FTP server ou algo do género...

Morpheus

Banido
oias ... bem eu quero fazer um FTP server em Linux ... tenho uma maquina com 98 mb de ram e um p3 a 450 mhz e um disco de 6 gb e um de 4 gb para o fazer... a maquina tinha o windows XP instalado e um ftp server só que o mesmo comia mta memoria tornando o sistema por vezes lento...

Instalei o ubunut 5.10 mas só o facto de ter o gnome que per si é guloso a maquina arrastava-se, por mta coisa que eu lhe tivesse retirado a maquina estava lenta. Então hoje decidi instalar o modo server... estou a instalar o XFCE na esperança de ter uma maquina rápida mas eis que surge a questão:

Pretendendo ter um acesso controlado (aka com logins) o que deverei usar como server para o meu caso?

Samba?

FTP server?

eu pretendo apenas usar o pc para servir files (drivers, alguns programas pequenos e afins) dentro de uma rede LAN... pretendo tb fazer upload de files para a maquina remotamente sem uso de vnc's ou algo do género!
 
Queres o q?

Acessos de fora da tua rede? ftp ou sftp se possivel
Acessos de dentro da rede com windows? samba.

Tens bastante documentacao sobre configuração de samba na net, e é daquelas coisas que é cagada configurar.

Be cool
 
Pretendendo ter um acesso controlado (aka com logins) o que deverei usar como server para o meu caso?

Samba?

FTP server?

eu pretendo apenas usar o pc para servir files (drivers, alguns programas pequenos e afins) dentro de uma rede LAN... pretendo tb fazer upload de files para a maquina remotamente sem uso de vnc's ou algo do género!

Qualquer um desses serve.

Já agora o VNC não tem nada a ver com servir ficheiros...
 
Eu aconcelho o CC home 3.2, creio que é a ultima versão. Corres em modo standalone (creio que é assim) e tanto tens Samba como FTP. A configuração é básica com o webconfig. Se quiseres algo mais aprofundado dás uma vista de olhos na config do FTP ou usas o Webmin.
 
eu sei o que é o VNC... apenas por vezes a malta usa o VNC para colocar files em maquinas remotas!!

Como???



Já agora se instalares o Ubuntu com a opção server (no arranque do instalador em vez de enter escreve server e dá enter) ficas com uma instalação minima que é o ideal para um servidor, não tens X (ambiente gráfico), nem montes de trabalha desncessária para servidores. Com um servidor, quanto menos software melhor.
 
falco disse:
Como???



Já agora se instalares o Ubuntu com a opção server (no arranque do instalador em vez de enter escreve server e dá enter) ficas com uma instalação minima que é o ideal para um servidor, não tens X (ambiente gráfico), nem montes de trabalha desncessária para servidores. Com um servidor, quanto menos software melhor.

eu uso o VNC e o remote desktop para aceder ao shoutcast server e usava para aceder ao FTP server...

eu disse no meu 1º post que tinha instalado em modo server e que ia meter como ambiente grafico o XFCE...

a proposito do webmin ... ainda hoje tive no site deles ... provavelmente assim que colocar o samba ou o ftp server a bombar vou dar uma vista de olhos a isso...


Não uso CC 3.2 pq foi por causa disso que pensei em instalar o ubuntu, porque o 1º não é flexivel e n "monta" NTFS
 
Morpheus disse:
Não uso CC 3.2 pq foi por causa disso que pensei em instalar o ubuntu, porque o 1º não é flexivel e n "monta" NTFS

Só uma pergunta: para que precisas o NTFS?
Se é só o ftp que precisas, metes lá os ficheiros através da rede por qq dos pc's que tenham XP. Não precisas de ir buscar lá esses ficheiros através do CC. Mas isto sou eu a dizer.
Aqui tenho assim, sempre que quero meter qq coisa no FTP, a partir de uma das máquinas a correr XP ou Ubuntu, coloco lá meto lá o que quero.
 
O disco com NTFS serve com failsafe... no caso do linux dar o berro tenho o disco com uma instalação de XP prontinha a arrancar dentro dele... depois de estar a funcionar o "server" n pode parar durante mto tempo, não mais do que 15 minutos! para alem do mais sou o unico (aqui do bules) que dá uns toques em linux (mal mas pronto) de resto...
 
Deixa ver se entendi:

Tens um pc a servir de servidor com um disco que tem dual boot. E queres o que a partição NTFS esteja a partilhar os ficheiros? Caso o linux berre arrancas com o XP. Se for assim deves ir para Debian ou Slack ou qq coisa só servidor.

No meu caso tenho o CC a trabalhar há quase um ano e ainda não tive problemas. Quando quero pôr alguma coisa no FTP impec, no samba também.
 
Gentoo + proftpd (ok, c@ga no gentoo se queres algo rapido a instalar, vai para um fedora ou ubuntu)

Quanto ao WM, porque é que nao usas o fluxbox ?

É leve simples, e faz tudo o que provavelmente precisas...
 
tive de volta do ubuntu "server" e o xfce... saiu maravilha pois claro ... para alem do trabalho que deu para configurar n consegui meter aquilo direito... tentei de novo o CC 3.2... e tentei configurar o FTP server... o curioso é que consigo ter uma pasta partilhada não consigo é ter mais do que um user ao mesmo tempo "loggado" na maquina ... penso eu que n se trata de limitações do sistema... e já agora alguem me explica como raio é que funcionam o users no proftpd? aquilo vai buscar os users ao inetd??
 
Morpheus dá uma vista de olhos no site deles. Têm lá um manual catita que explica isso.
Eu não te posso ajudar já que tenho aquilo configurado no básico.
 
Back
Topo