FTTH - PT quer garantir fibra óptica em casa dos clientes nos próximos 2 a 3 anos

Status
Fechado a novas mensagens.
Eu então acho que DSL vai durar ainda uns bons anitos. Provavelmente a PT pode querer implementar FTTH mas só a alguns clientes Lisboa-Porto e talvez mais alguns. No máximo acontece como na NETCABO. Só em zonas urbanas e mesmo assim poucas.

O mais provável é a PT implementar Fibra em todas as centrais e o designado LastMile por VDSL2.. e neste caso já faz algum sentido o investimento paralelo que eles estão a ter (Fibra/VDSL2 -> IPTV).
Onde eu moro é obvio que nunca vou ter FTTH nos próximos 10 anos, ainda apenas à um ano e meio é que tive ADSL e nem posso estar a iludir-me com FTTH.

Além disso estão a falar que no Japão existe FTTH massificado. É verdade eles realmente têm ligações até 1Gb mas apenas nacional ou na rede do operador porque comunicações internacionais não passam provavelmente dos 50Mb.

Além disso como já foi discutido noutro tópico, a rede PT está prestes a entrar em colapso, por isso duvido que em 3 anos consigam implementar FTTH e ao mesmo tempo re-estruturar a rede toda.

Resta esperar.
Cumps.
 
[WF]Tsunami;1086316 disse:
A prova disso foi que a pt nem se mostrou interessada em avançar com a iptv e ja andavam em testes disso hauns 5 anos( a clix avançou mas devem se contar pelos dedos os clientes deles, pois ja se sabe a limitação em relação ao numero de aparelhos por residencia).Em termos de velociddaes podem oferecer o que bem quiserem pois a maioria do pessoal não consegue ter mais de 8 megas, por isso o proximo operador que consiga efectivamente oferecer na pratica mais do que os outros vai ser o proximo manda chuva das telecomunicações em portugal

err ... isso não é bem assim ...

Tens o MEO e a Smartv que funcionam mto bem e oferecem algo mais competitivo q a tvkaka. A limitação dos aparelhos por residência tb se deve ao cliente pois isso tb se verifica na tvkaka com uma box para cada tv mas geralmente ninguém quer mais do q 2 aparelhos porém tb tenho de dar a mão à palmatória pois cada um deles (na clix pelos menos) 6Mb para funcionar na perfeição e ainda oferecer a vertente internet ao cliente.

A minha zona é zona clix e o meu cunhado mora praticamente ao lado da central e os 24 mb tão lá quase sempre certinhos...
 
com VDSL2 a prometer larguras superiores a 100mbps, andar a puxar fibra até a casa dos clientes... Basta trocarem os cabos entre a central <-> casa para já resolver problemas de atenuação e ruído ;)
 
Se não me engano o grande problema da fibra são os custos dos equipamentos mas também um problema complicado de resolver é o facto de não se poder dobrar os cabos de fibra em ângulos muito pequenos o que torna a instalação dos mesmos complicada... embora penso que já existe fibra que consegue dobrar-se a esses ângulos mas não deve ser barato esse tipo de cabo (se estiver errado que me corrijam :P)

Cumps,

PCC
 
Última edição:
err ... isso não é bem assim ...

Tens o MEO e a Smartv que funcionam mto bem e oferecem algo mais competitivo q a tvkaka. A limitação dos aparelhos por residência tb se deve ao cliente pois isso tb se verifica na tvkaka com uma box para cada tv mas geralmente ninguém quer mais do q 2 aparelhos porém tb tenho de dar a mão à palmatória pois cada um deles (na clix pelos menos) 6Mb para funcionar na perfeição e ainda oferecer a vertente internet ao cliente.

A minha zona é zona clix e o meu cunhado mora praticamente ao lado da central e os 24 mb tão lá quase sempre certinhos...

Se algum que não funciona nada bem é a Smartv....mas lá esta o factor distancia, se estas ao lado da central, ate pode funcionar bem, mas não podemos pensar só nas pessoas que vivem "em cima da central".

Relação a box, na tvcabo nunca estas limitado ao contrario da MEO/Smartv .
 
O que torna a fibra cara não são os equipamentos ou patches ou nada disso.

Mais de 70% do custo do Km de fibra provém de uma coisa chamada "Custos Civis" e que são todos os custos associados à obra necessária para passar os cabos de fibra (eg. empreiteiros, licenças camarárias, custos com a polícia, etc,etc).

A fibra só interessa colocar em sítios com uma elevada densidade vertical de população (sítios com muitos prédios altos), porque só assim é que consegue uma relação custo/benefício relevante.
 
Como neste pais "ninguem dá nada a ninguem".....com o bruto investimento desta fibra...a assinatura do telefone continuava na mesma certo?????

O valor da assinatura do telefone como já foi indicado serve para "manutenção" da estrutura da PT nomeadamente da estrutura de cobre, parece-me que com uma linha de Fibra optica esse valor nao irá ser aplicado, pelo menos nestes conformes.

Contudo deverá sempre vir um valor extra referente ao aluguer da linha, neste caso da linha de fibra optica.

Melhores Cumprimentos

amjpereira
 
O que torna a fibra cara não são os equipamentos ou patches ou nada disso.

Mais de 70% do custo do Km de fibra provém de uma coisa chamada "Custos Civis" e que são todos os custos associados à obra necessária para passar os cabos de fibra (eg. empreiteiros, licenças camarárias, custos com a polícia, etc,etc).

A fibra só interessa colocar em sítios com uma elevada densidade vertical de população (sítios com muitos prédios altos), porque só assim é que consegue uma relação custo/benefício relevante.

E é por isso que a fibra óptica vai começar nas grandes cidades (Lisboa e Porto), onde há mais concentração/prédios.

Cumprimentos
 
[PC]Räzzo;1086128 disse:
A fibra optica e mt cara... nao imagino a te-la perto de casa nem daqui a uns 5 anos
A fibra optica não é cara,amigo a fibra optica é apenas uma fibra de vidro com um canal reflector para passar a luz,o fio de cobre é muito mais caro,o que é caro é os OLT e os aparelhos lá para casa e etc que descodificam os sinais luminosos em electricos,e as obras necessarias,por essa razão eles não querem investir.

FTTH grafico.
fibre_optics_newsdesk_ftth_japan_1.jpg
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo