Fujifilm FinePix F40fd

CLSQ

Membro
Comprei uma F40fd e precissava de ajuda na configuração da maquina para tirar fotografias a objectos de ouro, alguns com brilhantes, é que eu nao pesco mesmo nada de fotografia, só carregar no botão e mesmo assim as vezes sai tremida....
Obrigado
 
Última edição pelo moderador:
- arranja um tripe ou algo que a torne estavel
- nao sei se estas a usar flash, nao sei tambem se isso faria com que ficasse muito "brilhante"... mas arranja um sitio com boa luz
 
a titulo de curiosidade podes postar umas fotos com ela? tou a pensar comprar essa ou uma f31fd

em relação às fotos n tem nd que saber. um fundo uniforme, mini tripé dos chineses e boa iluminação
 
se tremeu, é possivelmente porque estas a usar um tempo de exposição demasiado longo.

se estas a usar um modo automatico, tenta iluminar melhor o objecto, não me parece boa ideia usar o flash, porque vai fazer reflexo quase de certeza, e isso deixa o objecto sobre-exposto, o que n é interessante.
se estas a usar um modo manual, escolhe uma abertura maior e/ou um tempoo de exposição mais baixo... se não conseguires uma exposição suficiente, então tens que tratar de iluminar melhor o objecto.

se não conseguires fazer nada do que te disse, então tens que arranjar forma de establizar melhor a camara, coisa que geralmente implica gastar dinheiro.
 
faz como o adolfo diz, usa o timer da câmara, convém também fazeres o balanceamento dos brancos para a cor ficar o mais fidedigna possível.

cumps
 
estou a fotografar sem flash e com tripé.
entretanto descubri isto-->http://www.techlamps.co.uk/tl-pages/tl-digi8060.html
isso é fácil de fazer em casa, sai-te muito, muito, muito mais barato:

» http://www.studiolighting.net/homemade-light-box-for-product-photography/
» http://www.diyphotography.net/homestudio/super-simple-light-tent/

na segunda vou fotografar e vou entar postar aqui mas nas regras diz que "Você não pode inserir anexos"
faz o upload das fotos para www.imageshack.us e depois logo as colocas aqui. :)
 
ISO 800, F2,8, 1/20seg de exposição... eh pa, à mão é dificil fazer melhor.

faz assim, se queres forçosamente tirar a foto à mão, ilumina isso mellhor, até porque facilitas o processo de focagem automatica, se por outro lado tiveres a maquina bem apoiada num tripé, ou em cima de alguma coisa estavel, usa uma abertura mais pequena (F maior, vai para F4 ou F5, e, consequentemente um tempo de exposição mais prolongado) assim, deves conseguir uma focagem mais uniforme em toda a foto.

toma também atenção à distancia a que estas a fotografar, se estiveres demasiado perto, devias experimentar fotografar em modo macro.
 
F 40fd - Problema com a definição de cores

Baseado no que li, comprei uma F40 fd para ofercer à minha "cara metade".Entretanto ao exprimentar a maquina em modo AUTO, reparo que a minha jurássica IXUS 300 (2MP) tem uma melhor definição de cores e melhor foco. Não me parece normal.
Fotografei um pijama vermelho que fica meio cor de rosa no modo standart (finepix color), no modo Diapositiv lá consigo obter um vermelho +- aceitavel.

A focagem também não me parece grande coisa, desfocando regularmente tudo que não esteja precisamente no centro da foto.

Em fotos de interior com flash, a relativa curta distancia, fica com mais grão que a IXUS 8|.

Esta foi a 1.º impressão, tenho de testar melhor, mas já alguém que tenha esta maquina teve problemas com a definição de cores/focagem/flash no modo AUTO ?
 
O problema da focagem não terá a ver com o desfazamento de distãncias entre o que queres focar e aquilo a que estás a apontar a máquina? É que por norma as máquinas em modo auto tendem a focar ao centro. Experimenta apontar a máquina a uma coisa, carregar no butão de disparo até ao meio para ela focar essa coisa e depois, sem largar o butão, aponta a máquina um pouco para o lado dessa coisa.
Se a máquina tiver focagem multiponto certifica-te que o ponto que ela está a focar coincide com o que queres focar e fotografar.
Caso continues a ter problemas de focagem, poderá ser defeito da máquina.

Quanto às cores é estranho visto que as máquinas da Fuji até costumam ter cores bem vivas, por isso uma coisa rosa poderia ficar quase vermelha mas não o contrário.
 
Pá eu tenho uma F40FD e posso-te garantir que a nível cromático é das melhores (senão a melhor dentro da gama) que andam por aí. Absolutamente espectacular a definição e a vivacidade das cores.
 
...É que por norma as máquinas em modo auto tendem a focar ao centro. Experimenta apontar a máquina a uma coisa, carregar no butão de disparo até ao meio para ela focar essa coisa e depois, sem largar o butão, aponta a máquina um pouco para o lado dessa coisa....

Obrigado Rui é o chamado AF/AE lock a minha velhinha Ixus já tinha essa opção tb, eu não estava à espera de uma focagem tão "focada ao centro", na velhota a focagem era "mais equilibrada".


Pá eu tenho uma F40FD e posso-te garantir que a nível cromático é das melhores (senão a melhor dentro da gama) que andam por aí. Absolutamente espectacular a definição e a vivacidade das cores.

No modo standart ou no Diapositiv? É que o modo Diapositiv resolve o problema da vivacidade das cores, não percebo é a utilidade do modo standart então.

Se calhar face à IXUS jurassica esperava um pouco mais de diferenças em termos de cores (quando me lembro do preço dela em 2000/2001 até choro :lol:).



É pena que apenas no modo manual dê para limitar a subida do ISO, não estou a ver grande utilização do ISO 1600...

Viva o modo manual, que a proprietária da maquina não gosta de utilizar.
 
Modo manual? Que é que se pode fazer em modo manual com essa máquina?

Eu sou da opinião que a Canon até tem boas cores. Muito certas (pelo menos nas SLR).
 
Pormenor cartão SD

Espero que colocando aqui uma questão esta seja respondida e não tenha de encher o fórum com mais uma questão sobre esta máquina... :007:

O meu problema é que vi no site da ***** nas definições da máquina que esta aceitava...:

- xD (16 MB a 2 GB)
- SD (512 MB a 2 GB)

O meu interesse em comprar esta máquina passa também por poder usar o meu velhinho cartão SD de 128MB.... :'( Será que não vai dar?

obrigado
 
Back
Topo