1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

frigorifico r12 velho

Discussão em 'Cooling' iniciada por JPgod, 3 de Junho de 2005. (Respostas: 15; Visualizações: 4715)

1. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Boas

Tem um frigorifico que utiliza r12 aqui em casa que penso que está avariado (é do senhorio da casa)

perguntas aos mestres:

1º Como posso verificar se o compressor ainda funciona impecavel, ainda não tentei ligar aquilo...
    2º Os tubos estão tão ferrugentos que penso que a avaria pode ser falta de gáz :D como posso verificar isso? é que se eventualmente já estiver sem gáz, tento falar com o senhorio se me deixa "sacrifica-lo" :P e alem disso aquele monstro ocupa bue espaço na despensa :mad:

3º O compressor possuir 4 tubos (para alem da linha de serviço :P ), ora num compressor normal tem 1 linha de sucção e uma de pressão, para que será que serve as outras duas ??

2. sl4ck

sl4ck Power Member

nao sou mestre mas aki vai, vou tentar ajudar :D

bem...primeiro ke tudo axo k deves liga-lo na ficha e ver se faz barulho, se nao ligar tentas fazer uma ligação directa eliminado o termostato e ai ves se faz algum barulho, tipo barulho dos frigorificos :D

bem, quanto a isso se eh falta de gaz ou nao axo que um pouco dificil de saber, visto que se cortares os tubos algum ha-de sair quase de certeza e nao xegas a saber se tinha o suficiente ou nao

esses 4 tubos, como referiste e muito bem um é da discarga, outro da sucção, e os outros, segundo me pareceu ter lido algures escrito por alguem :D, servem para o arrefecimento do compressor, um de entrada e o outro de saida do gas, os quais se xegares a utilizar o compressor podes elimina-los (tapa-los), nao te vao fazer falta.

tou a tentar ajudar :D se alguem souber k o k estou a dizer nao está correcto que se acuse :rolleyes:

3. gavião

gavião Power Member

vivas, deves ter um compressor parecido com o danfoss que eu tenho, que tem 4 tubos, se o gajo funcionar, ficas com um tubo a puxar ar e outro a mandar como o sl4ck já disse, os outros dois que não fazem nada depois tapa-os com solda.

vai dando noticias e boa sorte :D

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bem, abrir os tubos para verificar se tme gáz ou não, nops, r12 é muito perigoso, ainda mais num espaço fechado 8o

De qq forma vou experimentar ligar e ver se cria gelo ou não, se aquece ou não e o ruido...

Sobre isso do arrefecimento do compressor, já li por ai algures (detalhe, tive a verificar o percurso dos tubos, vai para o condensador e depois volta...)

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Meti o gajo a bulir :P

O compressor fáz ruido, o mesmo vai diminuindo até um nivel quase silencioso :P

agora vou deixar uns tempos a bulir e ver se faz gelo

EDIT: 30 minutos de funcionamento = não faz frio :007:

ou seja, o r12 já bazou todo?

Última edição: 4 de Junho de 2005
  6. sl4ck

sl4ck Power Member

nao, ainda pode ter bastante R12, como pode nao ter nenhum }>

7. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bastante r12?

Como?? Deixei 30 minutos ligado e num uma pinga de frio no congelador, nem no compartimento principal :mad: Estava a mesma temperatura que desligado...

O compressor ao fim destes minutos todos ficou bastante quente, pelo o que me falaram sem gáz pode aquecer muito e pifar (não estava a arder, apenas bem quente)

8. spastikman

spastikman Banido

não sei se a funçao do oleo é como num carro, ou seja, lubrificar, mas caso seja, pode estar sem oleo e daí aquecer muito.

Digo eu ! :)

9. sl4ck

sl4ck Power Member

o oleo dos compressores de frio nao se perde, akilo é circuito fexado, a nao ser k tenha alguma fuga, mas isso via-se facilmente.

Quanto ao R12 o nao fazer frio nao é sinonimo de nao ter gas, vai por mim que ainda pode ter algum

10. danizito

danizito Power Member

olha q s isso inda tiver gás n t aconselho mt a tentar cortar os tubos pa ver s tem ou n...

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

A quem o dizes :P

12. ola a todos como vao por aqui bem neste sait sou novo mas achei corioso isto porque falao de frio e eu como trabalho no ramo me inscrivi :lol: comtinuen assim boa :001:

13. cula_ru

cula_ru Power Member

O R12 é perigoso se cortarem os tubos?
    Aconcelho-te mesmo a mandares o frigorifico para a recolha de monos!

Informações sobre o R-12:

Chemical Name
    Dichlorodifluoromethane (CFC) CFC significa o pior que pode haver para a camada do ozono (aquela que protege o planeta)

Chemical Formula
    CCl2F2

Application
    Automotive, Medium Temperature Refrigeration

Oils
    Mineral, Alkylbenzene Alquilbenzeno outro veneno do pior para os seres vivos

Vale mais comprar tudo novo e montar um sistema à maneira.

14. Make.Love

Make.Love Banido

o que pode acontecer se o r12 tiver em contacto directo/indirecto com o ser humano ?

15. cula_ru

cula_ru Power Member

É venenoso para os humanos, mas é pior para o ozono.

Effects on Humans: In high concentrations, dichlorodifluoromethane can cause narcosis, unconsciousness, cardiac arrhythmias, cardiac arrest, and asphyxiation, either as a result of dichlorodifluoromethane's narcotic effects or as a consequence of its displacement of oxygen in the atmosphere.

16. cula_ru

cula_ru Power Member

Agora o problema ao cortar os tubos com gas la dentro pode fazer gelar os dedos e tudo à volta! lol não sei se é isso que acontece mas é muito provavel. Inflamavel e explosivo não é.

Partilhar esta Página