Fujifilm FinePix S100FS

E será fácil adquirir no futuro? Terei de admitir que me agradou esta Fuji, se bem que para a utilização que tenho, noite,macro, panoramicas, fico sempre com incertezas...

Abraços
 
E será fácil adquirir no futuro? Terei de admitir que me agradou esta Fuji, se bem que para a utilização que tenho, noite,macro, panoramicas, fico sempre com incertezas...

Abraços

o quê? os conversores? existem várias opções. só é preciso é vontad€ :p
o mesmo para a máquina. anunciada a 700€ é preciso mt vontad€
 
A 700 € só para quem quer comprar algo all in one... Porque 700 € já tás nas reflex + 2 lentes.

Pessoalmente, eu compraria uma reflex ;) Mas para quem quer algo de qualidade, all in one e não vai ter pachorra para trocar lentes ou investir em lentes, é uma excelente maquina.
 
Acabo de encontrar várias fotos num site japonês. Fiquei um pouco desiludido, porque apesar das cores serem soberbas e da imagem ter um detalhe impressionante no centro, fora do centro fica desfocado e há um purple fringing muito visível. É necessário o Adobe LightRoom ou outro para corrigir o purple fringing. Quanto aos ISO's não vi um grande melhoramento, ao contrário do que eu pensava. Ao que parece continua a ser apenas printable a ISO 800 (com um pouco menos ruído do que a S6500/S9600).

Ora vejam:

http://photocamel.com/forum/fuji-forum/43507-s100fs-japanese-quick-preview.html
 
Sem dúvida, especialmente para o preço. O problema parece residir na lente. Quiseram meter um canhão de 400mm e deu nisto. Mas também temos de ter em conta que estamos a ver as fotos na máxima resolução (a 11MP).
 
Última edição:
Seja como for, também não te esqueças que coisas com 20x30cm (por exemplo) no monitor têm uma resolução e no papel têm outra bastante mais alta. E os cantos suaves é uma das coisas que se nota com relativa facilidade. É como teres a foto ligeiramente desfocada, ou com falta de nitidez, nota-se logo.
 
Exacto, isso é verdade. Fiquei mesmo decepcionado. O fulano que descobriu o site japonês e escreveu aquele post é da opinião que eles devíam lançar uma versão Pro desta máquina mas isso nunca vai acontecer, a não ser que as vendas desta sejam um fiasco e se vejam forçados a isso. É que vamos ter como opção a S8000 (uma m***a) e a S100 fs. Acho que retirar do mercado a S9600 que as pessoas andam atrás como 7 cães a 1 osso foi uma grande asneira. O que a Fuji precisa é duma S9600 com estabilizador óptico a um preço mais acessível do que a S100 fs. E nem mais 1 megapixel para além dos 9 (que antes fossem 6).
 
9 megapixels, sim, no mesmo sensor 2/3

enfim, o problema de "bigzoons" é este...

E fazer um zoom deste calibre, com qualidade, iria atirar a maquina pros 3000 € :002:
 
Exactamente, 9 megapixel no 2/3". Nunca 11. E mantinham os 300mm que estava mais que bom. Enfim...

É como dizía um tipo algures: "no papel está muito bom, agora vamos ver é isso na prática".
 
Última edição:
Eu preferia mesmo os 6Mp num 2/3". Se bem que pelo preço acho que a máquina até merecia um APS-C, mas isso sou eu.
E não sou grande entendido em lentes, mas acho que os cantos suaves não estão assim tão relacionados com o zoom, mas sim com o desenho da lente. Há máquinas com apenas 3x de zoom e que também sofrem muito de cantos suaves.
Já as aberrações cromáticas acho que estão muito relacionadas com a qualidade do vidro em si, e também com o desenho da lente.
 
Sim, eu também prefería os 6MP num 2/3". Isso era do melhor, não fosse este marketing enganoso à volta dos megapixel que agora não há nada a fazer. As pessoas estão mesmo convencidas que mais megapixel é que é bom e isto é 90% ou mais da população :D

EDIT: não, não é o zoom, é mesmo o desenho da lente em virtude do tamanho. Aliás o tipo que escreveu o tópico acha que wide angle é para esquecer, mas que acima disso pode reduzir significativamente o purple fringing. Quanto ao corner softness não há nada a fazer. Quer dizer, há sempre uns truques tipo dares mais ângulo de visão do que aquilo que pretendes e fazer um crop (lolol).
 
Última edição:
lol pois, é uma técnica.
Isso dos defeitos notarem-se mais no wide ou tele é normal.
A lente "ideal" é a chamada "prime" que é uma lente de distância focal fixa. É a ideal porque é desenhada para aquela focal, e tudo nela é optimizado para isso, obtendo assim a qualidade de imagem máxima para aquela distância focal.
Numa lente zoom, ainda por cima com grandes variações de focais, procura-se uma relação para tentar ter a melhor qualidade na maior gama de focais possível, mas como isto é muito difícil, e se optimizares para wide destrois o tele, e vice-versa, as marcas optam por optimizar para as gamas intermédias.
Assim, normalmente, a qualidade máxima de uma lente, encontra-se na distância focal média, e com a lente fechada um ou dois stops.
 
ou tou a ver fotos diferentes ou n sei...
as fotos estão mt boas para o tipo de máquina que é e lente que tem.
iso 10000 usavel no tipico 10*15 n é para quealquer máquia deste tipo
o preço pode n corresponder totalmente à capacidade da máquina, mas é o custo do 2/3". antigamente era a mesma coisa
 
92644407.poL9h2bN.kungheifatchoy.jpg


93169448.JxGthF8u.derelict.jpg


desilude? a mim por agora ainda n
 
A respeito do preço...

O preço da S100FS é bem barato.. Porque gastam 600 ou 700 euros, ou lá quanto é e ficam com o sistema completo. Têm uma grande angular, uma teleobjectiva, uma lente macro, etc..etc.. etc...

Uma SLR, pode aparentemente ser mais barata, mas os 500 ou 600 euros do corpo + lente de kit são apenas o começo. Acreditem que é mesmo a ponta do iceberg..

Ainda ontem eu e mais um amigo que comprou há tempos uma D40x estivemos a conversas um bocado e cada um de nós, nesta brincadeira já enterrou mais de 1000 euros..

Eu por exemplo, em valores por alto porque não me lembro dos preços exactamente certos:
D70s - 350€
Tamron 17-50 F2.8 - 350€
Nikon 70-300 VR - 450€
Nikon sb800 - 325€
Filtro PL CL - 35€
Cartão 2GB - 25€
Bolsa - 25€
Produtos de Limpeza - 30€

Assim pelas minhas contas já vou em 1600 Euros...

E se juntar aquilo que planeio comprar ainda este ano, que é:

Tripe + cabeça - 200€
Nikkor 50 mm F1.4 - 300€
Mochila maior e melhor do que a minha - 70€

Vejam lá quando é que me fica o investimento... E mesmo assim ainda não tenho uma lente de macro, coisa que a S100FS tem...

O meu amigo já vai numa D40x que comprou com a lente de kit, e depois disso foi não sei quantos filtros, o tripé, uma Sigma 70-300 APO, um disparador wireless, uma bateria extra, cartões, etc.. etc.. Também já vai em bem mais de 1000 euros..


Agora, pensem lá outra vez se uma bridge é cara ou barata...


PS: E não se convençam que vão conseguir comprar uma SLR e ficar-se pelo corpo e a lente de kit.. Mais tarde ou mais cedo o vicio vai falar mais alto, não conheço ninguém que goste realmente de fotografia que depois não acabe por comprar mais lentes, ou um flash, ou isto e aquilo.. :lol:
 
Última edição:
lol Ok, pelo que o conjunto em si oferece, uma bridge não é cara, mas não te esqueças que a qualidade de imagem também é inferior a uma SLR. São mundos diferentes.
 
Sim, Adolfo Dias, eu concordo contigo no caso dessas fotos e então esta 1ª que está no site da fuji até me fez caír os t*****s (apenas fiquei desiludido com TANTO purple fringing em várias situações - não contava com isso. E também o fotógrafo japonês não é grande espingarda e podía ainda investir algum tempo a eliminar o purple fringing).

http://www.fujifilm.com/products/di...ple_images/img/index/ff_finepixs100fs_004.jpg

http://www.fujifilm.com/products/di...ple_images/img/index/ff_finepixs100fs_001.jpg

http://www.fujifilm.com/products/di...ple_images/img/index/ff_finepixs100fs_003.jpg


Este PROVIA mode dá cores soberbas e a definição no centro é realmente impressionante. Acho que vou comprar quando baixar (muito) de preço e usar o truque que disse ao Rui Marto para dizer adeus ao corner softness :P :D

Agora, o Adobe LightRoom a toda a hora é que vai ser uma seca :wscared:
 
Última edição:
Back
Topo