não tem o mesmo número de "interpolações" por segundo. por isso dir-se-ia diferente?

    eu naqueles exemplos que fazem nas lojas das tecnologias (com uma caixinha dum lado para o outro) nota-se bem de 100 para >400. claro que podem ser fabricados, mas não me parece.
     
  12. tiagottx

    tiagottx Power Member

    100hz é indicio de que o TV terá um bom movimento, mas sem interpolação de imagem não faz grande diferença. As marcas chamam-lhe TruMotion, HD Natural Motion, Intelligent Frame Creation, etc...

    [​IMG]

    Um TV com 100 (ou 200 para 3D) hertz e um bom processamento para criação de frames, é melhor que um com 800hz e interpolação da treta :P

    Mexam nos settings dos TVs para activarem estas compensações de movimento e verem se notam diferença. Usem os créditos finais dos filmes pois é dos testes onde mais facilmente se nota esse bom processamento.

    Não vão logo na cantiga do "tem XXX hertz por isso tem um movimento excelente e muito fluído".

    Vejam com os vossos olhos ;)

    EDIT
    Ninguém recomenda porquê? É um standard do cinema, e logo quem gostar de ver filmes com aspecto de cinema, tenderá a não gostar das interpolações de que temos falado aqui no tópico.
    No meu TV quando ligo o modo THX (standard de cinema pelo George Lucas), ele não me deixa usar o Intelligent Frame Creation, assim como não me deixa mexer em alguns outros settings que são obrigatórios para mostrar uma imagem com os padrões THX! Senão não seria THX ;)
     
    Última edição: 8 de Janeiro de 2013
  13. Wildstar

    Wildstar Power Member

    Note-se que isto só se aplica a plasmas (e CRTs). Um LCD não tem "refrescamento" ou varrimento, logo anda a "infinitos Hz sem interpolação".

    Os teus olhos não vêem mais do que 80 ou 90 Hz. Se estás a ver diferença não é pelo número de frames novos criados mas sim pela forma como são criados.
     
    Última edição: 8 de Janeiro de 2013
  14. Agradecia que me recomendassem uma Tv Led 40" ate ao preço 750€.
     
  15. Agradecia que me recomendassem uma Tv Led 40"!
     
  16. Joseph1967

    Joseph1967 Power Member

    vê a samsung, com esse orçamento compras uma bem boa, série 6000 ou superior
     

Partilhar esta Página