FSB x velocidade memoria

Status
Fechado a novas mensagens.

Jotenko

Power Member
boas pessoal!

surgiu me aki uma duvida na configuraçao do meu computador, mas resolvi meter esta duvida aki porke é mais uma questao generica ke um caso especifico.
suponhamos que eu compro um E2160 com 800mhz de FSB, e meto umas memorias DDRII 667. posso fazer isto (velocidades diferentes)? e, ao fazer isto nao estou a limitar o processador?

obrigado e abraços
 
podes, e não vais limitar o cpu porque os 800mhz de fsb são quadpumped, ao passo que os 667 das memórias são o fsb multiplicado por 2, logo:

cpu a 800mhz= fsb 200X4
ddr2 a 667= fsb 333X2

se montares isso e não mexeres em nada vais ter um ratio fsb/ram tipo 4:5, não tem qq tipo de problema...
Se virares para o overclock cedo vais ficar limitado por esssas memórias, porque segundo se consta esses cpu´s gostam de clockar....
Se não for para overclock podes comprar á vontade, se for para overclock compra umas ddr2 a 800, a diferença de preço é insignificante.
Cumps
 
uma boa resposta pelo vascorama..

mas não esquecer os diferentes divisores ;)

eu com umas 667 OEM pus o meu E4300 a 3Ghz na boa, com as rams a 700Mhz e 1.9v (vRAM)

porem sugiro que vás para umas rams a 800Mhz

o FSB de 800Mhz vem como o vascorama disse, calculado da seguinte forma

Frequencia interna x 4 (quad pumped)
ou seja, este cpu trabalha a 200x8 (se nao estou em erro)
entao vai ser 200x4=800

as rams vao estar a frequencia real x 2 (dual)
ou seja 333x2=667

numas rams de 800 vais ter 400x2
logo o FSB:Rams vao estar 1:2

o que é um divisor mais simpatico para OC

e poderas chegar semprea a 1:1 se fizeres um OC para 400 com o CPU.. nesse caso precisaras de um bom cooler e uma board que ajude tipo 965/P35/X38/975x (tweakada)

nesse caso tentarias chegar a 400Mhz de FSB.

como vez tens varias possibilidades

com rams 667 é mais facil de chegar a 1:1 pois o CPU só precisa de ir a 333Mhz para estar 1:1
 
Uma boa board foi a minha p5b, que vendi a pensar que esta ia dar mais....fazia o boot para o windows a 520fsb :004:, sem mods nenhuns e a ar.
Esta não faz nem mais nem menos, logo foi um mau investimento da minha parte....:'(
se o cpu dele aguentasse:

520X8=4160Mhz :004:, isto numa board que agora custa 90€ sensivelmente...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo