1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fuji S6500 - AE LOCK

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por fantasticmelga, 18 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 30; Visualizações: 2320)

1. Pessoal que tem a Fuji S6500: Onde está o botão AE LOCK existente na S9600? Confesso que este é um dos meus segredos para excelentes exposições em pouquíssimo tempo (para além dos modos manuais) e não estou a encontrar a função na S6500...! Eu quero apenas o exposure locked e não o focus. Está-me a parecer que a S6500 faz lock ao exposure e focus em simultãneo, não permitindo fazer apenas para o exposure que é o que me interessa.

Última edição: 18 de Fevereiro de 2008
  2. kmolazz

kmolazz Power Member

Tenho a S6500 aqui comigo e não encontro isso de que falas, mas também confesso que não consegui perceber muito bem a que te referes realmente. Podes explicar um pouco melhor?
    cumps,
    Carlos

3. Já estive a verificar no manual e a máquina não tem esta função... Enfim!

Ora bem, o que isto faz é bloquear-te a exposição (perfeita) que tu escolheste e únicamente a exposição até dispararas, sendo que enquanto estás a premir o botão AE-Lock e a compor a imagem (sempre sem largar o botão AE-Lock), a exposição não vai ser alterada, independentemente de estares a compor a cena, porque está bloqueada.

O AE-Lock e o viewfinder electrónico com o dobro da resolução não são as únicas. Até o LCD é rotativo, o que permite fotografar com a máquina muito acima dos olhos ou abaixo. E não se fica por aqui mas já é off-topic, vim apenas perguntar onde estava o botão AE-Lock

Obrigado.

Última edição pelo moderador: 18 de Fevereiro de 2008
  4. kmolazz

kmolazz Power Member

Hum.. isso não é a mesma coisa que premir o botão do shutter até meio, escolher a exposição da foto, com ev's e afins, e depois mantendo o botão semi-premido alterar a composição da foto? Se fizeres isto ela mantêm aquilo que escolheste desde que não voltes a largar o botão do shutter.

E em relação ao LCD semi-rotativo, sim, dá mesmo muito jeito. Já "brinquei" muito com uma "velhinha" Canon S1is, que tem um lcd rotativo em ambos os eixos e tirei fotos que dificilmente conseguiria tirar com outra máquina. Aliás, foi coisa da qual senti falta quando comprei a minha S6500.

Já agora aproveito para te perguntar se não terás por aí o cd que vem com a 6500 ou 9600?
    Queria usar o FinePix Viewer que lá vem mas não tenho o cd comigo, estou fora do país, e do site da Fuji só é possivel descarregar updates. Se a pasta do programa, comprimida, não ocupar muito será que ma poderias enviar de alguma forma... mail/msn/etc?

cumps,
    Carlos

5. Não, premir o botão de shutter até meio bloqueia a focagem e é necessário voltar a focar. A S9600 tem um AE-LOCK independente do AF-LOCK. Um botão que não tem nada a ver com o botão de disparo, nem premir até meio. Isso bloqueia a exposição E a focagem, quando o que a S9600 faz é bloquear SÓ a exposição, se eu quiser, permitindo-me focar depois quando eu tiver feito a composição que pretendo (no entanto, a EXPOSIÇÃO está bloqueada).

Sim, tenho oS 2 CD's da S6500. Manda-me PM :)

Última edição: 18 de Fevereiro de 2008
  6. kmolazz

kmolazz Power Member

Agora já percebi.
    Realmente deve dar jeito.
    ..e já tens PM.
    cumps,
    Carlos

7. Dá um jeito fantástico. Em segundos consegues exposições que jamais conseguirías sem esta função. Fazes o que queres com as exposições e estás a ver o resultado em tempo real pelo viewfinder ;)

PM recebida e respodida.

8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O motivo pelo qual ninguém diz que a máquina não tem AE lock é porque o que está em vários sites é que a máquina tem AE lock. E após consulta do site da Fuji, a máquina de facto tem AF/AE Lock.

O que é diferente entre as duas máquinas é que a F9600 tem um botão dedicado para isso. Mas isto só tem implicações no funcionamento, e não é em todo o tipo de fotos.
    Normalmente aquilo que queremos correctamente exposto, é o mesmo que queremos focado, daí todas as máquinas terem o AE/AF lock juntos no half-press.

9. mundano

mundano Power Member

BTW, é claro que há diferenças entre as máquinas, se não não se justificava a diferença de preços.. Agora, ninguém é obrigado a meter aqui uma lista exaustiva das diferenças, apontam-se as principais, e as coisas mais irrelevantes não se apontam..

Quanto ao botão AE-Lock, eu pessoalmente não o uso, talvez por isso não lhe de grande valor... É que quando uso modos de medição automáticos uso o modo matricial, e ai como é a "inteligencia" da máquina que está a fazer a exposição não acho muito efectivo, nem muito previsível o resultado de usar AE-Lock.. Quando uso o modo de medição pontual, normalmente faço exposições manuais e ai por definição o AE-Lock é absolutamente desnecessário..

Aliás, na minha máquina até tenho o botão AE-L/AF-L configurado para funcionar antes como FV-L que para fotografar pessoas me é muito mais util...

10. adolfo dias

adolfo dias Power Member

quando n se sabe que basta mover a camera 1 ou 2 cm para baixo para que a medição da máquina seja diferente é normal que saiam comentários destes.
    faz td o sentido usar AE-Lock para medir o céu e depois disparar para uma parede. deve por isso que o meu botão de AE-L é o que está menos gasto :lol:

11. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Por acaso também tenho sempre o AE-lock com outra função qualquer.

Só lhe daria uso, por exemplo, para quando estou a fotografar alguém com luz por trás e quero expor correctamente a pessoa. Mas aí dou-lhe com metering pontual, e half-press, visto que até dá jeito que a focagem tranque.

Como disse lá em cima, acho que é um botão com pouca utilidade. O half-press no shutter serve quase sempre.

12. adolfo dias

adolfo dias Power Member

e já que este é um tópico sobre a s6500 aqui fica mais uma informação que tem sido amplamente discutida e geralmente MAL DADA acerca do viewfinder da s6500
    tirada de um site de PROFISSIONAIS que testam as máquinas aqui fica o que atesta aquilo que digo

Like all Fuji's bridge cameras the S6000fd has a small color electronic viewfinder. It appears to be the same unit used on the S5000/5100 - 0.3", 115,000 pixels. This means its a lot lower resolution (and is less bright) than more expensive 'super zoom' competitors - and is near useless for critical focus checking - but it is usable. A dioptre adjustment is included for spectacle wearers.

para quem n domina perfeitamente o ingles eu traduzo: o viewfinder da S6500 tem uma resolução baixa (mais baixa que o da s9600) o que o torna bastante mau para foco manual, mas é utilizável.

e como n estou aqui para enganar ninguem o original pode ser lido aqui

13. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Para esse efeito não se poderia usar também o flash?
    Seria possível assim focar a pessoa com mais ou menos abertura dependendo se queremos fundo focado ou desfocado e depois dar-lhe um flash para a pessoa ficar iluminada assim como o background. Confirmas?

14. adolfo dias

adolfo dias Power Member

nem toda a gente é adepta do flash, pois acaba por tirar naturalidade aos tons da pele
    o que falas é o flash de enchimento, que permite manter a exposição correcta para a cena e iluminar o sujeito

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Claro que podes usar o flash. É chamado o "Fill-in flash" ou flash de preenchimento. Mas o resultado é diferente.

Se usares flash, à partida consegues a pessoa com uma exposição correcta, e eventualmente o que está por trás também.
    Se usares spot metering, consegues a pessoa com uma exposição correcta, mas o que está por trás ficará sobrexposto.
    Depois só depende da tua intenção e gosto.

A focagem nada tem a ver com isso. Isso é apenas uma questão de luz e do que fazes com ela.

16. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Referia-me às fotos contra o sol, onde o sujeito fica sub-exposto.
    O flash perto, e o fundo longínquo, dispara flash para compensar sub-exposição própria de contra-luz.
    Se for isso que referes então tens razão ;)

17. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não era disso que estávamos a falar? :) Que outra situação tinhas em mente?
    De qualquer forma penso ser uma situação genérica (luz por trás, ou contra-luz) e como tal podes usar essa técnica em todas as que sejam similares.

18. Rui, percebeste mal, não sabes ainda do que eu estou a falar.

É um botão AE-LOCK independente do AF-LOCK. Ou seja, a S6500 faz-te AF Lock e AE-lock em simultaneo (mais nada), enquanto a S9600 faz-te AE lock sem fazer AF-LOCK. Capice?

Sim, por vezes posso necessitar de mover a máquina "quase" ao céu (MUITOS CENTÍMETROS) para obter uma exposição perfeita em 1 segundo. Com a S6500 vais ficar com aquela zona focada e depois a zona de baixo que pretendes fotografar desfocada. Com a S9600, vais bloquear APENAS a exposição, não a focagem.

19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Eu percebi mal? Eu tenho uma máquina com essa função e já usei mais de 5 SLRs diferentes que também a têm. Sei perfeitamente o que é um AE ou AF lock.
    Aquilo que eu e outros estávamos a explicar é que ter esse botão independente do shutter não é tão útil quanto isso. Para mim e para o mundano, tanto não é útil que por norma configuramos esse botão para fazer outras coisas.

Mais rápido, e muito mais preciso, que apontar a máquina ao céu para conseguir uma exposição, é compensações EV.

20. adolfo dias

adolfo dias Power Member

eu faz-me um bocado de confusão é dizerem as coisas como se fossem verdades absolutas.
    o AE-L tem uma utilização util minima, possivelmente apenas em estudio, em que a iluminaçao é sempre a mesma.
    numa paisagem basta uma nuvem passar pelo sol para alterar a medição ideal

Partilhar esta Página