Fuji S6500 - AE LOCK

Pessoal que tem a Fuji S6500: Onde está o botão AE LOCK existente na S9600? Confesso que este é um dos meus segredos para excelentes exposições em pouquíssimo tempo (para além dos modos manuais) e não estou a encontrar a função na S6500...! Eu quero apenas o exposure locked e não o focus. Está-me a parecer que a S6500 faz lock ao exposure e focus em simultãneo, não permitindo fazer apenas para o exposure que é o que me interessa.
 
Última edição:
Tenho a S6500 aqui comigo e não encontro isso de que falas, mas também confesso que não consegui perceber muito bem a que te referes realmente. Podes explicar um pouco melhor?
cumps,
Carlos
 
Já estive a verificar no manual e a máquina não tem esta função... Enfim!

Ora bem, o que isto faz é bloquear-te a exposição (perfeita) que tu escolheste e únicamente a exposição até dispararas, sendo que enquanto estás a premir o botão AE-Lock e a compor a imagem (sempre sem largar o botão AE-Lock), a exposição não vai ser alterada, independentemente de estares a compor a cena, porque está bloqueada.

*******

O AE-Lock e o viewfinder electrónico com o dobro da resolução não são as únicas. Até o LCD é rotativo, o que permite fotografar com a máquina muito acima dos olhos ou abaixo. E não se fica por aqui mas já é off-topic, vim apenas perguntar onde estava o botão AE-Lock

Obrigado.
 
Última edição pelo moderador:
Hum.. isso não é a mesma coisa que premir o botão do shutter até meio, escolher a exposição da foto, com ev's e afins, e depois mantendo o botão semi-premido alterar a composição da foto? Se fizeres isto ela mantêm aquilo que escolheste desde que não voltes a largar o botão do shutter.

E em relação ao LCD semi-rotativo, sim, dá mesmo muito jeito. Já "brinquei" muito com uma "velhinha" Canon S1is, que tem um lcd rotativo em ambos os eixos e tirei fotos que dificilmente conseguiria tirar com outra máquina. Aliás, foi coisa da qual senti falta quando comprei a minha S6500.

Já agora aproveito para te perguntar se não terás por aí o cd que vem com a 6500 ou 9600?
Queria usar o FinePix Viewer que lá vem mas não tenho o cd comigo, estou fora do país, e do site da Fuji só é possivel descarregar updates. Se a pasta do programa, comprimida, não ocupar muito será que ma poderias enviar de alguma forma... mail/msn/etc?

cumps,
Carlos
 
Não, premir o botão de shutter até meio bloqueia a focagem e é necessário voltar a focar. A S9600 tem um AE-LOCK independente do AF-LOCK. Um botão que não tem nada a ver com o botão de disparo, nem premir até meio. Isso bloqueia a exposição E a focagem, quando o que a S9600 faz é bloquear SÓ a exposição, se eu quiser, permitindo-me focar depois quando eu tiver feito a composição que pretendo (no entanto, a EXPOSIÇÃO está bloqueada).

Sim, tenho oS 2 CD's da S6500. Manda-me PM :)
 
Última edição:
Dá um jeito fantástico. Em segundos consegues exposições que jamais conseguirías sem esta função. Fazes o que queres com as exposições e estás a ver o resultado em tempo real pelo viewfinder ;)

PM recebida e respodida.
 
O motivo pelo qual ninguém diz que a máquina não tem AE lock é porque o que está em vários sites é que a máquina tem AE lock. E após consulta do site da Fuji, a máquina de facto tem AF/AE Lock.

O que é diferente entre as duas máquinas é que a F9600 tem um botão dedicado para isso. Mas isto só tem implicações no funcionamento, e não é em todo o tipo de fotos.
Normalmente aquilo que queremos correctamente exposto, é o mesmo que queremos focado, daí todas as máquinas terem o AE/AF lock juntos no half-press.
 
BTW, é claro que há diferenças entre as máquinas, se não não se justificava a diferença de preços.. Agora, ninguém é obrigado a meter aqui uma lista exaustiva das diferenças, apontam-se as principais, e as coisas mais irrelevantes não se apontam..

Quanto ao botão AE-Lock, eu pessoalmente não o uso, talvez por isso não lhe de grande valor... É que quando uso modos de medição automáticos uso o modo matricial, e ai como é a "inteligencia" da máquina que está a fazer a exposição não acho muito efectivo, nem muito previsível o resultado de usar AE-Lock.. Quando uso o modo de medição pontual, normalmente faço exposições manuais e ai por definição o AE-Lock é absolutamente desnecessário..

Aliás, na minha máquina até tenho o botão AE-L/AF-L configurado para funcionar antes como FV-L que para fotografar pessoas me é muito mais util...
 
Última edição pelo moderador:
BTW, é claro que há diferenças entre as máquinas, se não não se justificava a diferença de preços.. Agora, ninguém é obrigado a meter aqui uma lista exaustiva das diferenças, apontam-se as principais, e as coisas mais irrelevantes não se apontam..

Quanto ao botão AE-Lock, eu pessoalmente não o uso, talvez por isso não lhe de grande valor... É que quando uso modos de medição automáticos uso o modo matricial, e ai como é a "inteligencia" da máquina que está a fazer a exposição não acho muito efectivo, nem muito previsível o resultado de usar AE-Lock.. Quando uso o modo de medição pontual, normalmente faço exposições manuais e ai por definição o AE-Lock é absolutamente desnecessário..

Aliás, na minha máquina até tenho o botão AE-L/AF-L configurado para funcionar antes como FV-L que para fotografar pessoas me é muito mais util...

quando n se sabe que basta mover a camera 1 ou 2 cm para baixo para que a medição da máquina seja diferente é normal que saiam comentários destes.
faz td o sentido usar AE-Lock para medir o céu e depois disparar para uma parede. deve por isso que o meu botão de AE-L é o que está menos gasto :lol:
 
Última edição pelo moderador:
Por acaso também tenho sempre o AE-lock com outra função qualquer.

Só lhe daria uso, por exemplo, para quando estou a fotografar alguém com luz por trás e quero expor correctamente a pessoa. Mas aí dou-lhe com metering pontual, e half-press, visto que até dá jeito que a focagem tranque.

Como disse lá em cima, acho que é um botão com pouca utilidade. O half-press no shutter serve quase sempre.
 
e já que este é um tópico sobre a s6500 aqui fica mais uma informação que tem sido amplamente discutida e geralmente MAL DADA acerca do viewfinder da s6500
tirada de um site de PROFISSIONAIS que testam as máquinas aqui fica o que atesta aquilo que digo

Like all Fuji's bridge cameras the S6000fd has a small color electronic viewfinder. It appears to be the same unit used on the S5000/5100 - 0.3", 115,000 pixels. This means its a lot lower resolution (and is less bright) than more expensive 'super zoom' competitors - and is near useless for critical focus checking - but it is usable. A dioptre adjustment is included for spectacle wearers.

para quem n domina perfeitamente o ingles eu traduzo: o viewfinder da S6500 tem uma resolução baixa (mais baixa que o da s9600) o que o torna bastante mau para foco manual, mas é utilizável.

e como n estou aqui para enganar ninguem o original pode ser lido aqui
 
Por acaso também tenho sempre o AE-lock com outra função qualquer.

Só lhe daria uso, por exemplo, para quando estou a fotografar alguém com luz por trás e quero expor correctamente a pessoa. Mas aí dou-lhe com metering pontual, e half-press, visto que até dá jeito que a focagem tranque.

Como disse lá em cima, acho que é um botão com pouca utilidade. O half-press no shutter serve quase sempre.

Para esse efeito não se poderia usar também o flash?
Seria possível assim focar a pessoa com mais ou menos abertura dependendo se queremos fundo focado ou desfocado e depois dar-lhe um flash para a pessoa ficar iluminada assim como o background. Confirmas?
 
Para esse efeito não se poderia usar também o flash?
Seria possível assim focar a pessoa com mais ou menos abertura dependendo se queremos fundo focado ou desfocado e depois dar-lhe um flash para a pessoa ficar iluminada assim como o background. Confirmas?

nem toda a gente é adepta do flash, pois acaba por tirar naturalidade aos tons da pele
o que falas é o flash de enchimento, que permite manter a exposição correcta para a cena e iluminar o sujeito
 
Claro que podes usar o flash. É chamado o "Fill-in flash" ou flash de preenchimento. Mas o resultado é diferente.

Se usares flash, à partida consegues a pessoa com uma exposição correcta, e eventualmente o que está por trás também.
Se usares spot metering, consegues a pessoa com uma exposição correcta, mas o que está por trás ficará sobrexposto.
Depois só depende da tua intenção e gosto.

A focagem nada tem a ver com isso. Isso é apenas uma questão de luz e do que fazes com ela.
 
Referia-me às fotos contra o sol, onde o sujeito fica sub-exposto.
O flash perto, e o fundo longínquo, dispara flash para compensar sub-exposição própria de contra-luz.
Se for isso que referes então tens razão ;)
 
Não era disso que estávamos a falar? :) Que outra situação tinhas em mente?
De qualquer forma penso ser uma situação genérica (luz por trás, ou contra-luz) e como tal podes usar essa técnica em todas as que sejam similares.
 
Rui, percebeste mal, não sabes ainda do que eu estou a falar.

É um botão AE-LOCK independente do AF-LOCK. Ou seja, a S6500 faz-te AF Lock e AE-lock em simultaneo (mais nada), enquanto a S9600 faz-te AE lock sem fazer AF-LOCK. Capice?

Sim, por vezes posso necessitar de mover a máquina "quase" ao céu (MUITOS CENTÍMETROS) para obter uma exposição perfeita em 1 segundo. Com a S6500 vais ficar com aquela zona focada e depois a zona de baixo que pretendes fotografar desfocada. Com a S9600, vais bloquear APENAS a exposição, não a focagem.
 
Eu percebi mal? Eu tenho uma máquina com essa função e já usei mais de 5 SLRs diferentes que também a têm. Sei perfeitamente o que é um AE ou AF lock.
Aquilo que eu e outros estávamos a explicar é que ter esse botão independente do shutter não é tão útil quanto isso. Para mim e para o mundano, tanto não é útil que por norma configuramos esse botão para fazer outras coisas.

Mais rápido, e muito mais preciso, que apontar a máquina ao céu para conseguir uma exposição, é compensações EV.
 
eu faz-me um bocado de confusão é dizerem as coisas como se fossem verdades absolutas.
o AE-L tem uma utilização util minima, possivelmente apenas em estudio, em que a iluminaçao é sempre a mesma.
numa paisagem basta uma nuvem passar pelo sol para alterar a medição ideal
 
Back
Topo