Equipamento Fuji: Novidades & Rumores

Então sugiro que pesquises um pouco sobre as diferenças entre um e outro sistema ;) há montes de informação aqui no fórum. Pergunta, chateia, discute.

Depois de te decidires, ainda vais ter o "problema" da escolha da marca e, posteriormente, do modelo lol

Uma máquina "flexível", para além de ser subjectivo, é algo extremamente vago
 
Diria para comprar a que gostares mais de ter na mão, e a que arranjares mais barata.

São sistemas diferentes.
A Fuji é mais "purista" e está a desenvolver muito bem o conceito "Fuji".
A Olympus é uma marca que também tem carácter e também investiu bem no sistema.

O sistema Olympus é mais maduro e tem muito mais opções (muitas repetidas, mas mesmo assim é sempre bom), principalmente porque partilha o mount com outras marcas (Panasonic é uma delas) - podes usar lentes Olympus e Panasonic em todos os corpos Olympus e Panasonic (por exemplo).

Para mim, entre a X-T1 e a E-M5 MK II, por exemplo, era a E-M5 que escolheria.

Cumps
 
obrigado pela ajuda, eu já ando a ler e a ver o que poderá ser a melhor escolha para mim, tenho de ir a uma loja tb agarrar em algumas e ver o feeling na mão
 
@kronnuz sugiro-te que procures no YouTube vídeos sobre tutoriais como configurar determinado flash e que compres consoante o vídeo que vires.

Depois de muito procurar percebi que tendo em conta as minhas necessidades a melhor opção era o cactus v6II e o cactus rf60.

Tinha um yn ex600rt e vendi-o praticamente novo porque não me garantia grande compatibilidade com as minhas X-T's.
 
É isso que estou a pensar fazer @APedro. Também estou bastante inclinado para o combo que tens. Acabei por vender o meu Yn685 precisamente por isso. Tenho de pensar no assunto ;)
 
@APedro diz-me um coisa: como se comporta o kit da cactus (trigger + flash) em relação a HSS e TTL (on camera e off camera)?
Quanto mais leio mais confuso fico. É tanta informação díspar...
 
Com um flash Metz não conseguem HSS e TTL?
Eu consigo-o, com a Panasonic, Olympus e Nikon - na máquina e fora dela...

Cumps
 
Yep, já tinha visto esses videos todos @APedro ;) resumindo, off camera não há TTL + HSS para ninguém... ou é um, ou é outro...

@MylleZ - com o i40 da Nissin consegue-se TTL e HSS na máquina. Também se consegue HSS fora da máquina, mas sem ser wireless (penso que só com cabo) :/ o problema é ser "pecanito"

Com este combo consegue-se TTL fora da câmara, mas HSS não...

No meio dos videos todos que já vi e respectivos comentários, encontrei esta referência a um e-mail enviado para a Nissin, questionando sobre o HSS para Fuji:
"The wireless TTL, Manual & zoom controls are fully compatible in Fujifilm versions i60A & Air 1 commander, except for the High Speed Sync mode.
The exclusion of the High Speed Sync function are stated on the Product packaging, official product webpage, print catalog and other media outlets.
The Nissin i60A, Air 1, Di700A and i40’s hardwares are capable to do High speed sync, and this function is available on the Canon, Nikon, Micro Four Thirds and Sony versions now, except for Fujifilm version due to its relatively new flash system.
Although Fujifilm’s flash high speed sync function just launched recently, Nissin engineers are developing this function, and making it available to Nissin Flash for Fujifilm cameras now.
This function may soon be available, but user may need to bring in the flash to Nissin service centre for this function upgrade."

Parece que nesta fase ainda está tudo muito verdinho no que diz respeito ao funcionamento dos flashes para a Fuji... basicamente a escolha é entre ter ou HSS ou TTL (off camera) :confused: o que tendo em conta o valor dos equipamentos, não me agrada muito...
 
Última edição:
Atenção que eu falo única e exclusivamente fora da máquina.

Eu não tenho interesse nenhum em utilizar o flash na máquina portanto nunca procurei sobre o assunto.

O grande problema na Fuji é que ainda não há solução nenhuma na própria marca e, portanto, as marcas brancas não conseguem "copiar" e fabricar material compatível que funcione a 100%.
 
Exacto, isso mesmo. Também me estou a referir a fora da câmara.
Mesmo assim, dou mais valor ao HSS fora da máquina do que ao TTL.
O mais provável é esperar mais um pouco para ver como a Fuji se resolve.
 
Se te interessa é HSS fora do equipamento por ~230€ tens o combo V6II + RF60 que te permite isso.

A Fuji tem trabalhado nesse sentido e o EF-X500 é o resultado disso, só que ainda não existe um sistema de origem que permita o uso na sapata e fora dela com todos os modos disponíveis.

Estará para breve até porque é uma crítica feita por muita gente.
 
Sim, é o que tenho lido por todo o lado. Aliás, pela resposta que foi dada ao e-mail é exemplo disso mesmo: a Nissin também estará para mandar cá para fora equipamento que permita também HSS fora da câmara.
Como posso esperar um pouco, vou ver no que isto dá.
Não queria estar a comprar agora e passado 1 mês: NEW FLASH!! TTL AND HSS off camera :blubomte:lol
 
Mas com um trigger onde escolhes remotamente a intensidade, distância, etc, num instante, teres TTL é algo que acho mesmo dispensável.

Claro está, para o meu uso.
 
O TTL dispensa os ajustes que tens que fazer até acertar na potência...
Mas com treino acho que isso passa a ser redundante - um gajo depois começa a saber mais ou menos as settings que tem que usar...

Eu, como sou preguiçoso, gosto sempre de ter TTL :D
 
Mas por isso acho que é dispensável, se não está como pretendes em menos de nada alteras os settings.

Para mim tudo o que é automático é (quase) dispensável.

Isto porque a máquina tem um padrão que não é o meu.

Eu é que seu se quero mais ou menos exposto, não quero que seja o equipamento a definir o que é "correcto".
 
Sim @APedro, daí ter dito que valorizo mais o HSS fora da câmara do que o TTL. Se tivesse de optar JÁ, claramente optava pelo teu combo.
Mas como posso esperar, deixa ver se sai alguma coisa all-in-one ;)

@MylleZ - Eheheh sim, o TTL é porreiro por exemplo quando temos a famelga em casa e não podemos/queremos estar com experiência daqui, experiência dali, "ah agora espera mais um bocadinho", "só mais uma que ainda não está bem"... Lol acaba por ser prático.
 
Back
Topo