[FS] Projecto - Consola para Flight Simulator

Podias por ai uma demonstarçao de como se faz uma caixona dessas??Tambem quero uma:P
eu vou por aqui tudo como estou a fazer mas agora estou a desenhar o painel e ja agora que axam da distribuiçao dividido por grupos assim:

Plane Control:
2x throttle + rev eng
Gear up/down
3xleds gear down
Flaps up/down
Spoiler up/down
Parking Brake on/off + Led
Trimmers - Elevator/Rudder/Aileron

Engines/Fuel:
APU
Magnets
Engine Start (1 e 2)
Engine Bleed
Fuel Cut off
Anti Ice
Engine Master Switch (1 e 2)
Master Switch
Mixture
Prop Syn on/off

Navigation:
ATC on/off
GPS/NAV
NAV on/off
VOR
ILS
MLS
ADF
BFD
IAS/MAC
AP on/off
Auto Throttle
Radio Switch COM1/COM2

Lights:
Strob on/off
Panel on/off
Landing on/off
Landing lights directions x4
Landing lights home

Varios:
Pitot heat
Push Back on/off + Left/Right
Door open/close
No Smoking on/off
Fasten Seat Belt on/off


Acham bem assim?
 
Última edição:
Bom dia

Força ai nesse projecto.

Para interruptores e potenciometros , acho que os standart existentes no mercado servem, apenas o aspecto estetetico e funcional devem se considerados, a minha duvida é que tipo de interface vais usar para servir de intermediario entre os int/potenciometros e o pc.

Se esse interface for acessivel ou algo DIY, vou-te acompanhar nesse projecto.
 
Bom dia

Força ai nesse projecto.

Para interruptores e potenciometros , acho que os standart existentes no mercado servem, apenas o aspecto estetetico e funcional devem se considerados, a minha duvida é que tipo de interface vais usar para servir de intermediario entre os int/potenciometros e o pc.

Se esse interface for acessivel ou algo DIY, vou-te acompanhar nesse projecto.

O interface é o "Ovo de Colombo", não tem nada que saber, vou usar só a placa do circuito de um teclado velho (depois ponho foto tambem) e para já tambem a placa do circuito de um volante USB velho que estava avariado, a avaria era só dos potenciómetros logo basta por novos e fica fixe, aliás ja tenho os novos e está a funcionar bem.
Como vês é uma ideia bem simples e só preciso de fazer as ligações :P
De qualquer maneira vou pondo as respectivas fotos :D
 
PS: sky-boy os aviões não tem um botão para ligar todas as luzes :D

Senti-me ofendido com essa chamada de atenção (NOT!).

Eu sei bem que não têem All lights, por isso mesmo é que disse para não pores (dah!) :P

EDIT:
Por acaso até têem um All Lights que faz isso e mais algumas coisas..
Chama-se Master Switch :P
 
Última edição:
O interface é o "Ovo de Colombo", não tem nada que saber, vou usar só a placa do circuito de um teclado velho (depois ponho foto tambem) e para já tambem a placa do circuito de um volante USB velho que estava avariado, a avaria era só dos potenciómetros logo basta por novos e fica fixe, aliás ja tenho os novos e está a funcionar bem.
Como vês é uma ideia bem simples e só preciso de fazer as ligações :P
De qualquer maneira vou pondo as respectivas fotos :D


De facto com o teclado consegues emular os switchs on/off, fica-te a faltar o mais interessante, os displays e os botões de escolha dos radios e AP.

Vi no entanto um programa à pouco tempo que permitia usar o teclado para emular o "+" e o "-" dos botões de rodar, substiruir o rato no display nao tenho aqui comigo mas logo já sei qual é. Pode ser uma solução, teres 2 swiths para "Nav up-Nav Down" ou "Hdg Up-Hdg Down".

será muito dificl emular os displays e seleção de hdg e nav/com ? os preços que existem no mercado são proibitivos.
 
De facto com o teclado consegues emular os switchs on/off, fica-te a faltar o mais interessante, os displays e os botões de escolha dos radios e AP.

Vi no entanto um programa à pouco tempo que permitia usar o teclado para emular o "+" e o "-" dos botões de rodar, substiruir o rato no display nao tenho aqui comigo mas logo já sei qual é. Pode ser uma solução, teres 2 swiths para "Nav up-Nav Down" ou "Hdg Up-Hdg Down".

será muito dificl emular os displays e seleção de hdg e nav/com ? os preços que existem no mercado são proibitivos.

Pelo que estive a ver sim é caro, existem alguns interfaces com software próprio que permitem ter esses displays a "imitar" os do painel. Mas por enquanto não vejo necessidade de usar os displays ja que os temos no ecran, mas talvez tenha outra solução para isso, logo se vê. Isso dos botões era uma boa ideia, se puderes ver isso agradeço.

Abraço
 
Pelo que estive a ver sim é caro, existem alguns interfaces com software próprio que permitem ter esses displays a "imitar" os do painel. Mas por enquanto não vejo necessidade de usar os displays ja que os temos no ecran, mas talvez tenha outra solução para isso, logo se vê. Isso dos botões era uma boa ideia, se puderes ver isso agradeço.

Abraço


o nome do programa é Key2mouse, basicamente defines uma coordenada x,y no ecran e atribuis uma tecla a essa coordenada, sempre que carregares nessa tecla, é o mesmo que clicares com o rato nesse ponto x,y.

Bom para os botões de hdg, speed, alt, e com´s, funciona apenas na vista fixa, nao no cockpit virtual.
 
E no virtual cockpit será que funciona ?
É que andares com a "cabeça" de um lado para o outro troca-te as coordenadas em relação ao ponto de observação.
 
Bem.... mais uma fase terminada, esta foi a construção mecanica dos controlos do avião, agora falta painel, que tapa esta parte mecanica e a outra que falta, é a parte electronica que liga estes comandos ao computador, so falta construir, o interface ja existe :D vamos ver o que sai daqui.
51649004646_fe225cf541_m.jpg
 
Última edição:
Tou a gostar do projecto, os Flaps, penso que deveriam ter ficado "mais à mão". Ter isso misturado no mesmo conjunto pode correr mal.
Supõe que numa App, decides dar um "cheirinho" de flaps, mas como os tens tão próximos, podes por descuido abrir também os spoilers (o que não dá muito jeito).
Mas estou a gostar bastante da contrução de toda a consola :)

Cumps e força nisso!
 
Tou a gostar do projecto, os Flaps, penso que deveriam ter ficado "mais à mão". Ter isso misturado no mesmo conjunto pode correr mal.
Supõe que numa App, decides dar um "cheirinho" de flaps, mas como os tens tão próximos, podes por descuido abrir também os spoilers (o que não dá muito jeito).
Mas estou a gostar bastante da contrução de toda a consola :)

Cumps e força nisso!

Hummm nao tinha pensado nisso, talvez me tenha influenciado por outros modelos, mas talvez troque a posição do spoiler para a esquerda dos throttles, como está no quadrante dos Boeings, talvez seja melhor, que axas?
 
Ainda não sei o custo disto tudo, mas mais para a frente poderei calcular isso melhor, nem tenho estado a pensar nisso :D mas dá muito trabalho, pelo menos esta primeira consola, talvez depois seja mais facil :003:

...e o engraçado é que uma segunda consola (e terceira e por aí fora) terá melhor qualidade de construção/acabamentos que a primeira. É normal.
 
Back
Topo