Fujifilm Finepix s6500

Podem n acreditar mas as fotos saem sempre iguaizinhas!!

EDIT: mentira as fotos saem com alguma diferenças mas é no campo da luminosidade!! ( e não mudei a exposicao.Tou a tirar as fotos no modo A.
 
Afasta-te do objecto e tira a foto com o zoom no máximo. lol Está aí qualquer coisa mal porque mesmo em compactas e bridges é suposto notar-se.

Mete em P e regula só a abertura.
 
pelo que li a 6500 n deve safar-se a fazer bokehs.
So memo tentando com um zoom elevado e afastando-nos bastante mas mm assim. N se pode ter tudo :P

Hi,

I'm a newbie so pardon me if i sound silly. I had my heart on the S6500fd after reading all the reviews and the comments on this post. I trooped down to the camera shop today armed with my credit card
smile.gif
and tried it out for myself.

I'm trying to get a good prosumer that will give a good protrait shoot with blurred background (or bokeh as some say it). In the shop, I've tried to capture a few protrait shots of my son with S6500fd on manual mode and set the apeture to as low as possible to get the blur background (around F2.9) but still don't find the effect as good as my friend's canon 350d. Did i do anything wrong?

Seeing what a friendly batch this post had, can anyone share their S6500fd pic on what i was hoping to achieve? I was hoping that someone out there recommend me a prosumer camera that will be able to take protrait with the sharp focus on the child and out of focus for the background? So far I've tried the Fuji S6500, S8000, Canon S5 but the blurred effect on these models is not enough for me. I really liked the effect on my friend's canon 350d

Thanks folks if you can give any pointers!
___________________________________

Prosumer cameras can't achieve the nice bokeh effect attainable on DSLR (.e.g. Canon 350D) because prosumer cameras have much small image sensor and thus use a much shorter focal length for the same field of view.

For e.g. the actual focal length for a DSLR is 50mm-85mm for a portrait or half body shot from about 2.5m away while it's only about 15mm for a prosumer for the same shot at the same distance away.

At 15mm actual focal length, the background is usually quite well defined for most lenses.

The only way you may have a better bokeh effect for portrait shots on a prosumer camera is to use a longer focal length such as above 40mm (which is 180-240mm equivalent field of view on the 35mm format), depending on the image sensor size on the prosumer camera) then shoot from much further away (such as 10m-15m).

In addition, use the biggest aperture available and make sure the background is very much further back.

Nevertheless, can't expect much of the bokeh for a picture taken by a prosumer camera.


EDIT: ja agora esse efeito pode-se conseguir atraves de edicoes por software nao?
 
SLRs não são Compactas/Bridges. Nem vale a pena comparar.

Eu consigo fazer bokehs com as minhas máquinas. Obviamente que o fundo não fica tão desfocado com a compacta como fica com a SLR, que ainda por cima é 35mm.
 
A que está na minha signature: Canon A710IS.

Já te disse como é que se conseguem bokehs numa compacta, e tanto o mundano como a pessoa que respondeu a esse post inglês responderam o mesmo.

Afastas-te um pouco mais, metes o zoom no máximo e abres a lente toda. Agora não estejas é à espera de conseguir grandes bokehs com desfoques enormes. Isso só em SLRs.
 
Há mais uma coisa que costumo fazer em retratos mas nem sempre dá, nem sempre as pessoas gostam e se vou a fazer isto em todas as fotos começa a enjoar. É tirar a foto em contra-luz e com fundos sobrexpostos.
Ou seja, tento sempre enquadrar a pessoa com uma luz forte atrás ou um fundo fortemente iluminado. Desta forma não ficas com aquelas manchas de cor características de um bom bokeh, mas a ideia de o fundo não roubar protagonismo à pessoa mantém-se, visto que o fundo tende a ficar branco.
 
O problema das compactas é que têm distancias focais muito curtas por causa dos FOV's muito grandes que têm... Uma compacta como a S6500fd que até é das que tem sensores maiores, apesar de ter uma lente 28-300 (em termos equivalentes a 35mm), na realidade tem uma lente de 6.2-66.7 mm...


Ora, para ter um bom bokeh é preciso 3 coisas:

- Uma boa abertura.
- uma distancia focal consideravel.
- Focar um objecto relativamente perto da máquina e ter o background relativamente longe da máquina.


No lado mais tele da lente da S6500, já temos uma distancia focal na casa dos 60mm, o que na teoria já dá para fazer algum bokeh.. O problema é que nessa zona do zoom a abertura é de F/4.9 o que já não é ideal para o efeito pretendido e ai já estamos a trabalhar com distancias focais que não são boas para retratos.

Resumindo, podem aproveitar e fazer alguma coisa com o material que têm, mas com uma compacta nunca se consegue grandes bokehs..

Para maximizar o efeito é usar a maior abertura possivel, algum zoom, ter as pessoas tão perto da máquina quanto possivel e o background longe..
 
Boas

sou novo aqui, comprei a uns dias a s6500 e ainda quase nao tive tempo para a experimentar como deve ser, no entanto ha uma coisa que ando a estranhar: quando a maquina está ligada esta sempre a fazer um barulho estranho,isso é normal ou nem por isso?
 
Boas

sou novo aqui, comprei a uns dias a s6500 e ainda quase nao tive tempo para a experimentar como deve ser, no entanto ha uma coisa que ando a estranhar: quando a maquina está ligada esta sempre a fazer um barulho estranho,isso é normal ou nem por isso?

Tenta explicar melhor o barulho..... Se ela estiver ligada sem mexer faz esse barulho?
 
Boas

sou novo aqui, comprei a uns dias a s6500 e ainda quase nao tive tempo para a experimentar como deve ser, no entanto ha uma coisa que ando a estranhar: quando a maquina está ligada esta sempre a fazer um barulho estranho,isso é normal ou nem por isso?

Não terás o auto-foco em modo continuo? Se estiver ouves o barulho de ela estar constantemente a focar.
 
Não terás o auto-foco em modo continuo? Se estiver ouves o barulho de ela estar constantemente a focar.




é mesmo isso, obrigada!!!!:p


Outra pergunta: que tripé aconselham para a maquina? Tive a ver ontem alguns e não achei nenhum que fosse muito resistente ... Tb n queria gastar mto € ... 30 / 35 € max
 
Última edição:
Existe alguma possibilidade de ligar/adaptar um cabo disparador a este modelo?
Sei que para a S9600 é possível, mas com a S6500 não encontrei nenhuma informação acerca disso.
Alguém me poderá ajudar?

Desde já, agradeço.
 
Back
Topo