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[FS] Aprender nunca é demais

Discussão em 'PC Gaming' iniciada por Viriat0, 7 de Novembro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 3235)

  1. Viriat0

    Viriat0 Power Member

    Criei este tópico com o destino de o pessoal postar informações que tenha sobre o estudo de piloto privado/comercial.

    Começo eu, Aula de Meteorologia.


    ATMOSFERA PADRÃO INTERNACIONAL
    ISA
    (INTERNATIONAL STANDARD ATMOSPHERE)

    CONCEITOS

    LIMITADA
    ESTÁTICA
    PURA
    SECA
    HOMOGÉNEA

    -------------------------------------------------------------------------------------
    ALTURA – 80.000 metros ou 262.500 pés

    COMPOSIÇÃO

    Nitrogénio – 78,084%
    Oxigénio – 20,948%
    Argon – 0,934%
    Outros – 0,029% (He, H, Xe, Kr, etc)

    Parâmetros ao nível médio do mar

    P
    ressão : 1013,25 hPa
    Temperatura : 15° C
    Velocidade do som : 340m/s ou 660 nós
    Densidade do ar : 1,225kg.m3
    Peso específico do ar : 12.013kg.m3.s-2
    Peso molecular do ar seco : 28,966

    OUTROS PARÂMETROS

    TEMPERATURA NA TROPOPAUSA : - 56,5°C
    GRADIENTE VERTICAL TÉRMICO : - 0,65°C/100 m
    ou 2°C/1000 pé

    FÓRMULA PARA CÁLCULO DA TEMPERATURA NA ISA

    ISA = 15°C - 2°C . N
    1.000 pés

    COMPARAÇÃO ENTRE A ISA E A TEMPERATURA VERDADEIRA (TAT)

    TAT = ISA + AT

    Conceitos

    Nível do mar -
    Nível médio do mar considerando
    a Terra como uma esfera perfeita


    Altura -
    Distância vertical de um ponto no espaço até
    a superfície da Terra

    Altitude indicada -
    Distância vertical de um ponto no
    espaço até a superfície do mar


    Altitude Pressão -
    Distância vertical de um ponto no
    espaço até a superfície do mar
    padrão.


    Nível -
    Qualquer superfície paralela à do nível médio
    do mar



    Cumprimentos
    Informações retiradas do Livro de Meteorologia do Autor Walkir Barros

     
    Última edição: 8 de Novembro de 2008
  2. RENOVAPPP

    RENOVAPPP Power Member

    Tu gostas mesmo disto dos aviões.. :p
     
  3. José Alberto

    José Alberto Power Member

    Ele, eu e muitos mais ;)
     
  4. Fred AMG

    Fred AMG What is folding?

    Nao ia ser so uma pessoa a gostar e haver tantos topicos
    So ta ai uma coisa mal apos a i minha leitura atenta, passa esse argonio para argon;P
     
  5. é sempre uma mais valia e alem disso é obrigatório a quem tira o Brevet, é sempre importabte, bom post! :x2:
     
  6. FELiYCORA

    FELiYCORA 1st Folding then Sex

    VOR e DME

    Aqui está um pequeno apanhado do que é e como funcionam os sistemas convencionais de navegação VOR e DME. Acabei de fazer isto para a parte teórica de um relatório da faculdade. Está bastante informal e acho que assim explica melhor. Principalmente a parte das radiais do VOR que me apercebi pela net que muita gente confunde! Depois digam se acham que está bom! :)

    VOR_DME.pdf
     
  7. druyda

    druyda Power Member

  8. José Alberto

    José Alberto Power Member

    Muito obrigado, FELiYCORA.

    Só faltou um exemplo prático de utilização do VOR.
     
  9. FELiYCORA

    FELiYCORA 1st Folding then Sex

    Eng. Aeroespacial

    Não era esse o objectivo do trabalho. Tinha uma série de dados das coordenadas do avião tiradas por GPS e tinha que converter esses dados em sistemas de navegação convencionais (nomeadamente VOR e DME). Mas acho que os exemplos que dei e a própria explicação deixam a pessoa a pensar nos exemplos práticos. Eu não sei mesmo como é que isto é usado num avião, li qualquer coisa acerca de vias aéreas entre estações VORs. Se alguem souber que direcções tomar numa série de estações VOR concretiza-se assim a via aérea.
     
  10. t3rminatorPT

    t3rminatorPT Power Member

    chamas-te pedro possidonio???
     
  11. FELiYCORA

    FELiYCORA 1st Folding then Sex

    Nop... porque?
     
  12. Fred AMG

    Fred AMG What is folding?

    Aula de Aerodinamica:


    O que é isto da aerodinamica?
    A aerodinâmica é o estudo do movimento de fluidos gasosos, relativamente às suas propriedades e características, e às forças que exercem nos corpos sólidos neles imersos.

    A aerodinamica passou a ganhar mais importancia com o surgimento dos aviões e dos carros, pois estes precisavam de se mover com o menor atrito possivel em relação ao ar, pois passariam a gastar menos combustivel e poderiam andar a maiores velocidades.



    Quais são as forças a que uma aeronave esta exposta?


    A força da Gravidade -A gravidade é a força de atracção mútua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros. Classicamente, é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. Foi descoberta primeiramente pelo físico inglês Isaac Newton e desenvolvida e estudada ao longo dos anos. Albert Einstein descreveu-a como consequência da estrutura geométrica do espaço-tempo.
    A acelaração gravitica é dada pela formula:
    [​IMG]

    A Sustentação - A sustentação é a componente da Resultante Aerodinâmica perpendicular ao vento relativo. A Resultante Aerodinâmica (RA) é uma força que surge em virtude do diferencial de pressão entre o intradorso e o extradorso da asa e tende a empurrá-la para cima, auxiliada ainda pela reação do ar (Terceira Lei de Newton) na parte inferior da mesma.

    A formula da sustentaçao da-se por 1/2 da densidade do ar, do coeficiente de sustentação, da área da asa e da velocidade de vôo elevada ao quadrado, e é a seguinte:
    [​IMG]O Arrasto ou Drag - O arrasto é uma força que faz resistência ao movimento de um objeto sólido através de uma fluido(um líquido ou gás). O arrasto é feito de forças de fricção (atrito), que agem em direção paralela à superfície do objeto, e de forças de pressão que actuam numa direção perpendicular à superfície do objeto.
    O arrasto da-se pela formula:
    [​IMG]
    O Impulso - Impulso é a força hidrostática resultante exercida por um fluido (líquido ou gás) em condições hidrostáticas sobre um corpo que nele esteja imerso. O impulso existe graças à diferença de pressão hidrostática do corpo, visto que esta é proporcional à massa específica do líquido (ou densidade), à aceleração da gravidade, e à altura de profundidade. Essa pressão será maior na parte inferior do corpo, pois estará à maior profundidade,gerando uma força resultante, chamada Impulso.
    Formula:
    [​IMG]

    Ar ao passar numa asa:
    [​IMG]


    Forças expostas numa asa:

    [​IMG]



     
  13. M4N!4K

    M4N!4K Power Member

    não vês? Ele é um T888 em busca de um pedro possidonio... possivelmente engenheiro aeroespacial.... fujammm eles estão aí!!!


    :D


    Soz... n resisti... :o
     

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