Fritadeira a Ar (Air Fryer)

Partilha aí a receita das asas

Faço a olho, mas normalmente tem limão, mel, molho de soja, alho e picante. Marino as asas, mínimo 30 minutos e coloco no air fryer.

Têm apenas de ter cuidado com o molho de soja, pois há muita coisa aí que é vendida como molho de soja e tem coisas como caramelo e corantes e não tem sabor quase nenhum.
 
Recebi uma Cosori esta semana. Fiz hoje uns croquetes e apesar de terem ficado crocantes, ficaram brancos.
Alguma sugestão para melhorar e dar cor?
 
Também mandei vir uma airfryer da cosori, 5.5L, vamos lá ver o que vale, eu gosto das batatas fritas bem sequinhas, assim como panados etc, vamos lá ver como ficam.
 
Boa tarde,
Também estou interessado.

Contudo, após uma breve pesquisa retirei estas informações:

"Devido às altas temperaturas, a fritadeira elétrica não preserva o valor nutricional dos alimentos​

Cozinhar os alimentos na air fryer não é a melhor forma de preservar de preservar os nutrientes da comida. Isso porque quanto mais alta for a temperatura (acima de 100°C), maior será a perda de vitaminas e minerais. E a fritadeira elétrica, dependendo de sua programação, é capaz de atingir até 300°C, fazendo com que os alimentos percam boa parte dos seus valores nutricionais. Vale lembrar que isso também vale para outras formas de cocção, ok?

Alimentos superaquecidos na air fryer podem produzir uma substância malevolente conhecida como acrilamida​

As temperaturas elevadas da air fryer também podem ser prejudiciais a saúde devido a uma substância química chamada acrilamida. Produzida quando os alimentos são superaquecidos durante o preparo - sobretudo os que forem ricos em amido, como batata, mandioca e outras raízes -, a substância é prejudicial para o organismo do ser humano. Chegando, em alguns casos, a desenvolver células cancerígenas.

Para evitar que isso aconteça, o método mais seguro é cozinhar os alimentos por pouco tempo e em temperaturas baixas. Por isso, a recomendação é evitar programar a fritadeira elétrica para uma temperatura muito alta antes do preparo dos alimentos. Assim, você evita que ela superaqueça."

A minha questão é, estas informações confirmam-se?
Se assim for, não compro.

Obrigado.
Apesar da Air Fryer ser mais saudável do que as fritadeiras, principalmente por não utilizar óleo, o problema de levar o alimento a altas temperaturas persiste, com a atenuante de que "nós" consumidores e apreciadores de uma "boa batata frita" ao pensar que o alimento já é saudável, aumentamos o consumo. Retiramos o óleo, mas aumentamos o consumo em alimentos com acrilamida.
Como tudo há que ter peso e medida.

https://www.fda.gov/food/chemical-contaminants-food/acrylamide

Se está na net e num site brasileiro entao é verdade.
Como em todas as consultas devemos fazer uma análise crítica ao que pesquisamos. Se essa informação tiver fundamentação baseada em evidências com os estudo(s)/fonte(s) apresentada, será mais seguro.
Um país de língua portuguesa, com a escala do Brasil, tem muito para nos ensinar. A arrogância e o ego exarcerbado impede-nos de admitirmos isso.
 
@PSS-PT tal como já disse aqui, a minha experiência é exatamente o contrário,
Com a Air Fryer reduzi a temperatura, tanto em comparação como o forno como com uma fritadeira / frigideira a óleo.
Faço batatas fritas a não mais de 155 ºC, por exemplo.

É preciso ter cuidado com a informação espalhada pela net e cruzar diferentes tipos de informação.
Por exemplo num dos post ao que fazes quote diz que as elevadas temperaturas levam à perda de minerais, o que não é verdade.
Levam à perda / degradação de outros nutrientes, mas não de minerais,
 
@PSS-PT tal como já disse aqui, a minha experiência é exatamente o contrário,
Com a Air Fryer reduzi a temperatura, tanto em comparação como o forno como com uma fritadeira / frigideira a óleo.
Faço batatas fritas a não mais de 155 ºC, por exemplo.

É preciso ter cuidado com a informação espalhada pela net e cruzar diferentes tipos de informação.
Por exemplo num dos post ao que fazes quote diz que as elevadas temperaturas levam à perda de minerais, o que não é verdade.
Levam à perda / degradação de outros nutrientes, mas não de minerais,
Olá @JackFlash,
sim, tenho conhecimento disso, daí ter partilhado o conhecimento que tenho da matéria, por já ter investigado, com o interesse que tinha nesse artigo.
Tal como referi devemos ter sentido crítico, para o que lemos. Um "simples" cozimento já degrada os nutrientes.
 
Comprei uma JOCCA no pingo doce a 50€ de 3,6l salvo erro, somos 2 e é suficiente, mas se fosse maior também não se perdia nada (para fazer comer a mais para o dia seguinte)

estou contente, tenho usado regularmente sempre com temperaturas a 180º em praticamente todos os cozinhados.. ás vezes para aquecer um bocado de carne do dia anterior da vez de meter no microondas e todas a gente já sabe como fica, meto na air fryer a 190 ou 200º e ele gratina rapidamente a carne ficando quente e com o mesmo sabor/textura que acabada de fazer, um espectáculo

Já fiz coxas de frango, que aquecidas no microondas no dia seguinte ficam moles e a pela já não se come, basta tirar do frigorifico aquecer na air fryer uns 3min á potencia máxima (ou menos um pouco) e fica como se acaba-se de cozinhar.. estou contente com este produto por apenas 50€
 
Comprei numa mega promoção por 54€ uma Elegiant 5,5L e para já do que estou a usar é top! Até dá para ver como vai a comida sem ter que abrir.
 
Não existem fritadeiras a ar, existem é fornos de convecção.

Diria, até, que essa designação é por uma vez uma excelente forma de marketing, mas, ao mesmo tempo, muito limitador, isto é basicamente um forno mais pequeno, pratico, rápido e económico, claro que nunca irá substituir um forno tradicional no que diz respeito a algo como assados e afins, mas é um excelente substituto para carne, peixe, legumes, doces e bolos.

A Cosori aparenta ser a melhor opção, quanto às opções de 50 € afins, essas sim, são apenas para fritar batatas, para não falar na suposta durabilidade desses modelos, chegando ao ponto de certos modelos literalmente derreterem se os usarem bastante e / ou em locais mal ventilados e também aparente ser um ponto comum com todas as más experiências de quem usou um equipamento desses, o facto de terem ido para o modelo mais barato.

Depois há certos pontos a tomar em consideração, não muito óleo, mas convém que a comida seja devidamente temperada, variando conforme o que se está a assar, por um pouco de óleo numa bacia o misturar tudo até ficar tudo com uma camada é o suficiente para a maioria dos cozinhados, depois convêm é acertar no tempo e na temperatura, maior temperatura não é igual a um processo de cozedura mais rápido.

Se têm um excelente forno (nada daqueles de 500 € do IKEA) então já têm uma "fritadeira a ar", precisam é de travessas próprias para o ar circular uniformemente (aqui entra a qualidade do forno, em relação à forma como consegue uniformemente circular o ar, e controlar a temperatura do mesmo) e outra, mesmo no fundo, para apanhar o que pingar dos alimentos, claro. A diferença será qualidade de energia que ele irá consumir, o tempo que irá demorar a atingir essa temperatura e a uniformidade da mesma, e a respetiva limpeza.

Só que, aí está, um bom forno começa nos 2000 €, uma boa "fritadeira a ar" começa nos 120 €.
 
Última edição:
Alguém com feedback da air Fryer da Xiaomi? Os vídeos de YouTube que vejo não fazem propriamente uma review. Maior parte é unbox e um ou outro "frita" qualquer coisa mas sem termos de comparação.
 
Back
Topo