O QUE: Máquina compacto POR QUANTO: ate uns 80 PARA FAZER O QUE: Um pouco de todo, uns retratos, paisagens (talvez um pouco mais) e uns pequeno videos PARA USAR ONDE: Exterior e um ocasionalmente interiores COMO ÉS: Casual JÁ TENS: Pentax S60 COMO É A TUA "REDE": assim coisas basicas, nada demais, so um ou outro amigo é que tem assim umas maquinetas mais valentes ONDE COMPRAR: ***** Boas pessoal, peço desculpa por vos vir chatear por aqui ( costumo estar mais na secção de telemóveis ) Então e assim, a minha rapariga quis me fazer uma surpresa nos anos e ofereceu me uma Fujifilm L55 como prenda, eu ate curti a maquina bem levezinha comparada com a minha antiga (que o problema dela é o exagero de consumo de pilhas que ela tem) e é engraçada, mas gostava de saber se existe melhor ate pelo menos aos 80 ou melhor 79 como costumam anunciar, que vá lhe dar a diferença de dinheiro. O uso é para uma coisa casual mas mesmo assim se for para durar tanto como a minha pentax não me importo de dar um pouco. Agora como ele já compro isto a algum tempo e só hoje é que me deu, só tenho ate amanha para me decidir se vou trocar ou não. Cumprimentos
A A2200 não será muito diferente, a FS16 já está no patamar (e gama de preços) seguinte (tem estabilizador óptico). Os patamares de compactas são: "máquina dos chineses" -> máquina básica de marca -> com estabilizador optico -> com sensor BSI -> com sensor 1/1.7''.
Entao so vale a pena se for para ser utilizado sem ser em boas condiçoes de iluminaçao. Tava a ver a fujifilm FinePix JZ300, que tambem tem estabilizador optico e zoom de 10x, a nivel de imagem acredito que seja a mesma coisa. tambem nao seria mal trocar Desculpa estar a chatear wildstar
A questão é que "boas condições de iluminação" são mais raras do que parecem... É praticamente só praia, jardins, churrasco no quintal... Pelo que vi, a JZ300 até nem é má. As imagens são um pouco descoradas, típico da Fuji, mas como só tem 12 MP até se aguenta bem em luz menos boa (ou seja, ISO 400 é aceitável). A FS16 parece-me pior nessas situações (ISO 400 já começa a ter manchas). Por outro lado, ao Sol, a Panasonic é mais nítida(?) e com melhores cores(?), mas só tem 4x zoom.
Obrigado pela opiniao, acabei por ir a ***** e deram me o dinheiro agora posso ir a outra loja comprar eu ia trocar pela Fujifilm JZ 300 mas eles nao tinham, e agora fiquem sem saber qual é que trazia
Bem hoje de manha acabei por ir buscar as Fujifilm JZ300 que me agradou bastante, mas tem o problema e que em fotos com o flash o objetiva bolqueia a luz, o que se torna chateo e em fotos com macro e irritante pois o canto inferior direito fica a negro.
Esse é um problema que afeta 99% das compactas. Por isso, se for esse o único problema da máquina podes dar-te por muito satisfeito De qualquer modo, em macro nunca deves usar o flash direto.
já agora qual é que é o 1 % que isto não acontece? é que a fujifilm gostei muito da maquina mas ainda ficava para aí uns 20 % ou 30 % da foto com sombra. e se não usasse o flash basicamente a foto ficava uma mancha com cores. neste momento já fui entregar a máquina e agora estou á procura de uma proxima ... se me puderem ajudar !!
Boas pessoal Desculpem voltar a chatear, mas como acabei por devolver a JZ300 o que ainda nao estou bem bem certo que deveria de ter feito pois ate gostei da maquina mas aquele promenor da sombra deixou me mesmo lixado e que ate mesmo com uma distancia focal de 1 metro 1,5 metro se consegui perceber a sombrar, coisa que nunca tinha visto, mas agora tambem ja nao volto a comprar pois aumentaram de preço. Entao sendo assim tenho andado a ver e pesquisar e cheguem a um impasse, estou ente 4 maquinas diferentes e nao sei bem qual é que ei de comprar. As maquinas sao: Samsung Pl210 Olympus VG-170 Pentax Optio S1 Panasonic dmc-fs16 Já estou a esticar o orçamento que, ah que ainda cabe dentro do orçamento inicial e a Panasonic, mas depois comecei a ver e vi a Pentax que vem com um pack de bolsa e cartao de memoria por 89, quando passei para as lojas online as que me chamaram a atençao foram a samsung e a olympus. A que me parece ser um negocio melhor é a samsung pelo preço que estam nas lojas comparado com o preço online ja com portes, depois a pentax e mais um "fraquinho" pela marca pois gostei muito da minha antiga maquina, a panasonic ja estava antes em cima da mesa e neste momento é a mais barata das quatro e a olimpus gostei do que oferece mas nao sei se vale a pena pois é a mais cara.
Não faço ideia. Suponho que alguma existirá (daquelas que só fazem macro no extremo tele, por exemplo).
Pois ja percebi que é bastante dificil de isso nao acontecer, mas por exemplo tanto a minha pentax optio s60 como a panasonic dmc-fx3 da minha rapariga so acontece isso mesmo quando o flash fica forte demais e a foto fica mais branca que outra coisa, afastanto uns 20 cm e isso ja nao acontece, coisa que com a fujifilm JZ300 mesmo com 1 metro ou mais dava para perceber que a objectiva fazia sombra.
A JZ300 tem 28mm no extremo wide, enquanto que essas duas têm 35mm. Só isso já pode fazer muita diferença. Mas lá está, é um problema que está sempre mais ou menos presente em máquinas destas com o flash perto da lente.
Pois decfato nao me tinha lembrado disso e acaba por fazer a sua diferenças e tambem tens toda a razao que mais ou menos este problema esta em todas as compactas por ter o flash demasiado perto, mas no caso da jz300 e o flash mesmo muito perto e a objectiva bastante larga o que mesmo com uma distancia focal de 1 metro ou mais ainda tinhas alguma sombra, tirando isso ate gostei da maquina, so preciva de umas fotos com cores mais vivas mas isso depois no pc dava para dar a volta.