Fritadeira a Ar (Air Fryer)

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
As fritadeiras sem óleo são equipamentos que permitem fritar alimentos sem a necessidade de usar óleo, ou apenas uma quantidade muito reduzida. São projetadas para aquecer os alimentos através de um processo de convecção, usando ar quente.

Basta colocar os alimentos que deseja fritar no tabuleiro, adicionar os temperos desejados e ligar o equipamento.

Algumas fritadeiras sem óleo também têm funções de grill ou assar, o que aumenta a sua versatilidade. O seu tamanho mais compacto do que os fornos do fogão, não permite cozinhar quantidades tão grandes, mas tem a vantagem de reduzir o tempo de cozedura e consequentemente o consumo de energia.

As propostas seguintes são as escolhas mais frequentes no tópico. Explicarei o modelo que tenho, porque tenho experiência com o mesmo e esse posso partilhar e deixo algumas sugestões mais recentes bem como alguns acessórios úteis.

Cosori64.jpg


Fritadeira sem Óleo Cosori Dual Blaze 6,4L Cinzento

Neste momento é a que reune mais satisfação porque é um pouco maior do que o normal e tem a particularidade de ter duas ventoinhas, uma em baixo e uma em cima o que permite cozinhar melhor os alimentos e não ter que mexer a meio. É mais cara também e ainda não se encontra em promoção. O preço habitual é de 159€. Inferior a isso é uma boa compra, Se estiver acima desse valor esperem se puderem. Em Portugal verifiquem porque o modelo já foi vendido com acessórios, nomeadamente uma grelha e espetos para espetadas.







Cosori55.jpg


Fritadeira sem Óleo Cosori 5,5L Preto

Este modelo tem sido o mais comprado, antes de existir o modelo acima, e é substancialmente mais barato. O cesto pode ser lavado na máquina de lavar, o tamanho do mesmo já permite cozinhar grandes porções e há diversos acessórios que colocaremos mais abaixo.







Cosori55wifi.jpg


Fritadeira sem Óleo Cosori 5,5L WiFi Preto

Modelo igual ao anterior mas com WiFi. Por vezes está ao mesmo preço ou até mais barata do que o modelo anterior. Não vejo muitas vantagens por ter esta funcionalidade mas pode haver pessoas que vejam.






InstantPotDuoCrisp.jpg


Panela 11-1 Instant Pot Duo Crisp 5,7L

Esta panela é muito mais do que uma AirFryer. Mas é incluída aqui porque também tem essa funcionalidade e na Black Friday chegou a estar a 127€. Por isso, em promoção a oferta é imbatível. Tem duas tampas, uma para funcionar como panela de pressão e a outra para usar como Airfryer. Eu tenho uma, não sendo isso motivo de recomendação. Um dos motivos é a versatilidade e poupar espaço ao substituir vários equipamentos.





PhilipsEssentialXL.jpg


Philips Essential XL 6,2L HD9280/90

Esta Airfryer é de 6,2L e tem bom feedback. É para estar atento se o preço for bom porque tem bom feedback no tópico. É maior do que as Cosori mais vendidas.






Acessórios

Revestimento de cesto em silicone Castanho / Cinzento
Revestimento de cesto em silicone Castanho / Cinzento

Acessórios para fritadeira sem ar, 5,5 l, molde para substituição, bandeja para pizza, suporte de aço inoxidável, grelha multiúsos, tapete de silicone, molde de ovos
Cesto de substituição para Cosori 5,5L original

Pulverizador de óleo 2 unidades
Pulverizador de óleo 2 unidades


Dicas e erros a evitar ao usar uma Airfryer

A Airfryer é a combinação de um forno e um micro—ondas para várias situações. É mais rápido do que o Forno em muitas receitas e em termos de sabor ganha ao micro-ondas.

Não comprar uma boa Airfryer. O revestimento anti-aderente do cesto ser de fraca qualidade. A pega do cesto estragar-se ou outra peça. É muito difícil sabermos isso antes daí as recomendações serem reduzidas. Preferimos recomendar o que os nossos membros já compraram e estão satisfeitos.

Encher demasiado o cesto. Não acreditem nas fotos de marketing. A comida não vai ficar cozinhada corretamente. Como regra coloquem até metade do cesto.Se o alimento que colocarem reduzir depois de cozinhado, aí coloquem mais do que meio. Mas pelo menos não comecem por encher totalmente o cesto para não estragarem alimentos.
Este é o motivo porque a recomendação é para comprarem no mínimo de 5,5L de capacidade. Equipamentos mais pequenos vão permitir cozinhas porções muito pequenas.

Vão necessitar 1 a 2 colheres de chá de óleo. Pouca quantidade mas não zero óleo. O ideal é aplicar antes de colocarem na Airfryer. Misturem bem. Podem colocar com spay, mas verifiquem que distribuem o melhor possível.
Não é necessário adicionar óleo a alimentos gordurosos. Exemplo, Bacon.

Devem mexer os alimentos. As Airfryers mais recentes têm habitualmente o aviso.

Afastar a Airfryer da parede. Verificar que ela recebe ar de todos os lados.

Se vão fritar algo que liberta algum fumo, como por exemplo pode suceder com Bacon, podem colocar uma pequena quantidade de água no fundo de modo a que a gordura não entre em contacto direto com a base do cesto. Outra opção é colocar uma fatia de pão fatiado que vai absorver a gordura.

Limpar sempre entre utilizações. Se deixam restos a próxima vez que vão cozinhar eles vão queimar e vão aderir ainda mais, sendo mais difícil de remover.

Não colocar alimentos molhados. Devem sempre remover o máximo de humidade. Uma das formas é com papel de cozinha. Caso contrário não vão ficar estaladiços.

Não convertam as receitas do Forno para a Airfryer. É muito mais rápido por ser mais compacto e a temperatura também tem que ser ajustada. Como regra o tempo e a temperatura tem que ser reduzido.

Aquecer sobras de comida. Fica muito mais saboroso e é muito mais rápido do que no micro-ondas. Pizza é uma forte candidata para experimentarem.

Podem usar papel de alumínio. Não coloquem completamente até aos lados para que o ar circule. Mas não vai acontecer o acidente que aconteceria no micro-ondas.
Podem usar a AirFryer para terminar uma receita. Imaginem que querem alourar algo. A Airfryer faz isso.


A ZWAME é Afiliada Amazon, recebendo compensação em compras elegíveis.
 
Última edição:
Boas pessoal,
Estou 0 nesta materia. Como cada vez mais come-mos mais procarias, mais cedo ou mais tarde preciso de comprar uma air fryer.
Opinioes sobre este assunto e marcas recomendadas?
è sobretudo para "fritar" batatas, quais as vossas opinioes?
Dá para batatas cruas ou tem de ser sempre pré fritas?
 
Boas. No natal ofereci uma destas a Maria. A minha é da Elegiant, ficou-me por 50€. Estamos rendidos à máquina. Batatas fritas, pre fritas ficam excelentes, mas nós costumámos fazer das caseiras, ficam muito boas, mas já notas algumas diferenças. De resto fazemos lá carne, peixe. O meu Feedback é mais que positivo. Alguma dúvida diz.
 
Isso também vai da preparação e do tipo de batatas, há marcas que eventualmente ficam melhor que outras. E por exemplo não é cortar as batatas e já tá, convém deixa las em água para tirar o amido em excesso, secar bem e colocar um pouco de gordura por cima l! Quanto a marcas a Cosori tem muito boas reviews nestes produtos
 
Boas. No natal ofereci uma destas a Maria. A minha é da Elegiant, ficou-me por 50€. Estamos rendidos à máquina. Batatas fritas, pre fritas ficam excelentes, mas nós costumámos fazer das caseiras, ficam muito boas, mas já notas algumas diferenças. De resto fazemos lá carne, peixe. O meu Feedback é mais que positivo. Alguma dúvida diz.
O tempo é mais demorado que na fritadeira normal?
 
Ok. Sendo assim tenho interesse em adquirir uma dessas cá para casa. O que devo ter atencao? Ca em casa somos só 2 mais a filhota. Porém gosto muito de reunir família, logo junto 4 ou mais pessoas. Dava jeito ter algo versátil para não "fritar" uma dose pequena de cada vez
 
Temos uma.. .do aldi ou do lidl.. (não sei qual delas foi, mas tem 3 anos de garantia) e adoramos o raio da máquina! serve perfeitamente para fazer... e somos 6 à mesa.. :)

Desde que experimentámos..não queremos outra coisa (salvo seja). Nunca mais se fritou batatas cá em casa, sem ser na máquina.. :) Batatas muito mais...... à McDonalds.. :)
Já agora, em relação às batatas propriamente ditas, as McCain são boas...mas pelo preço as do Mercadona são óptimas!! :)


edit: acho que foi ~59euros.
 
Eu tenho a Cosori de 5,5 L com Wifi e é top. Mas o WiFi não compensa os 20 extra normais (na altura apanhei boa promo).

Também tem o bom extra de ser o modelo que mais YouTubers têm, portanto receitas e ideias, bem como acessórios é o que não vão ter falta para encontrar.
 
Eu tenho a Cosori de 5,5 L com Wifi e é top. Mas o WiFi não compensa os 20 extra normais (na altura apanhei boa promo).

Também tem o bom extra de ser o modelo que mais YouTubers têm, portanto receitas e ideias, bem como acessórios é o que não vão ter falta para encontrar.

A minha Elegiant também é de 5,5L e leva muito material.
Que preços estamos a falar?
 
Qual a vantagem do wi fi? Deixar tudo pronto no cesto e agendar a hora para ligar ou ligar através da app? E que se for só isso para mim não justifica
 
Back
Topo