1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

FTTH - PT quer garantir fibra óptica em casa dos clientes nos próximos 2 a 3 anos

Discussão em 'ISPs' iniciada por Neptune, 19 de Julho de 2006. (Respostas: 34; Visualizações: 7456)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Neptune

    Neptune 1st Folding then Sex

    O próximo desafio do mercado das telecomunicações está centrado na possibilidade de chagar a casa do cliente com tecnologia de fibra óptica, oferecendo larguras de débito entre 50 e 100 Mbps, mas os operadores só vão avançar com este investimento se houver uma desregulação deste mercado, considerou hoje Henrique Granadeiro, Presidente do Grupo Portugal Telecom, em conferência de imprensa.
    A instalação de fibra óptica para chegar a casa dos clientes faz parte dos planos da PT Comunicações para os próximos dois a três anos, adiantou Alfredo Batista, Administrador da PT Comunicações, que afirma que só desta forma se pode responder às crescentes necessidades dos clientes e ao avanço da tecnologia, com a integração da televisão no PC que exige maior largura de banda.

    In http://tek.sapo.pt/4O0/681122.html
     
  2. Prodigy

    Prodigy Suspenso

    Mais uma que se "pode mexer", se todas as operadoras foram todas por este caminho cheira-me a revolução :D
     
  3. Razzo

    Razzo What is folding?

    A fibra optica e mt cara... nao imagino a te-la perto de casa nem daqui a uns 5 anos
     
  4. amg_tech

    amg_tech Power Member

    E para quem vive no campo então...

    Talvez para os meus netos :D
     
  5. [WF]Tsunami

    [WF]Tsunami Power Member

    Cara ou não a verdade e que no cobre pouco mais podem oferecer na pratica, porque na teorica ate podem oferecer tudo.A prova disso foi que a pt nem se mostrou interessada em avançar com a iptv e ja andavam em testes disso hauns 5 anos( a clix avançou mas devem se contar pelos dedos os clientes deles, pois ja se sabe a limitação em relação ao numero de aparelhos por residencia).Em termos de velociddaes podem oferecer o que bem quiserem pois a maioria do pessoal não consegue ter mais de 8 megas, por isso o proximo operador que consiga efectivamente oferecer na pratica mais do que os outros vai ser o proximo manda chuva das telecomunicações em portugal
     
  6. HaTrED

    HaTrED Colaborador
    Staff Member

    Estás completamente enganado. O que é caro são os equipamentos ópticos e os respectivos conversores óptico/eléctricos.

    A fibra em si, é baratíssima!
     
  7. bruncamps

    bruncamps Power Member

    Hum... 2 a 3 anos? Então em minha casa deve ser daqui a uns 50...
     
  8. Goldfinger_Guy

    Goldfinger_Guy Power Member

    Sim quando são falados 2 a 3 anos perceba-se isto para Lisboa e Porto o resto pode continuar mais 2 ou 3 anos a espera, e diga-se de passagem se realmente isto for implementado, bem pode vir a clix com a história da net até 50 Megas ou seja os mesmos 10 megas que sempre tivemos com o produto até 16 Megas. Bem mas vamos ver se isto realmente vai para a frente sinceramente não acredito em tão curto prazo. We'll See
     
  9. PiKa_

    PiKa_ Power Member

    o cobre é mais caro do que a fibra..
    e ainda nao se tira todo o potencial do cobre..
    ja nao era sem tempo :D
     
  10. blastarr

    blastarr Power Member


    Exacto.
    Eu tenho ali um pinheiro de Natal em miniatura, com fibras ópticas e bonitos efeitos de luz colorida :D

    Os conversores, retransmissores e os materiais dopantes (creio que um é o irídio ?) é que custam os olhos da cara.


    No japão e na américa já existem experiências alargadas com esta tecnologia, mas o preço...
     
  11. Tomekk

    Tomekk Power Member

    re:

    2 a 3anos..........


    Se não andassem a investir à parva em ADSL e todos os investimentos fisicos e de desenvolvimento da tecnologia já poderiamos ter fibra à mais tempo!

    -Segundo ponto, é normal virem a dizer com o IPTV, porque como já se sabe tentar correr multi serviços por internet não será através de ADSL.



    FTTH na PT so se for pela netcabo.... e a cabovisao está muito bem para avançar com tal coisa. O que resta saber... é quem estará disposto a meter primeiro a cabeça na corrida ao FTTH....

    A cabovisao não será concerteza... tem passado estes ultimos anos de boleia pela concorrencia ( pois so aumenta as velocidades e altera os pacotes se a concorrencia a obrigar, possivelmente deve a empresa que vai poupar mais dinheiro no final de tudo, já que implementou logo uma rede decente de raiz, penso eu de que).
    Possivelmente só se PT/Novis avançarem ( isto daqui a 3anos a OPA já estará completa, penso eu de que ).


    Fibra pode trazer vantagens para vivem em zonas distantes, uma situação que provoca grandes problemas para os utilizadores de ADSL.

    Bom para as povoações que nem aldeias são, lugares, montes, etc.. isso já ai vem muitas tech's sem fios ai para vir.

    Já agora eu tenho metido ai vários links sobre o ftth council, em outros tópicos relacionados com o mesmo... sempre é bom para ver.

    Nos EUA, vários paises asiáticos, paises do norte da europa, já utilizam FTTH. Mas onde está realmente expandido é no japão, onde os utilizadores de FTTH são muito mais que os de cabo e adsl juntos.


    Anayways isto é sempre uma boa noticia para portugal, para quem dizia À pouco tempo que tal coisa é impossivel de vir a existir em portugal (tempo util de vida ), isto sempre é alguma coisinha.
     
    Última edição: 24 de Julho de 2006
  12. Slider

    Slider Colaborador
    Staff Member

    France Telecom avança com piloto de fibra óptica

    Fonte: http://tek.sapo.pt/4O0/682589.html

    Nada mau, o preço até é bom para a quantidade de serviços, velocidades etc...

    Pode ser que sendo vários países a mover-se neste sentido, junto da EU, e PT metendo-se no mesmo barco, a coisa cá até ande bem e relativamente rápido.. é esperar para ver. :)
     
    Última edição: 26 de Julho de 2006
  13. helderxl

    helderxl Power Member

    Acho engraçado estes investimentos porque são sempre nos mesmos sitios... e então a tecnologia como a da artelecom, não será mais viável ? Pelo menos para zonas fora da Grande Lisboa e do Grande Porto...
     
  14. GoldenBoy

    GoldenBoy Power Member

    eu de certo modo estou contra........ pois moro numa peqena aldeia, embora esteja numa zona não muito lonje do litoral (a +- 30/40 kms...) isso num ca vai chegar........ pois a central onde moro serve cerca de 2000 pessoas......... ou seja, não vou pagar, para q em lisboa, porto,...... possam ter eu eu não.......... ja ando farto de pagar para nunca ter serviço de jeito..........

    é um serviço q para a PT nunca ia ser rentavel derivado ao custo de instalação de fibra optica/custo da fibra............ tudo se resume a LX,porto......... e o resto é paisagem............
     
  15. fariamaia

    fariamaia Power Member

    E o Wimax???
    Não está ai aparecer. Para fora das cidades pode ser uma boa alternativa.
    Já existe um ISP (Revdo) que "promete" wimax a funcionar em Portugal (isto é, Lisboa) até final do Ano.

    PS: eu sei que é um bocado OFF TOPIC.
     
  16. Goldfinger_Guy

    Goldfinger_Guy Power Member

    A redvo se durar até ao final do ano é um sucesso e ainda tinhas duvidas Portugal=Lisboa o resto é estranjeiro
     
  17. sLiNk

    sLiNk Power Member

    Lá porque a Redvo começou mal, não quer dizer que vá acabar.
    Essas tecnologias têm que começar em algum lado, e como Lisboa é o maior centro populacional, as coisas começam sempre por lá. Mas por acaso já começa a irritar o facto de Portugal = Lisboa e o resto é estrangeiro. Mas não é só nisto das telecomunicações, é em tudo o resto, mas isso já é muito offtopic mesmo.
     
  18. [knap]

    [knap] Power Member

    De facto é uma situação que me deixa triste, nem é preciso ir muito longe. Basta ver as estradas, em Lisboa é só auto-estradas tudo em bom estado aqui na zona é só estradas com buracos, sempre em obras, é triste.

    A UE já punha mão a isto, se não arranjamos um governo em condições que mandem um para ver se nos safamos.
     
  19. Goldfinger_Guy

    Goldfinger_Guy Power Member

    Sim é verdade a mim também me irrita apesar de ser de arredores de LX de resto de uma zona com bastante população, porque na realidade o pais não sai da cauda da europa porque o que conta para essas estatisticas são as médias do pais porque se formos a olhar apenas para LX portugal era capaz de estar nos 10 primeiros como não invem no resto continuamos a afundar
     
  20. Tomekk

    Tomekk Power Member

    re:

    Isto é offtopic, mas sim infelizmente o PAIS, tem uma noção do espaço territorial muito injusta. Pensam que o pais é só lisboa, mas enfim.

    Sabendo que somos dos paises da uniao europeia mais rural. E então na zona do norte... basta ir ver ao google maps lol.

    Bom continuando... eu posso dizer que a cabovisão pelo menos aparenta ter uma boa rede de fibra e como já falaram levam até a nossa casa. E a expanção da sua rede nao se iniciou em lisboa.

    Como já falarem aqui esticar fibra não será o mais grave. E a meu ver a fibra vai dar possbilidades a mais utilizadores poderem usufrir do que propriamente ADSL.

    No caso da zona onde eu moro.... a central (netvisao ) cobre 3 cidades ao mesmo tempo. E os serviços de adsl existentes.. são fraquissimos, portanto as distancias e o cabo que se gasta nisto é bastante considerável. E para a maioria da população que adere a adsl aqui nao deve passar dos 2mbits

    Já agora em relação ao projecto de implementação de FTTH na frança é sempre interessante.
    Eu pago 50€ da cabovisao por net (512k )+tv+telefone. Portanto nem se faz comentários...

    Eu só acho piada é a PT querer investir agora em fibra.. quando passou este tempo todo a investir em ADSL e ainda por cima a preços brutais. No caso da frança ( apesar de ser das mais pioneiras em tech ADSL ) ainda se justificou o investimento, pois os preços dos operadores são totalmente diferentes daqui.

    No caso daqueles viverem mesmo longe.. e que FTTH não virá ai tão cedo (possivelmente nunca ). Concerteza que virão techs sem fios alternativas e melhores como o wimax. Contudo........ um teleport ibérico de (portugal + espanha ) era algo que era bom, mas isso é mais um dream. Mas os milhoes do EURO já ajudava, e já era possivel termos mais condições de ligações sem fios ou via satelite decentes, como se faz em certos paises do norte da europa.

    Mas por exemplo no alentejo, às x existem situações em que existe um grande numero de aldeias bastante proximas umas das outras e de uma cidade... e penso que dava perfeitamente para ver esse tipo de integração melhor do que com adsl.
    Bom mas tambem o que eu estou a dizer, a realidade é que ferreira do alentejo penso que foi dos ultimos sitios a meter-se adsl ( ou seja no ano corrente, de acordo com o programa do governo ) que básicamente é uma situação altamente lamentável,
     
    Última edição: 29 de Julho de 2006
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página