Fritadeira a Ar (Air Fryer)

@Seterolas marcas com bom feedback aqui no fórum: Cosori, Philips. Outras marcas com boas reviews: Ninja, Instant. Se quiseres poupar uns trocos, falam bem aqui da máquina do Lidl.
 
A minha Blaze chegou na sexta-feira, devo usá-la hoje pela primeira vez para fazer o mais básico: batatas fritas. Usam o crisper plate para fazer batatas?

EDIT: ok, primeira experiência não correu muito bem. 😅

Com batatas próprias para fritar (não são pré-congeladas), experimentei com os valores default da máquina, 195º e 20 min, e ficaram muito queimadas por fora e cruas por dentro...

Penso que o primeiro erro que fiz foi borrifá-las com óleo quando já estavam dentro da gaveta, não ficou muito uniforme, notou-se que as que ficaram queimadas foram as que levaram com mais óleo.
Os palitos também eram mais grossos, o que também não deve ter ajudado.
Como resolver o problema: borrifar com óleo fora da gaveta dentro de um tupperware para as envolver mais uniformemente, ou então nem usar óleo, tanto que nem costumamos gostar delas muito estaladiças.
Crisper plate, não usar? fiquei com ideia que só devemos usar se quisermos que alimentos mais gordurosos não fiquem a nadar na gordura quando estão a libertá-la durante a cozedura.
Para palitos mais grossos, o ideal deve ser usar uma temperatura mais baixa e mais tempo, não?
 
Última edição:
Eu faço com batatas normais. Corto mais fino qdo quero mais estaladiço ou mais grosso qdo quero mais massudas. Ponho 1 pouco de azeite por cima e depois tento deixá-las o mais untadas possíveis com as mãos. Vai para a gaveta com um pouco de sal por cima. Depois uso os tempos do programa: 195º/25min, acho eu.

A minha é uma cosori 5.5l. Não é a dual blaze.
 
@Necrom como disseram se borrifares com óleo distribui muito bem. Faz isso fora da Airfryer. E como são batatas normais é fundamental secá-las muito bem antes. Passa por um pano seco. Se estiverem molhadas, vão libertar vapor de água e não vão ficar bem.
Enquanto não sabes bem os tempos, abre a meio para veres o aspeto. É melhor do que estares a arriscar e "estragar". Nesse caso mais valia teres tirado as que estavam queimadas, uma abanadela nas restantes e ficarem mais uns minutos.
Ninguém nasce ensinado. Batatas cruas também vai sempre depender da qualidade. A fórmula não vai ser sempre igual para todas. Mas os "erros" a evitar são não secar muito bem as batatas e se usares óleo, não distribuir muito bem.
 
Voltei a fazer, sem óleo, e ficaram bem melhores. Apesar de terem ficado um pouco castanhas em vez de douradas, até estavam boas. Quanto ao sabor, ao início estranhei, sabem mais a batata crua do que estou habituado. Acho que gostava era do sabor do óleo lol. Tenho de experimentar pré-fritas para a próxima.
 
Eu fiz agora mesmo um prato pequeno só para mim.
2x a fazer batata frita.

Na primeira ficaram algumas queimadas de mais e secas (quase duras vá)

Mas desta vez tão mesmo no ponto. Tão óptimas


A batata usada, nas duas ocasiões, foram batatas congeladas do froiz.
 
Esqueci-me de comentar aqui ontem.
Para testar a potencialidade da dual blaze, ontem mandei lá para dentro 1KG de nuggets congelados do continente.
Ficaram bons e ficaram todos cozinhados. Função "frozen" só acrescentei um minuto, fiz 13.
Estamos muito satisfeitos.
 
Tenho usado há um par de semanas e estou bastante satisfeito com as batatas, faço exatamente como dizem aqui: secar antes num pano, spray de azeite numa tigela e mexo para ficar uniforme, vai ao cesto e de vez em quando dou umas voltas. Tenho feito a 180º, para uma pessoa uns 15 minutos +-, se calhar vou experimentar 195º já que falaram em cima. Bifes de frango também ficam muito bons, diferentes de serem fritos ou no forno, mais estaladiços.

Mas é recomendável fazer bifes e batatas tudo junto? Para uma refeição, posso meter as batatas numa metade, mais empilhadas, e os bifes na outra? Se as batatas acabarem por cobrir os bifes ao dar umas voltas, há problema em termos de cozedura? E os bifes podem ficar empilhados também, se forem muitos, ou devem estar sempre separados na cesta?

Imagino que não haja problema com o max tão alto na cesta, se há malta que descarrega para lá umas 800g/1000g de batatas, nuggets ou asinhas suponho que dê para cozinhar tanta quantidade sem problema, mas tenho um bocado de receio de desperdiçar tanta comida, que tudo misturado com tanta quantidade pelo menos parte não fique bem cozido.
 
Tenho usado há um par de semanas e estou bastante satisfeito com as batatas, faço exatamente como dizem aqui: secar antes num pano, spray de azeite numa tigela e mexo para ficar uniforme, vai ao cesto e de vez em quando dou umas voltas. Tenho feito a 180º, para uma pessoa uns 15 minutos +-, se calhar vou experimentar 195º já que falaram em cima. Bifes de frango também ficam muito bons, diferentes de serem fritos ou no forno, mais estaladiços.

Mas é recomendável fazer bifes e batatas tudo junto? Para uma refeição, posso meter as batatas numa metade, mais empilhadas, e os bifes na outra? Se as batatas acabarem por cobrir os bifes ao dar umas voltas, há problema em termos de cozedura? E os bifes podem ficar empilhados também, se forem muitos, ou devem estar sempre separados na cesta?

Imagino que não haja problema com o max tão alto na cesta, se há malta que descarrega para lá umas 800g/1000g de batatas, nuggets ou asinhas suponho que dê para cozinhar tanta quantidade sem problema, mas tenho um bocado de receio de desperdiçar tanta comida, que tudo misturado com tanta quantidade pelo menos parte não fique bem cozido.
Já vi fazerem alheira com batata frita, tudo ao monte e pelas imagens pareceu-me que ficou bem. Por isso, um bife de frango e batata frita resultará

Hoje, por acaso, vou experimentar a alheira.

Depois dou feedback
 
Tenho usado há um par de semanas e estou bastante satisfeito com as batatas, faço exatamente como dizem aqui: secar antes num pano, spray de azeite numa tigela e mexo para ficar uniforme, vai ao cesto e de vez em quando dou umas voltas. Tenho feito a 180º, para uma pessoa uns 15 minutos +-, se calhar vou experimentar 195º já que falaram em cima. Bifes de frango também ficam muito bons, diferentes de serem fritos ou no forno, mais estaladiços.

Mas é recomendável fazer bifes e batatas tudo junto? Para uma refeição, posso meter as batatas numa metade, mais empilhadas, e os bifes na outra? Se as batatas acabarem por cobrir os bifes ao dar umas voltas, há problema em termos de cozedura? E os bifes podem ficar empilhados também, se forem muitos, ou devem estar sempre separados na cesta?

Imagino que não haja problema com o max tão alto na cesta, se há malta que descarrega para lá umas 800g/1000g de batatas, nuggets ou asinhas suponho que dê para cozinhar tanta quantidade sem problema, mas tenho um bocado de receio de desperdiçar tanta comida, que tudo misturado com tanta quantidade pelo menos parte não fique bem cozido.
Posso falar da experiência com noisettes. Qdo faço carne ao mesmo tempo que as noisettes estas demoram mais tempo por causa da humidade gerada pela carne.
 
Última edição:
UFESA - Air Fryer 12L Sensei

Ajudei um colega a comprar, gostou.
Estou em vias de trocar a minha pela pouca capacidade (4.7l) essa tem uma capacidade excelente para o que preciso.

Alguém com mais feedback?

Edit:
Na Amazon tem lá a "Magister" que me parece semelhante à Sensei.
As diferenças que vejo são no preço (mais barata) e tem mais 2 programas que a Sensei.


Ainda mais confuso fico.
 
Última edição:
Back
Topo