Fujifilm FinePix S5700

Mas quem é que está a dizer que macro é super macro?

Como dizes Super Macro tranca, sim, pelo que não te permite fazer zoom, ao invés do modo Macro, dito normal.

O que eu tenho estado a tentar dizer, é que quando se fala em macro de uma máquina, toma-se por posição a focagem mínima. Se a focagem mínima da máquina é de 1cm (seja em super macro ou macro) então é esse o valor de macro da máquina.

Um super macro, não deixa de ser um modo de um macro da máquina.

Confiram no site que vos dei, nas características, por exemplo:
Já agora, aqui fica o link do resto das características também:
http://www.*****.com/pt/pt/544476/art/fuji/finepix-s5700.html
 
Última edição:
SwimmerBoy, eu fui ali por acaso, como podia ter ido à Fuji mesmo.

E não estou a desmentir ninguém, apenas estou a dizer algo que é correcto. E volto a dizer mais uma vez e fico-me por aqui.

Alcance focalNormal: Grande Angular: Aprox. 30cm a infinito
Telefoto: Aprox.1m a infinito
Macro: Grande Angular: Aprox. 4cm a 3m
Telefoto: Aprox.60cm a 3m
Super Macro: Aprox.1cm a 1m

No modo macrofotografia, o valor a que é sempre referido é o valor mínimo a que a máquina foca. Não estou a dizer aqui mentiras e a dizer que é falso que o modo macro é de 4cm e o de super macro de 1cm, nada disso. Apenas estou a dizer que quando nos referimos a modo macro, estamos a referirmo-nos à focagem mínima da máquina, e se esta é de 1cm, não está errado dizer que o modo macro da Fuji s5700 é de 1cm, assim como não está errado dizer (e dividindo por modos) que o modo super macro é de 1cm e o de macro de 4cm.

Se não acreditas, paciência, mas sempre que é referido macro é a focagem mínima de uma máquina. Esta foi a minha primeira máquina, com a qual me iniciei na fotografia e descobri os primeiros passos, curiosamente foi o modo Macro que mais me interessou e pesquisei sobre o mesmo, para apresentar o que sei. Se fosse leigo na matéria ou não tivesse certezas do que digo, acredita que preferia estar calado.

Em conclusão, e pensa um bocado se não tenho razão. O que é o macro? Distância mínima a que a máquina capta a imagem em grandes planos com focalização. Se a esta Fuji capta a 1cm (e é a distância mínima), esse irá ser o modo (e falando no geral) macro da máquina. No entanto separar por modos de função também não é errado.

Contudo, evolui para uma Nikon D40 e estou bastante satisfeito com a máquina. :)
 
Então é assim, eu nunca disse que estavas errado em generalizar o super macro como a distancia focal minima da máquina.

Os meus posts baseam-se simplesmente nas spec report da própria Fuji. Se eles fizem que a máquina tem macro de 4cm e super macro de 1cm, quem sou eu para dizer o contrário...

Agora digo-te, quando quiseres provar alguma coisa, não o faças com lojas, mas com o site oficial...

Quando tu referes o modo macro, podes falar que é de 1cm, mas imagina a *****, procura nas caracteristicas por "macro" e acha 4cm... só isso!
 
Os meus posts baseam-se simplesmente nas spec report da própria Fuji. Se eles fizem que a máquina tem macro de 4cm e super macro de 1cm, quem sou eu para dizer o contrário...
Nem tu estavas para dizer o contrário nem eu estava a dizer o contrário. Simplesmente não era preciso o "inventarem", "disparatares" ou o o "desmentir" sem as mínimas razões aparentes (pois eu não estava a induzir ninguém em erro). :) Afinal isto é um fórum de discussão, e pelo facto de ser novo membro aqui, não quer dizer que não saiba falar dos assuntos ou ter experiência nos mesmos.
 
A pergunta foi se o que estava na *****, "Macro: 4cm" era verdade. E é. O modo Macro é a 4cm, é isso que a Fuji diz, e é isso que a ***** diz. Podes é acrescentar que a máquina consegue focar ainda mais perto, 1cm, em modo de super macro. Também é verdade.

O que é o macro?

Macro não é a distância mínima a que uma máquina consegue focar.

Macro é uma fotografia em que o objecto é fotografado numa ampliação de 1:1 (1 para 1) ou superior.

Se já tens uma SLR, procura lentes para Macro, e vais ver que muitas dizem a ampliação ("1:1", "1:2", "1:2.3", "1:3", ou outra coisa do género "1:X") e é isto que interessa para macro.
 
Macro não é a distância mínima a que uma máquina consegue focar.
Então fui induzido em erro por isto:
Distância mínima (macro) 1 cm, Determina a distância mínima da focagemno modo macrofotografia (para fotografias tiradas de perto).

Macro é uma fotografia em que o objecto é fotografado numa ampliação de 1:1 (1 para 1) ou superior.
E eu acrescento para quem ler a thread, a 1:1 trata-se de close-up, dos 1:1 a 10:1 que corresponde a dez vezes de ampliação é macrofotografia e dos dos 10:1 para cima é a microfografia.

Se já tens uma SLR, procura lentes para Macro, e vais ver que muitas dizem a ampliação ("1:1", "1:2", "1:2.3", "1:3", ou outra coisa do género "1:X") e é isto que interessa para macro.
Eu tenho algumas lentes e sei o que dizem (tive que comparar e escolher quando as comprei), como disse fiquei com aquela ideia inicial pois quando me iniciei no mundo da fotografia e procurava a melhor máquina que se adaptasse a mim foi uma das definições que me ficou.
 
São preciosismos, mas pode-se dizer que essa informação que citaste está errada.

Na máquina, Macro é o (ou um dos) modo(s) para fazer macrofotografia.
A distância mínima de focagem é isso mesmo, a distância mínima de focagem, não é macro. Por isso é que a Fuji dá as distâncias mínimas em todos os modos.

Por acaso estava convencido que 1:1 já se pode considerar macro, mas isso é irrelevante, o conceito de macro é esse. :)

A cena da distância mínima de focagem vem da ideia geral de que o modo macro é para focar mais perto, e que é errada. O que acontece é que muitas vezes (se calhar quase sempre) nas máquinas compactas/bridges a ampliação máxima é conseguida na distância mínima de focagem.
No entanto, e deves saber disso, uma lente, mesmo que não foque muito perto, pode conseguir grandes ampliações. Basta para isso ter uma grande distância focal.
 
Agora quando falaste nas bridges, fui no site da ***** (que foi donde tirei aquela citação) às dSLR e está no mesmo. Vou ver se mando um mail à Pix acerca desse assunto.
 
Nas dLSR ainda mais ridículo é porque aí depende mesmo da lente. Mas não acho que a ***** te vá dar muita atenção. Até as informações que eles têm na descrição das máquinas muitas vezes parece traduzida por um tradutor automático.
 
Bem, penso que percebi... Obrigado por pelas respostas! =)

Ah...O software é compatível com o Vista? Ou dá para fazer alguma actualização de compatibilidade? Ou nenhuma das duas?
 
Se fores ao site da Fuji, vês indicação de compatibilidade para X32 e X64 em Windows Vista.

Algum problema no Vista expoe aqui, ou compras um leitor de cartões, usb 2.0 que não te chupa nem as pilhas nem te obriga a ter a máquina com o visor ligado, visto que ela não desliga quando está ligada por usb, se bem me lembro..
 
Pergunta estupida, mas pode-se controlar a exposição individualmente? Agora fiquei naquela, pelo que vi HDR resulta de 3 ou + fotos, com exposições tipo -2, 0 e +2...

Abraços
 
Isso dos EV's funciona nos modos pré-definidos ou semi automáticos. Por exemplo, metes a camera em prioridade À abertura, fixas um valor do F e depois ajustas o EV, que é para forçar a maquina a diminuir ou aumentar a exposição ;)

HDR é feito à custa de 3 fotos, uma com -1, outra a 0 e por fim a +1 EV (por exemplo, também pode ser -2, 0 + 2).

Convém utilizar sempre um tripé, para as fotos sairem exactamente "iguais" e evitar ao máximo oscilação da camera. Idealmente seria um comando disparador remoto, mas deve ser raro a compacta/bridge/superzoom que tem isto :)

Outra hipótese, e utilizar HDR de uma só foto, ajustando a exposição, mas só recomendo com RAW, visto que com JPEG é useless... Mesmo assim é um "pseudo-HDR", o "true HDR" é mesmo com 3 fotos dedicadas.

As vezes uso 5 fotos, -2, -1, 0, +1, +2, mas não me pareça que seja útil.
 
Última edição:
Ou então, usas o FULL manual :P A minha maquina em Av (Prioridade à Abertura), só permite ir até 1s de exposição, pelo o que de noite é "useless", ou então terei que puxar pelo ISO.

Se sabes trabalhar com o M, a maquina dá o parecer dela com os tais EV, indicando se "acha" que a foto está sub ou sobre exposta. É questão de ver um valor de exposição normal, e ai abaixar e subir uns quantos stops de exposição, mantendo a abertura igual.

Por exemplo, deixas a abertura a F 2,8 (ou o máx da máquina), e imaginando que uma foto normal exigira 1s de tempo de exposição. Tiras esta a 1s, outra a 2s e outra a 0,5s :P

HDR na teoria é bastante simples, o problema é que em fotos que o motivo está sempre a mudar (por exemplo uma avenida movimentada, desporto, animais) é inútil, porque os elementos móveis vão aparecer quase como fantasmas no HDR. (Se bem que dependendo do caso até dá um belo efeito, por exemplo um aerogerador a rodar) e também se a maquina oscilar entre as fotos, ficando assim desalinhado, embora os programas consegue corrigir isto.
 
Última edição:
O teleférico enquadra-se na categoria do aerogerador ;) 90% do enquadramento está fixo, apenas a cabine aparece a mover. Deve é dar até um efeito engraçado
 
HDR na teoria é bastante simples, o problema é que em fotos que o motivo está sempre a mudar (por exemplo uma avenida movimentada, desporto, animais) é inútil, porque os elementos móveis vão aparecer quase como fantasmas no HDR. (Se bem que dependendo do caso até dá um belo efeito, por exemplo um aerogerador a rodar) e também se a maquina oscilar entre as fotos, ficando assim desalinhado, embora os programas consegue corrigir isto.

há quem faça HDR a partir de um ficheiro raw
n sei bem até que ponto é capaz de um bom resultado, mas elimina logo esse problema
 
Back
Topo