Fujifilm X T-30 ou X T-3 ou Sony Alpha a6400 ou a6500?

Olá

Procuro uma câmara mirrorless e estou a migrar da Canon para a Fuji ou Sony.
Tenho uma boa oferta para Fuji X T-30 com a lente kit 18:55 e ainda me sobraria algum dinheiro para a excelente 35mm 1.4, mas valerá a pena gastar um pouco mais para adquirir a Fuji X T-30, mesmo que apenas com a objetiva do kit e deixar para mais tarde a aquisição de outra lente.

Por outro lado, já se consegue a Sony Alpha a6400 por um valor razoável ou até mesmo a a6500, mas parece-me que as lentes Sony são muito mais caras.

As câmaras serão essencialmente para fotografia (fotografo espetáculos e retratos, principalmente), mas poder ter acesso a vídeo de qualidade é também ótimo.

Ajuda? Agradeço muito.
 
As lentes para a Sony não são mais caras e até tens mais oferta. Tens Sigma, Tamron, Samyang, etc de excelente qualidade a preços muito bons.
 
O que é que te fez migrar para fora da Canon? Ou seja, o que é que não tinhas na Canon?

Pergunto porque a nível de oferta de lentes, a Canon sempre teve das ofertas mais vastas e acessíveis, dentro e fora da própria marca. Deduzo que o que te afasta da marca é qualquer outra coisa, por isso convém saber, não vá isso também ser factor entre a Fuji e a Sony.

Sem olhar a mais nada, a Fuji tem dado muitas cartas em vários aspectos. Se calhar é o sistema mais limitado por não ser tão popular (mercado de usados mais pequeno, lojas podem não ter stock, objectiva A ou B de terceiros podem não ser fabricadas nesse mount), mas na verdade a maioria das pessoas vive com duas ou três lentes, portanto o que importa é que exista o que queres. E as máquinas são "máquinas", têm ganho muitos prémios, além de serem compactas e bonitas.
 
Porque ao pesquisar as mirrorless, dentro do meu budget (máximo 1200€) descobri outro universo de possibilidades. E na verdade queria uma câmara mais pequena do que a minha e com a qual pudesse viajar. Atenção que sou amadora, não faço fotografia profissionalmente. Quero um corpo e uma ou duas objetivas, fáceis de usar e transportar, e com o máximo de luminosidade possível. E que seja uma câmara fácil de utilizar.
Penso seriamente na Fuji, e talvez fosse melhor orientar a questão para a diferença entre a T-30 e a T-3. Já li bastante sobre elas, mas porque o valor de diferença ainda é substancial, o que me aconselham? Ficaria bem servida com a T-30, com a objetiva do kit (que tem boas reviews) + uma 35mm 1.4?
E muito obrigada pelas vossas respostas e atenção.
 
Prefiro uma Olympus ou Panasonic a uma Fuji.

Na minha opinião sugerir ir para sistemas MFT (Olympus/Panasonic) sem mais nenhum argumento não me parece que vá ao encontro do que o user procura dado que as opções que meteu em cima da mesa foram todas APS-C. Ou então foi por desconhecimento e ainda assim convém explicar.

Neste caso @julietadomar, serão sistemas mais pequenos mas com sensores menores. É ver o que valorizas mais.

Nunca iria para uma Fuji. Não gosto dos resultados dos ficheiros no programa de edição que trabalho.Nunca iria para uma Fuji.
Assumo que seja o Lightroom mais os seus problemas com o X-Trans mas isso é um problema do próprio LR e há soluções, que serão workarounds provavelmente, mas não acho que isso seja totalmente relevante para esta escolha.
 
...sem ter de trocar de lentes.

Assumindo que compra lentes para FF. Nem todas as lentes Sony são FF. A Fuji não tem FF porque optou por uma estratégia diferente, focando-se no mercado APS-C com corpos tanto entry-level, como avançado, inclusíve máquina do ano. FF tinha que bater de frente com dois gigantes que já estão muito à frente e onde o grosso do lucro vem dos profissionais que são "picuínhas" com tudo. Optou em vez disso por ir para um mercado com pouca atenção, médio-formato, apresentando-se como a oferta mais acessível ao lado de Leicas, Hasselblad e Phase One.

Posto isto, estou com o @TheVillain... Descartar um sistema por causa de um programa de edição? Arranja os perfis certos para a máquina, que deve haver, ou então muda de programa. O LR não é assim tão bom ou tão caro que justifique ficar ancorado a ele.

@julietadomar É difícil dizer A ou B sem perceber o que precisas que a máquina tenha. Pequena, com tudo e para viajar, até te podia dizer uma M200, que é a que tenho. Não tem IBIS pelo que fotografar/video em espetáculos com menos luz ou lentes longas pode ser um desafio. Mas entre Sony e Fuji... Porque não uma A6100, por exemplo?
 
Preenche o questionário pf

  • O QUE
    : Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina, lente
  • POR QUANTO: 1200
  • PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, paisagens, espetáculos noturnos e com movimento (teatro e circo)
  • PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados, estúdio
  • COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual, aficionado, entusiasta
  • JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Nenhum, mas venho da Canon
  • COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? Canon e Nikon
  • ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja online.
 

  • O QUE
    : Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina, lente
  • POR QUANTO: 1200
  • PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, paisagens, espetáculos noturnos e com movimento (teatro e circo)
  • PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados, estúdio
  • COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual, aficionado, entusiasta
  • JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Nenhum, mas venho da Canon
  • COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? Canon e Nikon
  • ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja online.

Assumindo que os espectáculos vão ser uma parte importante para ti o AF da sony é superior ao da Fuji. Eu provavelmente iria para a Sony a6400.

Consegues o kit por 999 (na amazónia espanhola) e ainda ficas com algum dinheiro para investir numa lente mais luminosa.
 
6400 ou 6500: 6400 sem dúvida

X-T30 ou X-T3: X-T3 sem dúvida

6400 ou X-T3: depende... pega nas máquinas e decide com qual te dás melhor: ergonomia, menus, etc.

Procura no Flickr resultados de uma e de outra máquina (dá para fazer pesquisa pelo modelo da máquina) e vê qual o tipo de resultados que preferes (embora seja muito subjectivo, pois muitas imagens têm já muito processamento posterior). Vê reviews das mesmas e vê as galerias com imagens SOOC. Vê também a oferta de lentes de cada marca e vê as lentes que te interessam mais e qual o preço das mesmas. Na Sony, não te esqueças que há várias marcas a fazer lentes para elas (o standard é aberto, pelo que é muito mais fácil para essas marcas produzir lentes sem terem de andar a fazer reverse engineering.

Hoje em dia todas as marcas são capazes de resultados excelentes com performances também muito boas. Mas no fim, a preferência de cada um faz a maior diferença.
 
Back
Topo