FSB duvida

Rumeye

Power Member
Boas pessoal comecei a fazer um oc ao meu sitema, sou pouco experiente mas começo a intender como isto funciona, a minha duvida é:





O rated fsb ta a 1708 a minha motherboard é uma P5Q o limite d fsb é d 1600 logo...nao deveria passar dos 1600 certo?as minhas memorias sao DDR2 Corsair pc2-8500c5 (1066Mhz) e o processador E8500

Kero um clock estavel terei d meter o maximo d Rated FSB no maximo a 1600?

Outa duvida é em relaçao as minhas memorias, kal o melhor Bus speed e Multiplier k posso meter para ficar com um oc geitoso?
 
axo que assim esta bom.
mete um print das rams para ver.
nao te preocupes com o rated fsb, a minha board so vai ate 1333 e ja a levei acima dos 2000.


cumps
 
Esta aki a prient das memorias





Bem esclarece-me umas duvidas, as minhas memorias ram sao umas corsair dominator 8500c5 (1066) 2x2Gb na print sreen esta 533.8 logo 533.8x2 dá 1067.6 entao as minhas memorias kase nao tem oc certo?umas 1066 aguentao um clock ate quanto mais ou menos?em relaçao ao rated FSB s aumentar o core speed aumenta o fsb certo?
É possivel ter o core spped a 4000 com FSB a 1600?ou a relaçao entre core Speed e FSB é igual?para fazer clock as minas memorias ram é aumentando o Bus speed certo?
kal a diferença entre aumentar o BUS speed e reduzir o multiplier e vice versa?com as minhas RAM kal o BUS speed k me aconcelham e kal o multiplier k devo experimentar?


LOL sao muitas perguntas mas s houver alguem k me possa esclarecer agradecia
Por exemplo, s aumentar o me Core speed para um 4.2 o FSB vai subir talves para uns 1800-1900 isso nao sera mt FSB para a minha P5Q?acredito k ate possa aguntar mas a temperatura dela por certo vá ficar mais quente por isso deixa d ser estavel certo?ou seja o k pretendo è um bom oc para estar estavel a tempo inteiro
 
Bem esclarece-me umas duvidas, as minhas memorias ram sao umas corsair dominator 8500c5 (1066) 2x2Gb na print sreen esta 533.8 logo 533.8x2 dá 1067.6 entao as minhas memorias kase nao tem oc certo?umas 1066 aguentao um clock ate quanto mais ou menos?

As rams, nessa situação, estão com o clock orginal. Quanto ao máximo que as tuas rams fazem, só tu é que nos poderás dizer...


em relaçao ao rated FSB s aumentar o core speed aumenta o fsb certo?

Sim.

É possivel ter o core spped a 4000 com FSB a 1600?ou a relaçao entre core Speed e FSB é igual?

A relação entre o "core speed" e o FSB chama-se multiplicador do CPU. Para teres FSB 1600 e "core speed" 4000mhz, precisas de um multiplicador x10, o teu tem multi 9,5, o que significa que com FSB 1600, o máximo que o teu processador faz é 3,8Ghz.

Repara que o processador e o FSB (tal como as memórias) têm em comum uma velocidade de relógio, velocidade essa que é sempre 1/4 do FSB, a que normalmente se chama Bus.

para fazer clock as minas memorias ram é aumentando o Bus speed certo?
kal a diferença entre aumentar o BUS speed e reduzir o multiplier e vice versa?com as minhas RAM kal o BUS speed k me aconcelham e kal o multiplier k devo experimentar?

A diferença entre aumentar o BUS e descer o multiplier das memórias, é que vais poder atingir maiores frequências no processador.

LOL sao muitas perguntas mas s houver alguem k me possa esclarecer agradecia
Por exemplo, s aumentar o me Core speed para um 4.2 o FSB vai subir talves para uns 1800-1900 isso nao sera mt FSB para a minha P5Q?acredito k ate possa aguntar mas a temperatura dela por certo vá ficar mais quente por isso deixa d ser estavel certo?ou seja o k pretendo è um bom oc para estar estavel a tempo inteiro

Caso queiras o teu CPU a 4,2GHz:

4,2ghz : 9,5 = 442mhz -> BUS

442mhz x 4 = 1768mhz -> FSB

Agora, quanto às memórias, com um divisor de 5:4, ficarias com as memórias a 442x5:4= 1105mhz.

Não sei se as tuas memórias aguentam isso, portanto aconselharia a tentares estabilizar no CPU os 4,2Ghz primeiro com as memórias a 1:1 (442mhzx2=844mhz) e só depois aumentar o divisor para tentar estabilizar com os 1105mhz.

cumps
 
haaaaaa ja percebi, lol so uma duvida nao comvem ter o FSB acima dos 1600 né?a minha motherboard e a P5Q e la dix k o maximo fsb é d 1600, entao o maximo d Bus speed k posso ter pa nao passar os 1600 é d 400 (400x4=1600) da para por o multiplier d 10? assim ficava com um 4000 Core speed s meter a tal relaçao d memorias d 1pa1 ficava com os 800Mhz....
posso meter uma relaçao d memorias tipo 6pa7 7pa8 8pa9...?ou so existe 1pa1 e 4pa5?
dá-m a sensacao k com o FSB acima dos 1600a motherboard akeçe mais....
outa coisa, s experimentar o k dixex-t:
4,2ghz : 9,5 = 442mhz -> BUS

442mhz x 4 = 1768mhz -> FSB

Agora, quanto às memórias, com um divisor de 5:4, ficarias com as memórias a 442x5:4= 1105mhz.

para ver s as RAM aguentam ou nao devo aumentar ou diminuir a voltagem?penso k é aumentar


Obrigado pl tua ajuda man, foste um bacano a me responder
 
Cooler OCZ Vindicator Heatpipe, nao sei s é bom, mas pelo aparato dele pl tamanho e pela decoraçao parece mt mt Bom hehe e totil grande o bicho hihi....kando montei a maquina foi o primeiro k apareceu xD o tipo d loja disse k era bom o Cooler
 
Podes ter o FSB acima de 1600 na boa, convém é ires vendo as temperaturas.

O que o pessoal costuma fazer para conhecer o material é:

Fixar o multiplicador em 6x; de seguida meter as memórias a 1:1; depois tentar arrancar com o máximo FSB possível, começando nos 450mhz +- e subindo 10mhz de cada vez, a ver quanto é que o processador/board fazem em termos de FSB.

O multi máximo do e8500 é 9,5 não há volta a dar.

Para conseguires os 1105mhz, subir um pouco a voltagem deve ser suficiente.
 
ya estou a perceber, assim sei kal o limite d FSB k consigo ter... agr vou testar com as memorias nos 1105Mhz e vou subir a voltagem ai para uns DRAM Voltage a 2.20 k axax? para mexer n voltagem das memorias e so n campo DRAM Voltage né? a unica desvantagem d ter FSB alto e mesmo a temperatura k tb aumenta né?





BESTPULGA Temperaturas em full a 4000 sao as temperaturas d processador né?a parte k metes-t FULL deixou-m a pensar lol a temperatura ta na print screen em cima d td 34º
 
ya ja tou a entender isto hehe, mas conforme vou entendendo começa a surgir outras duvidas xD ter a relaçao d RAM 4.5 1.1 5.6 kais as diferenças?so servem mesmo para encontrar-mos mais opçoes para optimizar o oc né?consoante as memorias RAM k tenhamos certo?

È indeferente s usa-mos 1.1 ou 5.6?

À maquina esta agr assim




como o processador inda ta freskinho e tem bom cooler posso puxar mais por ele um pouco?ate a FSB ficar com 2000

500x4=2000FSB
500x9.5=4750

gora vou la ver a melhor relaçao para as memorias, é k la kando mudo entro 1.1 4.5 5.6 ja aparece kanto vai ficar a Ram, vou lhe por 2.2voltagem para ver s aguenta, mas antes disso th d verificar s a board aguenta os 2000FSB penso k sim, agr vamos ver a temperatura

Diz-m uma coisa, s kiser arrefecer a MB existe coolers para isso?amanha vou telefonar para a loja onde comprei o PC ***** e pgt como posso arrefecer a MotherBoard é k ate hj so th problemas d temperatura com a MotherBoard o processador ta sempre com temperaturas entre 33-36
 
ya ja tou a entender isto hehe, mas conforme vou entendendo começa a surgir outras duvidas xD ter a relaçao d RAM 4.5 1.1 5.6 kais as diferenças?so servem mesmo para encontrar-mos mais opçoes para optimizar o oc né?consoante as memorias RAM k tenhamos certo?

Certo.

È indeferente s usa-mos 1.1 ou 5.6?

Indiferente nunca é, pois com uma configuração tens mais velocidade nas rams e noutra tens menos...

como o processador inda ta freskinho e tem bom cooler posso puxar mais por ele um pouco?ate a FSB ficar com 2000

500x4=2000FSB
500x9.5=4750

Claro que podes :) Tiveste sorte, um e8500 E0, muito bem :)

O vCore não estás a deixar em Auto, pois não?

gora vou la ver a melhor relaçao para as memorias, é k la kando mudo entro 1.1 4.5 5.6 ja aparece kanto vai ficar a Ram, vou lhe por 2.2voltagem para ver s aguenta, mas antes disso th d verificar s a board aguenta os 2000FSB penso k sim, agr vamos ver a temperatura

Repara que as memórias 1:1 a 500mhz, ficas com elas a 1000mhz, bem perto dos 1066mhz delas.

Diz-m uma coisa, s kiser arrefecer a MB existe coolers para isso?amanha vou telefonar para a loja onde comprei o PC ***** e pgt como posso arrefecer a MotherBoard é k ate hj so th problemas d temperatura com a MotherBoard o processador ta sempre com temperaturas entre 33-36

Para arrefecer isso, tenta por uma ventoinha de 80mm perto do dissipador central, deve ser o suficiente.
 
como o processador inda ta freskinho e tem bom cooler posso puxar mais por ele um pouco?ate a FSB ficar com 2000

Estás a verificar as temperaturas com o cpu em carga ? é que so te vejo a falar das temps em idle :D


500x4=2000FSB
500x9.5=4750


Não me parece possivel essa configuração para o dia-a-dia. Mas ve a temperatura em full com a configuração como está, e já vamos ver.
 
A minha bios ta assim:

AI Overclock tuner: Manual
CPU Ratio Setting: 9.5
FSB Frequency: 445
FSB Strap to North Bridge: 266 (4.5)
PCI-E Frequency: 100
DRAM Frequency: 1113
DRAM CLK Skew on Channel A1: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel A2: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel B1: AUTO
DRAM CLK Skew on Channel B2: AUTO
DRAM Timing Control: Manual

CAS# Latency: 5
DRAM RAS# to CAS# Delay: 5
DRAM RAS# Precharge: 5
DRAM RAS# Activate to Precharge: 15
RAS# to RAS# Delay : AUTO
Row Refresh Cycle Time: AUTO (defaults to 52)
Write Recovery Time: AUTO
Read to Precharge Time: AUTO

DRAM Static Read Control: Disabled
DRAM Read Training: AUTO
MEM. OC Charger: AUTO
AI Clock Twister: Moderate
AI Transaction Booster: 8 ou 9 nao me lembro xD
PULL-INS: All Disabled

CPU Voltage: 1.4
CPU GTL Voltage Reference: 0.61x

CPU PLL Voltage: 1.54
FSB Termination Voltage: 1.36
DRAM Voltage: 2.20
NB Voltage: 1.36
NB GTL Reference: 0.630
SBridge Voltage: 1.10
PCIE SATA Voltage: 1.50

Load Line Calibration: Enabled
CPU Spread Spectrum: Disabled
PCIE Spread Spectrum: Disabled
CPU Clock Skew: AUTO
NB Clock Skew: AUTO
CPU Margin: Optimized

Advance CPU Settings
CPU Ratio Setting: 8 ou 9 nao me lembro lol
C1E Support: Disabled
Max CPUID Value Limit: Disabled
Intel Virtualization Tech: Disabled
CPU TM Function: Disabled
Execute Disable Bit: Disabled

temperaturas idle, o k é isso?lol presumo k seja sem ser com o processador a trabalhar ao maximo certo?k programa devo sacar para ver entao as temperaturas com ele a trabalhar ao maximo?
Há, e verdade o maximo k consegui por BUS speed foi 450 com 1800FSB s aumentar mais o pc n liga lol eu ate axo k deve dar mais mas deve ter alguma cena a ver com as temperaturas ou definiçoes k th lá n bios, o k me aconselham a mudar n minha configuraçao?
As minhas RAMS aguentam1112.6, digo k aguentam pk o pc liga lol, mas existe algum programa k me diga realmente s elas aguentam ou nao este clock?ou basta o pc ligar k ja sabemos k o pc aguenta o oc?os problemas k os oc nos trazem e so mesmo aumento d temperaturas certo?pk s atraves d um oc o pc ficar marado e pk as temperaturas estao altas e devemos dexer o oc correcto?
OBRIGADo por me esclarecerem, acreditem k como estao a fazer cmg, tb irei ajudar tantos outros
 
temperaturas idle, o k é isso?lol presumo k seja sem ser com o processador a trabalhar ao maximo certo?k programa devo sacar para ver entao as temperaturas com ele a trabalhar ao maximo?

Sim, temperaturas em Idle é quando o processador não está a trabalhar ao máximo.

para o teu processador, aconselho o realtemp

Há, e verdade o maximo k consegui por BUS speed foi 450 com 1800FSB s aumentar mais o pc n liga lol eu ate axo k deve dar mais mas deve ter alguma cena a ver com as temperaturas ou definiçoes k th lá n bios, o k me aconselham a mudar n minha configuraçao?

Quando isso acontece, o mais frequente

- é falta de vCore no processador;

- as rams não conseguirem arrancar: ou atingiram o seu limite de frequência, ou precisam de timings mais relaxados (superiores) ou ainda mais voltagem.

As minhas RAMS aguentam1112.6, digo k aguentam pk o pc liga lol, mas existe algum programa k me diga realmente s elas aguentam ou nao este clock?ou basta o pc ligar k ja sabemos k o pc aguenta o oc?

Se o PC ligar e arrancar para o windows estás no bom caminho :)

Depois disso, convém utilizar um programa para nos certificarmos que o sistema está estável.

Normalmente, eu uso o Prime95. Quando abres o prime95, aparece-te o menu de tipo de teste de estabilidade queres fazer no teu PC. Tens o Blend Test: testa todos os componentes do pc (cpu e ram), tens o In place Large FFTs (testa mais a ram) e o Small FFTs (testa bastante o CPU). Caso uma das duas threads aberta pelo programa falhe, é porque o sistema não está a 100%.


os problemas k os oc nos trazem e so mesmo aumento d temperaturas certo?pk s atraves d um oc o pc ficar marado e pk as temperaturas estao altas e devemos dexer o oc correcto?

Sim, o maior problema do overclock são o aumento de temperaturas e aumento do consumo do sistema.

A hipótese de as temperaturas estarem elevadas é uma de muitas para um sistema instável... Tens ainda o facto de estares perto do limite das memórias, do cpu, da board... E quanto mais perto do limite, mais difícil de estabilizar...

OBRIGADo por me esclarecerem, acreditem k como estao a fazer cmg, tb irei ajudar tantos outros

É esse o espírito ;)
 
Última edição:
Entao para eu conseguir aumentar o meu BUS speed th d aumentar o vCore?pensava k nao conseguia arrancar com o PC em BUS speed 450+ pk ja era mt potencia para o FSB vou tentar por 1.5vCore para ver s ja arranca em 450+.......

O k é essa cena d relaxar as memorias? tem a ver com akeles numero 5.5.5.15 né? assim mt resumidamente explica-m como funciona esses numeros
 
Back
Topo