1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Guia Fresh install do Windows XP/2k/2003 - gestão de partições

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias - Microsoft' iniciada por Chip, 11 de Abril de 2004. (Respostas: 27; Visualizações: 26933)

  1. Chip

    Chip Zwame Advisor

    Na sequência desta thread, aqui fica um tutorial sobre como fazer um fresh install do Windows, eliminando toda a informação existente.

    --


    TUTORIAL: Fresh install do Windows XP | 2000 | 2003 - Gestão de partições

    Chip - 11 Abril 2004

    [​IMG]




    Este tutorial destina-se a quem que tem algumas dificuldades na instalação das versões mais recentes do Windows, nomeadamente na criação/eliminação de partições, e que desejam fazer um fresh install, isto é, apagar toda a informação já existente no computador e instalar uma versão do Windows de raiz. Serve também para quem tem um pc sem sistema operativo instalado.

    Foi utilizado para escrever este tutorial o Windows 2003 Standard Edition, a correr numa máquina virtual usando o VMware workstation. O procedimento para outra versão do Windows numa máquina real é idêntico.

    AVISO: O procedimento a seguir descrito irá resultar na eliminação de todos os dados do disco rígido! Assegure-se que efectuou cópias de segurança de toda a informação. O autor não assume qualquer responsabilidade por eventuais perdas de dados.


    Conteúdo:

    1. Definir a drive óptica como dispositivo de arranque
    2. Início da instalação
    3. Apagar as partições existentes
    4. Criar novas partições
    5. Escolher a partição de instalação
    6. Escolher o sistema de ficheiros e formatar a partição de instalação
    7. Configuração do Windows
    8. Gestão de discos e partições após a instalação do Windows



    1. Definir a drive óptica como dispositivo de arranque

    As versões mais recentes do Windows arrancam a partir do CD de instalação, permitindo assim a sua instalação no computador. Para que o CD arranque é necessário aceder à BIOS do computador e definir que queremos que a nossa drive óptica (leitor de CD's ou DVD's) seja o primeiro local onde o computador vai procurar por ficheiros de arranque, caso contrário o computador arrancará pelo sistema operativo que estiver instalado no disco, caso exista.

    Para aceder à BIOS, terá que premir uma tecla. As teclas mais usuais são o DEL, o F2 ou o F10, sendo que a tecla varia consoante o fabricante do computador. A tecla a premir é geralmente indicada no arranque, como se pode ver na figura seguinte (neste caso a tecla a premir é o F2):
    [​IMG]
    Ao premirmos a tecla referida, acedemos então à configuração da BIOS do computador. Devemos então procurar pelo local onde poderemos definir a ordem dos dispositivos de arranque.
    [​IMG]
    Mais uma vez, a configuração varia consoante o fabricante do PC ou da motherboard, mais precisamente. Deverá procurar por BOOT ou BOOT DEVICES. Aqui define a ordem pela qual o sistema tentará arrancar. De entre as várias escolhas possíveis, as mais comuns são Hard Drive ou Disco duro e CD ROM. Poderão ainda aparecer outras escolhas, como placas de rede ou dispositivos amovíveis. De salientar que estes nomes podem também variar de pc para pc e que pode aparecer a descrição do dispositivo (marca ou modelo do disco ou do leitor de CD/DVD) em vez do tipo de dispositivo.

    Geralmente a navegação faz-se com as teclas de cursor (setas) para seleccionar o dispositivo e premindo as teclas + e - para mudar a ordem. De qualquer forma, as teclas a utilizar surgem geralmente indicadas no écran.

    Em seguida um exemplo de um écran de definição do BOOT com as opções default da máquina.
    [​IMG]
    Para alterar a ordem, seleccionamos com o cursor a drive de CD-ROM e premimos a tecla + para subir um nível.
    [​IMG]
    Ficamos então com o CD-ROM como primeiro dispositivo de arranque.
    [​IMG]
    Para gravar as alterações podemos navegar até ao menu EXIT e seleccionar a opção de sair e gravar as alterações ou utilizar uma tecla de atalho geralmente comum a todos os fabricantes de motherboards, que é o F10, como podemos ver nas imagens acima (F10 - Save and Exit)

    Surge o écran de confirmação para gravar as alterações e dizemos que sim.
    [​IMG]


    2. Início da instalação

    Depois de termos definido tudo na BIOS para que o pc arranque pelo leitor de CD, e colocando o CD de instalação do Windows na drive óptica que corresponde à definida para o arranque na BIOS, quando reiniciamos o pc o programa de instalação inicia-se automaticamente se não tivermos nenhum sistema operativo instalado. Caso já exista algum sistema operativo, então será necessário premir uma tecla quando solicitado para tal.
    [​IMG]
    Inicia-se então o programa de instalação. Primeiro são copiados alguns ficheiros e carregados alguns drivers, até que seja necessária a intervenção do utilizador.

    Surge então o seguinte écran:
    [​IMG]
    Dado que pretendemos uma instalação nova, não iremos escolher a opção de reparação. Para continuar com a instalação premimos ENTER.

    Surge-nos o EULA ou Contrato de Licença do Utilizador Final, com o qual temos de concordar para prosseguir a instalação.
    [​IMG]

    Para continuar premimos então F8.



    3. Apagar as partições existentes

    Chegamos à parte da configuração das partições. Caso já tenhamos uma instalação prévia de outro sistema operativo ou caso já existam partições criadas no disco, estas são apresentadas da seguinte forma:
    [​IMG]
    Como optamos por fazer uma instalação limpa, e como somos esquisitos e não gostamos das partições antigas existentes (seja pelo tamanho ou por qualquer outra razão), vamos primeiro eliminar essas mesmas partições.

    Para tal, seleccionamos com o cursor as partições que queremos eliminar e premimos a tecla D.

    Surge um écran de confirmação a perguntar se de facto queremos eliminar a partição.

    AVISO: Esta operação é irreversível e provoca a destruição da informação que tiver nas partições existentes. Se não fez cópias de segurança da informação, cancele a instalação e efectue cópias de segurança.

    NOTA: Caso deseje manter as partições existentes, com a informação que cada uma contém, poderá na mesma fazer uma instalação limpa do Windows. Para tal não deverá apagar nenhuma partição, saltando assim para a fase de selecção da partição onde queremos instalar o Windows.

    Atenção que este procedimento não significa que a partição actual onde tem o Windows não será alterada, pelo que deverá efectuar cópias de segurança da informação. Se ainda não o fez, deverá também como medida de precaução efectuar cópias de segurança de todas as partições existente no sistema.

    [​IMG]
    Premimos então a tecla L para confirmar, e regressamos ao écran onde são apresentadas as partições.

    Repetimos o procedimento para todas as partições até não existir nenhuma partição no disco.
    [​IMG]


    4. criar novas partições

    Iremos agora criar as partições à nossa medida. Neste exemplo iremos proceder à criação de duas partições.

    Para criar uma partição começamos por premir a tecla C.

    Surge um écran a perguntar qual o tamanho pretendido para a partição. Dado que queremos criar duas partições e que dispomos de 2 GB de espaço em disco, iremos definir 1500 MB para a primeira partição.
    [​IMG]
    Escolhemos aqui o espaço que pretendemos reservar para esta partição, que será criada com a letra C (isto é, irá corresponder à drive C: do seu sistema) e que em seguida iremos seleccionar como partição para instalar o Windows (note que poderá escolher outra partição, se desejar).

    Voltamos ao écran que nos apresenta as partições existentes. Para criar outra partição agora, seleccionamos com a seta para baixo o Espaço não particionado e repetimos o procedimento anterior.
    [​IMG]
    [​IMG]
    Como esta é a última partição que vamos criar, vamos utilizar o espaço máximo disponível.
    [​IMG]
    Notas: 1. Poderá criar apenas uma partição e alocar o espaço das outras partições mais tarde, após a instalação do Windows. 2. Irá aparecer sempre um espaço não particionado, e que não poderá utilizar (entre 4 a 16 MB geralmente, dependendo do tamanho do disco); esta situação é normal.



    5. Escolher a partição de instalação

    Criadas as partições, vamos seleccionar a partição onde queremos instalar o Windows. No nosso exemplo optamos por escolher a partição C:. Seleccionamos a mesma com o cursor e premimos ENTER para iniciar a instalação do Windows.
    [​IMG]


    6. Escolher o sistema de ficheiros e formatar a partição de instalação

    Teremos então de optar pelo sistema de ficheiros e pela forma como pretendemos formatar a nossa partição onde iremos instalar o Windows. As restantes partições podem ser formatadas depois de o Windows ter sido instalado.
    [​IMG]
    O sistema NTFS (NT File System) é o sistema utilizado pelo Windows NT/2000/XP/2003 e permite maior nível de segurança e melhor gestão de discos grandes, no entanto não pode ser acedido directamente através do Windows 9x (95 ou 98), nem através de uma disquete de arranque do DOS. O sistema FAT é o sistema utilizado no DOS e no Windows 9x.

    Aconselho vivamente a opção pelo NTFS pela maior segurança que permite (configuração de acessos a pastas, etc.) e pela melhor gestão que faz de discos de grandes dimensões.

    Quanto à formatação a escolher (normal ou rápida) iremos optar pela normal, já que garante a eliminação da informação que existia anteriormente.

    Após a formatação da partição, inicia-se a cópia dos ficheiros de instalação do Windows.
    [​IMG]
    Depois de concluída a cópia dos ficheiros, o sistema irá reiniciar.
    [​IMG]
    Com o reinício do sistema, iremos ser novamente questionados se desejamos arrancar a partir do CD ou a partir do disco rígido. Dado que já copiamos os ficheiros de instalação para o disco, vamos escolher o arranque pelo disco, que é como quem diz, não precisamos de carregar em nada.
    [​IMG]


    7. Configuração do Windows

    Após esta fase tem início o programa de configuração do Windows, que fica para um próximo tutorial.
    [​IMG]


    8. Gestão de discos e partições após a instalação do Windows

    Veremos em seguida, de uma forma muito sucinta como criar partições, caso tivéssemos optado por criar apenas uma partição para instalação do Windows, e deixando espaço no disco por alocar.

    Após a instalação do Windows, no Menu Iniciar terá aceso às Ferramentas Administrativas e dentro destas à Gestão do computador. Note que o aspecto do menu de Ferramentas administrativas será substancialmente diferente se estiver a usar o Windows XP. No entanto a opção que nos interessa existe na mesma.
    [​IMG]
    Surge a consola de Gestão de computadores, onde agora iremos escolher a ferramenta de Gestão de discos.
    [​IMG]
    Aparece-nos a indicação dos dispositivos instalados no sistema.
    [​IMG]
    A partir daqui poderemos fazer a gestão dos nossos discos / partições / leitores de CD, e outros, nomeadamente:

    - Criar partições a partir de espaço não utilizado
    - Formatar partições
    - Eliminar partições
    - Alterar as letras das unidades (dos discos, drives ópticas, drives amovíveis, etc.)

    A maioria destas opções podem ser acedidas com um click no botão do lado direito do rato sobre o elemento que pretendemos configurar.
    [​IMG]

    Por agora é tudo, espero que este guia tenha alguma utilidade para os menos experientes nestas andanças. Qualquer questão ou sugestão p.f. coloquem aqui.


    Nuno aka Chip
     
    Última edição: 5 de Novembro de 2005
  2. James

    James Power Member

    Quero agradecer-te pelo excelente tutorial que puseste no forum, ainda por cima com screenshots! Muito obrigado mesmo! Vai dar um jeitão ao ppl que, tal como eu, não percebe muito de pc's :lol:
    Muito Obrigado Chip :001: :009: :001: :009: :001:
     
  3. Carrapau

    Carrapau Power Member

    Excelente tutorial para quem precisar de instalar o S.O.

    Só uma duvida. Eu tenho 2 discos da Seagate de 80Gb no Pc. O disco onde tenho instalado o WinXP é Ide e o outro é Sata.

    Dantes se quizesse instalar o WinXP no disco Sata tinha que carregar numa tecla para instalar controladores para o dispositivo Raid ( se não me engano).

    Esta semana fiz a actualização da Bios da minha MB Asus P4P800 para a Bios 1016. Se quiser instalar o WinXp no disco Sata tenho que instalar alguma coisa ou basta na Bios definir o disco Sata como o disco de arranque?
     
  4. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Chip:
    Aproveito esta thread para dar a minha opinião que já andava à algum tempo para dar.
    Acho que fazem falta mais tutoriais como este. Em tempos fiz um para o SUSE 9.0 que acho que terá sido útil também.
    Há imensas pessoas com conhecimentos enormes nas mais diversas áreas e é uma pena não termos mais tutoriais aqui no forum.
    Assim de repente dois que me parecem necessários são como configurar uma rede interna e como configurar um servidor. Principalmente com o clarckconnect. Pelo que vejo é tão "fácil" (não para mim:() de configurar e tem tantas potencialidades que é uma pena que não haja ainda um tutorial.
    Esperemos que alguem pegue na versão que está por ai a aparecer (a 2.2) e que faça um tutorial para o pessoal. Eu pessoalmente estou interessado. Aquilo dá para correr numa máquina pré-histórica e depois de instalado tirasse o monitor, o rato e o teclado e é só deixar ligado.
    Mas eu ainda não estou lá.
    Eu já tenho umas imagens do CC mas versão 2.1 aqui no disco. Mas não consegui por aquilo a funcionar. Posso fazer o upload das imagens ou enviar para alguém que queira pegar na ideia.
    Eu ofereço-me para ajudar no que conseguir fazer. Quando fizer o download da nova versão (vamos esperar pela versão final) posso fazer uns screeshots para dividirmos o trabalho. Configurações é que já não é comigo:(
    Que tal?
     
  5. Chip

    Chip Zwame Advisor

    Carrapau, não te sei responder, só experimentando.

    Metro, sim, acho que estes tutoriais fazem falta e acho que também podemos ter um espaço próprio para eles inclusive, mas isso é outra questão.

    Quanto oa tutorial do clarckconnect, nem me atrevo pois não percebo nada :p (isso e gentoo) mas pode ser que um dia me aventure e pelo menos de install faça um, de configuração, it's way out of my league. :)
     
  6. Andr0m3da

    Andr0m3da Power Member

    parabens chip.
    acima de tudo é uma paciencia do caraças.

    acerca da clarck-connect, aquilo n passa mto de instalar sempre tudo e depois a config n foge mto ao obvio dos ip's certos para a gateway e tudo isso.
     
  7. alph

    alph Power Member

    tutorial óptimo, muito bom trabalho Chip :P

    so tenho 1 duvida.... komo tiraste esses screens? :)
     
  8. Chip

    Chip Zwame Advisor


    Com o vmware podes gravar bmp's com os screenshots do que a máquina virtual tá a apresentar (eu até descobrir isto usava o bom do ALT+PRINT SCRN e depois photoshop, o que vale voi só em duas pics, há uns meses atrás :p)


    vou depois acrescentar mais um ponto, para quem pretende um fresh install mas sem perder a informação das outras partições que não a do sistema, mas terá de ficar para meio da semana

    /me tem muito que fazer hoje, preparar formação para dar amanhã :D

    (lá me vou eu deitar outra vez às tantas :D)
     
  9. Archangel

    Archangel Power Member

    Excelente. Penso que esse tutorial irá ser util a muita gente. :)

    Gostaria no entanto de aconselhar as pessoas que têm um CD-RW para fazerem backup dos updates essenciais do Windows (nomeadamene a patch contra o Blaster worm, entre outros) e Service Packs do Windows num CD-R, de forma a que logo após a instalação do Sistema Operativo possam proceder a actualizações críticas sem necessitarem recorrer aos updates por intermédio do windows update. Se o Chip não tiver muito que fazer, pode colocar os links para os updates aqui nesta thread (acho que já estou a pedir demais ehehehe). :P Sempre é uma forma de evitar ser-mos surpreendidos pelo verme logo que nos ligarmos à net pela primeira vez.

    Cumps!

    Edit:

    Chip... só uma correcção.


    totorial?

    :lol:

    Por falar em toto.. loto. Ouvi dizer que os 3 vencedores são todos do Norte... hummmmmmmmm. Chip, tens alguma coisa para nos contar?? :004:
     
    Última edição: 11 de Abril de 2004
  10. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Link para todos os updates dos SO da MS (http://v4.windowsupdate.microsoft.com/en/default.asp?corporate=true).
    Ps - Isto é a versão corporate, tem pouco a haver com o windowsupdate "normal", pq dá para guardar os updates.
     
  11. Chip

    Chip Zwame Advisor

    Penso que existe um tutorial sobre como integrar o SP1 e os updates num CD, assim quando instalas já leva os updates todos :)

    Penso, mas não tenho a certeza, já que tamb+em não me lembro se a integração é do SP1 apenas ou se dá para os updates via corporate que o Nemesis11 colocou
     
  12. Archangel

    Archangel Power Member

    Existe sim, é assim que eu tenho o CD do XP que uso para a instalação. No entanto não me recordo do link para esse tutorial. :(
     
  13. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    http://www.google.com/search?q=slip...illa-search&start=0&start=0&ie=utf-8&oe=utf-8

    Um dos resultados (http://www.tacktech.com/display.cfm?object=article.cfm&id=160), mas há aos milhares guias para fazer "slipstream".

    EDIT: Já agora, para quem tem um servidor em casa/emprego com 2000/2003:
    Se querem ter os updates todos num sitio e controlar as coisas facilmente, vejam o SUS (está para sair o 2.0, que se chama WUS):

    http://www.microsoft.com/windowsserversystem/sus/default.mspx

    Dá um jeito enorme para quem tem que controlar mais que 1 Windows. Basicamente é um windowsupdate local controlado por nós.
     
    Última edição: 12 de Abril de 2004
  14. EndUser

    EndUser Power Member

    Excelente iniciativa Chip. :)

    Cumprimentos.
     
  15. Ledo

    Ledo [email protected] Member

    Acho que a única coisa que falta é falar sobre o espaço do disco que deve ser alocado para a memória virtual, após a instalação do XP.
     
  16. Chip

    Chip Zwame Advisor

    humm, julgo que isso vai depender da utilização do sistema, da memória instalada, e porventura de outras coisas que eu não sei :D
     
  17. blueangelman

    blueangelman 1st Folding then Sex

    isso já fiz há algum tempo..se quiserem aproveitar tudo ok..até tem print screens e tudo.:x2:

    memoria virtual

    entao tu proprio podes ver Chip,se quiseres passar para aqui eu deixo.:lol:

    edit:quando instalarem o xp façam logo a drive virtual com o tamanho que desejam..nao sou mto adepto de andar a fazer partiçoes depois com programas mais ou menos bons,nada como uma fresh install..:P
     
    Última edição: 17 de Janeiro de 2006
  18. tugagirl

    tugagirl Power Member

    parabens pelo tutorial esta 5*

    o meu pc esta cada vez mais lento, e cheio de porcarias que nao interessam a ninguem, entao optei por fazer uma formatacao do hdd, e tambem porque ando sempre a instalar e desinstalar programas:)

    a minha duvida e: todos os programas que eu tenho perdem se? depois tenho k os reinstalar?
    sei que ha um programa que faz isso norton ghost ou algo do genero mas as finanças andam baixas... como faco?

    ja agora o meu anti-virus e da symantec, o norton anti-virus. dps de formatar posso reinstala lo? n m vai pedir a licenca outra vez e como ja esta registado recusar a instalacao?

    o unico problema e que eu nao percebo mesmo nada disto [​IMG]
     
    Última edição: 12 de Setembro de 2006
  19. mr.bohemia

    mr.bohemia 1st Folding then Sex

    Sim, vais ficar sem programa nenhum, apenas com o Sistema Operativo instalado...

    Em relação ao anti-vírus não faço a mínima se te pede a licença outra vez ou não...
     
  20. Daniel Maia

    Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

    Sim vais perder os dados todos...

    Quanto ao antivirus...sim acho q te vai pedir a licença..

    cumps
     

Partilhar esta Página